Boiserie: o que é e 15 melhores ideias para inspirar sua decoração

boiserie

por Equipe Pink Fire | 01/07/2022 | Notícias | Comentários

Você conhece ou já viu a decoração Boiserie? Este é um tipo de decoração que existe a anos e é um clássico. É muito provável que, mesmo sem saber o que é, você já tenha visto as Boiseries em algum lugar. 

Quando estamos decorando algum lugar, seja nosso escritório, sala, quarto ou até mesmo toda a casa, temos que ter bastante cuidado e escolher a melhor decoração possível, afinal, muito provavelmente este será um lugar que veremos ou estaremos nele todos os dias.

Mas escolher uma decoração é algo mais trabalhoso do que parece, afinal, é preciso se preocupar com cada detalhe do ambiente, combinações de cores, tipos de decoração e etc. Como uma parede com uma Boiserie acaba sendo uma possibilidade de decoração, neste post vamos explicar o que, quais são os tipos de Boiserie, algumas dicas para decorar e algumas inspirações de decorações Boiserie. 

Saiba Mais: Dieta cetogênica: o que é e cardápio fácil para emagrecer

O que é Boiserie?

Mas afinal de contas, o que pode ser a decoração Boiserie? Na verdade, a leitura dessa palavra seria ‘Boaserri’, que traz todo um charme para o determinado ambiente sendo um tipo de moldura de parede. Esta decoração foi inicialmente muito utilizada no século XVIII, na França, especialmente pela realeza. Além de trazer a elegância para o cômodo, esta é uma decoração que ajuda bastante no isolamento térmico do ambiente.

Existem diversos tipos de Boiserie, sejam feitos de madeira, gesso, cimento, poliuretano e etc, mais a frente neste artigo vamos falar sobre os tipos disponíveis. Cada um dos tipos possui as suas características, assim, antes de decidir um para a sua decoração, sugerimos que consulte profissionais e estude sobre os tipos de Boiserie mais adequados para seu ambiente. 

Saiba Mais: Pre Wedding: O que é e 4 dicas para fazer seu ensaio

Quais são os tipos de Boiserie?

Como dito, existem diversos tipos de Boiserie que são feitos com diversos materiais diferentes. A seguir, você pode conferir os principais tipos de Boiserie:

1. Boiserie de Madeira

boiserie

Imagem: Conexão Decor

Primeiro, temos o Boiserie de madeira. É o estilo clássico dessa decoração com boiseries. Vale ressaltar que este tipo já não é mais tão utilizado quanto antes, isso aconteceu pois a madeira exige diversos cuidados para ser conservada, dando bastante trabalho.

2. Boiserie de Gesso

boiserie

Imagem: Decor Fácil

Essa é uma opção indicada para quem não quer gastar tanto, pois o Boiserie de gesso é um dos mais baratos e acessíveis. Além disso, ele deixa o ambiente mais sofisticado e confortável, valendo bastante a pena. Mas é preciso ter cuidado na hora do acabamento, já que ele definirá o estilo único da decoração. 

3. Boiserie de cimento queimado

boiserie

Imagem: Alto Astral

Se você quer um ambiente com um estilo mais retrô e descolado, então o Boiserie de cimento queimado acaba sendo a melhor opção. Vale destacar que a parede em que você fará essa decoração também precisa ser feita de cimento queimado.

4. Boiserie moderno

boiserie

Imagem: Mariée

O Boiserie também pode ser feito de uma forma com decoração moderna e única, utilizando molduras em formatos geométricos como retângulos ou quadrados. Para melhorar ainda mais a decoração, você pode utilizar sem medo paredes com quadros modernos e ambiente decorado com elementos decorativos de pinturas.  

Saiba Mais: Glow Up: o que é e como cuidar do seu corte

Onde usar a decoração de Boiserie?

A melhor parte sobre a decoração Boiserie é que você pode utilizar praticamente em qualquer ambiente, seja em quartos, salas de jantar, salas de estar e etc. A única coisa que irá mudar é o estilo de cada uma das decorações, que deve ser adaptada para cada cômodo.

