Granito branco Siena: o que é e como usar na decoração?

GRANITO BRANCO SIENA - principal

por Equipe Pink Fire | 12/07/2022 | Compras | Comentários

Você está procurando um material lindo, que seja resistente e que tenha uma alta qualidade para colocar na bancada da sua cozinha, lavanderia, banheiro ou área da sua churrasqueira? Então saiba que o granito branco Siena é uma ótima alternativa.

Ele é um dos tipos de granitos mais utilizados nos acabamentos. Ainda que possam ser usados também em revestimentos e escadas, é mais comum ver esse material em tampos, cubas e bancadas.

Então, quem pretende decorar um local com cores neutras e quer usar um estilo clean vai adorar conhecer mais os tipos do granito branco Siena.

O que é o granito branco Siena?

Primeiro de tudo, é importante explicar o que é o granito branco Siena. Esse material pode ser definido como uma pedra muito forte e de boa durabilidade, da mesma forma como qualquer outra da classe dos granitos.

Ele é composto por um ou mais minerais, apresenta miscelânea de tonalidades por se tratar de um material natural. Entretanto, mesmo com bolinhas e manchinhas de algumas cores, sua aparência é predominantemente branca.

Dessa maneira, a pedra branca Siena combina com mobílias brancas, bem como os amadeirados em tonalidades mais claras. Também é uma boa alternativa mesclar com móveis pretos, garantindo uma decoração clássica em preto e branco.

Ainda vale ressaltar que, além da beleza e durabilidade, esse material é mais barato que outras pedras, por exemplo, o mármore, silestone e quartzo. Contudo, o granito branco Siena é muito pesado. Por conta disso não é recomendado para revestir paredes e compor pisos.

Saiba Mais: Mármore: quais os tipos e como usar na decoração?

As principais características do granito branco Siena

O granito branco Siena faz parte do grupo do granito branco Itaúnas, que é extraído de uma cidade com o mesmo nome, na Bahia. É atualmente o tipo de pedra mais procurado por conta da sua suavidade e elegância.

Esse material tem uma mistura de cores que se forma de pequenos pontos cinzas ou rosados na superfície branca da pedra. Portanto, as principais características do granito branco Siena são as seguintes:

  • Alto grau de durabilidade;
  • Tonalidade miscelânea;
  • Granulação média;
  • Cor clara e cristalina;
  • Formado a partir do magma derretido;
  • Material pesado;
  • Não indicado para paredes e pisos.

Tipos de granito branco Siena

É importante deixar claro que não existe um granito que seja 100% branco. Cada modelo do granito branco Siena possui sua própria beleza. Conheça cada uma delas e escolha a que mais se enquadra com seu objetivo.

Granito branco Siena

Esse é o modelo mais procurado entre todos os tipos. Ele conta com uma pigmentação entre o rosado e o bege, com fundo branco, o que torna o local mais delicado. Possui baixa porosidade, o que significa que resiste mais à absorção da água e outros produtos líquidos em geral, sem modificar a coloração.

GRANITO BRANCO SIENAFoto: Divulgação/Top Mármore

Granito branco Itaúnas

Muitas pessoas optam comprar esse modelo por parecer mais com o mármore. Ele é elegante, sofisticado e conta com uma coloração bege com pontinhos avermelhados. Entre todos os granitos brancos, é o de maior resistência e durabilidade.

GRANITO BRANCO ITAÚNASFoto: Divulgação/Top Mármore

Granito branco Dallas

Ainda que seja branco, possui características que lembram o mármore. Também pode ser adquirido em uma cor mais puxada para o bege com pontilhados em vermelho, roxo ou no próprio bege mais escuro. Tem uma resistência bem grande porque é composto em sua maior parte de quartzo.

Granito branco DallasFoto: Divulgação/Grupo Comel

Granito branco Polar

O granito branco Polar lembra bastante o cachorro da raça dálmata. Isso porque ele conta com uma coloração de fundo branco com pontos maiores em preto e cinza bem espaçados, ainda que também possa apresentar pontos menores vermelhos e beges.

Esse modelo resiste bem a danos e impactos maiores. Além disso, tem uma manutenção bem simples, mantém aparência de limpeza permanente, o que dá visualmente mais conforto ao ambiente.

GRANITO BRANCO POLARFoto: Divulgação/Top Mármore

Granito branco absoluto

Muita gente considera esse o granito o mais bonito. Por ser uma pedra natural pode ser vista na tonalidade mais branca possível. É tão predominante que, apesar de ter algumas pintas de diversas cores, são poucas perceptíveis.

