Pix Agendado: como usar para fazer pagamentos?

por | jun 14, 2021 | Notícias | 1 Comentário


O PIX, novo método de pagamento e transferência instantânea do Banco Central está com uma novidade. Em breve os usuários poderão agendar seus pagamentos com o PIX agendado. A função já existia desde o lançamento do PIX em novembro de 2020, mas de forma facultativa nas instituições financeiras.

Os usuários poderão realizar um PIX e determinar uma data para efetivar a transação, como é possível com o DOC, TED e pagamentos de boleto, por exemplo. Caso não tenha recursos suficientes na conta do pagador para cobrir o débito na data prevista, a transação não será autorizada.

Saiba Mais: Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Como vai funcionar o PIX agendado?

Os pagamentos agendados para datas futuras por meio do PIX agendado, vão funcionar através da geração de um QR Code (uma versão aprimorada do código de barras). Para isso, é preciso que todas as instituições façam ajustes necessários em seu sistema e interfaces como internet banking em aplicativos. O mesmo serve para o PIX Cobrança que foi lançado no dia 14 de Maio para as instituições bancárias.

As instituições terão até dia 30 de Junho para se adaptar ao novo recurso. Aquelas que não conseguirem oferecer a experiência completa (leitura do QR Code + pagamento em data futura) devem disponibilizar, no mínimo, a leitura e o pagamento na data da leitura do código, já incluindo corretamente todos os encargos e abatimentos calculados.

De acordo com o Banco Central, esse será um período de transição para que essas instituições possam ter tempo de finalizar as alterações no sistema.

Pix agendado
A leitura do QR Code para pagamentos imediatos já estava disponível desde quando o PIX foi lançado pelo Banco Central. Por isso, a partir de 1° de Julho todos os participantes precisam ser capazes de realizar a leitura do QR Code e também possibilitar o pagamento destes para serem agendados com datas futuras.

A obrigatoriedade do PIX agendamento irá passar a valer mesmo somente no dia 1° de Setembro de 2021. Essa foi uma decisão da Diretoria Colegiada do Banco Central publicada em anexo à Resolução n°1, de 2020. O intuito é melhorar ainda mais a comodidade dos pagadores e garantir que todos eles possam ter acesso ao PIX agendado, independente da instituição bancária onde tenha conta.

Principais diferenças entre PIX agendado e DOC agendado

O grande diferencial do PIX para os demais métodos de pagamento está em sua instantaneidade. Enquanto que uma transferência via DOC fica disponível na conta de destino no próximo dia útil após a transação (caso seja realizado até às 21h59), com o PIX é possível realizar pagamentos e transferências bancárias 24h por dia e 7 dias por semana em, no máximo, 10 segundos.

Entretanto, no caso do pagamento agendado, ele deve ser concluídos em poucos segundos na data marcada. Por outro lado, o agendamento via DOC pode levar até 2 dias úteis para ser compensado, o que pode ser uma grande desvantagem, já que dependendo do débito, poderá ocorrer juros.


Saiba Mais: Novo limite de pagamentos por aproximação é aprovado no Brasil

Qual a diferença entre PIX Agendado e PIX Cobrança?

O PIX Cobrança irá funcionar como uma versão mais moderna do boleto. A empresa ou microempreendedor poderá emitir um código QR para transações (contendo data de vencimento) que serão cobradas de seus clientes em uma data futura. Esse recurso poderá ser usado por lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e usuários pessoas físicas.

Diferente do PIX Cobrança que possui data de vencimento incluída no QR Code emitido pelo credor, o PIX Agendado permite que o próprio usuário escolha a data futura em que a transação será realizada. Enquanto que o primeiro possui um aspecto mais comercial para empresas, o outro visa mais o usuário comum em seu dia a dia.

PIX Agendado e suas vantagens

O PIX veio para facilitar nossas vidas. Com pagamentos instantâneos a qualquer momento, o PIX agendado servirá principalmente para aquelas pessoas que realizam pagamentos pontuais durante o mês, evitando esquecimentos, o que é algo comum visto.

Hoje em dia, embora muitas pessoas ainda façam uso do boleto impresso, está cada vez mais comum o boleto digital ou apenas o código de barras para pagamentos via aplicativos bancários. É uma forma de não depender do serviço de entrega e evitar passar várias horas em filas.

Com PIX Cobrança será ainda melhor, pois além das vantagens já encontradas no boleto digital, a transação será feita de forma quase que automática.


Entidades:

1 Comentário

  1. Adriana Lima da conceição

    Muito legal mesmo ??❤️

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil
Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr