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6 segredos para criar um conteúdo de sucesso nas redes sociais

Fazer um conteúdo de sucesso nas redes sociais é essencial para seu negócio. Conheça nossos segredinhos para ajudar você a produzir conteúdos inesquecíveis.
Sumário

É tão legal quando um conteúdo viralizada, não é mesmo? Fazer um conteúdo de sucesso nas redes sociais enche qualquer pessoa de orgulho. Ver o seu post, o seu vídeo ou o link do seu blog se propagar nas redes sociais faz com que mais pessoas passem a conhecer sua marca.

Muitas vezes, um público que você nem imaginava que pudesse se interessar pelo seu negócio passa a se tornar seu fã por conta disso, por causa de um post de sucesso.

Com um engajamento maior na sua postagem, as chances de atrair esse novo seguidor e transformá-lo em um cliente para seu negócio são grandes. Ainda mais se você usar as técnicas corretas para isso.

Mas, fazer um conteúdo de sucesso nas redes sociais requer tempo de planejamento, de tentativas, de erros e de aprendizagem.

Por isso, para ajudar você nessa saga, nós listamos algumas técnicas, segredinhos, que podem te ajudar a produzir um conteúdo de engajamento nas redes sociais.

6 SEGREDOS PARA CRIAR UM CONTEÚDO DE SUCESSO NAS REDES SOCIAIS

6 segredos para criar um conteúdo de sucesso nas redes sociais

1. Saiba com quem você está falando

O primeiro segredo que queremos te contar, antes de você pensar em qualquer tipo de conteúdo, é que você precisa conhecer o perfil do seu cliente ideal. Só assim você vai saber o que é relevante para sua audiência. Não combina você ter um escritório de advocacia e querer fazer um vídeo sobre cachorrinhos, não é mesmo?

Você tem que entender bem o seu público, o que eles gostam e quais são as dores dos seus fãs e clientes. Após esse estudo aprofundado, você vai ser mais assertivo nos temas de conteúdos.

Dica: independente do tema que seja relevante para seu nicho de mercado, usar vídeos é uma ótima sacada. Esse é um tipo de conteúdo de sucesso nas redes sociais e possui alcance muito maior do que a postagem de um link ou de uma foto.

Pense como o Facebook: o que é melhor? Eu entregar um conteúdo que as pessoas consomem por mais tempo dentro da minha plataforma ou jogar esse usuário para fora da minha rede? É mais vantajoso para o Facebook que os usuários permaneçam dentro do Facebook e por mais tempo.

Esse é um dos motivos do consumo de vídeos ser tão grande. É um conteúdo atraente, geralmente curtinho e que traz bons resultados.

2. Conquiste as pessoas pela emoção

Sabendo o que é importante para sua audiência, comece a analisar quais conteúdos, dentro do seu segmento, você pode fazer que toquem na emoção das pessoas.

Esse é mais um item totalmente atrelado com a sua persona. Se você tem uma imobiliária, por exemplo, você pode tocar na emoção de ter a primeira casa própria, na felicidade dessa conquista.

Por isso, é importante analisar o que faz sentido para seus seguidores. Fazendo sentido, eles compartilham também o seu conteúdo.

3. Faça conteúdos que ajudam as pessoas

Um conteúdo de sucesso nas redes sociais tem que ser uma “moeda social”. As pessoas precisam ver valor na postagem independente do formato (seja ela um vídeo, um link, uma foto etc.). Se algo trouxer valor para as pessoas, elas vão compartilhar essa postagem.

Esses conteúdos, geralmente, estão interligados com o item anterior, da emoção. Porém, quando falamos de emoção, não precisa necessariamente pensar em fazer algo para alguém chorar, viu?! Pode ser para sorrir, para se admirar, para ela pensar “nossa, eu não sabia disso”, ok?

É assim que você ajuda as pessoas, trazendo alguma novidade, uma série de dicas, um tutorial de algum processo complexo e muitos outros conteúdos que agregam valor.

4. Foco na entrega do conteúdo

Até aqui tudo bem. Você conseguiu aplicar todos esses segredinhos na produção do conteúdo de sucesso nas redes sociais… Mas, na hora do “vamô vê”, de realmente escrever o texto, você deixa a desejar. É como jogar um balde de água fria na sua audiência.