Se o seu objetivo é ter uma pedra que seja bastante branca, você pode escolher o granito Absoluto ou Ceará, já que estes modelos possuem um fundo mais branco destacado.

branito branco sienaImagem: Divulgação/Dcore você

Granito branco Marfim

Apesar de ter o marfim no nome, este modelo de granito branco tem cor uniforme com fundo claro esverdeado e manchas pretas. É indicado mais para compor a decoração do banheiro, tendo em vista sua grande durabilidade, resistência à água e manchas. Então, essa pedra possui baixa porosidade.

Granito branco sienaFoto: Divulgação/Marmores Maia

Granito branco Prime

O granito branco Prime é muito procurado por quem deseja ter um ambiente que passe uma sensação maior de limpeza. Essa pedra fica bem em qualquer cômodo do imóvel e dá sensação de amplitude do local. É produzido de um material industrializado, importado, com ótima resistência e durabilidade.

Granito branco PrimeFoto: Divulgação/Pinterest

Granito branco Ceará

Como o próprio nome indica, esse modelo é originário do Ceará. Possui manchas que são espaçadas e naturais em tons de cinza e preto. Ele é considerado um granito nobre por ter a extração mais complicada. Possui alta resistência à líquidos em geral e pode ser encontrado em uma cor mais branca até uma variação amarelada.

Granito branco sienaFoto: Divulgação/Cimagran

Granito branco Aqualux

Esse granito é bem procurado pois oferece diversos tipos de acabamentos, por exemplo, o bruto, jateado e apicoado. O Aqualux conta com manchinhas em tom cinza, marrom, bege e outras tonalidades mais claras que se aproximam da cor de fundo do granito.

Granito branco sienaFoto: Divulgação/Construindo de Cor

Granito branco Fortaleza

O granito branco Fortaleza é uma pedra que é considerada branca absoluto, já que é a cor de fundo predominante. Entretanto, podem ser encontrado modelos com manchinhas escuras presentes no granito. É um dos tipos de pedra com o custo mais acessível no mercado.

Sendo assim, as cores mais comuns encontradas são de preto e branco.

Granito branco sienaFoto: Divulgação/Magma Mármores

Ambientes para usar granito branco Siena

Os granitos brancos geralmente são colocados nos cômodos mais utilizados do lar, como a cozinha ou banheiro. Com isso, esse tipo de pedra pode ser usado em acabamento de utensílios que precisam de maior limpeza, por exemplo, pias, bancadas ou escadas.

Sendo assim, saiba como usar o granito branco em alguns cômodos e mobílias da sua casa.

Saiba Mais: Casa de madeira: as vantagens e 10 projetos para te inspirar

Granito branco na cozinha

Para quem quer deixar a cozinha com toques de sofisticação, o granito branco Siena é o mais indicado. Isso ocorre porque essa pedra tem um acabamento de manutenção bem fácil e muito prático de cuidar.

Saiba Mais: Armário de cozinha: 15 ideias fáceis de fazer e se inspirar

Granito branco no banheiro

Quando se fala em granito branco no banheiro, normalmente vem a lembrança dessa pedra em bancadas. Mas dependendo do projeto do seu cômodo, o granito pode ser instalado em compensado para móveis. Ou seja, você substitui prateleiras e estruturas mais pesadas visualmente, deixando o local mais simples e prático.

Saiba Mais: Espelho para banheiro: os 15 modelos mais criativos para te inspirar

Granito branco na lavanderia

Usar o granito branco na lavanderia é uma ótima alternativa para deixar a sua bancada moderna, junto com o tanque. Além disso, aposte em um armário integrado para ajudar na organização dos materiais de limpeza, assim como outros itens.

O ambiente pode ficar bem interessante quando todos os componentes combinam com a pedra branca. Só tenha em mente que a a principal vantagem é conseguir uma decoração clean e 100% limpa visualmente, já que a lavanderia é um local voltado para a higienização.

Granito branco Siena: vantagens e desvantagens

Você já conheceu várias características e modelos do granito branco Siena. Mas se ainda estiver em dúvida se deve investir nessas pedras, confira as vantagens e desvantagens desse material.

Vantagens do granito branco Siena:

  • Durabilidade e resistência: o granito é um dos materiais mais duráveis e resistentes que existe. Ou seja, ele pode durar décadas independente da sua aplicação;
  • Impermeabilidade: uma das características que faz o granito conseguir se conservar por muito tempo é a sua impermeabilidade. O material tem a capacidade de absorver pouquíssima água;
  • Versatilidade: o granito branco Siena é muito usado em projetos que são mais sofisticados. Mas isso não significa que não pode ser colocado em ambientes de outros estilos. Justamente por isso que é muito versátil e quando bem combinado fica lindo em qualquer lugar;
  • Resistência ao calor: essa pedra é tão resistente que nem mesmo o calor é um problema, já que ela aguenta perfeitamente às altas temperaturas. Isso pode ser notado no uso da pedra contornando churrasqueiras, fornos e fogões a lenha;
  • Ambientes interno e externo: por ter uma forte resistência ao calor e às mudanças climáticas, essa pedra pode ser utilizada em áreas internas e externas da casa sem dar nenhum tipo de dor de cabeça;
  • Limpeza fácil: a superfície do granito é bem simples e rápida para ser limpa. Dessa forma, a higienização não demanda muito tempo e nem produtos caros.
  • Preço: o granito branco costuma ser mais barato do que outros tipos de pedra, por exemplo, o mármore.

