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Pirâmide de Maslow: as 5 necessidades humanas fundamentais

por | nov 10, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Você sabe o que motiva uma pessoa a sair da cama todos os dias para estudar, trabalhar, casar e tudo mais? É isso que ensina a teoria da Pirâmide de Maslow.

Pelo nome pode até parecer algo complexo, mas na prática não é. A Pirâmide de Maslow pode ajudar em diversos âmbitos do seu negócio, até para criar conteúdos para as redes sociais, como Facebook e Instagram.

Por isso, vamos te contar nesse post o que é, como funciona e como você pode usar a Pirâmide de Maslow na sua empresa.

O que é a Pirâmide de Maslow?

Criada pelo psicólogo norte americano Abraham Maslow, a Pirâmide de Maslow é uma teoria que define e organiza em categorias as necessidades humanas, de acordo com as suas prioridades.

Também conhecido como Hierarquia das Necessidades de Maslow, esse conceito tem como propósito definir quais as circunstâncias necessárias para que a satisfação seja alcançada, seja ela pessoal ou profissional.

De acordo com a ideia de Maslow, as necessidades humanas devem ser supridas de uma maneira hierárquica, começando pelas mais básicas até as mais difíceis. Por isso, foi ilustrada no formato de uma pirâmide.

Pirâmide de Maslow: hierarquia das necessidades

Segundo Maslow, o ser humano tem 5 tipos de necessidades mais importantes, que vão das mais fundamentais até as mais complexas. As necessidades são: fisiológicas, de segurança, amor e relacionamento, de estima e realização pessoal.

Pirâmide de Maslow

Fonte: Wikipédia

 

Para você entender melhor, falaremos mais de cada uma delas à seguir:

  1. Necessidades fisiológicas

Na base da Pirâmide de Maslow, temos as necessidades mais essenciais de um ser humano, as fisiológicas. Elas precisam ser saciadas para manter a sobrevivência e garantir um corpo e mente equilibrados.

Alguns exemplos de necessidades fisiológicas indicadas na Pirâmide de Maslow:

  • Saciar a fome e a sede;
  • Ter condições de moradia;
  • Manter o equilíbrio do organismo (temperatura corporal, hormônios e absorção dos nutrientes que o corpo necessita);
  • Qualidade de sono, respiração e digestão.

Sem suprir uma necessidade mais básica, a pessoa não consegue pensar nas demais.

  1. Necessidades de segurança

Outra necessidade básica ilustrada na segunda linha da Pirâmide de Maslow é a de segurança. E isso vai muito além do que apenas ter um abrigo sobre a sua cabeça: é se sentir seguro como um todo. Alguns exemplos de necessidades de segurança:

  • Da saúde: assistência médica, plano de saúde, não estar doente;
  • Do corpo: proteção contra acidentes, contra violências e ameaças;
  • Na família: seguro de vida por exemplo, para não deixar a família desamparada;
  • Da propriedade: seguro de bens e da casa, ter a casa própria, segurança pública;
  • No emprego: ter a garantia de renda, estabilidade, ser respeitado no ambiente de trabalho.

Essas necessidades trazem insegurança para a vida e muitas vezes estão fora do controle do ser humano.

  1. Necessidades de amor e relacionamentos

Após satisfazer suas necessidades mais essenciais, que mencionamos nos tópicos anteriores, a Pirâmide de Maslow entra nas necessidades psicológicas, como é a esfera do amor e relacionamentos.

Aqui, trata-se da procura por afeto, senso de pertencimento e intimidade. Por vivermos em sociedade, buscamos a aceitação e interesse de um grupo ou pessoa. Selecionamos alguns exemplos:

  • Boas relações de amizades e com a família;
  • Bons relacionamentos amorosos;
  • Ter intimidade sexual;
  • Pertencer a grupos sociais (trabalho, escola, times de esporte, religiosos, etc.).

Aqui a busca é pela conexão com as pessoas e um relacionamento recíproco.

  1. Necessidades de estima

O quarto nível da Pirâmide de Maslow trata da necessidade de ser valorizado, admirado e estimado pelo outro. Exemplos de necessidades de estima:

  • Ter sucesso e conquistas;
  • Ter respeito do outro e/ou do grupo;
  • Ter confiança e autoestima.
  1. Necessidades de realização pessoal

Chegamos ao topo da Pirâmide de Maslow e quanto mais alto, mais complexo de se atingir. Porém, é preciso chegar nesse nível para que a pessoa alcance o sucesso tanto pessoal, quanto profissional. Alguns desejos dessa fase:

  • Ter liberdade e independência;
  • Conhecer e praticar seus próprios valores;
  • Ter senso de moralidade;
  • Ter controle e equilíbrio das emoções e ações;
  • Ter autoconhecimento e auto realização.

Para que serve a Pirâmide de Maslow?

O objetivo da Pirâmide de Maslow é ajudar no entendimento das necessidades, inspirações e motivações do ser humano, facilitando assim o seu autoconhecimento.

Além disso, a Pirâmide de Maslow serve como um manual para te guiar não só no autoconhecimento, mas também ajuda na compreensão de outras pessoas, identificando as motivações, desejos, medos, frustrações e objetivos.

Saiba Mais: Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores

Como e onde usar a Pirâmide de Maslow?

Se você tem uma empresa, a Pirâmide de Maslow pode te ajudar muito mais do que apenas desenvolver as pessoas da sua equipe. Com base nela, você pode encontrar respostas e criar estratégias para outras áreas essenciais do seu negócio.

Empresa

Para quem conduz uma empresa, a Pirâmide de Maslow pode ajudar a identificar novas possibilidades para o negócio, principalmente nas demandas de gestão.

Clientes

A Pirâmide de Maslow pode ajudar a estruturar e gerir as necessidades dos clientes, com o objetivo de compreendê-lo melhor. Ao entender o perfil do seu consumidor, fica mais fácil criar estratégias para cada nível da hierarquia.

Colaboradores

Use o método para entender quais são as necessidades dos seus funcionários e assim atraí-los e desenvolvê-los na empresa.

Marketing

Para fazer o marketing da sua empresa, é fundamental usar a Pirâmide de Maslow. Seja na construção do branding ou no mapeamento da sua persona, você descobrirá as motivações dos seus clientes e poderá usá-las a seu favor.

Vendas

Se você entende quais são as necessidades do seu cliente, fica muito mais fácil entender a razão dele consumir o seu produto ou serviço e, assim, justificar a compra com base nos desejos dele.

Quer continuar se aprofundando na psicologia humanista do marketing digital? Acesse nossos posts sobre Inbound Marketing e Psicologia das Cores!

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