Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

20 benefícios da laranja que você não conhecia

Você sabe quais são os benefícios da laranja? Nesse post, vamos explicar os principais benefícios para você.
Sumário

Você provavelmente deve ter laranja em casa ou já viu no mercado, mas você sabe quais são os benefícios da laranja? Famosas por serem bastante apetitosas e doces, para muitos essa é uma das melhores frutas e que oferece diversas vantagens para quem gosta. Sendo benéfica para seus cabelos, pele, colesterol e muito mais, neste post nós vamos falar sobre tudo o que você precisa saber dos benefícios da laranja.

Saiba mais: Comidas Japonesas: as 91 mais populares que você precisa conhecer

Os principais benefícios da laranja

A seguir, trouxemos 20 benefícios da laranja que podem te convencer a continuar comendo essa fruta ou, caso não goste tanto, a começar a comer.

1- É um excelente alimento para as grávidas

Para começar falando dos benefícios da laranja, precisamos destacar que esse é um ótimo alimento para as grávidas. Isso pois a quantidade de ácido fólico que ela possui é bem considerável, ajudando assim no desenvolvimento da criança.

Saiba mais: As 25 melhores comidas típicas de festa junina

2- Benefícios da laranja para emagrecer

Essa também acaba sendo uma ótima fruta para quem está tentando emagrecer ou não engordar, pois uma laranja possui muito pouca caloria. Em média, uma porção da laranja contém somente 50 calorias, além de seus vários nutrientes.

3- Controla o diabetes tipo 2

Se você possui diabetes tipo 2, então os benefícios da laranja são ainda mais importantes para você. As fibras dessa fruta retardam a absorção de glicose, facilitando o controle da diabetes e dificultando assim o acúmulo de gordura.

4- Inibe os efeitos da artrite reumatoide

Os benefícios da laranja também são ainda mais importantes para quem possui artrite reumatoide. Devido a sua vitamina C e a função oxidante, a fruta protege as células da deterioração que a inflamação da artrite causa, consequentemente, também reduzindo as dores. 

5- Combate a anemia

Também devido a sua enorme quantidade de vitamina C, a laranja acaba sendo uma ótima aliada para quem possui anemia. A vitamina C auxilia na absorção de ferro, assim, se você tem anemia, não deixe de comer laranja.

Saiba mais: Os 10 melhores apps para ter uma alimentação saudável

6- Previne doenças degenerativas

Entre os benefícios da laranja, talvez esse seja um dos mais importantes, pois sabe as doenças degenerativas como Parkinson? A laranja ajuda a prevenir devido aos seus nutrientes, além de possuir uma ação antioxidante que é bastante relevante para a proteção cerebral. 

7- Faz bem para os olhos

Se você quer continuar tendo uma boa visão ou prevenir que a sua piore, talvez uma das melhores opções seja o consumo de laranja. Também devido a milagrosa vitamina C, a laranja protege a membrana ocular e previne doenças. 

8- Fortalece a imunidade

Está com um resfriado ou gripado, ou quer evitar pegar? Então os minerais da laranja podem ajudar com isso, especialmente a vitamina C e os flavonoides, que fortalecem o sistema imunológico da pessoa. 

9- Contribui para a saúde dos fios

Além de fazer bem para o seu sistema imunológico e a visão, a laranja também é uma ótima aliada para os seus fios de cabelo, justamente devido a vitamina C, que está diretamente relacionada à síntese de colágeno. Essa é uma proteína que oferece maior resistência e elasticidade aos fios.

10- Benefícios da laranja para pele

Mais uma vez os benefícios da laranja estão relacionados a milagrosa vitamina C, dessa vez ajudando a manter a sua pele mais radiante, algo comum em outras frutas cítricas. A síntese do colágeno está relacionada a Vitamina C e essa proteína da estrutura da pele.

Saiba mais: Como ter uma alimentação saudável? 25 fontes de inspiração

11- Tem ação antioxidante

Os temidos ácidos radicais livres não atingem tanto as moléculas no caso de consumo da laranja e de suas vitaminas C e suas ações e propriedades antioxidantes. Da mesma forma que os flavonoides eliminam toxinas do corpo de quem consome laranja.

12- Auxilia na redução do colesterol (LDL)

As lipoproteínas LDL, também conhecido como o famoso colesterol, também ficam sob controle e são reduzidas graças às fibras e a laranja e o trabalho que exercem no corpo.