Não tem coisa pior do que prometer algo e não entregar! Se você se dispõem a produzir um conteúdo, dedique-se.

Não prometa algo no título e, no conteúdo, não cumprir. Isso “queima seu filme” e faz com que você perca um novo usuário. Pense que a internet está cheia de conteúdos na média… Seu objetivo é ser sempre acima da média.

5. Call to Action nas postagens

As chamadas para ação, conhecidas como Call to Action, são recursos que ajudam na criação de conteúdos de sucesso nas redes sociais. Produzir um texto e, no final, pedir para seu fã deixar um comentário, compartilhar a postagem, curtir o post etc. funciona como um empurrão.

As pessoas precisam dessas orientações. Use as chamadas para ação com sutileza e de acordo com o que você precisa para aquele conteúdo. Com certeza, o retorno será positivo.

6. Capriche nas imagens

Você se empenhou em todos os itens anteriores até aqui. Mas, na hora da postagem, não capricha nas imagens. Todo esse trabalho vai por água abaixo! Aquele velho ditado que “uma imagem vale mais do que mil palavras” é real.

É perda de tempo você não cuidar desse detalhe. As imagens ajudam a vender seu conteúdo. Por isso, preparar imagens atraentes e bonitas é primordial para ter um conteúdo de sucesso nas redes sociais.

Tanto as imagens internas de um post do seu blog ou site quanto as imagens de destaque são importantes, ok? Para te ajudar, nós criamos uma lista com ferramentas para criar imagens para o Facebook. Confira cada uma delas e comece a produzir imagens com qualidade.

COMO FAZER UM BOM TEXTO

6 segredos para criar um conteúdo de sucesso nas redes sociais

Agora que mostramos os segredos para a criar um conteúdo de sucesso nas redes sociais, outro item primordial para se destacar na internet é ter um texto bem construído.

A forma como escrevemos no mundo virtual vai ajudar a ditar esse sucesso. Por isso, listamos as melhores técnicas para você aplicar antes, durante e após a sua produção de texto, confira:

1. Pesquise muito antes de começar a escrever

Pesquise, pesquise, pesquise! Conhecendo bem sua persona, você já sabe o que ela se interessa. Vá em busca desse tipo de conteúdo em vários sites na internet. Não se canse de pesquisar, é isso que faz a diferença no seu conteúdo. Quanto mais completo um texto, maior valor você vai gerar para seus fãs.

Se você já é autoridade no assunto, perfeito! Se ainda não é, entre em contato com profissionais para que eles deem entrevistas para você.

Existe um site muito legal chamado Ajude um Repórter. Você deixa o seu pedido de entrevista e diversas assessorias entram em contato. Pode ser uma forma legal de você trazer conteúdo de valor e com respaldo de outros profissionais.

2. Analise palavras-chave relevantes

Muitas vezes, uma palavra faz toda a diferença. Tanto na forma como o seu público vai receber a mensagem quanto em como o Google pode posicionar o seu texto, devido à relevância do termo.

Use ferramentas como o SEMrush, o Google Trends e o MOZ – Keyword Explorer para pesquisar esses termos. Sem dúvidas, você vai aprender quais expressões são mais relevantes e se destacar na internet.

3. Planeje bem o título do conteúdo

Seu título deve ser matador! Ele precisa ser curto, ter as palavras-chave principais e passar a ideia do que o texto trata. Não entregue todo o ouro no título, mas também não faça um genérico demais.

No nosso texto sobre erros de SEO que prejudicam seu posicionamento no Google, você encontra mais dicas para montar um título interessante.

4. Antes de começar a escrever, monte um “esqueleto” do seu texto

Nunca, jamais, comece a escrever um texto como se não houvesse amanhã. Você precisa planejar e executar tudo com precisão.

Monte uma estrutura, como se fosse um esqueleto mesmo, com os tópicos que você deseja abordar.

Após a primeira estruturação, leia esse modelo e veja quais temas combinam. Dessa forma, você identifica se assuntos que podem ser usados como “ganchos” aparecem fora de ordem – e pode reorganizá-los.

Dedique tempo nessa estruturação que, na hora de realmente começar a escrever, você vai notar que a produção vai fluir ainda mais rápido.

5. Conquiste seu leitor já no primeiro parágrafo

O pulo do gato é prender a atenção do seu leitor nas primeiras frases. A sua introdução precisa ser chamativa e informativa, mas sem entregar todo o ouro do texto.

Você pode começar uma produção fazendo alguma pergunta, citando alguma situação que o leitor está vivenciando e, com seu texto, solucionar esse problema.

6. Bole frases curtas e parágrafos enxutos

Frases muito longas, mesmo que tenham boa pontuação, são cansativas. O ideal é produzir um texto com frases curtas, para que o leitor absorva bem o que está lendo.

Atrelado a isso, elaborar parágrafos curtos TAMBÉM é extremamente importante. Pense em ter parágrafos de 3 a 4 linhas no ar. Nós reforçamos que é “no ar” porque se você escreve em um editor de textos como o Word, por exemplo, um parágrafo com 4 linhas nele pode ser que tenha 6 no seu site ou blog.

Os parágrafos curtos são mais atraentes para o leitor. Se alguém se depara com um “blocão de texto”, inconscientemente, essa pessoa já cria resistência ao seu texto – e não vai querer ler!

Outro artifício usado para chamar a atenção dos leitores é usar bullets, os marcadores de bolinha. É automático: quando uma pessoa vê uma lista de bolinhas, isso chama a atenção dela. Quer saber por quê?

  • O texto fica mais organizado;
  • Você consegue passar a informação de maneira enxuta;
  • Os bullets fazem uma quebra na leitura;
  • É como se você entregasse um conteúdo mastigado;
  • Você leu todos os itens acima que eu sei!

Esse é o objetivo de usar, sempre que possível, os marcadores.

7. A leitura do texto deve fluir

É claro que você deve focar nas palavras-chave e técnicas de SEO para escrever um texto. Mas não deixe o texto chato e repetitivo. Uma dica que podemos te dar é: leia o texto em voz alta.

Essa é uma técnica muito boa para você identificar frases estranhas, trechos do texto que ficaram truncados ou sem sentido. Se durante a leitura em voz alta você se embananar, algum ajuste será necessário.

8. Feche seu texto com chamadas para ação

Assim como comentamos anteriormente, as chamadas para ação são importantes para você indicar algo para o leitor. É um pedido de execução de alguma ação. Finalize seus textos dessa maneira sempre que possível!

9. Terminou o texto? Espere pelo menos 30 minutos e, só então, revise-o

Todo texto precisa ser revisado com carinho e essa é a dica mais importante sobre revisão que podemos te dar. Quando você escreve um texto e, logo em seguida, já tenta revisá-lo, é natural que você “leia o que achou que escreveu”… Hã? É isso mesmo!

O texto original está ainda tão fresco na sua mente que você não observa algum erro que tenha cometido. Você vai ler o texto achando que a palavra (que está faltando) aparece ali. Porque: na sua cabeça era para você ter escrito aquilo… Mas não fez.

Então, a dica de ouro é: desligue-se do texto antes da revisão. Termine sua produção, salve o texto e feche o arquivo. Dê uma pausa no Facebook, vai fazer um lanchinho, vai brincar com seu cachorro e só depois volte para revisá-lo – antes de postar! Você vai se desprender do conteúdo e os possíveis erros de digitação e concordância vão saltar aos seus olhos.

E aí, essas dicas foram úteis para você? Comenta aqui no blog (olha meu call to action em prática) se você já conhecia alguns desses segredos e, principalmente, se você tem mais alguma carta na manga para compartilhar com com a gente.

CONTINUE NO BLOG

Agora que você já sabe o que fazer para criar um conteúdo de sucesso nas redes sociais, que tal ficar um pouco mais por dentro das métricas do Facebook?

Sabia que é possível, usando os dados do seu próprio público, descobrir qual é o melhor horário para fazer suas postagens na sua página?

Leia nosso texto para aprender mais:

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA POSTAR NO FACEBOOK?

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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