Desvantagens do granito branco Siena:

Apesar do granito branco Siena possuir diversas vantagens, ele também apresenta uma desvantagem, que é a seguinte:

  • Mancha com facilidade: apesar de ter baixa porosidade, a pedra granito pode ficar manchada se for exposta ao contato frequente com sapólio, desinfetante, água sanitária, entre outros produtos de limpeza e líquidos. Esse problema pode ser facilmente resolvido com alguns cuidados na hora de limpar.

Qual é o valor médio do granito branco Siena?

O valor do granito branco Siena pode variar conforme diversos fatores, como: região, acabamento e marcenaria. Mas, normalmente, o seu preço gira em torno de R$220.

Vale ressaltar que o preço granito branco Siena não tem o custo mais caro e nem o mais barato dentro do mercado. Há alternativas um pouco mais em conta e outras com um custo mais elevado. Portanto, é uma boa escolha para quem deseja qualidade, mas sem gastar tanto.

Tendo em mente os aspectos já citados que influenciam no preço, confira os valores em média de cada modelo de granitos brancos:

  • Granito branco Siena: R$220 o metro quadrado.
  • Granito branco Itaúnas: R$220 o metro quadrado;
  • Granito branco polar: R$500 o metro quadrado;
  • Granito branco Ceará: R$370 o metro quadrado;
  • Granito branco Marfim: R$250 o metro quadrado;
  • Granito branco Aqualux: R$250 o metro quadrado;
  • Granito branco Dallas: R$200 o metro quadrado;
  • Granito branco Fortaleza: R$200 o metro quadrado;
  • Granito branco Prime: varia de acordo com seu tipo e metragem. O custo fica entre R$200 e R$600.

Dicas e cuidados para o granito branco Siena

A primeira dica é impermeabilizar o granito branco, e isso independentemente do nível de resistência da pedra, para que o material se torne ainda mais durável. Além disso, os especialistas indicam que a limpeza do granito não pode ser feita usando produto de limpeza que são agressivos.

Caso algum líquido cair em cima do granito branco, como vinho, café ou refrigerante, é necessário que a pedra seja limpa de forma imediata.

O granito branco Siena pode manchar?

Como você já sabe, a principal desvantagem do granito branco são as possíveis manchas que podem aparecer. Contudo, com a precaução e manutenção certa e com frequência, junto com um maior cuidado na utilização, as manchas podem ser evitadas.

Por exemplo, é indicado evitar deixar alimentos e produtos de tonalidades fortes diretamente em contato com o granito, lavar de maneira adequada objetos e alimentos e evitar na limpeza produtos abrasivos para não corroer a pedra.

Qual granito branco é o menos poroso?

O granito branco Dallas é conhecido por ser o menos poroso desse tipo de pedra. Mas isso não significa que os outros modelos não são tão bons quanto. Sendo assim, o granito em si é um material com pouca porosidade.

Portanto, tecnicamente, o Dallas é o que tem menos poros, mas os outros modelos também não têm uma quantidade significativa de poros.

Qual granito branco mancha menos?

Teoricamente, por ter menos porosidade, o granito branco Dallas seria a pedra que menos mancha.

Como limpar o granito branco?

Caso o local só esteja com poeira ou com alguma mancha d’água, basta passar um pano úmido com álcool ou até mesmo água para resolver melhor a situação. Mas se a sua pedra estiver engordurada, então vai precisar fazer uma limpeza mais concentrada. Para isso poderá usar os seguintes materiais:

  • Um pano de microfibra;
  • Água morna;
  • Desengordurante;
  • Água em temperatura ambiente.

Como fazer a limpeza?

Passo: 1: Tire todos os objetos de cima do granito;

Passo 2: Umedeça um dos panos de microfibra na água morna;

Passo 3: Borrife desengordurante na superfície com granito siena branco;

Passo 4: Espalhe o produto usando o pano úmido;

Passo 5: Faça movimentos em círculos com o pano até notar que toda a sujeira foi tirada.

PinkFire

Navegue pelo Site

© Pink Fire – Todos os direitos reservados.