Quarto de bebê: 18 ideias perfeitas para te inspirar

quarto de bebê

por Equipe Pink Fire | 26/07/2022 | Compras | Comentários

Decorar um quarto de bebê é uma tarefa que certamente alegrará a vida dos pais na chegada de seu filho, pois em cada móvel e objeto de decoração será possível imaginar o dia a dia com o mais novo integrante da família.

Porém, é preciso ter cuidado com o planejamento e organização do cômodo, pensando na praticidade e conforto da mãe e do bebê, para garantir que todo o móvel esteja acessível para uma boa circulação no quarto.

Como iniciar uma reforma no quarto de bebê?

Quando se trata do quarto do bebê, a reforma deve ser iniciada nos primeiros meses de gravidez, isso para que a mãe participe de todo processo de escolha do quarto. Uma dessas escolhas é da preferência ao piso, para que o espaço seja definido, além de materiais, cores e modelos do piso para trazer a praticidade e conforto que irá precisar. Veja algumas opções de pisos para o seu quarto de bebê:

1. Assoalho de madeira

Com efeito sofisticado, o assoalho de madeira harmoniza o ambiente em diversos estilos, dando um belo efeito na decoração. E o melhor de tudo, é a facilidade que trás para realização da limpeza e a alta durabilidade que ele trás.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

2. Piso laminado

De fácil instalação e fácil para manutenção, ele é uma alternativa mais acessível, pois parece muito com a madeira. Existem tons de madeira mais claros e mais escuros para você escolher aquele que mais te agrada. Hoje em dia, é fácil de você encontrar um profissional que realize esta instalação e certamente encontrará um em sua cidade ou região.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

3. Piso vinílico 

O piso vinílico é mais uma opção de fácil e rápida aplicação sem precisar de todo aquele quebra-quebra das reformas. Este material é mais leve que o laminado, pois é feito de um material composto de PVC.

Também já há vários profissionais capacitados em instalar este tipo de piso e caso você tenha aptidões, poderá você mesmo tentar instalá-lo. Esse tipo de piso é encontrado em opções de manta, régua ou placas para instalação e deverá ser instalado sobre uma superfície lisa e aplicado, geralmente, com uma cola especial para esta finalidade.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

4. Porcelanatos

Se você deseja reformar o quarto de bebê com mais requinte e aos moldes tradicionais, o piso em porcelanato tem sido uma das principais opções de arquitetos quando se refere a reforma não apenas do quarto do bebê, mas de todo o imóvel. O porcelanato tem uma maior durabilidade, frente as duas opções anteriores e é um produto impermeável, tornando-se ótimo para lavagens ou não se preocupar com o manuseio de líquidos no cômodo.

Além disso, são de fácil limpeza e existem diversas opções de escolha para você decorar o quarto do bebê.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

 

Decoração de quarto de bebê

A escolha do tema do quarto do bebê deve ser o toque final no processo e o início do projeto. Para decorar o quarto de menino, uma decoração com animais da floresta, futebol, desenhos animados, filmes infantis, dentre outros, mantém o ambiente animado e recreativo.

Já para decorar o quarto de menina, a decoração de princesa na cor rosa e branco, fadas, flores e borboletas e bichinhos de pelúcia fazem muito sucesso como itens de decoração. Você também pode optar por um tema neutro que cause harmonia no espaço e não precise ter segmentação do sexo do bebê que está por vir.

Uma boa opção é você optar pelo uso de papel de parede temáticos ou até mesmo abstratos, com toques suaves e infantis. Além disso, o papel de parede é de fácil aplicação e evita os fortes cheiros de tinta que podem ser um problema para os alérgicos ou mais ainda, se você tiver pressa para concluir a missão.

Você pode brincar com os contrastes, como por exemplo, dando destaque a seus móveis com tonalidades mais escuras e usando cores claras nas paredes. Utilize cores que lhe agradam e combinem entre si, para não ficar nada exagerado e perder a harmonia do ambiente.

O enxoval é um ponto muito importante na decoração, pois ele ajudará a dar o toque de ambientação e aconchego, tanto para o bebê, quanto para os papais e alguns visitantes que possam surgir.

