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O que é coach

por Equipe Pink Fire | 28/07/2022 | Notícias | Comentários

Você já deve ter ouvido falar em coach, coaching e coachee. Hoje falaremos tudo o que você precisa saber sobre: o que é coach, o que faz um coach, como atuam, importância e metodologia que utilizam. A palavra “coaching” deriva-se da palavra inglesa “coach” que significa ‘treinador’.

Para melhor compreensão, vamos falar um pouco sobre o significado dos termos que iremos utilizar:

  • Coach: é o treinador, o profissional que atua nesta área;
  • Coaching: é o treinamento e a metodologia utilizado por ele;
  • Coachee: é o cliente, solicitante do serviço.

O que é Coach Profissional?

Coach é um profissional que aplica os seus conhecimentos, ferramentas e as metodologias coaching nas áreas pessoal, empresarial ou profissional de uma pessoa ou equipe e a sua principal meta é fazer com que os clientes (ou coachee) alcancem de forma mais eficiente os seus resultados.

Por este método denotar agilidade no desenvolvimento em um curto prazo de tempo, virou moda para algumas pessoas se declararem coach e vender seus serviços nas diversas redes sociais, mesmo sem conhecimento técnico profundo da metodologia e sem saber o que é e como de fato aplicar as técnicas do coaching.

É Importante destacar que este profissional coach não é um terapeuta. E que também não desempenha função de psicólogo ou psiquiatra, pois é uma qualificação completamente diferente. O seu propósito é compreender as limitações que não permitem com que o seu coachee cresça e alcance os seus objetivos.

Este profissional faz uma análise sobre o passado do coachee e tenta evidenciar no futuro fazendo com que ele desenvolva seu foco em direção ao que se pretende. Neste processo, cria-se uma conexão entre coach e coachee. A finalidade é fazer com que o indivíduo enxergue as possibilidades de crescimento que ele possui e estimular o desenvolvimento pessoal através de fatores motivacionais.

Muitas vezes o comportamento limitante do indivíduo o impede de alcançar as suas metas. O coach tem o papel de identificar essas limitações por meio de ajuda metodológica. Ao identificar o problema, ele então passa a atuar para eliminar essas limitações e incentiva condições de fortalecimento, mudança de hábitos e busca pelo autoconhecimento.

O coach identifica o objetivo do coachee e a partir de então, traça um plano de metas específicas a serem cumpridas. Os resultados são acompanhados a cada sessão, onde são feitas as análises e sugestões de melhorias. A meta do coach é incentivar uma nova forma de ver, pensar e agir do seu coachee, cooperando para sua mudança contínua e crescente.

Em geral, o coach é um profissional autônomo que pode atender em escritório próprio, online ou até mesmo por realização de visitas ao coachee. O valor da sessão do coach pode variar entre R$200 a R$ 300 no início de sua carreira. Claro que os valores das sessões podem variar substancialmente a depender da sua área de atuação.

O coach também está habilitado a realizar palestras motivacionais em empresas, organizações de ensino, entre outros. Saiba mais sobre o que é coaching no site Passei Direto.

Formação do Coach

Para atuar como coach, o profissional deverá buscar cursos de coaching, processo no qual irá elevar sua performance dentro da sua área de atuação, aumentando os resultados positivos, fazendo uso de metodologias, técnicas e ferramentas com comprovação científica de funcionalidade.

Por ainda não ser uma profissão regulamentada no Brasil, não existe a exigência de uma formação de graduação específica. Neste caso, existem duas alternativas: cursos livres que podem habilitar qualquer pessoa a atuar como coach ou cursos intermediários ou os de pós-graduação na qual exige ensino superior completo em qualquer área.

Existem muitas instituições particulares que ofertam cursos de coach que vão do básico ao master coach, cursos presenciais ou a distância (EAD) e os valores podem variar entre R$900 a R$8.000 a depender do grau de especificação.

Entre as instituições mais conhecidas estão: 

Habilidades Essenciais para o Coach

Para ser um bom coach, é necessário o desenvolvimento de algumas habilidades específicas como:

Comunicar

A comunicação aberta permitirá ao coach conhecer exatamente como funciona o mundo do seu cliente. Nesta comunicação, haverá uma interação entre coach e coachee na qual serão analisados os comportamentos verbal e não verbal. Além disso, também é necessário ter empatia para que possa compreender as atitudes e os sentimentos do cliente e os motivos que o levam a praticar determinado tipos de comportamento.

