Cada vez mais as pessoas gostam de compartilhar seus momentos com os seguidores do Instagram. Isso acontece também com muitas empresas que estão aprendendo a divulgar novidades, bastidores e produtos nos Stories, engajando melhor com seus seguidores e clientes.
Por conta dessa tendência, o aplicativo investe sempre em novos recursos. Principalmente para aqueles que utilizam os Stories. Afinal, o que ele quer é os usuários passando um maior tempo dentro do app.
Só que nem sempre é suficiente colocar uma imagem bonita de um produto ou um vídeo completo do serviço. É necessário chamar a atenção em meio a tantos concorrentes, seja adicionando elementos que enfeitem o Stories ou utilizando os memes do momento.
Para isso, você pode dar um up nas fotos do seu negócio, simplesmente usando filtros do Instagram.
O que são os filtros?
Resumidamente, os filtros são as imagens, frases ou animações criadas em realidade aumentada com o objetivo de adicionar algo ou alterar um stories.
No final de 2019, foi liberada a ferramenta Spark AR Studio para todos os usuários. Com ela, qualquer perfil pode criar filtros para o Instagram. Antes, isso era uma exclusividade de celebridades e profissionais de desenvolvimento.
Essa liberação ocorreu, pois a rede social notou o grande poder de engajamento que o Stories tem. O que despertou interesse de quem vende produtos e serviços na plataforma.
Quer saber como encontrar os filtros mais legais e usá-los no marketing da sua empresa? É o que vamos te ensinar agora!
Como buscar filtros no Instagram
A melhor maneira é uma novidade para muitos. Agora o Instagram possui uma lupa de busca, onde você pesquisa a palavra-chave do filtro que deseja. Parece básico, mas até pouco tempo essa opção não existia na plataforma.
Passo 1: Entre no seu perfil e clique no ícone dos Stories;
Passo 2: Ao lado do ícone de gravação você encontrará diversas opções de filtros. Deslize com o dedo para a sua esquerda até chegar no ícone Procurar efeitos;
Passo 3: Toque no ícone de lupa e escreva a palavra que deseja pesquisar;
Passo 4: Se você ainda não faz ideia de quais filtros quer usar, é possível pesquisar pelas categorias da Galeria de efeitos. Atualmente existem 18: Instagram (filtros originais da plataforma), Selfies, Amor, Cor e luz, Estilos de câmera, Estados de espírito, Engraçados, Arredores, Animais, Ficção científica e fantasia, Estranhos e assustadores, Eventos, Fandom, Causas, Imersivo, Mundo AR, Jogos e Aparência.
Outra forma de encontrar filtros
É possível visualizar todos os filtros criados por uma pessoa, empresa ou marca entrando no perfil dela e clicando no ícone de emoji na barra acima das postagens do feed:
Dica: A grande maioria dos filtros são para fotos e vídeos no formato selfie. Mas existem vários outros que podem ser utilizados criativamente para dar uma cara nova aos seus produtos ou serviços.
Por exemplo: se você faz um artesanato de uma determinada série de TV, pode usar filtros que são sobre o tema e divulgar seu produto de uma outra forma muito mais interessante.
Como salvar os filtros
Caso tenha gostado de um filtro e queira usar depois, é possível salvá-lo.
Existem 3 formas diferentes de fazer isso.
1. Ao localizar o filtro, salve direto na tela de demonstração;
2. Ao experimentar um filtro, clique no nome dele e, em seguida, toque em Salvar efeito;
3. Se um perfil que você segue estiver usando um filtro, o nome aparecerá abaixo do usuário. Ao tocá-lo, aparecerão as opções de Experimentar, Salvar efeito, Enviar para (envie o filtro a um amigo) e Mais. Caso queira adicionar na sua lista, toque em Salvar efeito.
Observação: O Mais possui as seguintes opções: Denunciar (para alertar o Instagram sobre alguma infração), Procurar efeitos (dá acesso a Galeria de efeitos), Compartilhar link do efeito e Mais de “nome do perfil que o criou” (é o acesso a todos os filtros criados por ele).
Algumas dicas para sua empresa
Já que tem essa possibilidade, por que não criar um filtro da sua empresa?
Não tem ideia do que fazer? Listamos algumas dicas:
– Quiz sobre o seu nicho e/ou persona;
– Maquiadora ou vende produtos? Faça um imitando uma maquiagem;
– Trabalha com serviços ou produtos estilo nerd? Um filtro com frases famosas dos filmes clássicos cairia super bem.
Mas se não quiser procurar pelos efeitos, temos um post aqui no blog que te dá 13 dicas de aplicativos para criar conteúdos pro Stories.
Conta aqui nos comentários o que você acha dos filtros dos Stories.