O enxoval deve ser pensado para o bebê, por isso busque materiais que sejam antialérgicos, tecidos confortáveis para o bebê e que tenham acessórios que sejam funcionais, como por exemplos almofadas de proteção, trocador do bebê, mantas de banho, tapetes e cortinas decorativas, dentre outros. Para que o ambiente fique confortável, é necessário que você escolha roupas, cortina e tapete, para dar ao ambiente um toque final.

É importante que você priorize a praticidade, tanto no uso quanto na limpeza e manutenção destes acessórios do enxoval, pois assim você terá mais tempo para curtir o seu bebê.

Saiba Mais: Foto gestante: 191 legendas para foto grávida

Móveis para quarto de bebê

Alguns móveis são fundamentais para se ter no quarto do bebê e abaixo vamos falar um pouco sobre cada um deles:

Cômoda e berço

O berço e a cômoda devem ser os primeiros móveis a serem comprados. Use essa estratégia para início e depois compre o restante da mobília dependendo do espaço ainda disponível.

Na compra do berço, confira se o mesmo tem o selo do Inmetro, que garante que o produto traga segurança para o bebê. Ao comprar a cômoda, dê preferência a modelos que já vem com o espaço para o trocador de fraldas, pois são mais funcionais, além de te ajudar a economizar espaço.

Já com os móveis comprados e instalados, chega o momento da iluminação do quarto, onde o berço não deve receber luz diretamente. O berço também deve ser poupado de correntes de ar, e por isso, não deve ficar abaixo de uma janela, por exemplo. Se tiver um ar condicionado, deve ficar embaixo dele para evitar corrente de ar para a criança, evitando gripes e resfriados já nessa fase inicial da vida.

Além da cômoda e do berço, os móveis como armário, cama e poltrona de amamentação devem ser bem alinhados para que permitam a passagem de pessoas no dia a dia.

Poltrona

Esse móvel exerce uma função essencial na hora de acomodar a mãe e seu bebê no momento da amamentação. Nesse ambiente, o uso da poltrona é uma ótima opção de conforto para esse momento íntimo.

É um dos lugares que a mãe poderá passar muito tempo, principalmente em momentos em que o bebê acordar durante a noite ou madrugada. Para isso, esse assento deverá ser onde ela se sentirá mais confortável para amamentar e dar mais atenção ao seu bebê.

Conheça algumas dicas para escolher a poltrona ideal para cuidar do seu bebê

  • Compre a poltrona do bebê pessoalmente, pois será fundamental você experimentar se movimentando e analisando se tem um bom suporte na região lombar para que você possa relaxar quando estiver amamentando;
  • Seus braços precisarão estar apoiados no momento em que você estiver amamentando seu bebê. Por isso a importância de que você experimente a poltrona de amamentar;
  • Costas e cabeça precisam estar apoiadas no encosto da poltrona;
  • Para que sua vida seja facilitada, escolha um modelo de poltrona onde revestimento dela possa ser lavado com frequência ou prefira comprar uma poltrona revestida de couro, pois será de fácil lavagem;
  • Existem alguns modelos de poltrona para bebês que são giratórias ou que tem modelo de balanço. Normalmente, elas são mais caras, mas se couber no seu orçamento, é uma ótima opção.

Guarda roupas

Nada impede que você tenha um guarda roupas infantil no quarto do bebê, além da cômoda. Se no quarto do bebê não tem muito espaço, escolha a opção de guarda roupas menores, que sejam delicados e modernos, garantindo a decoração do quarto.

Entenda que o guarda roupas é uma extensão da cômoda. Talvez não seja necessário tê-lo inicialmente, pois a cômoda poderá comportar todo enxoval do bebê. Mas no decorrer do tempo, com mais roupas e acessórios chegando, poderá precisar de um. Veja se é possível ter os dois, caso não, poderá pensar em substituí-lo após a cômoda.