Observar

A habilidade de ver e ouvir trará ao coach condições de analisar pontos chaves que irão indicar os pontos que deverão ser trabalhados. O profissional deverá observar o seu cliente diante de diversas situações e analisar como eles reagem ao stress. Neste ponto, deverá reforçar o desempenho positivo, ampliar as competências e trabalhar de forma a eliminar barreiras.

Questionar

O coach deverá formular perguntas de forma a sondar os valores, interesses e habilidades de seu coachee, sem que ele se sinta em um interrogatório, coagido para não adotar uma posição defensiva, o que certamente irá dificultar o entendimento. Neste caso, é melhor usar uma abordagem com perguntas abertas que levam o coachee a refletir, produzindo respostas que esclarecem e asseguram o entendimento de ambas as partes.

Analisar

O coach deve determinar a causa do problema que afeta o coachee, problemas pessoais, de baixa autoestima, falta de habilidade são alguns aspectos possíveis, mas outros também poderão surgir e é diante desta análise que o coach deverá avaliar qual a melhor abordagem para estimular tendências de melhoria e motivação.

Saber Ouvir

Nem sempre o coachee conseguirá se expressar de forma clara, apontando explicitamente seu pedido de ajuda em determinado assunto. Por isso, o coach deve ter muita atenção a tudo que está sendo dito, para decodificar e identificar as reais necessidades e dificuldades do indivíduo.

Fazer acordos

O coaching significa fazer parceria e criar formas de incentivar o coachee a assumir suas responsabilidades de forma positiva para alcançar seus objetivos. Para isto, é firmado entre ambas as partes acordos com relação às expectativas e compromissos a serem atingidos.

Feedback

Através do feedback positivo, o coach deve focar nos comportamentos analisados e descrever o que foi observado de forma neutra, sem julgamentos. Ao observar um comportamento negativo, deverá recomendar novas opções de comportamento a serem experimentados em situações futuras de forma a motivar a melhoria da postura, sempre preservando a autoestima.

Saiba Mais: Coaching profissional: Como saber se você precisa de um?

Ferramentas Essenciais do Coaching

Após o estabelecimento do vínculo entre o coach e coachee e a criação da confiança mútua, o profissional utiliza-se de ferramentas para traçar as estratégias a fim de alcançar êxito nos objetivos estabelecidos, estimando o seu coachee a sair de sua zona de conforto e buscar o seu crescimento pessoal ou profissional. Dentre elas podemos destacar as 5 principais:

Metas SMART

Através desta ferramenta, o profissional buscará a elaboração das metas a serem alcançadas, levado em consideração alguns pontos específicos, como:

  • Clareza nas metas com o máximo de informação possível do que será feito;
  • Quando, como, onde e em que prazo.

O grau de dificuldade imposto deve ser o um nível desafiador onde traga motivação ao coachee para cumprir. Também deve ter caráter positivo com relação ao que se quer fazer, deve ser benéfico ao coachee e aos demais ao seu redor e também deve estar no seu controle onde o coachee tenha total consciência de que ele é o único responsável pelas ações necessárias ao fim de se alcançar as suas metas.

Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS)

Uma das principais ferramentas utilizadas pelo coach são as perguntas poderosas, bem específicas que irão impactar o coachee fazendo com que ele olhe para dentro de si e busque os aspectos mais importantes a  serem tratados e encontre a solução para os seus problemas. O objetivo é estimular uma reflexão sobre seus resultados e o que precisa mudar para alcançar com bom êxito.

Ganhos e Perdas

No momento em que o coachee está com dificuldade em decidir algo, esta ferramenta é utilizada para demonstrar as consequências para cada ação. Neste caso, o coach auxilia na elaboração de uma lista onde são elencados os ganhos e perdas, para que assim o coachee possa ter uma melhor visualização para a tomada da sua decisão.

Grade de Metas

Após a aplicação das 3 primeiras ferramentas onde as metas a serem alcançadas já estão traçadas, esta ferramenta cognitiva fará com que o coachee caminhe de forma assertiva em direção aos objetivos a serem alcançados. É uma ferramenta bastante intuitiva onde as perguntas poderosas do coach serão fundamentais neste processo.

MAAS

Trata-se de um gráfico avaliativo com notas de 1 a 10, onde o coachee é levado a demonstrar o seu nível de satisfação em cada área de sua vida. Isso inclui autoconhecimento, saúde, relacionamento, trabalho, estabilidade emocional entre outros. Uma forma de avaliar por fazer correções de acordo com aspectos onde ainda não existem o nível de satisfação almejado.

