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Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

Uma das primeiras dificuldades de quem está começando a anunciar é escolher entre os objetivos de anúncio do Facebook. Leia agora!
Sumário

Uma das primeiras dificuldades de quem começa a anunciar no Facebook é escolher a opção certa entre os objetivos de anúncio do Facebook.

São 10 objetivos diferentes para escolher ao criar uma campanha e isso pode confundir muitas pessoas.

É essencial descobrir para que serve cada um dos objetivos de anúncio do Facebook e como você pode aplicá-los em seu negócio.

Vamos reunir todos eles aqui e facilitar sua entrada no mundo dos anúncios do Facebook.

Objetivos de anúncio do Facebook

1. Reconhecimento da Marca

Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

O reconhecimento da marca é um objetivo de anúncio criado para quem deseja gerar mais interesse do público em seu produto ou serviço.

Se você tem uma marca nova no mercado, esse objetivo é bem interessante para as pessoas conhecê-la.

Vamos supor que você vai abrir uma panificadora e precisa que as pessoas saibam dessa novidade. Com o reconhecimento de marca, você pode alcançar pessoas de uma região e direcionar anúncios para elas.

Com esse objetivo, você vai encontrar pessoas mais propensas a prestar atenção nos seus anúncios e conhecer a sua empresa.

Outro exemplo é se você tem uma loja física e agora vai criar um e-commerce. Use o reconhecimento de marca para que mais pessoas tenham interesse no seu negócio.

Você usa esse objetivo dentro do Facebook e do Instagram. Além disso, você pode criar anúncios no formato de imagem, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia.

2. Alcance

Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

O alcance é um objetivo criado para quem deseja atingir o maior número de pessoas com uma publicação.

O Facebook vai exibir o seu anúncio para o máximo de pessoas possíveis dentro da segmentação de público e do orçamento escolhido por você.

QUE TAL UM EXEMPLO?

Digamos que você tenha um negócio local, como um restaurante, e está fazendo uma promoção para atrair mais clientes. Você pode mostrar os seus anúncios da promoção para o maior número de pessoas que moram na região.

Ou então, vamos supor que você queira lançar um novo serviço para o seu salão de beleza. Para atrair e impactar muitas pessoas, você pode usar o objetivo de alcance.

Esse objetivo está disponível para campanhas veiculadas no Facebook e no Instagram. Além disso, com ele você pode criar anúncios no formato de imagem, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia.

3. Tráfego

Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

Com o objetivo de tráfego, você vai criar anúncios que levam as pessoas para fora do Facebook. Ou seja, você pode levar mais pessoas para o seu site ou para usar um aplicativo.

O tráfego auxilia você a guiar pessoas que já estão interessadas no seu negócio a adquirir mais informações sobre a sua marca.

Por exemplo, se você é um advogado e deseja que as pessoas conheçam mais sobre o seu trabalho, pode criar anúncios de tráfego para o seu site. Nesse link externo, as pessoas vão encontrar seus casos de sucesso, certificações e outras informações relevantes sobre o seu trabalho.

A MESMA COISA FUNCIONA PARA EMPRESAS DE JOGOS OU QUE TENHAM ALGUM APLICATIVO.

É possível criar anúncios para incentivar seus clientes a usar ainda mais o app ou contar uma novidade sobre ele, por exemplo.

Com o objetivo de tráfego, você cria anúncios direcionados no Facebook, no Instagram, no Audience Network e também do Messenger.

Os formatos de anúncios suportados são: imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimídia e coleção.

O anúncio de coleção é como se fosse uma vitrine de uma loja, por exemplo. Você pode saber mais sobre ele aqui: como criar anúncios no formato collection no Facebook.

4. Envolvimento

Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

Se você quer mais curtidas na sua página, mais engajamento em suas publicações e até mais participações em eventos, o objetivo de envolvimento irá te ajudar.

Basicamente, o envolvimento é para que você conquiste mais interações em suas campanhas, mais curtidas em suas postagens e até para que você alcance pessoas realmente engajadas em seguir o seu negócio.

Se você é um infoprodutor, por exemplo, pode usar campanhas de envolvimento para gerar mais engajamento nos seus vídeos ou em suas imagens motivacionais.

TUDO ISSO É IMPORTANTE PARA AUMENTAR OS SEUS SEGUIDORES E ATÉ AS SUAS VENDAS.

Você pode usar o objetivo de envolvimento para criar anúncios de oferta, ou seja, cupons de desconto que as pessoas podem utilizar em sua loja online ou física.

Leia mais sobre eles aqui: como criar anúncios de ofertas no Facebook com códigos promocionais.

5. Instalações do Aplicativo

Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

Os anúncios de instalação de aplicativos são importantíssimos para você que deseja ter mais clientes dentro do seu app.

Com ele, você pode enviar as pessoas diretamente para a loja de aplicativos (App Store, Google Play e Kindle Fire) e aumentar ainda mais os downloads.

Com esse objetivo, você pode criar anúncios no Facebook, no Audience Network

e no Instagram. Os formatos suportados por esse objetivo de anúncio são: imagem, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia.

6. Visualizações do Vídeo

Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

Os anúncios criados com o objetivo de visualização de vídeos são extremamente importantes para você que quer aumentar a percepção da sua marca com o público. Ou seja, se você deseja que mais pessoas visualizem os seus vídeos, essa é a opção ideal.

Você pode usar em lançamentos de produtos, por exemplo.