18 ideias de fotos e decoração para o quarto do seu bebê

1. Quarto de bebê na cor azul

A cor azul é referencia a valores como harmonia, simpatia e amizade. Essa cor está relacionada ao céu, transmitindo paz, sonhos e serenidade. O diferencial nessa decoração é a iluminação natural e iluminação do teto.

quarto de bebe

Fonte: https://www.westwing.com.br/guiar/como-montar-o-quarto-bebe/

2. Quarto de bebê simples e pequeno

A decoração do quarto na cor azul e branco inspirada no tema céu, como é possível perceber pelos nichos em formato de nuvens e também pela parede em duas cores. Uma decoração simples mas bastante aconchegante.

Observe que não é preciso muitos elementos para o quarto do seu bebê. Uma decoração minimalista pode ser uma ótima opção e inclusive, barata.

quarto de bebe

Fonte: EasyDeco

3. Quarto de bebê na cor neutra

Esta ideia de decoração para o quarto de bebê, vem dando destaque para a poltrona de amamentação com um acessório extra, que é a almofada de amamentação para apoio do bebê e um puff para descanso das pernas.

Sobre a parede de cor neutra, foram colocados adesivos em formatos de nuvens e balões em cor azul, o que pode remeter a um quarto de menino. Ainda como decorações extras, foram utilizados nichos circulares com ursos de pelúcia.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

4. Quarto de bebê no tema Safari

Neste quarto a temática de decoração é safari, que é um tema neutro e pode ser usado para meninos quanto meninas. A decoração em si consiste em incrementar elementos de animais de um safari, como leão, zebra, girafa, dentre outros. Dessa forma, o seu bebê já irá crescer sendo amigo dos animais.

No exemplo abaixo, a decoração foi feita com as paredes em cor sólida, prateleiras em alturas diferentes e sobre elas, elementos que representam o safari incluindo colagens e adesivos com figuras de animais. Observe que foram colocados algumas figuras em uma das laterais do berço, como se tivessem alguns animais vendo o bebê dormindo e que com certeza irá ajudar na interação da criança com essas figuras.

Como complemento, também foram utilizados pelúcias pelo chão, que obviamente também são de animais.

quarto de bebê

Fonte: Pinterest | https://www.graodegente.com.br

5. Quarto de bebê na cor rosa

O tema para quarto de bebê feminino costuma a ser delicado e fofo. A cor rosa simboliza ternura e inocência. Nesse modelo de decoração, o tema escolhido foi de nuvem. Na decoração, foram utilizados luzes de led para iluminação do ambiente através dos nichos e de uma cabeceira lateral para o berço.

Um outro ponto interessante é que mesmo em tons suaves, há um contraste em tons de rosa claro, rosa escuro e branco, dando um aspecto de “tom sobre tom”.

Mais uma vez, não se trata de uma decoração de muitos elementos, mostrando que não é preciso muito para uma decoração aconchegante e bonita.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

6. Quarto de bebê na cor verde

A cor verde é considerada uma cor relaxante e que ajuda no sono do bebê. O verde transmite calma e frescor, causando sensações afetivas como tolerância, saúde e coragem. Mais uma vez, não há muitos elementos decorativos, apenas um ambiente organizado.

Esse quarto optou por meia parede com ripados em madeira ou papel de parede que tenha esta estampa, tornando uma opção mais barata. Atualmente, o ripado está em alta no uso da decoração e certamente você poderá utilizá-lo.

O quarto é composto por um berço, uma cômoda e uma poltrona. Ainda há dois tapetes se sobrepondo e um deles tem uma estampa educativa com as letras do alfabeto.

Como toque sutil, foram colocados alguns quadros que harmonizam e suavizam o ambiente com estampa infantil. Ainda há o nome do bebê em alto relevo, além de prateleiras com caixas organizadoras e brinquedos infantis.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

7. Quarto de bebê na cor cinza e branco

Os donos deste quarto optaram por tons de cinza e branco. As listras cinzas na parede causam sensação de amplitude, aparentando ser um ambiente mais alto. Ainda na parede e sobre a listras, uma bela luminária com o nome do bebê dá um toque charmoso.

A cômoda colocada ao lado do berço trás uma integração de elementos funcionais. Um outro ponto interessante é que a opção de uma poltrona foi substituída por uma cama, seja para a mãe poder dormir mais próxima do seu bebê ou por ser um quarto compartilhado.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

8. Quarto de bebês gêmeos (casal)

Este é o quarto para um casal de irmãos que irão compartilhar o espaço. A decoração na parede indica qual é o espaço de cada um, através de um adesivo que representa uma menina em um balanço na árvore e para o menino, o balanço está fixado na lua.

