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Pixel do Facebook: otimize e mensure anúncios em 7 passos

Para você que busca entender mais sobre o comportamento dos seus clientes e otimizar a mensuração de resultados dos anúncios, conheça o Pixel do Facebook.
Sumário

Para você que busca entender mais sobre o comportamento dos seus clientes e com isso otimizar a mensuração de resultados dos seus anúncios e atingir pessoas mais propensas a comprar do seu negócio, o pixel do Facebook é a ferramenta ideal.

Com ele, você rastreia a atividade dos usuários em seu site, blog ou página de captura de leads e consegue analisar as conversões, quais páginas o visitante passou e o número de cadastros gerados pelos seus anúncios do Facebook.

Saiba Mais: Como transformar anúncios em publicações da página do Facebook

Vamos te mostrar os principais pontos sobre o Pixel do Facebook para que você comece a implementá-lo o quanto antes e comece a ter acesso aos dados para otimizar suas campanhas no Facebook.

Pixel do Facebook: o que é?

O pixel do Facebook é um recurso que permite monitorar conversões em um site e criar públicos para as campanhas de anúncios no Facebook. Com ele, você consegue saber quantas vendas, visualizações de seu conteúdo ou leads a sua empresa conquistou com os anúncios do Facebook.

Basicamente, o pixel do Facebook é um código que deve ser instalado em todas as páginas do seu site. A partir de então, ele vai começar a registrar as compras, visualizações, cadastros e enviar esses dados para o seu gerenciador de anúncios.

Pixel do Facebook: quem pode usar?

Esse recurso é destinado para pessoas que possuem site, blog ou páginas de captura. Nesse caso, não é possível instalar o pixel na sua página do Facebook, por exemplo. Isso porque, ele é uma forma de medir resultados fora do Facebook.

Alguns pontos que você precisa saber sobre o Pixel do Facebook:

  • O pixel do Facebook é para ser usado em sites, blogs e páginas de captura;
  • Não é possível instalar o pixel na sua página do Facebook;
  • Cada conta de anúncios possui 1 pixel atrelado a ela

Pixel do Facebook: como criar?

O primeiro passo para você começar a otimizar suas campanhas é criar pixel do Facebook na sua conta de anúncios e instalá-lo em seu site.

Para criar o seu Pixel, siga estes passos:

Passo 1. Acesse o Gerenciador de Eventos;

Passo 2. Clique em Conectar fontes de dados e selecione a opção Web;

Passo 3. Selecione Pixel do Facebook e clique em Conectar;

Passo 4. Adicione o Nome do Pixel;

Passo 5. Insira a URL do site para encontrar opções fáceis de configuração;

Passo 7. Clique em Continuar

Nessa etapa, o Facebook gera um código que você deve instalar na raiz do seu site. E para fazer essa instalação, você pode seguir as instruções descritas na opção “Instalar o código manualmente por conta própria” ou enviar o código gerado pelo Facebook para a pessoa que desenvolveu o site da sua empresa.

Lembrando que esse processo não é algo complicado e geralmente funciona em todas as plataformas que hospedam os sites. Nas Centrais de Ajuda, existem materiais que podem te ajudar a fazer a instalação.

Para te dar uma empurrãozinho-extra, selecionamos alguns tutoriais de como instalar o pixel nas principais plataformas de sites:

Como instalar o pixel do Facebook na Loja Integrada

Como instalar o pixel do Facebook no Wix

Como instalar o pixel do Facebook no WordPress

Como instalar o pixel do Facebook na NuvemShop

Pixel do Facebook: como saber se ele está funcionando?

Depois que instalar o pixel em seu site, certifique-se que ele está funcionando. Para isso, instale o Facebook PixelHelper, uma ferramenta que te ajuda a identificar os problemas e as possíveis soluções na hora de testar o funcionamento do pixel. Confira mais sobre o PixelHelper.

COMO MENSURAR AS CONVERSÕES?

Quando o seu pixel está ativo, ele começa a medir o que acontece no seu site. Mas, para você começar a medir conversões, existem duas formas:

Conversão baseada em eventos: as conversões personalizadas baseadas em eventos permitem que você defina um conjunto de eventos padrão como conversões com base em parâmetros que você insere no pixel. Veja mais aqui.

Colocando os eventos em seu site, blog ou página de conversão, você pode criar públicos personalizados com base no tráfego nestas páginas. Assim, o Facebook vai criar segmentações com o perfil parecido com as pessoas que entraram em sua página de destino.

Por exemplo: nós trabalhamos com páginas de captura para os usuários baixarem nossos ebooks.

Por isso, ao instalar o pixel em uma Página de Obrigado utilizando o evento de conversão, é como se nós mostrássemos para o Facebook que todo usuário que chegar na página de “Obrigado” ele deve marcar essa pessoa como uma conversão, nesse caso um lead.

Conversão baseada em conversões personalizadas: as conversões personalizadas baseadas em URLs permitem que você defina um conjunto de eventos padrão como conversões com base em palavras-chaves da URL. É uma maneira mais simples para medir as suas conversões. Como, por exemplo, uma ação relacionada à compras ou cadastros. Veja mais aqui.

Se você não conseguir adicionar eventos padrões em seu site, você pode usar as conversões personalizadas baseadas em URLs para equivaler ao evento padrão.

Por exemplo: você pode sinalizar para o Facebook que toda vez que o usuário chegar na página www.seusite.com.br/produto/confirmacaodepedido, o sistema deve registrar essa ação como uma “compra” em seu site.

Saiba Mais: Livro Facebook Marketing: Tudo que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo

Pixel do Facebook: como excluir?

Agora, pode ser que você esteja procurando uma forma de excluir um pixel do Facebook. Se você deseja apenas removê-lo do site, basta excluir o código que foi inserido na instalação.

Agora, se você deseja excluir o pixel da sua conta de anúncios, será necessário entrar em contato com o suporte do Facebook para solicitar a exclusão.


O pixel do Facebook é uma ferramenta indispensável, que deve fazer parte da sua estratégia de marketing digital para que você tenha mais controle e otimização em suas campanhas no Facebook. Porém, deixamos claro que não é obrigatório ter um site para anunciar, ok?

Você já utiliza o pixel do Facebook para mensurar os dados de tráfego das suas páginas, compras e cadastros? Se sim, deixe seu comentário aqui no post.

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