Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Vestido de festa: 11 modelos para todos os gostos

Sumário

Para uma mulher que recebe um convite de casamento ou formatura ou algum outro evento, a primeira coisa que vem a mente é: E agora, com qual vestido eu irei?

Todas as ocasiões de festa é um motivo ou uma opção para se usar um vestido. Mesmo não sendo a personagem principal da festa, a ocasião pede que você prestigie o anfitrião de uma forma bela.

A escolha de um vestido de festa nem sempre é tarefa fácil. Para isso, entenda o estilo da festa que você foi convidada e analise os fatores para que a decisão de cor, tecido, modelo e textura influenciem no momento da escolha de seu vestido.

Qual é o estilo da festa?

Para que você esteja bem vestida, é necessário saber qual o tipo de evento você vai participar. O estilo de trajes, geralmente vem especificado no convite. Mas o adequado é que mesmo informando no convite, você pesquise o local do vento para que a escolha do vestido seja feita da melhor forma.

Para uma cerimônia ou evento que é realizada ao ar livre ou durante o dia, é indicado que se use trajes com pouco brilho, leves e com cores claras, roupas formais são as mais indicadas.

Se o evento que você vai participar é durante a noite, aposte em usar tecidos bem elaborados em pedrarias, brilho, e que tragam glamour e beleza ao seu vestido.

Se atente ao significado que o ambiente e cerimônia da festa trarão. Se o evento for em uma igreja, não abuse tanto nos detalhes do decote ou fendas no vestido, alguns estilos de vestido podem trazer muita sensualidade ao visual, podendo te causar desconforto no ambiente.

Locais de festa como praias, fazendas e sítios, são lugares ideais para colocar um look menos formal e mais leve. Portanto se você foi convidada, por exemplo, para um casamento ou uma festa d e confraternização ao ar livre, fique a vontade para usar vestido curto ou longo, de acordo com a sua preferência, com tecido colorido ou estampas alegres, porém nada que seja muito exagero.

Procure modelos que valorizem seu corpo e estilo pessoal

Para fazer uma boa escolha de look, você precisa conhecer seu corpo e seu estilo pessoal, às vezes nos apaixonamos por aquele vestido de festa que vemos no manequim e imaginamos que cairá bem, mas infelizmente nos enganamos pois aquele vestido bem sempre se encaixa em todos os tipos de corpos.

Observe seu corpo e busque valorizar os pontos mais fortes que existem em você. Escolha um vestido que valorize seu corpo te deixando confortável, olhando do ponto de vista físico e estético.

Entenda que você passará toda a festa com o vestido, portanto opte por usar um  vestido que tenha um bom caimento e que acima de tudo combine com você.

Encontre a peça perfeita

Existem varias opções de lojas onde você pode comprar vestido, seja ele manga longa, manga curta, com babado, plus size, logo ou curto, dentre outros.

Algumas pessoas acreditam que somente nas lojas físicas encontraram o seu vestido ideal. Porém existem as lojas virtuais que oferecem uma variedade de modelos enorme e com preços, na maioria das vezes, mais acessíveis ou podendo encontrar na promoção.

Se sua opção é comprar seu traje pela internet, procure sites de confiança, para que sua medida, tecido e tamanho possam vir adequadamente como os detalhes das referencias do site que divulgou.

Algumas opções de compra pela internet, são:

Se vestindo para casamento

Uma das principais regras para quem foi convidada para um casamento é não usar vestido branco. Opte por usar vestido  com modelo longo ou curto que chegue até os joelhos, escolha um vestido com tecido de brilho ou algo mais cintilante. Se atente para não ser algo muito extravagante e acabar chamando mais atenção do que a noiva.

Vestidos com decotes e fendas laterais, valorizam o colo e deixa o estilo mais clássico, dando um toque sensual a peça. A maquiagem deve combinar com o vestido e também deve ser elegante. Entenda que a maquiagem é um complemento da sua vestimenta.

Se o casamento e festa ocorrer durante o dia, aposte em vestidos coloridos com estampas, diminuindo as pedrarias e o brilho. Eventos diurnos exigem indumentárias mais leves, tanto no tecido quanto nas cores. Evite a cor preta, por exemplo, pois torna-se “pesado” para o evento além de ser um grande condutor de calor, caso o ambiente que você esteja não tenha ar condicionado ou qualquer tipo de climatização.

Saiba Mais: Penteados para festa: 50 modelos para se inspirar e arrasar

Qual a cor de vestido ideal para se usar em uma festa?

A escolha da cor do vestido deve ser feita de acordo com a tonalidade da pele de cada pessoa.  Algumas cores destacam mais a beleza da mulher, causando o aspecto de aparência mais jovem e saudável. Algumas tonalidades acabam carregando demais a aparência e assim estragar o visual.

Identifique qual cor combina mais com seu tom de pele, mas para isso você precisará saber se você tem a pele quente, fria ou neutra. Analise a região do seu antebraço nas proximidades de seu pulso.

Veja a tabela abaixo para lhe ajudar a descobrir o seu tom de pele:

vestido de festa
Fonte: https://amaro.com/blog/br/moda/o-que-e-coloracao-pessoal/

Uma dica para você descobrir o seu tom de pele de forma rápida e sem apoio da tabela acima, é vendo qual o tom de veias você tem no seu braço. Se for rosa e azul, sua pele tem o tom frio, se for verde, seu tom de pele é quente, se você não conseguir definir qual cor é, seu tom é neutro.

Um outro ponto importante é você conhecer o tipo do seu corpo, pois há estilos de vestidos que se encaixam melhor em um estilo e já não tanto em outros.

Para ajudar veja a tabela abaixo e analise qual você se identifica:

vestido de festa
Fonte: https://mileumasapatilhas.com.br/

Caso você queira entender mais sobre cada um tipo de corpo e suas definições, clique aqui para ler um artigo que explica de modo mais detalhado.

Como escolher vestidos curtos para festas?

Geralmente essas escolhas de vestidos curtos são feitos por convidadas mais jovens, talvez por sua versatilidade de poder usar o vestido em outras festas e outras ocasiões.

Para ter uma boa escolha de vestido de festa, uma sugestão é escolher um modelo com tecido em seda ou cetim, que além de elegante é sofisticado. Se quiser ficar elegante na festa, evite usar vestidos curtos e decotados ou que estejam muito colados ao corpo, vestidos assim vão te deixar deselegante, caso você não tenha um definição corporal de acordo com o vestido e certamente não será uma boa opção para a ocasião.

Vestidos curtos podem ser usados em diversos eventos importantes como em um casamento, formatura, confraternizações, feiras de eventos, dentre outros.

Para eventos durante o dia, os vestidos curtos são uma ótima escolha, pois pode dar um ar mais leve e até descontraído ou despojado ao seu visual.

Em que ocasião se deve optar em usar um vestido de festa longo?

Esse tipo de vestido é indicado para festas de casamento, onde convidadas, familiares dos noivos e madrinhas podem usar. Outra ocasião para que esse tipo de vestido pode ser usado é aniversario de 15 anos, formaturas, festas de premiações e eventos que exijam formalidades em usar esse look para o evento.

Mas se atente para o detalhe de que se for um casamento tradicional com cerimônia religiosa, o vestido de festa deve ser longo e elegante, que conserve o momento da cerimônia religiosa, não chamando mais atenção do que a noiva, afinal a festa e o momento é dela.

Nessa ocasião evite vestidos muito decotados e muito curtos, talvez o ambiente não seja adequado para usar esse tipo de vestido. Um vestido midi, que é o tipo de vestido intermediário entre o longo e o curto, cairá bem no casamento tradicional, te deixando elegante mas sem exageros.

Observe que vestidos longos nunca saem de moda e certamente são escolhas ótimas escolhas para diversos tipos de eventos e com diversas opções de modelos para você escolher aquele que se encaixa com sua personalidade e também com o seu corpo.

11 tipos de vestido de festa que separamos para você:

01 – Vestido de festa longo – Um ombro só

Esse vestido longo de festa é uma peça versátil, que combina para qualquer tipo de evento, podendo usar durante o dia ou durante a noite.

Esse modelo foi definido por seu estilista como uma peça de uma única alça, ou seja, um ombro só, sendo super elegante.

Ele trás uma personalidade e elegância para a mulher que o estiver usando.

vestido de festa
Fonte: Pinterest

02 –  Vestido de festa longo – Mangas 3/4 e fendas

Quem busca por um vestido de festa longo, esse modelo de vestido com mangas 3/4 e fenda, está simplesmente belíssimo.

Esse modelo conta com uma cor forte e marcante, além de ter um estilo mais ousado e sensual, esse vestido esbanja elegância.

vestido de festa
Fonte: Pinterest

03 – Vestido de festa longo – Tomara que caia

Esse modelo tomara que caia e fenda é um vestido preferido por muitas mulheres, além de esbanjar o charme e a sensualidade, esse vestido mostra a feminilidade da mulher.

Há décadas esse modelo vem seguindo várias tendências da moda, trazendo um decote que também é a cara do verão.

No modelo abaixo, por estar com um tom azul e acompanhado de brilhos, é uma ótima pedida usá-lo em eventos noturnos onde o brilho irá destacar ainda mais o vestido.

vestido de festa
Fonte: Pinterest

04 – Vestido de festa longo – Calda de Sereia

O vestido de Sereia, seu modelo foi inspirado nas belas formas do corpo feminino e barbatanas nos desenhos animados das sereias. O modelo define bem as linhas do corpo feminino, trazendo assim toda a feminilidade e beleza presentes corpo de quem o estiver usando.

