Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Art Nouveau: o que foi o movimento e sua importância hoje

Você conhece o movimento da Art Nouveau? Saiba tudo o que precisa saber a respeito neste texto.
Sumário

Você tem familiaridade com o movimento da Art Nouveau, também conhecido como Arte Nova? Acontecido entre 1890 e 1910 na Europa, esse movimento artístico francês foi uma manifestação especialmente ligada às artes plásticas, arquitetura, design e escultura. Entre os principais movimentos revolucionários artísticos da história, a Art Nouveau foi e ainda é, definitivamente, uma das mais importantes e influentes da história.

Através da influência desse movimento, tivemos o surgimento do design gráfico, além de ser uma das maiores influências, é considerada um divisor de águas para o design de interiores da forma que temos hoje em dia. 

Mesmo com a sua importância histórica e artística, muitas pessoas ainda enfrentam uma grande dificuldade ao identificar as principais características e explicar o que é a Art Nouveau. Caso isso aconteça com você, não precisa se preocupar mais, pois nesse post vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse movimento, com imagens de exemplo.

Saiba Mais: Quarto de bebê: 18 ideias perfeitas para te inspirar

O que é o movimento da Art Nouveau?

A Art Nouveau está presente no mundo artístico de forma decorativa, seja nas artes ou no design de peças e ambientes. Mas de onde surgiu este termo que denomina o importante e popular movimento? 

Siegfried Bing, um colecionador e comerciante de arte, pediu para vários designers e arquitetos redecorar a sua galeria em 1895, a galeria localizada em Paris, na França, se chamava L’Art Nouveau. 

As obras criadas para o projeto de decoração da galeria receberam bastante visibilidade mundial ao serem exibidas na Exposição Universal de Paris de 1900, dando origem ao estilo que se popularizou com o nome de Art Nouveau.

Para o desenvolvimento das obras, os artistas que iniciaram o estilo tiveram como fonte de inspiração o movimento inglês estético e social chamado Arts and Crafts. Bastante próximo das belas-artes, esse estilo prioriza os trabalhos manuais e artesanatos, sendo uma de suas principais características.

A época em que a Art Nouveau mais ganhou destaque e reconhecimento também é conhecida como Belle Époque.

Saiba Mais: Prateleira de madeira: como montar a sua e 15 ideias para te inspirar

A maior obra de arte do movimento Art Nouveau

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história da Art Nouveau, pode estar querendo saber qual é a principal e maior obra que foi criada por esse movimento, até o momento. Além de ser uma das mais importantes, também é uma das mais curiosas, estamos falando do Templo A Sagrada Família. 

Mas por quê essa é uma das obras mais curiosas da Art Nouveau? Criada por Antonio Gaudí, o templo começou a ser construído em 1882, mas até os dias de hoje ele ainda não foi finalizado e segue em processo de construção, ao menos até o momento de escrita deste texto, em agosto de 2022.

A previsão é que a obra seja finalizada somente em 2027, quando será inaugurada no mesmo ano. Atualmente, ela possui 107 metros de altura e é esperado que, ao final do projeto, o templo chegue a 170 metros.

imagem da igreja Sagrada Família em Barcelona

Saiba Mais: Portão de ferro: 15 modelos criativos e ideias para te inspirar

Art Nouveau: Veja as principais características

Antes de falarmos sobre as principais características da Art Nouveau, é importante ressaltar que, antes desse movimento e do Arts and Crafts, a pintura costumava ser mais importante do que a construção de peças e ambientes no mundo das artes. Com a chegada desses dois movimentos, o design de interiores passou a ganhar cada vez mais importância.

Como dito antes, esse movimento valoriza especialmente o trabalho manual e a arquitetura. Contudo, a parte da mobília, na maioria dos casos, era produzida de maneira industrial. Esse é um dos principais pontos que diferem a Art Nouveau e o Arts and Crafts, pois no movimento inglês, a industrialização dos objetivos e das mobílias eram contra o que o movimento defendia.

Foi na Art Nouveau que os artistas começaram a inovar mais e buscar novas alternativas para decorar os edifícios com novos materiais. Assim, vidro, cimento e ferro passaram a ser mais usados na construção e na decoração dos ambientes. Dois exemplos que mostram isso e que podemos citar são o hotel Gresham Palace, em Budapeste e o Balaústre da escada da Casa Solvay, criado pelo projetista e arquiteto belga Victor Horta.

