Piscina de fibra: 15 vantagens e ideias para seu projeto

piscina de fibra

por Equipe Pink Fire | 13/07/2022 | Compras | Comentários

Se você está planejando construir uma casa ou criar um projeto para sua construção, então considerar ter uma piscina de fibra é uma ótima ideia. Este é um dos tipos de piscinas mais utilizados nos projetos. Com esse modelo, é possível encaixar a piscina de fibra em um buraco na terra ou um deck de madeira no jardim.

Porém, caso você queira ter uma piscina de fibra em casa, aconselhamos que você planeje com detalhes como fará isso. Assim, pesquise profissionais adequados, materiais necessários para a obra e o preço que você gastará.

Vale ressaltar que a piscina é um dos pontos que mais vai contribuir para deixar a sua casa mais elegante e com uma linda decoração de lazer. Então não tenha medo de investir.

Saiba Mais: Área gourmet: 10 ideias incríveis para te inspirar

Sobre piscina de fibra de vidro

piscina de fibra

Imagem: Homify

Entre as opções de piscina de fibra, uma das que mais se destaca é a de fibra de vidro, que é pré-moldada e possui uma instalação simples. Entre as principais vantagens que essa piscina possui, está a superfície lisa, que torna a sua manutenção e limpeza muito mais simples.

Quando falamos da manutenção de uma piscina de alvenaria, enfrentamos problemas como resíduos acumulados nas pastilhas.

Saiba Mais: Boiserie: o que é e 15 melhores ideias para inspirar sua decoração

Sobre piscina de concreto e alvenaria

piscina de fibra

Imagem: Piscinas Fiber

Se você escolher construir uma piscina de concreto, saiba que demora muito mais do que usar uma piscina de fibra. Além disso, por não ser vendida prontamente, é preciso contratar profissionais adequados para a construção, seguindo assim as normas técnicas adequadas. 

Esse tipo de piscina também exige mais do dono na hora de realizar a manutenção e assim evitar maiores problemas, como vazamentos, algas e rachaduras. Para que a piscina de concreto seja construída de forma resistente, é mais indicado usar concreto armado, que possui uma estrutura diferente do material usado na piscina de alvenaria.

A piscina de concreto também possui uma forma projetada de maneira semelhante a de alvenaria, utilizando ferragens e concretos. Para melhorar a aparência, é possível fazer revestimentos de fibra de vidro, azulejos, pastilhas de vidros e outros revestimentos. Outros pontos a serem levados em consideração é o tipo de terreno em que a construção será feita.

Caso o local seja instável, é preciso investir mais para que a piscina seja reforçada.

Saiba Mais: Cantinho do churrasco: 15 ideias criativas para te inspirar

Vantagens de usar piscina de fibra

piscina de fibra

Imagem: Viva Decora

Ao usar uma piscina de fibra, você também estará investindo em diversas vantagens para o seu projeto, como praticidade na instalação, segurança de uso, gastar menos e facilidade de manutenção e limpeza. Devido a sua resistência, a piscina de fibra de vidro evita as rachaduras e fissuras. Além disso, elas se adaptam facilmente a vários formatos e tamanhos, assim também garantindo uma vida útil maior. 

Além de oferecer maior segurança ao usuário, esse tipo de piscina também se destaca na higiene. Além de não acumular muita sujeira, essas piscinas também são fáceis de limpar e resistentes contra vazamentos. Para aumentar ainda mais a vida útil e segurança de uso, o adequado é fazer uma revisão técnica da bomba a cada seis meses com um técnico.

Não podemos dizer exatamente quanto custa uma piscina de fibra, já que dependerá do formato, do tamanho, de onde você comprará, do mercado em si e etc. A piscina de fibra também oferece uma maior liberdade para o seu projeto, sendo mais fácil adicionar funções extras, como hidromassagem, cromoterapia, cascata para piscina e vários outros.

Devido aos revestimentos que essas piscinas de fibra de vidro costumam ter, sendo mais delicado ao toque, o risco de acidente também é diminuído consideravelmente. Além disso, a piscina de fibra é uma das mais baratas do mercado, levando em conta seu material e mão de obra. Caso você planeje usar a piscina durante a noite, ainda é possível adicionar iluminação ao projeto.

Você pode encontrar piscinas de vários tamanhos, sejam retangulares, pequenas, grandes, quadradas, com ou sem escada, redondas, de dois níveis, com ou sem bancos, com borda normal ou desenhada e etc.

Saiba Mais: Perfil de LED: conheça os modelos e 10 ideias para sua decoração

Problemas mais comuns na piscina de fibra

Mas nem tudo são flores ao escolher uma piscina de fibra para o seu projeto. Você também poderá enfrentar alguns problemas. Neste tipo de material, é comum encontrar bolhas que aparecem na fibra, aparecendo devido a desgaste com o tempo, de forma natural ou por defeito de fábrica.

Assim, na hora de comprar, confira a data de fabricação e veja se é possível ter uma garantia estendida para reparos ou defeitos.

Uma forma de evitar esses possíveis problemas é investir em uma piscina que tenha uma barreira química. Essa barreira nada mais é do que um tratamento que deixa a fibra da piscina mais resistente, evitando assim o aparecimento de possíveis bolhas e outros prejuízos à estrutura.

Caso a sua piscina de fibra já apresenta bolhas ou outros problemas relacionados à estrutura, o mais indicado é procurar algum profissional ou estabelecimento que seja especializado em manutenção e reformas de piscinas. Normalmente, uma piscina de fibra possui vida útil de 15 anos, caso o material seja de qualidade, passe por manutenções, consertos e receba os devidos cuidados.

Embora sejam mais resistentes, às piscinas de fibra não estão imunes às rachaduras. Muitas vezes essas rachaduras surgem quando a piscina passa por torções, por exemplo, na maioria dos casos sendo causados por terrenos que não estão nivelados ou que não foram analisados com antecedência.

As rachaduras também podem surgir por causa de defeitos de fábrica, na maioria dos casos esse defeito está ligado a catalização do gel, feita de maneira incorreta. Essas rachaduras não prejudicam somente a parte estética da piscina, mas também podem fazer a água vazar e assim resultar em problemas ainda maiores e mais sérios.

Outros problemas que podem aparecer na piscina de fibra é a cor desbotar ou descolorir, também pode causa do tempo de uso. Isso acontece especialmente devido a presença do cloro na água, que torna o tom de azul mais opaco. Caso isso aconteça de forma muito precoce na sua piscina, pode ser um sinal de que a água está com muito cloro. 

Para reduzir o impacto do cloro e proteger mais a sua piscina de produtos, misture o cloro granulado em um balde com água e só depois adicione na piscina. Isso evitará que ele chegue em forma sólida até o fundo da piscina, evitando manchas.

O que também pode causar manchas na piscina são itens metálicos que acabam caindo na água e enferrujando, como grampos de cabelo, tampinhas e lacres de garrafas e etc. Evite entrar na água com esses objetos, mas caso eles caiam, tente retirar da piscina o mais rápido possível.

Saiba Mais: Pedra São Tomé: o que é, como limpar e 10 ideias para te inspirar

Ideias de piscina de fibra para seu projeto

Agora que você já conferiu os principais pontos sobre piscina de fibra, trouxemos algumas ótimas ideias para você se inspirar na hora de desenvolver o seu projeto de piscina.

Saiba Mais: Armário de cozinha: 15 ideias fáceis de fazer e se inspirar

PinkFire

Navegue pelo Site

© Pink Fire – Todos os direitos reservados.