O vestido de Sereia é um dos modelos favoritos das mulheres que tem o perfil corporal de ampulheta ou pêra, porque consegue evidenciar cada detalhe das suas curvas, trazendo ainda mais um toque de sensualidade e requinte.

 

vestido de festa
Fonte: Pinterest
vestido de festa
Fonte: Pinterest

05 – Vestido de festa longo – Alcinhas

A principal função das alças finas é valorizar os ombros, colo e braços. Em alguns modelos as costas também são valorizadas ganhando um destaque especial. A principal característica desse vestido é a proximidade com a modelagem dos “tomara que caia”.

O modelo abaixo trás um pouco de sensualidade, pois sua parte superior remete um pouco a lembrança e uma lingerie, mas também a beleza e elegância de um vestido longo, com um mix de formalidade.

vestido de festa
Fonte: Pinterest

06 – Vestido de festa longo – Plus size

As peças de vestidos com numeração acima do tamanho 44 são consideras modelos plus size. Uma sugestão para estes modelos é apostar em tons mais escuros, caso a pessoa que for vesti-lo queira suavizar as expressões de seu corpo.

Uma opção é ter vestidos com as cavas dos braços mais próximas das axilas e assim prender as gordurinhas e evitar aquele efeito de “pulando”. Se for vestido de alça, que sejam com alças mais largas para dar um efeito de complementação ou preenchimento da região do busto.

O vestido preto clássico auxilia na hora de valorizar o look deixando os pontos fortes do corpo feminino destacados e escondendo as partes que você pode não gostar.

Os tons mais escuros como o preto, marrom, azul marinho e verde musgo são as cores mais recomendadas para um vestido plus size.

vestido de festa
Fonte: Pinterest

07 – Vestido de festa curto – Princesa

O vestido com modelo de princesa faz sucesso por ter um estilo tradicional e faz demonstrações a contos de fadas e a realezas.

O modelo do vestido trás um ar romântico e bem feminino, deixando a cintura marcada realçando a silhueta.

Por seu estilo, ele é mais recomendado para mulheres jovens que estejam na transição da adolescência para a vida adulta.

vestido de festa
Fonte: Pinterest

08 – Vestido de festa curto – Um ombro só

O vestido curto de um ombro só, está sendo apontado como uma das tendências da moda nos dias atuais. Vem ganhando destaque por ter um modelo mais assimétrico.

Se for usar um vestido com brilho, se atente ao acessórios discretos, para que a sua produção não fique causando um efeito de “disputa” entre seus acessórios e roupa.

Uma dica é de que quanto mais brilho o vestido tiver, menor deve ser a quantidade de acessórios utilizados.

vestido de festa
Fonte: Pinterest

09 – Vestido de festa curto – Pretinho básico ombro a ombro

O vestido pretinho básico, é essencial no armário de toda mulher, ficando elegante em quase todas as ocasiões.

O famoso vestido preto básico, foi criado pela estilista Coco Chanel na década 20, e foi estabelecida pelo estilista Christian Dior na década 50, até os dias atuais o preto é sinônimo de elegância, combinando os acessórios corretos fica muito sofisticado.

Se não quer errar, vá de pretinho básico!

vestido de festa
Fonte: Pinterest

 

10 – Vestido de festa curto – Tradicional

Esse vestido pode valorizar o seu corpo deixando o comprimento para as coxas perfeitos. O vestido curto faz combinação a dias ou noites mais quentes, trazendo mais mobilidade para você curtir a vontade a festa.

Nesse modelo abaixo, a combinação do preto com o dourado forma uma peça elegante com tons de glamour.

Observe também que todos os elementos do look dão a sensação de que “conversam” com o vestido, deixando a modelo ainda mais elegante.

vestido de festa
Fonte: Pinterest

11 – Vestido de festa curto – Plus Size

Diferente do vestido plus size anterior, esse modelo trás um tom claro e leve, que é da cor nude.

Isso demonstra que as cores escuras não são regra no guarda roupa plus size.

Observe que a dica de cavas mais próximas das axilas e alças largas ou ombros completos também se aplicam a este modelo. A peça abaixo é muito elegante e pode ser usada em diversos tipos de eventos e festas.

vestido de festa
Fonte: Pinterest

 

Se você quer mais dicas para escolher o seu vestido de festa, nesse vídeo do Canal Vitória Portes, vem ensinando como você pode fazer a escolha do vestido ideal para todos os tipos de evento.

Stories
Você também pode gostar ...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...
Soft Skills são a chave para uma carreira de sucesso.
Carreira
Soft Skills: As 4 competências fundamentais para o sucesso
Quando se fala em mercado de trabalho e empreendedorismo, sabemos que apenas currículo não é garantia de sucesso. Por isso,...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família