Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ilusão de ótica: 7 exemplos incríveis e como funciona

Você sabe como funciona uma ilusão de ótica? Neste post vamos explicar como elas funcionam.
Sumário

Muito provavelmente, você já deve ter visto uma ilusão de ótica pessoalmente ou na internet. Também chamado de ilusão de óptica, elas são imagens, vídeos, GIFs ou até elementos físicos que enganam os sentimentos humanos, especialmente a visão. Assim, uma pessoa pode ver algo que não está realmente lá ou ser induzida a interpretar algo de maneira diferente da realidade.

Nesse tipo de ilusão, podemos ter algo criado naturalmente ou desenvolvido por algum artista, normalmente especializado nessas ilusões. Sabemos que lidar com ilusão de ótica é bastante complicado e até mesmo de entender. Buscando te ajudar, neste texto nós vamos explicar o que é uma ilusão de ótica, os tipos de ilusão, como elas são feitas e alguns exemplos e explicações em imagens e vídeos. 

Saiba Mais: Tatuagem masculina: 65 ideias para te inspirar

O que é uma ilusão de ótica?

Como já foi falado anteriormente, uma ilusão de ótica é uma figura que possui a capacidade de enganar a visão de uma pessoa. Assim, o ser humano pode acabar vendo algo que não está realmente lá, ou também enxergar algo diferente da realidade. 

Essas ilusões estão presentes no mundo a séculos, desde a antiguidade, podemos até mesmo citar alguns exemplos dessas ilusões nesse período antigo. Cigoli, o artista italiano da Renascença, simulou uma cúpula na igreja de Santa Maria Maggiore utilizando ilusões anamórficas.

Mas ele não foi o único. Na história, temos diversos artistas renomados em diferentes épocas que usaram a ilusão de ótica durante suas carreiras. Uma das mais utilizadas foi justamente a ilusão anamórfica, pois ela passa uma sensação de profundidade e foi muito usada nos quadros dos artistas. Entre os grandes artistas que usaram ilusões em suas obras, podemos citar, além de Cigoli,  M.C. Escher, Leonardo da Vinci e outros. 

Vale ressaltar também que as ilusões de óticas podem ser divididas em duas, que você confere mais a respeito a seguir.

Saiba Mais: Foto de perfil Anime: onde encontrar as melhores?

Ilusão de luminosidade

Primeiro, vamos falar sobre a ilusão de ótica de luminosidade, que como você pode imaginar pelo nome, não se trata de uma grandeza física. Assim, levando em conta determinados objetos e para saber a distância real que estamos deles, nosso cérebro faz apenas uma estimativa. 

Para chegar a esse resultado estimado, o cérebro e o sistema de visão leva em conta alguns pontos, como a quantidade de luz que está chegando nos olhos e o contraste. Dessa forma, não somente a distância é estimada, mas também as cores dos objetos com base na possível luminosidade que eles estão recebendo.

Ilusão de distância

A próxima que vamos falar é a ilusão de distância, que leva em conta as perspectivas dos objetos e isso torna possível a interpretação dos mesmos e das imagens em três dimensões, o famoso 3D. 

Um exemplo dessa ilusão que podemos citar é enxergar profundidade em algumas figuras que na realidade são planas. Ou seja, essa ilusão acaba fazendo com que o nosso cérebro interprete as imagens ou outros elementos de maneira errada.

Aos olhos humanos, dependendo da distância e do ângulo, podemos enxergar uma figura em perspectiva como uma figura plana.

Saiba Mais: As 50 melhores fotos de gatos fofos para derreter seu coração

Os diferentes tipos de ilusão de ótica

Como falamos acima, existem as ilusões que nos enganam por causa da distância e também por causa da luminosidade. Para que você fique ainda mais antenado sobre o assunto, abaixo desmembramos ainda mais os tipos de ilusão ótica. 

