Aliança de compromisso: 7 ideias clássicas e criativas para te inspirar

Aliança de compromisso - principal

por Equipe Pink Fire | 01/08/2022 | Compras | Comentários

Uma das coisas mais incríveis na vida é encontrar alguém que te complete, não é mesmo? Uma pessoa que você pode confiar, amar, planejar o presente e o futuro, compartilhando uma relação de companheirismo e afeto. E uma das formas de simbolizar e evidenciar essa relação é com uma aliança de compromisso.

A aliança de compromisso é um marco no relacionamento, mostrando para todos a responsabilidade que um tem com o outro. Por conta disso, é importante pensar e pesquisar bem antes de comprar o anel, escolhendo um que mostre as características do casal.

O que é uma aliança de compromisso?

Além de demonstrar que a pessoa já tem um compromisso, esse tipo de anel pode ser definido como um símbolo de união e um namoro com fidelidade entre o casal. E para quem acha que essa tradição é algo recente, está enganado. Existem evidencias que mostram que os faraós já tinham esse costume de dar um anel como símbolo de compromisso.

A partir de quando posso entregar o anel de compromisso?

Até pouco tempo a aliança de compromisso era usado apenas depois de um ano de namoro, mas hoje em dia não existe uma data certa para dar a aliança. Há casais que desde o começo do relacionamento decidem selar o compromisso e a fidelidade usando o apetrecho. Enquanto isso, existem casos que os namorados esperam meses e até anos para usar a aliança.

Modelos mais populares de aliança de compromisso

Quando for comprar aliança de compromisso, é essencial ter em mente se você deseja ter um modelo mais tradicional ou moderno. Isso ocorre porque, se o casal tiver uma característica de não querer chamar tanto a atenção, é melhor escolher algo mais discreto, por exemplo, uma aliança lisa.

Agora, se vocês preferem se destacar, há alianças namoro de modelos convexos ou abstratos, que com certeza irão chamar bastante atenção. De toda forma, é possível pedir para customizar a aliança de compromisso, se tornando um modelo único para o casal.

Anel solitário

Hoje em dia, os modelos de anéis solitários podem ser encontrados em diversos formatos diferentes, o que irá agradar os casais mais contidos e os “exibidos”. Portanto, eles se encaixam em aspectos românticos, vintage, clássico, minimalista, entre outros.

Aliança de compromisso - anel solitárioFoto: Divulgação/ Rosê Jewelry

Meia aliança

A meia aliança é uma ótima alternativa de anel para dar à namorada. Normalmente, esse modelo tem metade da extensão do aro com pedras cravejadas e a outra metade é lisa. Sendo assim, é possível utilizar esse anel como um aparador, escolhendo a pedra de sua preferência.

Aliança de compromisso - Meia aliançaFoto: Divulgação/Store Womens

Aliança lisa

A aliança lisa é a mais tradicional. Ela tem a forma de um aro, geralmente de ouro 18k. Além da composição, o que muda de um modelo para o outro é o formato: alguns aros são achatados, outros têm face abaulada, e ainda há o anel com friso.

Também é preciso ficar atento com a largura ou a espessura do anel: quanto mais espessa, mais pesada e, por consequência, mais cara.

Neste caso, a indicação são anéis com espessuras entre 1.2 e 1.7mm. Mais do que isso elas vão ficar desconfortáveis. Lembrando que existem alianças de namoro prata e até ouro branco.

Aliança de compromisso - aliança lisaFoto: Divulgação/ Rosê Jewelry

Como saber se o anel vai caber no dedo?

Para quem pretende dar de surpresa a aliança de compromisso para a amada(o), surge uma das dúvidas mais comuns: “como saber se o anel vai caber no dedo?”. Ter a resposta somente no “olhômetro” é mais complicado.

Nesse caso, você pode pegar emprestado um anel que a pessoa costuma usar e levar para o joalheiro medir. Uma outra opção é pedir que alguém próximo dela descubra as medidas. Contudo, peça isso somente para pessoas que conseguem ser discretas, que não fique nada suspeito na hora das perguntas.

Ainda há opção de levar uma amiga com porte físico parecido com a da sua namorada, usando as medidas do dedo dela.

De toda forma, na maioria dos modelos de anéis, é possível corrigir possíveis erros de uma maneira simples e fácil. Você só precisa ir até um joalheiro e pedir que alargue ou encurte o diâmetro.

Em qual dedo é usado a aliança de compromisso?

A aliança namoro é usada no dedo anelar da mão direita, já que há quem afirme que nesse local passa uma veia que se conecta ao coração, criando, assim, uma ligação entre o amor do casal e a aliança, que completa um círculo perfeito, fazendo menção ao infinito.

Saiba Mais: Apelido para namorado: os 134 mais carinhosos para usar

Como escolher a aliança de compromisso?

Para escolher o anel perfeito para o casal, é preciso levar em consideração a personalidade da companheira (o), o que a deixará encantada e muito feliz. Lembrando que o anel com maior preço nem sempre é a melhor escolha. Agradar a companheira não tem necessariamente relação com o valor do presente.

Leve em consideração a personalidade da companheira

Existem casais de inúmeros tipos, com vários gostos e interesses diferentes. Então, é essencial levar em consideração as características de cada um. Por exemplo, caso você e a sua companheira são pessoas com um jeito mais alternativo, é recomendado escolher um anel mais sofisticado.

Se vocês são mais discretos, não faz sentido dar um anel que chame a atenção onde passar, não é mesmo?