Assim, é importante fazer a pesquisa dos tipos de Boiserie mais adequados, em ambientes mais modernos, por exemplo, sugerimos o uso de Boiserie mais simples e com linhas retas.

Agora, se você quer algo mais clássico, as decorações desse tipo com arabescos e bordas arredondadas podem ser uma ótima ideia. Essas opções clássicas se encaixam perfeitamente em ambientes como quartos e salas de estar. O Boiserie também pode ser utilizado em móveis, como em portas retas de armários. Porém, neste tipo de caso, aconselhamos o uso de tinta acrílica que deixa a sua moldura mais resistente e duradoura. 

Saiba Mais: Sobrancelha Shadow: o que é e como fazer?

Dicas para decorar com essa técnica

A primeira coisa que você precisa prestar atenção antes de decidir decorar a sua casa com a Boiserie, é visualizar toda a decoração que você quer para o ambiente. Por ser um tipo de decoração mais clássico, é preciso ter cuidado para manter a harmonia com o ambiente mais moderno. 

Nos ambientes mais modernos, além do Boiserie mais simples que citamos anteriormente, também aconselhamos o uso de cores mais “clean” e tons neutros. Contudo, se for feita da forma correta e se combinar com o restante da decoração do ambiente, você também pode utilizar cores mais vibrantes e fortes, porém é preciso ter um cuidado redobrado para escolher as cores. 

Agora, se o seu ambiente já for algo meio clássico e você quiser manter esse estilo, a Boiserie mais arredondada e com arabesco, que também citamos antes, são ideais. No caso das cores, você possui uma maior liberdade para abusar e escolher as cores que quiser, com o cuidado para manter a harmonização, obviamente. 

Saiba Mais: Game Turbo: o que é e como usar?

Uma dica bastante importante, caso você realmente queira utilizar a técnica de Boiserie, é prestar atenção no pé direito da planta da casa. Por essa ser uma técnica onde o recorte é preciso, pode acabar deixando o seu ambiente mais achatado, caso o pé direito da sua casa seja mais baixo, essa técnica de decoração pode não ser aconselhável.

Se você pretende utilizar Boiserie de poliuretano ou gesso, também temos uma dica que pode ajudar bastante. Invista sem medo no rolo de pintura com acrílico, pois ele dará uma aparência ainda melhor para a decoração e deixará a sua moldura mais resistente. 

Anteriormente também falamos que, nas decorações mais modernas, você pode usar quadros. Além disso, luminárias e móveis com design mais modernos também podem cair muito bem no ambiente e trazer um toque mais contemporâneo. Para deixar ainda mais interessante, você pode pintar a moldura da mesma cor da parede, diminuindo o excesso de informações do ambiente. Nada te impede de utilizar cores diferentes para a moldura, mas tenha cuidado para não deixar um contraste muito grande e sobrecarregar o ambiente. 

Além de portas de armários, você também pode utilizar este tipo de decoração em portas de guarda-roupas e até em banheiros, somente tendo cuidado com qual tipo utilizar e de que forma. Caso queira usar essa técnica para decorar seu quarto, é bastante comum que ela seja usada atrás da cama, caso você queira usar em outras paredes, é preciso ter cuidado para ver se ficará interessante, mas nada impede que você use.

Saiba Mais: Kick Off: o que é e 4 dicas para uma reunião de sucesso

Inspirações de decoração com Boiserie

Agora que você conhece mais sobre a técnica, também separamos algumas ótimas inspirações de foto deste tipo de decoração, assim você pode tirar como base para inovar nas suas ou até mesmo copiar ou fazer parecido, então não deixe de conferir.

 

Saiba Mais: BJ Connect: o que é e onde baixar o aplicativo do Colégio Bom Jesus

PinkFire

Navegue pelo Site

© Pink Fire – Todos os direitos reservados.