Planejamento de marketing em mídias sociais: como começar?

por | fev 17, 2012 | Redes Sociais | 30 Comentários

Há algum tempo estava iniciando um novo projeto e precisava de mais informações sobre planejamento de marketing. Por coincidência, resolvi ler um livro extremamente relevante para quem não tem conhecimento aprofundado em outras áreas do marketing offline, como a definição de preço, avaliação de mercado, MKT de guerrilha, PDV e outras áreas.

O livro em questão é “Marketing para Leigos”, de Alexander Hiam que, junto ao livro “Marketing na Era Digital”, da Martha Gabriel, sempre recomendo no Treinamento Facebook Essencial. Acredito que seja a combinação perfeita para quem quer começar a trabalhar com marketing e atuar no marcado digital.

Como começar um planejamento de marketing nas mídias sociais

Dados as dicas de leitura, vamos ao que interessa: início de um planejamento de marketing nas mídias sociais. Para mim, um bom planejamento começa com uma cadeira confortável, pois, por mais que a vontade de começar logo a fazer tudo seja mais forte, sentar e planejar é essencial e NECESSÁRIO!

Há várias formas de se começar um planejamento, mas a que vou sugerir hoje é começar com perguntas e respostas. Aqui o livro Marketing para Leigos pode ajudar, especialmente àqueles que não têm conhecimento ou nunca fizeram um planejamento.

Tudo começa pelo Briefing

O autor sugere o preenchimento de briefing (segundo o Aulete: Elenco de informações ou orientações estratégicas que guiam uma ação, uma campanha publicitária), chamado “Segurando as rédeas do seu programa de marketing”. O briefing é dividido em várias partes, como:

  • Foco no cliente;
  • Atração do produto;
  • Métodos mais eficazes;
  • Controlando os pontos de contato;
  • Itens de ação.

Obviamente, sem uma pesquisa de mercado, algumas perguntas poderão ser respondidas de somente de acordo com a sua intuição de profissional. Porém, parar para pensar em seu negócio, como ele pode ser visto pelo seu cliente, quais seus pontos fortes e fracos já é um grande passo, especialmente para quem nunca realizou um planejamento de marketing.

Por onde começar

Então, o primeiro passo para um planejamento de mídias sociais ou qualquer outro planejamento de Marketing está no entendimento do cliente, dos seus diferenciais e das oportunidades de mercado. Para ajudar, reproduzi o conteúdo do livro em um documento que você pode baixar aqui.

Planejamento de marketing em mídias sociais- como começar

Você também pode baixar um modelo de briefing, aqui. Depois é só imprimir uma cópia para todos da sua equipe, reservar um tempo e buscar preencher todas as perguntas.

Você verá como será mais fácil encontrar formas de divulgar sua empresa.

Boa leitura, bons negócios!

Deixe seu comentário aqui no post. Vou adorar saber o que você achou do texto!

QUER MAIS?

Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?

É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já:

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook

Tags: 3 pilares

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

Etus ou Mlabs? Conheça as diferenças e como escolher a melhor

Etus ou Mlabs? Conheça as diferenças e como escolher a melhor

Na hora de contratar uma plataforma de gerenciamento de suas redes sociais, Etus ou Mlabs sempre deixam as empresas e empreendedores em dúvida. A indecisão é justificável porque as duas alternativas são bastante parecidas. No entanto, cada uma tem as suas...

Como monetizar um canal no YouTube?

Como monetizar um canal no YouTube?

Você conhece as formas mais conhecidas de como monetizar um canal no YouTube? Existem diversas formas de você ganhar dinheiro com o YouTube, já que muitas pessoas vivem exclusivamente da renda vinda desta rede social. Embora seja trabalhoso e competitivo, ser um...

Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

O Arrasta pra Cima, como ficou conhecido o efeito de abrir páginas, é cobiçado por muitos usuários do Instagram. Mas você sabe o que é preciso para conseguir utilizá-lo nos seus Stories? Neste post, nosso assunto é como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram....

Tema de aniversário Tik Tok: 10 ideias para se inspirar

Tema de aniversário Tik Tok: 10 ideias para se inspirar

Você já pensou em fazer uma festa com tema de aniversário Tik Tok? Em alta, o Tik Tok é uma rede social focada no compartilhamento de vídeos que cada vez mais ganha espaço e usuários na internet. Com essa grande base de fãs, é esperado que muitos queiram utilizar a...