Portanto, antes de comprar a aliança, tenha em mente que precisa escolher a peça que irá encaixar melhor para o casal.

Não extrapole sua realidade

Além de escolher o modelo da aliança de compromisso que se enquadre com o casal, é preciso ter em mente como está o seu orçamento. Ou seja, se é possível adquirir uma peça de uma joalheria bem-conceituada ou se algo simples é mais viável.

Então, é necessário que a sua escolha seja tomada de maneira cautelosa. Pesquise bastante, visite várias joalherias, dê uma olhada em diversos sites que vendem esse produto, e escolha a opção que mais se enquadre no seu gosto, sempre respeitando o seu orçamento. O amor está no ato, não no valor.

O que falar ao dar a aliança de compromisso?

Após comprar a aliança de compromisso, começa o processo de planejar como irá entregar, inclusive do que precisa falar. Nesse sentido, saiba que não existe um roteiro pré-pronto do que precisará dizer. Tudo vai depender da forma que o casal conduz o relacionamento.

De toda maneira, você pode seguir um caminho explicando os motivos que o levou a comprar a aliança de compromisso, dando ênfase no amor que sente. Inclusive, caso esteja pronto e com confiança suficiente, faça declarações que pretende substituir essa peça por um anel de noivado no futuro.

Dicas de como entregar aliança de compromisso

Ainda que a aliança de compromisso não seja a mesma que a de noivado, que precede o casamento, ela também tem uma grande representatividade, que pode simbolizar a união do casal, incluindo o planejamento de uma vida juntos.

Saiba Mais: As 245 mais belas frases para convites de casamento

É justamente por todo esse simbolismo que não é recomendado apenas entregar a aliança de compromisso, mas sim, criar todo um cenário que marque a vida do casal, criando lembranças que ficarão gravadas para sempre.

Mas esteja inteirado que entregar a aliança de compromisso não exige algumas tradições iguais a do anel de noivado. Então, não tem a precisão de ajoelhar-se enquanto a presenteia, por exemplo.

Prepare um final de semana romântico

A primeira indicação é você preparar um final de semana para vocês aproveitarem juntos. Vão para lugares marcantes para o casal, visite um ambiente que queriam ir já tinha um tempo, mostre um local totalmente novo, mas que seja maravilhoso. No final da noite, vale até mesmo irem no local onde se beijaram pela primeira vez ou onde foi feito o pedido de namoro.

A ideia do final de semana romântico é passar cada segundo com a pessoa amada e depois dar o toque final ao entregar a aliança de compromisso.

Evento favorito do casal

Se a vida do casal for corrida, onde o tempo livre é curto, pode ser uma boa opção realizar um programa favorito de vocês. Pense nos eventos que mais gostam de fazer, se divirtam e, no meio do programa ou no final, entregue a aliança.

Vale fazer qualquer coisa, desde que seja algo que agrade os dois. Claro, uma pitada de surpresa agradável sempre é bem-vindo.

Faça um jantar maravilhoso

Essa é a situação mais clichê de todas para entregar o anel de compromisso prata, mas nem por isso é algo ruim, não é mesmo?

Caso você saiba cozinhar pode preparar algo dentro de casa. Mas se não tiver conhecimento culinário pode reservar uma mesa no restaurante que vocês mais gostam ou comprar na rua a comida e preparar uma situação mais intimista entre vocês.

Essa opção é ideal para as pessoas que não estão podendo gastar muito dinheiro, mas não desejam simplesmente entregar a aliança.

Programe uma viagem

Tanto a entrega da aliança quanto à viagem são situações bem especiais. Então, combinar os dois momentos pode ser uma grande ideia. Dependendo de quanto tempo disponível e do orçamento que vocês têm, é possível usar essa indicação com as dicas anteriores.

Tenha atenção ao escolher o lugar que irão. Lembre-se sempre que tem que ser um local que ambos gostem. Pode ser aquele ambiente novos para os dois ou o destino que você mais curte, mas a outra companheira ainda não visitou. Explore toda a sua criatividade para criar uma lembrança inesquecível.

Procure e encontre o tesouro

Caso tenha gastado todo o orçamento no anel, e não sobrou dinheiro para preparar algo, mas ainda assim não deseja apenas entregar a aliança, você pode fazer uma “caça ao tesouro”.

Você só precisa esconder a aliança dentro de casa e colocar pistas para a pessoa que tanto ama encontrar o tesouro.

Para deixar a ocasião ainda mais especial, você pode colocar o anel dentro de um local onde consiga deixar outras lembranças especiais para o casal, como fotos, textos, roupas, pingentes com coração vazado, brincos, jóias e outros objetos.

Seja uma estrela de Hollywood

Pegue uma cena bem romântica do filme favorito do casal e reproduza ela na vida real, ou ao menos tente deixar de maneira mais parecida possível.

Prepare todo um cenário bacana e coloque para fora todo o seu lado artístico, se tornando uma estrela de cinema.

Saiba Mais: Os melhores filmes de comédia romântica na Netflix

O importante aqui é ser o mais criativo possível. Além de criar uma lembrança romântica, é bem provável que vocês tenham uma memória engraçada e divertida.

Comprem a aliança juntos

Por fim, vocês também podem seguir uma linha totalmente diferente do tradicional, e simplesmente irem juntos para comprarem a aliança. Não há problema nenhum de fazer isso.

A vantagem dessa indicação é que o casal pode escolher juntos a aliança que mais agrada ambos.

PinkFire

Navegue pelo Site

© Pink Fire – Todos os direitos reservados.