Através dessas ferramentas coaching, o coach terá melhor capacidade de avaliar, planejar, traçar as metas, estabelecer tarefas ao seu coachee estimulando o seu crescimento, autoconhecimento, confiança, despertando capacidades que antes passavam despercebidas.

Benefícios do Coaching

O coaching está dividido em nichos diferentes, direcionado tanto para a vida pessoal como  para a vida profissional. Vejamos a seguir alguns benefícios o que essa poderosa metodologia  pode oferecer para a vida daqueles que adota:

Autoconhecimento

No decorrer das sessões através das perguntas do coach, o coachee tem oportunidade de se conhecer melhor identificando as suas principais habilidades e fraquezas e os seus aspectos que precisam ser desenvolvidos. Olhar para dentro de si é essencial para descobrir o que pode ser feito para melhorar e modificar o seu estado atual.

Fortalecimento da Autoconfiança

O autoconhecimento leva o coachee a descobrir o seu potencial e desta forma ele começa a fortalecer a sua autoconfiança e a sua autoestima. Quando as pessoas se sentem seguras, conhecedoras de seus valores torna-se mais ousada e destemida. Desta forma, conseguem avançar e sair da comodidade em busca de novos desafios.

Novas perspectivas

Existem indivíduos que estão acomodados em sua zona de conforto e com os olhos fechados para as novas perspectivas. Quando ele passa pelo processo de coaching, novos horizontes se abrem o coachee percebe que existem outros caminhos que ele pode seguir tanto em sua vida pessoal quanto a sua vida profissional.

Foco

A medida o que eu coachee vai desenvolvendo as tarefas propostas em suas seções, através dos resultados que o aproxima cada vez mais de alcançar os seus objetivos, o indivíduo começa a desenvolver o foco que começa a impactar de forma extraordinária as áreas de sua vida.

Melhoria geral em seu desempenho

Através desses benefícios acontece uma melhoria geral no desempenho do indivíduo. Isso faz com que sua motivação e dedicação aumente em tudo aquilo que ele faz e desta forma ele consegue alcançar as suas metas e objetivos tornando-se mais ativo e confiante.

Tipos de Coaching

Existem duas grandes áreas de atuação do coaching: Empresarial e Executivo (Business and Executive Coaching) e o Coaching de Vida (Life Coaching), são áreas de atuação que englobam aspectos profissionais e pessoais. Neste quesito, deve-se levar em consideração que em algum momento uma área pode se misturar a outra e passar a interferir de forma negativa.

Por exemplo, em um determinado momento você está realizando o coaching na área profissional e percebe que alguma área da vida pessoal está impactando e impedindo o avanço e o crescimento na carreira, é papel do coach saber identificar essas interferências e agir em prol da solução do problema, traçando estratégias de inteligência emocional.

Business and Executive Coaching (Empresarial e Executivo)

O profissional desta área é especializado em prestar serviços de mentoria em foco no ambiente organizacional e pode ajudar a sua empresa a conseguir um desempenho de forma a impulsionar e alavancar seus resultados.

O coach exerce um papel de orientador dos colaboradores líderes, executivos e gestores para explorar o potencial máximo de cada um de modo a elevar o desempenho coletivo ou individual.

Os coaches empresariais estão devidamente preparados para assessorar e encorajar os profissionais a desenvolverem novas competências, sobrepor desafios, promover mudança no comportamento, traçar novas metas, estruturar planos de ação e tomar decisões importantes.

Para que isso ocorra da melhor forma o coach faz uma análise do ambiente organizacional, utilizando diferentes técnicas e ferramentas, que o permitirá identificar novas oportunidades de melhoria, fazer correções em alguns aspectos que podem estar embarreirando o avanço da empresa.

Vejamos agora os diferentes tipos de  Business Coaching, suas áreas de atuação e como eles podem colaborar na busca de melhorias para o seu negócio.

Coaching de Negócios

O coaching de negócios visa prestar assessoria aos novos empreendedores que estão ainda nas fases iniciais da criação de uma empresa ou ainda no desenvolvimento de um modelo de negócio.

Dentro desta modalidade, o coach pode prestar ajuda ao empresário de diferentes maneiras, podendo orientar sobre a construção de uma cultura organizacional consolidada, formas de estratégia para que ele venha se destacar no mercado, gestão financeira, gestão empresarial, entre outros.