Digamos que você tenha uma cafeteria e vai lançar um novo doce para seus clientes. Você pode escolher esse objetivo para aumentar a visualização do vídeo de convite para quem quiser conhecer esse novo doce ou criar um vídeo com o seu produto sendo preparado — para chamar a atenção de mais pessoas.

Outro tipo de vídeo que você pode usar com esse objetivo são os de bastidores. Quem tem fábrica, restaurante, agências de turismo ou qualquer tipo de negócio pode usar esse objetivo para mostrar mais do seu negócio.

SE VOCÊ QUER TER MAIS SUCESSO COM SEUS VÍDEOS, AS DICAS SÃO:
  • Crie vídeos curtos, pois chamam mais a atenção no mobile;
  • Coloque as informações mais importantes logo no início do vídeo;
  • Use legendas para que as pessoas possam visualizar sem precisar de som.

Com esse objetivo, você pode criar anúncios dentro do Facebook, do Audience Network e do Instagram. Os formatos suportados são: vídeo único, carrossel e apresentação multimídia.

7. Geração de Cadastros

Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

Caso você queira gerar mais leads para a sua empresa, o melhor dos objetivos de anúncio do Facebook é o de geração de cadastros .

Com o Facebook Lead Ads, pessoas com interesse no seu negócio preenchem um formulário e deixam informações de contato, como telefone e e-mail, para você.

Ele é ideal para empreendedores que criam listas de e-mail para enviar conteúdos e também para qualquer empresa que queira fazer conteúdos e vendas via e-mail marketing.

Você também pode criar listas de contato do WhatsApp dos seus clientes.

Esse tipo de anúncio é compatível apenas com o Facebook e o Instagram. Os formatos suportados são: imagem, vídeo, carrossel e apresentação multimídia.

Aprenda a criar anúncios para captura de leads no Facebook aqui.

8. Conversões

Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

O objetivo de conversões pode aumentar os resultados – em vendas ou cadastros – do seu negócio dentro do seu site ou aplicativo.

Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas online, pode enviar seus clientes para fechar uma venda ou preencher um cadastro no seu site.

Já se você tem um aplicativo, pode direcionar anúncios para que as pessoas baixem ou comprem algum item dentro dele.

UMA DICA IMPORTANTE:

Os anúncios de conversão só funcionam quando você tem o pixel do Facebook instalado.

Com esse objetivo, você pode criar anúncios dentro do Facebook, Instagram, Audience Network e o Messenger.

Os formatos de anúncio suportados são: imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimídia e collection.

9. Vendas do catálogo de produtos

Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

Os anúncios de vendas do catálogo de produtos são chamados popularmente de anúncios dinâmicos.

Com ele, você pode criar um modelo de anúncio-padrão e disponibilizar ao Facebook o seu catálogo de produtos ou serviços. O Facebook vai puxar automaticamente imagens, quantidade de estoque e até os preços para colocar no seu anúncio.

Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de acessórios. Você pode informar ao Facebook o seu catálogo de produtos e as informações sobre cada peça. Assim, você cria anúncios mais específicos e com informações que chamam a atenção.

SEGUNDO O FACEBOOK, COM OS ANÚNCIOS DINÂMICOS VOCÊ PODE:
  • Dimensionar a criação de seus anúncios: promover seus produtos ou serviços com um anúncio exclusivo, sem precisar configurar um anúncio para cada um de seus produtos.
  • Encontrar novos clientes: você pode configurar as campanhas uma só vez e alcançar as pessoas com o produto certo no momento certo.
  • Exibir produtos certos: você pode mostrar os produtos mais relevantes do seu catálogo.
  • Alcançar as pessoas em qualquer lugar.

Você pode atingir seu público no Facebook, Instagram e Audience Network com imagens ou carrossel.

10. Visitas ao Estabelecimento

Objetivos de anúncio do Facebook: entenda para que serve cada um deles

Se você tem uma loja física e acha que anunciar não é uma boa para o seu negócio, você está muito enganado!

O Facebook possui um objetivo de anúncio feito especialmente para promover negócios locais.

Com anúncio de visitas ao estabelecimento, você pode chamar a atenção de pessoas que estão próximas da sua loja, direcioná-las para a loja e fechar mais vendas.

Você também pode colocar chamadas para ação, como Ligue Agora com o telefone ou Como Chegar com um mapa.

QUER UM EXEMPLO NA PRÁTICA?

Digamos que você tenha uma frutaria e precisa atrair mais clientes. Você pode criar anúncios de visitas ao estabelecimento para trazer possíveis clientes.

A mesma coisa funciona se você tem um salão de beleza e está em busca de novas clientes. Ao fazer uma campanha de visitas, você impacta pessoas nas imediações, que estejam próximas ao salão. Clientes que ainda não conhecem o seu negócio podem ver seu anúncio e se interessar pelos seus serviços.

Atrelado a isso, você pode usar estratégias de Wi-Fi, liberando o acesso à conexão mediante um check-in. Saiba mais aqui: como atrair clientes para o seu negócio local usando o Wi-Fi do Facebook.

CONTINUE NO BLOG

Você está pensando em criar campanhas no Facebook, mas a dúvida sobre quanto custam os anúncios está dominando os seus pensamentos e impedindo que você comece?

Isso é normal. Muitas pessoas têm essa mesma dúvida.

Leia esse post para conhecer um guia ideal de orçamento para pequenas empresas:

QUANTO CUSTAM OS ANÚNCIOS NO FACEBOOK? GUIA DE ORÇAMENTO PARA PEQUENAS EMPRESAS

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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