Os berços lado a lado em um espaço pequeno complementam o espaço que está decorado em cores de branco e dourado.

quarto de bebê

Fonte: Pinterest | https://www.tuacasa.com.br/quarto-de-gemeos/

9. Quarto de bebês gêmeos idênticos

Um quarto para gêmeos pode necessitar de um espaço mais amplo para comportar dois berços e também uma cômoda maior para guardar mais roupinhas e acessórios. Se sua casa tiver este espaço, ótimo! Mas se não tiver, também adaptar.

No exemplo abaixo, os donos deste quarto optaram por uma decoração neutra, em tons de cinza e branco, com os berços lado a lado e uma poltrona de balanço sobre um tapete que ajudará a absorver o impacto e ruídos do balançar.

Como elementos decorativos foram usados apenas quadros na parede, um carrossel de pelúcia com bichinhos para distrair os bebês e uma cortina para ajudar a reter a luminosidade natural do sol para dentro do quarto.

quarto de bebê

Fonte: Pinterest

10. Quarto de bebê de super heróis

Esse é o quarto para um bebê de pais geek ou da cultura nerd que são fãs de super heróis.

O berço é composto de almofadas que representam um super herói diferente. Sobre o berço, vários quadros compõem um mosaico de figuras que representam o universo de fantasias heroicas.

Acima da cômoda um letreiro em cima de uma prateleira com o nome do bebê e, mais uma vez, com letras em cores que representam super heróis, além de uma outra prateleira com bonecos de cada uma desses heróis.

Sem dúvida, é uma decoração diferente e bastante interessante para você e seu bebê.

quarto de bebê

Fonte: Pinterest

11. Quarto de bebê sem decoração infantil

Este quarto demonstra que um quarto de bebê pode ser bastante neutro e não ter uma decoração infantil, como se fosse um quarto comum da casa e ainda assim continua um quarto bonito.

Neste exemplo, temos todos os elementos necessários para o ambiente do bebê completo, como berço, cômoda, poltrona, trocador, ou seja, tudo o que a mãe e o bebê precisam, está ali.

A vantagem disso é que a medida em que a criança for crescendo, apenas os móveis podem ir mudando, como por exemplo, o berço será substituído por uma cama, a cômoda por um guarda roupas, mas apenas quando a necessidade for surgindo.

Além disso, por não ter uma decoração infantil e nem elementos de cores que indiquem o sexo, sendo assim um quarto infantil unissex.

quarto de bebe

Fonte: Viva decora | https://www.vivadecora.com.br/

12. Quarto de bebê com o tema de sereia e navio pirata

Esse tema permite que as ideias possam fluir no momento de preparar a decoração. Colocando em prática decorações artesanais, como por exemplo, luminária, baú, caravelas, barris, âncoras e tudo que a sua imaginação puder criar ou que você possa encontrar em lojas temáticas.

Observe que a decoração inicial remete a navio pirata e pode ser aplicado para quarto de menino. Mas logo abaixo, o papai e a mamãe deram o tom feminino na decoração, mesclando as temáticas de navio pirata com sereia.

Para demarcar ainda mais o espaço feminino, a parede próxima ao berço foi pintada na cor verde claro, que remete ao tom de água e aplicados na parede, uma figura de concha de pérola acompanhada de duas sereias. Um ponto bastante interessante é que foram colocadas cortinas que remetem a decoração de algas marinhas.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

13. Quarto de bebê com tema de futebol

Esse quarto conta com uma decoração bem divertida e colorida. A cor que predominou nessa decoração foi o azul marinho com branco. Em uma das paredes, uma prateleira com ganchos para receber duas roupinhas colocadas em um cabide, onde uma delas, claro, é do camisa 10 que acabou de nascer.

No quarto, o berço é acompanhado com almofadas personalizadas, cômoda já com espaço para o trocador e luminária. Ainda conta com poltrona para amamentação com uma almofada personalizada em formato de bola de futebol.