13- Atua em atividades anticâncer

Também entre os principais benefícios da laranja, as células cancerígenas possuem suas atividades obstruídas graças as flavanonas da laranja, sendo um agente anti-câncer extremamente forte.

14- Ajuda no controle da hipertensão

A laranja ainda é uma forte aliada de quem sofre com hipertensão, pois as substâncias localizadas no sumo da laranja ajudam no controle da pressão arterial. Essas proteínas são a vitamina C e o potássio, que trabalha junto dos rins para eliminar toxinas. Isso acaba reduzindo a pressão nos vasos sanguíneos. 

15- Reduz a arritmia cardíaca

Consumir laranja também pode ajudar a reduzir a arritmia cardíaca, graças às substâncias presentes na fruta que reduzem esse problema.

Saiba mais: Como emagrecer o rosto? Confira essas 29 dicas e exercícios

16- Retarda o envelhecimento precoce

Como dito antes, as substâncias de uma fruta como a laranja são grandes aliados nas lutas contra a ação dos radicais livres, preservando assim as células. A laranja também é uma ótima proteção contra a radiação UV, que causa o envelhecimento da pele. 

17- Desempenha funções digestivas

O bagaço da laranja possui uma substância chamada pectina, sendo bastante potente e impede o acúmulo de gordura e facilita a digestão. 

18- Auxilia no emagrecimento

Você já deve ter percebido que a laranja atua fortemente no sistema intestinal, assim, um dos principais benefícios é o seu auxílio a pessoas com desejo de perder peso, ajudando também a controlar a alimentação por passar uma maior sensação de saciedade.

19- Atua no combate às inflamações

Graças aos já conhecidos flavonoides e vitaminas C, a fruta acaba possuindo funções de alívio contra inflamações e pode reduzir as dores causadas, também servindo para fortalecer os seus sistemas.

20- Contribui para o bom funcionamento do intestino

Por último, mas não menos importante quando falamos dos benefícios da laranja, precisamos falar do melhor funcionamento intestinal que essa fruta proporciona. As fibras que você encontrará no bagaço da laranja trabalham diretamente na flora intestinal e no desenvolvimento das bactérias boas que ali estão presentes. Consequentemente, as doenças intestinais também são prevenidas pelas laranjas.

Saiba mais: Os 5 melhores exercícios funcionais para emagrecer em casa

O bagaço da laranja faz bem?

benefícios da laranja

Já sabemos dos benefícios de consumir a laranja e o suco da mesma, mas e quanto ao bagaço da laranja? Ele pode fazer bem ou não é adequado para consumo? Muitos podem desconfiar se devem ou não comer o bagaço, contudo, temos que informar que o bagaço da laranja na verdade é bastante benéfico para o seu corpo.

Entre as principais vantagens que o bagaço pode proporcionar, separamos a seguir cinco razões para você comer o bagaço da laranja:

  • Possui uma função imunológica: o bagaço possui fibras que causam um estímulo ao organismo, melhorando assim a defesa do corpo, reforçando o sistema imunológico de quem consome.
  • É uma fonte de minerais: Entre os minerais que você encontra no bagaço da laranja, podemos citar o ferro, magnésio, zinco e o cálcio, sendo assim importantes para uma boa digestão, por exemplo. 
  • Função de limpeza: Uma outra vantagem do bagaço da laranja é que ele faz uma “limpeza” no seu corpo, se livrando de possíveis toxinas.
  • Oferece uma maior saciedade: As fibras presentes no bagaço da laranja causam uma maior sensação de saciedade, causando assim menos fome em quem consome.
  • Age diretamente na sua saúde intestinal: As fibras do bagaço vão agir e trabalhar diretamente na regulação do seu intestino e na manutenção da sua flora intestinal.

Saiba mais: Suculenta: 5 dicas de como cuidar, escolher e muito mais

A laranja pode fazer mal?

Você conferiu os benefícios da laranja e de seu consumo, mas existe alguma forma da laranja fazer mal para uma pessoa? Assim como as outras frutas, a laranja não causa nenhum dano para o corpo humano, caso a pessoa consuma com moderação e sem exageros. 

Além disso, para que os benefícios da laranja sejam melhores, ela não só pode, como deve ser comida acompanhada de outras frutas. Ao fazer isso, você estará ingerindo uma variedade maior de vitaminas, bioativos e minerais, que garantem a funcionalidade e manutenção perfeita do seu organismo.

Saiba mais: Tipos de cactos: 15 arranjos e ideias para decorar o ambiente

Stories
Você também pode gostar ...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família