Coaching Executivo

O coaching executivo é um dos nichos mais usados ​​de coach organizacional. O seu principal objetivo é ajudar os profissionais de cargos executivos a alcançar a alta performance que seu nível requer.

O coach busca as melhores formas de orientar o profissional do nível mais alto a gerenciar de forma mais objetiva as suas metas e obter as melhores opções para a solução de problemas na qual estão sob sua responsabilidade através da ajuda de técnicas de liderança.

O coach irá incentivar o autoconhecimento para que ele possa conhecer melhor as potencialidades e entender os limites do executivo na qual ele está assessorando. Através do coaching executivo, busca-se criar modos de possibilitar ao coachee a fazer as melhores escolhas, criando oportunidades capazes de acelerar o seu crescimento.

Essa poderosa ferramenta de coaching pode trazer inúmeros benefícios tais como uma assertividade maior nas tomadas de decisão, melhoria na comunicação tornando-a mais eficiente e mais objetiva, melhoria substancial na produtividade e no gerenciamento de conflitos e maior capacidade para resolvê-los.

Coaching de Liderança

O coaching de liderança auxilia na criação de novos líderes dentro de uma organização ele ajuda esses profissionais a desenvolver competências e habilidades necessárias para se posicionar em cargos de liderança dentro da empresa.

Para as empresas que precisam trabalhar com a estruturação de um plano de sucessão, o trabalho do coaching é muito útil pois ajuda a preparar e identificar os melhores talentos para assumirem uma posição de comando futuramente.

Algumas vantagens podem ser obtidas através do coaching de liderança como:

  • Melhor visualização na definição de prioridades,
  • Melhor gestão tanto do tempo e uso dos recursos;
  • Estimular a autoconfiança do profissional;
  • Auxiliar no desenvolvimento das habilidades de comunicação e também do gerenciamento de crises.

Coaching de Equipe

Esta modalidade de coaching tem como foco principal formar a equipes de alto padrão dentro de uma empresa. E para isto cada colaborador passa por um diagnóstico onde são considerados os seus pontos fortes e fracos e quais habilidades precisam ser estimuladas para obter um bom desempenho.

O coach também trabalha de forma conscientizar sobre a importância da realização do trabalho em equipe sempre buscando interesses em comum e também procura resolver problemas de conflitos internos que podem gerar grandes desgastes e causar separação de modo que as metas da empresa fiquem prejudicadas.

Coaching de Vendas

Ao contrário do treinamento de vendas que discute técnicas, como negociação e fidelização de clientes, o coaching de vendas promove o desenvolvimento de autoconsciência e habilidades comportamentais para alcançar o que se deseja. As técnicas empregadas são parte das habilidades necessárias para se tornar um produto mais vendido e aumentar o desempenho comercial e competitivo.

É responsabilidade do coach captar informações para compreender melhor o ambiente de atuação do seu coachee, o perfil de seus consumidores e o padrão comportamental da empresa onde ele atua. Essa categoria de coaching serve tanto para o indivíduo quanto para a empresa.

Life Coaching

O coaching pessoal ou coaching de vida tem o objetivo de despertar o maior desenvolvimento pessoal no indivíduo buscando aperfeiçoá-lo e extrair o melhor de dentro de si, motivando-o a enfrentar os desafios do dia a dia.

À medida em que o coach passa a atuar com essa especialidade, a melhoria acontece não só no desenvolvimento pessoal do indivíduo, mas também nas relações com os demais sejam parentes, amigos ou colegas de trabalho.

Essa análise do coaching de vida envolve as outras áreas como profissional, relacionamento, saúde e alguns aspectos pessoais. Perceba que quando algum aspecto da vida pessoal não vai bem as demais áreas também não fluem.

É papel do coach fazer as análise e empregar todas as técnicas e ferramentas para traçar metas a fim de sanar as dificuldades e auxiliar o seu coachee na transformação e evolução de forma mais confortável possível olhando para o íntimo do ser humano.

Vejamos agora alguns nichos do coaching ligados a esta área:

Coaching Familiar

O coach tem o papel de identificar e explorar as qualidades e potenciais do Coachee, o que colabora para o seu auto desenvolvimento e consequentemente para uma mudança de comportamento no contexto familiar.