Saiba Mais: Modelo de banheiro: 43 ideias incríveis para te inspirar

Outro ponto que vale a pena ressaltar sobre a Art Nouveau é que os artistas se inspiraram e usavam muitos elementos que lembravam a natureza. Assim, não seria estranho encontrar estilos floreados em muitas das obras desse movimento. Além disso, outras características comuns são as linhas irregulares, curvas e assimétricas, além de mosaicos e formas de flores, folhagens e animais.

Algumas obras que apresentam essas características claramente são o Hotel Solvay, de Victor Horta, encontrado em Bruxelas, e a Casa Fenoglio Lafleur, que fica na Itália.

imagem do Hotel Solvay na Bélgica

Imagem: Pinterest

imagem da Casa Fenoglio Lafleur na Itália

Imagem: Pinterest

As Artes Gráficas e pinturas do movimento Art Nouveau também possuem uma grande presença de figuras femininas em suas obras, a maioria possui contornos extremamente fortes e longos cabelos ondulados. Um dos artistas que se destacou por essa característica foi Alfons Maria Mucha, como podemos ver na obra abaixo.

art nouveau Alfons Maria Mucha

Imagem: Pinterest

Para você entender de forma resumida, podemos dizer que as principais características presentes na Art Nouveau são:

  • Elementos e temas da natureza;
  • Uso de cimento, vidro e madeira;
  • Figuras femininas com contornos fortes;
  • Ciência e racionalização se opondo ao romantismo;
  • Plantas assimétricas e formas orgânicas que baseiam a ornamentação.

A Art Nouveau no Brasil

A Art Nouveau não veio para o Brasil imediatamente, mas também possui uma boa presença no Brasil, chegando em território nacional no século XX. O arquiteto sueco Carlos Ekman é o responsável pela primeira obra do movimento no Brasil, que está presente em São Paulo. O edifício Vila Penteado é basicamente duas casas em uma, que foi criado com o objetivo de alojar duas famílias importantes de São Paulo na época. 

O edifício possui mais de 60 cômodos e dois pavimentos, tendo sido finalizado em 1902. No ano de 1949, a Vila Penteado foi doada para a USP, onde abrigou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, até 1968. Atualmente, o Edifício funciona como a sede do curso de pós-graduação da USP.

Edifício Vila Penteado em São Paulo

Imagem: Pinterest

O italiano Giulio Micheli projetou outra obra da Art Nouveau bastante importante em São Paulo, o Viaduto de Santa Efigênia. Uma curiosidade sobre essa obra é que a sua estrutura foi totalmente pré-fabricada na Bélgica, chegando quase que completa no Brasil.

Viaduto de Santa Efigênia em São Paulo

Imagem: Pinterest

Saiba Mais: Área gourmet: 10 ideias incríveis para te inspirar

Embora esses dois artistas que citamos tenham sido de extrema importância, o que mais se destacou com a Art Nouveau no Brasil foi Eliseu Vinconte. Utilizando diversos estilos durante a sua vida, Eliseu foi designer e pintor no mundo das artes. 

Ele aderiu ao movimento após viajar para Paris com objetivo de melhorar suas habilidades na Academia Imperial de Belas Artes. A decoração interna do Teatro Municipal do Rio de Janeiro foi feita por Eliseu.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Imagem: Pinterest

Saiba Mais: Boiserie: o que é e 15 melhores ideias para inspirar sua decoração

Assim, podemos entender um pouco mais sobre o que foi o movimento da Art Nouveau e o seu impacto na história. Até o dia de hoje temos a presença constante das obras desenvolvidas nesse movimento, seja no Brasil, em Paris ou em outras partes do mundo. 

Além disso, podemos entender também a importância que esse movimento teve para termos o design de interiores, a arquitetura e outros elementos da forma que temos hoje em dia. Afinal, sem movimentos como esse e o Arts and Crafts, a pintura continuaria sendo o ponto mais importante das obras e dos ambientes artísticos e, elementos como a mobília, decoração, arquitetura e outras artes decorativas, poderiam demorar mais para se desenvolver e conquistar suas importância artística e nas artes gráficas, nas artes plásticas e entre outros.

Saiba Mais: Cantinho do churrasco: 15 ideias criativas para te inspirar

Stories
Você também pode gostar ...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família