10 ferramentas para agendar posts no Instagram 

10 ferramentas para agendar posts no Instagram 

Muito além de entretenimento, as redes sociais são grandes ferramentas para trabalhar, seja para divulgar seus produtos ou serviços, seja como um social media, até mesmo como um afiliado. Além do conhecimento, saber mexer com os recursos dessas plataformas demandam...

Live no Instagram: como fazer com mais de uma pessoa?

Live no Instagram: como fazer com mais de uma pessoa?

A live no Instagram é uma das principais ferramentas disponibilizadas pela rede social. Embora a plataforma tenha começado como uma rede de compartilhamento de fotos, ela foi evoluindo para mais do que isso.  Além de postagens de fotos no Feed, também temos áreas...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como criar um post para Instagram no Canva Online?

Como criar um post para Instagram no Canva Online?

Nesse texto você vai aprender como criar post para Instagram no Canva Online e também vai entender como funciona a plataforma. Ao invés de recorrer a softwares como o Photoshop, Ilustrador e InDesign, o Canva permite editar templates com o tema que você deseja e serve...

Como funciona o Explorar do Instagram?

Como funciona o Explorar do Instagram?

Você pode até usar bastante, mas sabe como funciona o Explorar do Instagram? A plataforma fez um comunicado em junho de 2021 explicando como as publicações serão ranqueadas na rede social. O comunicado abrange os posts das seções do Feed, Reels e do Explorar. A...

Como anunciar no Tik Tok?

Como anunciar no Tik Tok?

O TikTok vem sendo uma das redes sociais mais populares do momento, mas você sabe como anunciar no Tik Tok? Os anúncios patrocinados podem ser importantes caso você utilize a plataforma também como uma ferramenta de trabalho, e não apenas como entretenimento. Assim,...

Como deixar espaço em branco no Instagram?

Como deixar espaço em branco no Instagram?

Deixar um espaço em branco no Instagram ou pular linhas pode ser um pouco complicado, já que a rede social normalmente não entende quando deve inserir uma quebra de linha. E alternativas normais como um simples clique no “Enter” não vão funcionar. Assim, a sua...

30 Comentários

  1. Fernando Matos

    Excelente Camila, Parabens

    Responder
  2. Fernando Matos

    Excelente Camila, Parabens

    Responder
    • Anônimo

      Thanks ;D

      Responder
    • Anônimo

      Thanks ;D

      Responder
  3. Fernando Finati

    A camila é um guia pra todos nós que curtimos Marketing Digital, parabéns

    Responder
    • Camila Camargo

      Muito obrigada!

      Responder
  4. Fernando Finati

    A camila é um guia pra todos nós que curtimos Marketing Digital, parabéns

    Responder
    • Camila Camargo

      Muito obrigada!

      Responder
  5. leandro

    A imagem está quebrada1

    Responder
    • Camila Porto

      Hum, é um post bem antigo. Vamos atualizar ele. Obrigada por avisar

      Responder
  6. leandro

    A imagem está quebrada1

    Responder
    • Camila Porto

      Hum, é um post bem antigo. Vamos atualizar ele. Obrigada por avisar

      Responder
  7. Laís Honório

    Não consegui baixar, pode por favor atualizar Camila?

    Responder
  8. Laís Honório

    Não consegui baixar, pode por favor atualizar Camila?

    Responder
  9. Gabriela

    Olá, fiquei interessada no briefing mas não consigo acessá-lo. 🙁

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Gabriela.

      O link está atualizado 😉

      Responder
  10. Gabriela

    Olá, fiquei interessada no briefing mas não consigo acessá-lo. 🙁

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Gabriela.

      O link está atualizado 😉

      Responder
  11. Tatiane

    Não consigo visualizar a imagem para baixar o conteúdo.

    Responder
  12. Tatiane

    Não consigo visualizar a imagem para baixar o conteúdo.

    Responder
  13. Felipe

    Os link de briefing e planejamento nao está carregando =(

    Responder
  14. Felipe

    Os link de briefing e planejamento nao está carregando =(

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest