Continua depois da publicidade

Pesquisa no Google: conheça 15 truques para buscas precisas

por | nov 17, 2020 | Google | 0 Comentários

Certamente você já fez uma pesquisa no Google, correto? Os sites de buscas são excelentes quando o assunto é localizar conteúdo. Dos existentes, o Google é o mais conhecido e utilizado.

E como temos certeza disso? O Google é o líder de mercado, quando o assunto é pesquisa. Presente em vários países e com participação maior de 90% do mercado, as chances de encontrar alguém que nunca utilizou o Google é praticamente zero.

O que muitos não sabem é que a ferramenta de busca possui alguns recursos e que, quando usados, refinam a sua pesquisa para o mais próximo do desejado.

E é sobre isso que vamos falar nesse texto. Nosso objetivo é que você conheça 15 recursos extras que a pesquisa no Google apresenta. Vamos lá!

COMO FAZER PESQUISA NO GOOGLE

1. FILTROS DE PESQUISA

Por padrão, ao realizar sua pesquisa no Google, ele retornará resultados diversos. Em sua grande maioria, esses resultados serão páginas da web, ou seja, um link que te redirecionará para outro endereço.

Acontece que você pode estar apenas procurando uma imagem ou um arquivo PDF, por exemplo. Nesses casos, o ideal é utilizar o filtro.

As opções de filtros aparecem logo abaixo do campo de pesquisa e basicamente são: imagens, notícias, vídeos, livros, mapa, shopping, vôos e finanças. Falaremos a seguir como cada uma dessas opções pode ser útil em sua pesquisa.

2. PESQUISE TERMOS ENTRE ASPAS

Quando você adiciona aspas ao pesquisar um termo, você está dizendo ao Google que deseja um retorno idêntico ao pesquisado. Isso porque, quando você digita um termo, o site tende a retornar termos relacionados.

Por exemplo, quando pesquisamos bolo de chocolate, o resultado poderá ser: bolo de cenoura com chocolate, bolo gelado de chocolate, etc. Já quando pesquisamos “bolo de chocolate”, dificilmente virá opções mais variadas de receita.

Nas pesquisas sem o sinal de aspas, o Google tende a desconsiderar palavras conectoras e realizar buscar pelas principais palavras. Já com o sinal, ele vai considerar tudo o que foi digitado no campo de busca.

3. BUSQUE POR ARQUIVOS ESPECÍFICOS E PLANILHAS

Essa busca é para quando você precisa encontrar uma apresentação em Power Point disponibilizada na rede ou um modelo pronto de documento.

Ao adicionar o tipo de arquivo na sua pesquisa, o retorno será apenas de arquivos disponíveis para download. Isso ajuda muito a localizar um documento.

Para usufruir dessa facilidade, adicione após o nome do documento, o tipo de arquivo que ele se encontra. Exemplo: planilha de custo, filetype: xls.

Vários arquivos são aceitos pelo Google, como: filetype:pptx, filetype:pdf, filetype:docx e filetype:txt.

4. BUSQUE POR PUBLICAÇÕES RECENTES

Já quando precisamos pesquisar por dados atualizados, a opção é filtrar sua busca por datas recentes. Para isso, acesse a opção Ferramentas, logo abaixo do campo de buscas. Depois é só abrir as opções na coluna em qualquer data.

O buscador oferece as opções: na última hora, nas últimas 24 horas, na última semana, no último mês e no último ano.

Assim, fica mais fácil buscar por dados atualizados.

5. BUSQUE CONTEÚDO DE UM SITE DIRETO PELO GOOGLE

Dentre os tipos de pesquisa no Google, talvez esse seja o menos conhecido. Você pode incrementar sua busca, para cair dentro de uma determinada categoria de um site específico.

Para isso, basta usar o comando site antes de pesquisar pelo endereço desejado.

6. EXCLUA PALAVRAS CHAVES

A opção de exclusão de palavra-chave é uma ferramenta que deixa sua pesquisa mais específica quando se tem um rol de opções. Por exemplo, você quer pesquisar cores disponíveis de um determinado carro, exceto os brancos.

Exemplo, no campo de busca basta digitar: ônix -branco. O Google irá retornar as cores disponíveis.

7. PESQUISE SUBSTITUTO

Há também a opção de você fazer uma pesquisa no Google e já adicionar uma segunda opção em sua busca. Exemplo, pesquisar sobre 2 destinos diferentes para viagem.

Para isso, basta usar o termo em inglês or, que significa ou. Dessa forma, sua pesquisa poderá ser: Maceió or Fortaleza. Com isso, o site retornará opções relacionadas aos dois termos.

8. PESQUISE PÁGINAS RELACIONADAS

Essa é uma pesquisa Google avançada! Caso você goste muito de um site e gostaria de buscar por sites relacionados, é possível.

Para isso, basta adicionar o termo related antes de pesquisar o site que você acessa. Exemplo: related:nytimes.com.

9. PESQUISE PALAVRA-CHAVE EM ARQUIVOS

Assim como você pode buscar por arquivos, poderá também refinar sua pesquisa com uma palavra-chave. Por exemplo: Marketing Digital: filetype:doc.

Nessa pesquisa, o Google retornará resultados de arquivos do tipo doc que tenham relação com marketing digital.

10. PESQUISE PRODUTOS POR FAIXA DE PREÇO

Chegando pertinho do Natal, essa dica é ótima. Se você quer organizar suas compras de acordo com o seu orçamento, o Google faz isso para você.

É só você colocar o nome do produto e adicionar o valor mínimo e máximo separados por dois pontos finais.  Exemplificando: saia jeans R$80..R$150.

Além dessas opções de pesquisa avançada no Google. O buscador ainda reúne diversos tipos de informações, para atender todos os gostos. São os casos que vamos detalhar abaixo.

Saiba Mais: O que é URL e mais 3 dicas para ter uma URL de qualidade

PESQUISA NO GOOGLE: 5 RECURSOS ADICIONAIS

1. FUNÇÃO CALCULADORA

Nem só de palavras vive o buscador. Uma ferramenta anexa é a calculadora virtual. Para ativar, basta pesquisar uma equação matemática como 1+1.

Logo abaixo aparecerá a calculadora virtual, que poderá ser utilizada para realizar diversos cálculos. Inclusive, o modelo é científico, possibilitando até operações mais complexas.

A calculadora pode ser operada pelo mouse, clicando nos números e sinais desejados ou diretamente pelo teclado.

2. CONVERSOR DE MOEDAS E MEDIDAS

É possível saber quantos reais custa um produto em peso ou quantas polegadas tem em um metro usando a pesquisa no Google.

Para usar o conversor, basta realizar uma pesquisa relacionada, como: 55 reais em dólares.

3. PREVISÃO DO TEMPO

Basta pesquisar pela previsão do tempo de uma determinada localização. Com isso, o site de busca já te alerta sobre a previsão do tempo para toda a semana, bem como as temperaturas mínimas e máximas previstas.

4. RESULTADOS DOS ESPORTES

Para os brasileiros amantes do futebol, essa ferramenta é um colírio para os olhos. Isso porque, quando alguém realiza uma busca por uma determinada partida, além do resultado ou informações sobre o pesquisado, o Google retorna toda a tabela do campeonato que aquela equipe está participando. Show de bola né?

5. HORÁRIO DOS CINEMAS

Ao pesquisar o nome de um filme e sua localização (sua cidade), o buscador retorna os horários e programação. Isso claro, sem a necessidade de mudar de página para consultar a agenda.

Logo você terá em uma única página todas as opções de cinemas e horários.

Por isso falamos lá no começo: é impossível você nunca ter realizado uma pesquisa no Google. São tantas funcionalidades que nem descrevemos todas aqui.

Além das que citamos, algumas já são bem populares, como o caso da tradução de palavras em vários idiomas.

Agora queremos saber de você, quais funcionalidades do Google você mais utiliza na sua rotina?

Deixe sua resposta aqui nos comentários.

Continua depois da publicidade

Entidades: Google

Tags:

Como funciona o Google?

Como funciona o Google?

Você já deve ter se perguntado como funciona o Google? Parece simples, mas não é. Inicialmente, o Google rastreia a internet para identificar novas páginas que podem ser adicionadas em seu buscador. Depois, ele indexa esses conteúdos para entender quais são os...

Como achar jogos escondidos do Google?

Como achar jogos escondidos do Google?

O Google possui diversas funcionalidades como o Google Earth, Google Maps, Google Translate e diversas outras. Mas você sabia que também existem jogos disponíveis? Exatamente, e neste post vamos te ensinar como encontrar jogos escondidos do Google. Acredite, alguns...

Como usar o Google Classroom?

Como usar o Google Classroom?

Saber como usar o Google Classroom é uma das formas de lidar com as dificuldades impostas pela pandemia. As instituições de ensino precisaram recorrer a outras formas de educação caso quisessem continuar com o seu ano letivo em andamento. Muitos locais utilizaram suas...

Google Meu Negócio: o que é e 4 motivos para começar a usar

Google Meu Negócio: o que é e 4 motivos para começar a usar

Você com certeza já utilizou o Google para procurar mais informações sobre alguma loja ou empresa em que estava interessado, não é mesmo? Seja para encontrar o telefone ou até mesmo o endereço de algum estabelecimento, é comum recorrermos ao buscador para isso. Por...

Por que você deve começar a usar o Google AMP AGORA

Você já ouviu falar do Google AMP? AMP é a sigla para Accelerated Mobile Pages e este é um dos recursos mais importantes do Google para sites que desejam um carregamento mais rápido e um melhor ranqueamento no portal de buscas quando o assunto é mobile. O mobile...

Google lança calculadora para o valor do mobile no Marketing

Diariamente vemos a importância do mobile para o marketing. É inegável sua importância e a Google sabe disso. Podemos voltar e lembrar do ZMOT, ou Zero Moment of Truth, conteúdo produzido pela Google para mostrar as novas facetas do consumidor, munido de tecnologia e...

Google cria serviço para pesquisas de mercado segmentadas

Que tal fazer uma pesquisa de mercado para conhecer a viabilidade de algum serviço ou produto, testar a aceitação de uma nova logo, novo sabor ou aparência de um produto? Você pode contratar uma empresa (que cobrará caro) para realizar a pesquisa ou usar o Google...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest