Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Piso laminado: vantagens e desvantagens

Neste post, nós vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre piso laminado, como vantagens, desvantagens, tipos e alguns modelos.
Sumário

Se você está construindo ou reformando algum ambiente e quer ter beleza, conforto e custo-benefício, então pode acabar valendo a pena investir no piso laminado. Você vai encontrar uma grande variedade de texturas, além do valor que costuma ser mais atrativo do que o piso de madeira.

Entre as diversas vantagens que o piso laminado possui, podemos citar o seu material de madeira de reflorestamento, com uma maior resistência a riscos, maior durabilidade, fácil manutenção e etc. Mais indicado mais a ser usado nos ambientes internos, esse piso também se destaca por combinar com diversas decorações.

A seguir, trouxemos os principais pontos que você precisa conhecer sobre o este tipo de piso.

Saiba Mais: Perfil de LED: conheça os modelos e 10 ideias para sua decoração

Vantagens e desvantagens do piso laminado

Primeiro, vamos falar sobre as desvantagens e vantagens que você terá no ambiente ao usar um laminado.

1. Possui fácil manutenção

Uma das principais vantagens deste piso é a sua praticidade na hora de realizar a manutenção e a limpeza. Dessa forma, você não precisa de materiais especiais ou esforço para manter o brilho desse tipo de revestimento.

Assim, o mais indicado é fazer a limpeza com pano úmido e vassouras com cerdas macias, além de usar produtos que não sejam danosos para o revestimento. Lembre-se de nunca lavar o piso, apenas realizar a limpeza, pois o mesmo não é muito resistente à água.

piso laminado

Saiba Mais: Envelopamento de geladeira: 15 ideias incríveis para te inspirar

2. O custo-benefício do piso laminado é muito bom

O laminado também costuma valer bem menos do que os pisos naturais de madeira, o que é uma vantagem, já que o impacto visual será exatamente o mesmo. O baixo valor desse revestimento é por causa do seu processo e materiais de fabricação. 

Mas não é apenas isso já que o processo de instalação será muito mais rápido e barato. Além disso, este piso não precisa de acabamento. Assim, você utilizará menos materiais e não vai precisar se preocupar com muita sujeira. 

Saiba Mais: Espelho para banheiro: os 15 modelos mais criativos para te inspirar

3. É um bom isolante acústico e térmico

Outro ponto bastante positivo deste piso é a sua capacidade de deixar o ambiente mais confortável, especialmente em tempos frios, pois ele se destaca como um bom isolante térmico. São utilizadas mantas de polietileno que dão essa característica ao revestimento, tornando este tipo de piso em um bom isolante acústico e perfeito para uso em quartos e salas de TV, por não vazar muito som.

4. Possui uma baixa resistência à umidade

Mas como nem tudo são flores, o laminado também possui seu lado negativo, no caso estamos falando da baixa resistência à umidade, especialmente com água. Assim, sugerimos evitar ao máximo o contato constante com líquidos. Caso isso aconteça, a vida útil do piso será diminuída, deixando mais gasto e deformado, podendo até causar acidentes e deixando-o escorregadio.

Além disso, o laminado não pode ficar exposto diretamente ao sol e nem ser polido.

piso laminado

Saiba Mais: Cantinho do churrasco: 15 ideias criativas para te inspirar

Qual é a diferença: Piso laminado ou vinílico?

Se você quer dar a aparência de piso de madeira, outra opção a ser considerada é o piso vinílico e é importante conhecer as duas opções antes de decidir. O piso vinílico é feito de material PVC, já o laminado é feito de madeira. Isso acaba deixando o piso vinílico ainda mais vulnerável à umidade, não sendo indicado para ambientes como cozinha e banheiros.

Mas ambos os pisos trazem um bom isolamento termoacústico, além de serem antialérgicos, fáceis de limpar e resistentes a danos e riscos. Quando falamos apenas de isolamento acústico, o piso vinílico acaba saindo em vantagem, pois ele não precisa de uma manta acústica para exercer bem essa função, ao contrário do laminado.

Outro ponto que eles possuem em comum é a facilidade de instalação que também não gera muita sujeira. Nesse caso, o laminado leva vantagem, já que no outro dia é possível usar o ambiente normalmente. O piso vinílico precisa de tempo para se adaptar completamente.

Uma vantagem importante que o laminado possui é a possibilidade de ser desinstalado e levado para outro ambiente, ideal para quem costuma se mudar muito ou pretende se mudar no futuro. Além disso, ele costuma durar muito, entre 5 a 15 anos. Assim, você ficará um bom tempo sem se preocupar com isso.

Saiba Mais: Pedra São Tomé: o que é, como limpar e 10 ideias para te inspirar

Tipos de laminado

Existem diversos padrões de laminado, o que também acaba criando diversos tipos desse piso de madeira. Você poderá encontrar diversas estampas, texturas e cores, porém, todas terão uma aparência quase idêntica a da madeira. 

Outra forma de falarmos sobre os tipos de laminado é levando em conta a espessura da lâmina. Assim, podemos citar dois tipos: o HPP (High Density Particle Panel) e o HDF (High Density Fiberboard). Por último, podemos classificar a maneira de instalação do piso, que pode ser uma instalação colada ou uma instalação clicada/encaixe.

Melhores lugares para usar o laminado

Como dito anteriormente, não aconselhamos o uso do piso laminado em cozinhas, banheiros e outros ambientes úmidos. Assim, você pode aplicar esse piso sem problemas em áreas com temperaturas amenas e ambientes secos.

Ou seja, você pode usar esse piso em praticamente qualquer ambiente da casa, menos os citados acima. Dessa forma, você pode usar o laminado na sala de estar, sala de jantar, quarto, escritório, lojas, corredores, comércios e etc.

Quanto custa o piso laminado?

Não podemos afirmar com toda a certeza o valor pago com piso laminado, já que isso vai depender de vários aspectos, como a qualidade do material, o tipo do piso, a marca e até a loja em que você vai comprar. O mais comum é o preço por metro quadrado variar entre R$40 e R$60, fora a mão de obra para instalação.

Saiba Mais: Armário de cozinha: 15 ideias fáceis de fazer e se inspirar

Stories
Você também pode gostar ...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...
Soft Skills são a chave para uma carreira de sucesso.
Carreira
Soft Skills: As 4 competências fundamentais para o sucesso
Quando se fala em mercado de trabalho e empreendedorismo, sabemos que apenas currículo não é garantia de sucesso. Por isso,...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família