Ilusão de ótica literal

Primeiro, temos a ilusão literal, que surge quando enxergamos como uma dois desenhos de duas imagens diferentes, como uma combinação de elementos que se completam. Ou seja, a combinação das duas imagens acaba resultando em uma nova imagem que surgiu a partir de elementos diferentes. 

Temos alguns bons exemplos desse tipo de ilusão literal, como a arte Rob Gonsalves, o The Sun Sets Sail (O sol se põe às velas). Nela, a imagem aparenta ser uma ponte mas na verdade são barcos que se encontram e, acima, temos um céu com nuvens, como você vê a seguir.

ilusão de ótica
Imagem: Hipercultura

Ilusão de ótica cognitiva

O segundo tipo de ilusão de ótica que vamos falar a respeito é a cognitiva, que trabalha alterando as percepções e distorcendo as formas. Esse é o primeiro conhecimento que temos e que pode ser usado para causar confusão. Além disso, na ilusão cognitiva temos quatro tipos principais da mesma, que são:

1. Ilusão de ótima ficcional

Elas possuem um efeito alucinógeno nas pessoas, onde podemos enxergar algo nas imagens que na realidade nunca estiveram presente. Um exemplo de ilusão ficcional que podemos citar é o da imagem abaixo, onde as formas geométricas parecem formar um rosto fofo:

ilusão de ótica
Imagem: Hipercultura

2. Ilusão de ótica ambígua

O segundo tipo é a ilusão cognitiva ambígua, que como o nome já dá a entender, acontece quando temos mais de uma alternativa dentro do imaginário criado. Dependendo da forma que olhamos, as percepções mudam, dando a entender que existem duas interpretações ou mais. Nesse tipo de ilusão, vários objetos formam uma interpretação ambígua para confundir o cérebro.

Um exemplo clássico é a obra de Edgar Rubin, o Rubin’s vase (Vaso de Rubin). Olhando rápido, podemos ver duas faces humanas se encarando, mas a imagem também mostra um cálice.

ilusão de ótica
Imagem: Hipercultura

3. Ilusão de ótica paradoxal

A paradoxal é mais um tipo de ilusão de ótica cognitiva, que acontece quando temos imagens ou elementos com objetos impossíveis ou paradoxais. Um exemplo claro é a obra de  M. C. Escher, a Waterfall (a cascata), onde percebemos que a água está descendo e ao mesmo tempo chegando no topo da cascata.

ilusão de ótica
Imagem: Hipercultura

4. Ilusão de ótica geométrica-óptica

No último tempo da ilusão cognitiva, temos a geométrica-óptica, onde distorções de curvatura, comprimento, tamanho e formato dos objetos nos levam a interpretações erradas. Um exemplo é a obra de Richard Gregory, chamada Parede de Café, que você confere no exemplo 2 mais abaixo no texto.

5. Ilusão de ótica fisiológica

Por fim, temos a ilusão ótica fisiológica, que causa um equilíbrio no nosso cérebro, onde recebemos estímulos de luz, brilho, movimento e cor, que atrapalham a nossa percepção dos elementos. A obra Hermann Grid illusion (ilusão da grelha) é um bom exemplo dessa ilusão, onde imaginamos haver pontos cinzas na imagem.

ilusão de ótica
Imagem: Hipercultura

Saiba Mais: Como tirar fundo de imagem no Canva?

Como funciona uma ilusão de ótica?

Mas afinal de contas, como uma ilusão de ótica realmente funciona? Não podemos dizer exatamente como ocorre a interação das ilusões de ótica no corpo humano, pois não existe um consenso em relação a isso. Algumas pesquisas dizem que essas mesmas ilusões são uma interação empírica diretamente no sistema visual humano, da mesma forma que são gerados qualquer outro estímulo no nosso sistema visual.

O cérebro humano possui a capacidade de aprender a interpretar e identificar imagens em três dimensões. Isso acaba gerando a ilusão óptica, pois modelos mais simplificados dessas três dimensões acabam estimulando a sombra e a luz, ou seja, a tridimensionalidade. 