Observe que não é uma decoração exagerada, mas que indica o amor por futebol de forma suave.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

14. Quarto de bebê da Galinha Pintadinha

A decoração da Galinha Pintadinha, que é muito popular entre as mamães e papais por ser um desenho infantil, é uma ótima opção para variar o quarto do bebê.

Essa decoração trás um modelo de cores vibrantes, acompanhado do berço com as almofadas da Galinha Pintadinha, Borboletinha, Galo Carijó e Pintinho Amarelinho, todos personagens do desenho animado. O berço conta com a cobertura de um mosquiteiro para a proteção do seu bebê, fazendo com que a decoração fique ainda mais bonita.

A ideia desse quarto é bem divertida, com paredes bem coloridas, acompanhado de cortinas na cor azul e amarelo. Uma ótima opção para um quarto de bebê, tanto para menino quanto para menina.

quarto de bebê

Fonte: Grão de Gente | https://www.graodegente.com.br/

15. Quarto para bebê do Homem Aranha

Essa decoração não trás um quarto completo, mas um item decorativo e temático. Estamos falando de uma luminária de um dos mais famosos super herói, o Homem Aranha, que vive pulando de edifícios com sua teia e que pode ganhar destaque no teto do quarto de um bebê.

Certamente, você poderá encontrar outros itens para complementar a decoração do quarto do seu bebê dentro do mesmo tema. Vale lembrar que esta decoração não se aplica apenas para quartos de bebês, mas para crianças de várias idades.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

16. Quarto de bebê com tema de Princesa

Para muitas pessoas, quando são pais de menina, costumam dizer que são pais de uma linda princesa. Então é bastante comum que possa desejar um quarto com este tema. O tema de princesas remetem ao mundo encantado e toda realeza a sua volta.

Neste exemplo, o quarto é baseado em tonalidade cor de rosa com figuras que trazem temas de realeza, como uma coroa com louros laterais. Para complementar a decoração, um adereço com o nome da criança foi incluído na parede, além de nichos circulares com ursos de pelúcia vestindo roupinhas também na cor rosa.

O quarto é composto por um berço com almofadas personalizas em tons de rosa e branco, uma poltrona e cortina rosa.

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

17. Quarto de bebê com tema de Balões

O quarto de bebê com a temática de balões, trás uma versatilidade nas composições modernas.

Nesse modelo de quarto, geralmente é aplicado para meninos mas impede que seja para meninas, afinal balões podem ser neutros e você define o sexo do bebê com o trabalho sobre as cores e incluindo outros elementos.

Uma parte da decoração do quarto é composta pela aplicação de um papel de parede que remete ao céu com nuvens em tons de azul. Um outro ponto mais interessante é que o ambiente é composto berço, cômoda, poltrona e também um “sofá cama” que pode permitir a mamãe dormir mais próximo do seu bebê quando julgar necessário.

quarto de bebe

Fonte: Lilibee | https://www.lilibee.com.br/

 

18. Quarto de bebê com tema de Unicórnios e mundo mágico

Esse tema segue uma das maiores tendências de decoração de quarto de bebê para menina. A fantasia e a magia tomam conta desse tema, por ser uma criatura encantada, a figura do Unicórnio trás cores ligadas ao lilás, azul claro, rosa claro e amarelo.

A decoração temática de Unicórnio vem com outros elementos como o arco íris e nuvens, fazendo o complemento do quarto com cores alegres. As almofadas coloridas com o tema do unicórnio e nuvens completam a decoração, deixando o ambiente mais aconchegante e estiloso.

As paredes fazem parte do conjunto da decoração do quarto, com o papel de parede personalizado. Os nichos, por sua vez, dão um destaque a mais aos elementos.

 

quarto de bebe

Fonte: Pinterest

Conteúdo em vídeo de quarto de bebê

No vídeo do YouTube do Canal Lilibee por Dani Mataresi traz 7 dicas para a montagem do quarto do seu bebê. São várias dicas que irão te ajudar a escolher e decorar o cantinho especial tanto para você quanto para o seu bebê.

 

PinkFire

Navegue pelo Site

© Pink Fire – Todos os direitos reservados.