Neste contexto, todas as limitações impostas seja por crença pessoal ou familiar também são consideradas, no momento de propor ações para que as mudanças pretendidas aconteçam.

Identificando quais são os pontos em que o coachee tem dificuldade dentro do seu ambiente familiar, juntos eles podem desenvolver ações para criar uma relação mais saudável com seus familiares para evitar conflitos e garantir um ambiente saudável, amoroso e pacífico.

Através da metodologia do coaching familiar, as famílias tornam-se capazes de ter mais empatia um pelo outro, saber escutar sem críticas, criar valores familiares sólidos, administrar e resolver conflitos e ter respeito com a individualidade de cada um.

Coaching Espiritual

Apesar do nome nada tem a ver com religião mas sim de uma forma a trabalhar fazendo com que a pessoa se conheça cada vez mais, tornando-a capaz de superar os seus limites e promover o encontro do equilíbrio pessoal, buscando encontrar a paz interior.

É a descoberta da missão de vida, a formação de crenças e valores e o forte desejo de deixar um legado positivo seja pessoal ou profissionalmente falando, alcançando o bem-estar pleno.

Coaching de Relacionamento

O coach de relacionamento tem como objetivo principal a transformação de vidas e relações buscando formas estratégias e ferramentas para intensificar a comunicação tornando a clara e objetiva nos relacionamentos com seus coachees.

Neste nicho, o coaching pode ser trabalhado tanto individualmente como com o casal tendo como principal objetivo a mediação dos conflitos, melhoria na comunicação e principalmente quebrar paradigmas herdados dos pais. É fato que inconscientemente os filhos se espelham nos relacionamentos dos seus pais e acabam herdando comportamentos e pensamentos semelhantes o que podem fazer com que seus relacionamentos venham a fracassar.

É importante neste momento buscar formas para propor melhorias para um relacionamento saudável, resolvendo conflitos passados, caso existam, trabalhar com as dores e as perdas e direcionando o seu coachee a aprender a lidar com os aspectos negativos gerados em outros relacionamentos também é uma estratégia utilizada.

O coach de relacionamento também pode tratar outras questões dentro de relacionamentos que podem estar ligados a insegurança, baixa autoestima e timidez, tentando fazer com que um casal construa sua relação afetiva com um nível maior de qualidade, solidez, sentimentos e sinceridade.

Coaching de Emagrecimento

Existem pessoas que comem não por fome, mas por uma grande necessidade emocional. É papel do coach através de suas ferramentas tentar buscar o que causam estes comportamentos compulsivos de devorar os alimentos e encontrar uma forma de mudar esses hábitos que irão possibilitar além do emagrecimento mas também a ter uma vida mais saudável fisicamente e emocionalmente falando.

Vale ressaltar que o trabalho do coaching não substitui as consultas nutricionais e médicas como também não o isenta de manter uma rotina de exercícios físicos.

Coaching Financeiro

O coaching financeiro tem como objetivo ajudar a desenvolver hábitos mais saudáveis de consumo e estabelecer formas de como utilizar melhor o seu dinheiro. Entre os benefícios estão o maior rendimento do salário e uma probabilidade menor de endividamento, visão futura sobre ganhos e aprendizagem de formas e estratégias para garantir uma economia máxima.

Este profissional também pode auxiliar a manter um controle maior da situação do momento presente, colocando na ponta do lápis todos os custos, todas as despesas e todos os gastos secundários buscando uma forma de melhor distribuir a renda mensal e até mesmo criar um fundo emergencial.

Esses são apenas alguns exemplos de nichos onde o coaching pode ser empregado. Existem ainda inúmeras outras opções tanto no âmbito profissional, empresarial, quanto no âmbito pessoal. Tenha em mente que coaching versa sobre treinamentos e podem existir ainda diversos tipos como: coaching vocacional e até coaching de Free Fire. Isso mesmo! Já existe coach para o famoso jogo Free Fire. Veja a entrevista do primeiro coach neste segmento realizado pela UOL.

Vale a pena contratar um coach?

Se você tem alguma dificuldade em determinada área de sua vida, considere válido a busca pela ajuda profissional de um coach que poderá junto a você, construir uma nova perspectiva, despertando motivações e capacidades que podem estar ocultas dentro de você.

Por outro lado, se você após esta leitura se identificar com algumas características necessárias para um coach, como gostar de ajudar pessoas, ter empatia, ser bom ouvinte e aconselhador, talvez valha a pena investir na sua formação como um coach profissão.

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