Saiba Mais: Buquê de flores: 15 arranjos e inspirações para presentear

Exemplos de uma ilusão de ótica simples

Para que você possa entender uma ilusão de ótica, abaixo trouxemos 7 exemplos simples, mas que ainda vão cumprir o papel de enganar o seu cérebro com essas imagens. Mas não se preocupe: a experiência vale a pena.

Exemplo 1: Pode não parecer à primeira vista com nossos olhos, mas os dois círculos laranjas da imagem, que parecem ter tamanhos diferentes, possuem exatamente o mesmo tamanho.

ilusão de ótica
Imagem: Pinterest

Exemplo 2: A imagem a seguir é chamada de ilusão da parede de café, onde, mesmo que não pareça, todas as linhas são paralelas, essa interpretação de não serem paralelas está errada.

ilusão de ótica
Imagem: Pinterest

Exemplo 3: Devido ao contraste das cores, a imagem parece estar em movimento, mas na realidade ela está totalmente estática.

ilusão de ótica
Imagem: Pinterest

Exemplo 4: Na imagem a seguir, os dois círculos parecem estar em movimento, mesmo que estejam estáticos. Para ter uma melhor experiência de movimentação, pode mexer a sua cabeça para trás e para frente, isso faz com que você perceba melhor.

ilusão de ótica
Imagem: Pinterest

Exemplo 5: No GIF da dançarina de balé, muitos enxergam ela girando para uma direção, mas devido a ilusão, vários outros também podem enxergar ela girando para outro sentido.

ilusão de ótica
Imagem: Pinterest

Exemplo 6: Na imagem, temos uma junção de Marilyn Monroe e Albert Einstein, em que é possível enxergar os dois.

ilusão de ótica
Imagem: Pinterest

Exemplo 7:  A imagem é um mosaico romano que está localizado no Museu Nacional de Roma. Embora passe uma sensação de profundidade, ele é completamente plano.

ilusão de ótica
Imagem: Pinterest

Saiba Mais: Piso laminado: vantagens, desvantagens e 15 modelos

Vídeos para entender mais sobre uma ilusão de ótica

Para que você tenha ainda mais facilidade em entender sobre ilusão de ótica, trouxemos alguns vídeos explicativos que você encontra no YouTube sobre algumas das ilusões mais comuns que você pode encontrar na internet ou pessoalmente. Você pode até mesmo aprender a reproduzir os efeitos dessas ilusões para apresentações ou apenas divertimento. 

Ilusão do círculo quadrado

Não são apenas figuras planas que podem causar ilusões de ótica nas pessoas, e no vídeo a seguir do Canal Manual do Mundo, vemos que impressões em três dimensões possuem o mesmo poder. Nesse caso, falamos do círculo quadrado, que aparenta ser tanto um círculo, quanto um quadrado ao mesmo tempo, devido a construção que é feita de ambas as figuras. 

Ilusão da espiral maluca

A primeira ilusão que você verá no vídeo é a da espiral maluca, uma ilusão de ótica de movimento. A espiral começa em movimento, mas mesmo quando o movimento acaba, o nosso cérebro entende que ele ainda está acontecendo. Veja mais a respeito dessa ilusão no vídeo do Canal Manual do Mundo.

Ilusão da imagem que gruda nos olhos

Já na ilusão da imagem que gruda nos olhos, temos uma ilusão causada por fadiga ocular. Quando você olha para uma imagem por um longo período de tempo, especialmente sem piscar, os receptores de luz do seus olhos tendem a ficar cansados.

Assim, quando você para de olhar e olha para outro lugar, você pode ver a mesma imagem, mas com as cores invertidas. Veja mais detalhes no vídeo a seguir também do Canal Manual do mundo. 

Saiba Mais: Legenda para foto sozinha: 337 frases para brilhar online

Stories
Você também pode gostar ...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família