Google cria serviço para pesquisas de mercado segmentadas

Google cria serviço para pesquisas de mercado segmentadas

por Camila Porto | 02/04/2012 | Google | Comentários

Que tal fazer uma pesquisa de mercado para conhecer a viabilidade de algum serviço ou produto, testar a aceitação de uma nova logo, novo sabor ou aparência de um produto? Você pode contratar uma empresa (que cobrará caro) para realizar a pesquisa ou usar o Google Consumer Surveys.

O sistema permite a segmentação de público, o que facilita a busca por respostas das pessoas que podem se interessar pelo produto ou serviço em questão. No vídeo a seguir é possível conhecer um pouco melhor a ferramenta:

Como funciona?

O Google Consumer Surveys funciona de forma muito semelhante ao sistema Adwords e Adsense. A empresa pode criar uma pesquisa que será disponibilizada em sites. O consumidor será incentivado a participar em troca de receber conteúdo exclusivo, seja um vídeo, artigo ou imagem, por exemplo.

O dono do blog ou site recebe por respostas, ou seja, sempre que alguém responder a pergunta o produtor de conteúdo será pago. Segundo o Google, o valor por resposta será de U$0,10 se destinada a todos os moradores dos EUA. O valor sobe para U$0,50 se você segmentar de acordo com dados demográficos, de gênero ou personalizados.

Como criar

Acesse o site do Google Costumer Surveys e acesse a área de criação. É essencial estar logado com sua conta Google.

1)      O primeiro passo consiste em criar a enquete.

2)      Defina a segmentação da sua enquete, ou seja, para qual público ela será destinada.

3)      Crie as perguntas. O sistema oferece modelos prontos com tipos comuns de pesquisas.

 

4)      Por fim, confirme a pesquisa e comece a divulgar.

Porém…

Por ser um serviço recente, apenas usuários dos EUA podem ser impactados. Como tudo demora a chegar ao Brasil, apostamos que dentre 3 a 6 meses o recurso (se for bem sucedido) chegue por aqui.

E aí? Curtiu? Nós sim, e você?

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