Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Danças africanas: qual sua origem e importância atualmente?

Você conhece as danças africanas? Neste texto, vamos explicar a sua origem e importância para entender.
Sumário

Você conhece a história das danças africanas e quais são os seus estilos? Elas são uma parte importante de toda a cultura africana e são uma manifestação cultural. Para o povo africano, as danças são uma parte essencial da vida e uma forma de manifestação extremamente importante.

Além disso, as danças africanas também são uma poderosa carga espiritual, uma maneira do povo africano se manter conectado com seus ancestrais, de forma espiritual, artística e emocional. Mas não é isso, as danças também possuem o seu lado de diversão e entretenimento. 

Para que você entenda mais sobre as danças africanas, neste artigo nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre as danças africanas, como os principais estilos, o que elas são, as principais características e muito mais.

Saiba Mais: Como dançar funk? 10 dicas para começar hoje

As características das danças africanas

As danças africanas possuem várias características próprias e dançadas apenas em ocasiões especiais. Entre as cerimônias mais importantes que elas são dançadas, podemos citar o nascimento de algum bebê, rituais de passagem, morte, casamento, guerras, colheitas, alegria, doenças, tristezas e agradecimentos. 

É importante lembrarmos que, vários ritmos de hoje, bastante conhecidos e praticados no Brasil, possuem sua origem no continente africano. Entre elas, podemos citar a capoeira, maracatu, congada, jongo e até mesmo o samba.

Sabemos que o continente africanos é bastante extenso e que além de uma grande variedade de países, também possuem uma grande variedade cultural. Mesmo assim, as danças africanas possuem alguns pontos semelhantes, mesmo sendo de povos e culturas diferentes, esses pontos são:

  • Todos participam das danças, não importando a escala social na comunidade ou a idade;
  • As danças são organizadas em fileiras, círculos ou semicírculos;
  • Batuques de tambores e instrumentos de precisão são usados como acompanhamentos das danças, produzindo o som necessário.

Saiba Mais: Danças do TikTok: as 20 mais bombadas para postar

A ligação das danças africanas com a religião

Na maioria dos casos e dos povos, as danças africanas também possuem uma forte ligação religiosa e são uma fonte de conexão. Enquanto dança, o corpo também age como um instrumento que conecta o mundo dos humanos com o mundo espiritual.

Em muitas dessas crenças, dependendo da dança que está sendo feita e do ritual, o dançarino precisa estar descalço. Dessa forma, há uma ligação da terra com o mundo dos espíritos. Enquanto dança, o participante entra em uma espécie de transe, onde é guiado pelo ritmo, o elemento de passagem, até o mundo espiritual.  

Saiba Mais: Os 11 melhores apps para ver letra e música

Os tipos de danças africanas

É importante ressaltar que as danças africanas possuem diversos ritmos diferentes e variam de cada cultura e povo. Para que você entenda melhor, abaixo nós listamos os principais estilos de origem africana, assim, as danças africanas são: 

Ahouach dança

danças africanas
Imagem: Mundo da Dança

Entre as danças africanas, a primeira que vamos falar a respeito é a Ahouach, um ritmo que é praticado de forma coletiva, representando a união da comunidade no ritmo de berbere. Os bailarinos carregam pesadas jóias que são feitas com pedras de âmbar e a coreografia exige que os dançarinos sacolejam seus corpos bastante. Para acompanhar a dança, são usados tambores feitos com pele de cabra e flautas.

A Ahouach é mais praticada no sul da África e no centro.

Dança Guedra

Praticada pelo chamado “Povo Azul”, que reside no deserto do Saara, as populações englobadas por esse ritmo são, essencialmente, Egito, Mauritânia e Marrocos. A Guedra é uma dança em que as pessoas se movimentam para agradecer ao ar, fogo, terra e água, os elementos da natureza, com uma dança ritualística.

As principais características desse ritmo são as batidas nos tambores que servem para embalar os dançarinos que vestem branco e azul. 

Schikatt

Possuindo uma origem marroquina, entre as danças africanas, o Schikatt possui muita semelhança a dança flamenca, onde os bailarinos exibem movimentos influenciados pela cultura oriental. Os bailarinos utilizam véus coloridos que são feitos para cobrir todo o corpo, enquanto as bailarinas utilizam bastante joias.

Além dos instrumentos de percussão, essa dança também usa bastante as palmas e é considerada uma dança erótica feita pela mulher no Marrocos.

Gnawa

danças africanas
Imagem: Depositphotos

Caracterizada por marcar a passagem de um mundo para o outro, a dança Gnawa é considerada um ritmo ritualístico. Os bailarinos utilizam vestes brancas e simbolizam a presença do deus que é trazido à terra, Hadra.

Os movimentos acrobáticos da dança são feitos acompanhados de batidas em tambores e sons de palmas. 

Kizomba

Nascida em Angola, mais especificamente nos anos 80, a Kizomba é uma dança que é muito confundida com outro ritmo musical, chamado Zouk, mas não faz parte da mesma opção dos ritmos. Essa é uma dança que se destaca por ser uma das principais a mostrar a dinâmica intercultural presentes nas danças africanas.

A Kizomba cresceu bastante, chegando a ganhar vários adeptos em Portugal e no Brasil com várias academias que ensinam esse ritmo.

O objetivo principal desta dança é celebrar uma confraternização que se espalhou por todo continente africano, consequentemente, também celebrando a felicidade. A Kizomba é cantada em português e crioulo, possuindo movimentos rítmicos e suaves. 

Saiba Mais: Como fazer download de música do YouTube?

Semba

A semba também é uma das danças africanas que possui a sua origem na Angola, com o objetivo principal de divertir e ser dançada em pares. É bastante comum vermos a Semba ser dançada em confraternizações e festas na África.

Os passos desse ritmo exigem malabarismo e sensualidade dos pares de dançarinos. 

Kabetula

A principal característica da Kabetula é a rápida movimentação de quadril, um ritmo de manifestação carnavalesca com origem na região de Bengo. Os bailarinos utilizam vestimentas típicas, precisando apresentar saltos acrobáticos durante suas danças.

A dança é marcada pela sua cadência de ritmo, onde um participante específico, chamado de “Comadante”, usa um ápico para acompanhar a dança.

Rebita

A Rebita também é uma dança que é feita para ser dançada em pares. Os passos são generosos e leves e a movimentação dos corpos são priorizados com movimentos rotativos. Os passos possuem elementos originários de outras danças como umbigada e o próprio samba.

O chefe de roda é o responsável por organizar a coordenação dos movimentos. 

Kuduro

danças africanas
Imagem: Danças Típicas

Por último, mas não menos importante quando falamos de danças africanos, temos o Kuduro, que se popularizou bastante também devido a música de mesmo nome, em 2011. As principais características do Kuduro são o humor presente em suas letras e a simplicidade das mesmas.

Embora tenha se popularizado como um gênero musical, sua origem veio de um estilo musical de dança angolana, mais especificamente em 1980, na última década. O Kuduro pode ser praticado em grupo ou individualmente, as movimentações exigem o quadril livre e ágil. 

Saiba Mais: Músicas para Halloween: 6 playlists para embalar sua festa

Stories
Você também pode gostar ...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família