25 perguntas de entrevista de emprego (e as melhores respostas)

por | jun 20, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Quem busca vagas de empregos no mercado de trabalho, precisa estar preparado para as perguntas de entrevista de emprego e saber como respondê-las, já que elas podem ser determinantes na hora de definir se você vai conseguir ou não a vaga. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não basta você ir para a entrevista com respostas decoradas e prontas. Memorizar frases prontas não vai garantir respostas corretas, afinal de contas, você nem sequer sabe quais perguntas serão feitas pelo entrevistador.

Você deve focar na preparação e estudar para saber quais são as perguntas de entrevista de emprego mais frequentes, quais são os objetivos dessas perguntas e qual a melhor forma de responder para manter uma conversa e agradar o seu entrevistador.

Existem entrevistadores que focam em perguntas mais pessoais, outros focam nas experiências e qualificações do candidato, outros preferem realizar perguntas mais difíceis, tudo depende do perfil e da visão que o entrevistador possui e você só saberá na hora. O importante é que você esteja preparado e mostre o necessário para ocupar a vaga. 

Além disso, seu comportamento e nervosismo também são avaliados, já que muitos buscam saber como o candidato lida com a pressão. Buscando a melhor forma de te ajudar a se preparar, listamos as perguntas de entrevista de emprego mais frequentes e qual seria a melhor forma de responder cada uma.


Saiba Mais: Currículo primeiro emprego: 6 modelos e dicas para se destacar

As perguntas de entrevista de emprego e respostas mais frequentes e corretas

perguntas de entrevista de emprego

A seguir, você vai encontrar algumas perguntas de entrevista de emprego que separamos e, além de darmos alguns exemplos de respostas, também vamos explicar qual é o objetivo de cada uma das perguntas feitas pelo entrevistador, então não deixe de conferir. 

Pergunta 1: Me conte sobre você

Aqui o entrevistador quer te conhecer mais. Então procure falar mais sobre seus hobbys, suas experiências profissionais e os seus diferenciais que podem fazer com que se destaque de outros candidatos. Falar sobre experiências pessoais também pode ajudar, já que, dependendo, elas podem ajudar nas suas escolhas profissionais. Procure não ficar preso a respostas decoradas e mecânicas, tenha personalidade. 

Exemplo de resposta: Desde criança, sempre gostei bastante de ler, comecei a escrever na minha adolescência. Escrevi algumas histórias de romance, ficção e algumas outras, além de ser o responsável pelo jornal da escola. Atualmente, mesmo trabalhando com a escrita, ainda gosto de ler e escrever como hobby, além de assistir, visitar museus, fotografar e desenhar. 

Também dou aula para crianças carentes no colégio X, como voluntário. Estudei na universidade Y e trabalhei em algumas empresas realizando postagem nas redes sociais, produção de texto e também sobre X, Y e Z. No futuro, pretendo fazer uma pós-graduação em W e adquirir habilidades que possam me ajudar ainda mais.


Saiba Mais: Crie seu emprego e seja tudo o que você quiser ser

Pergunta 2: Por qual razão saiu do seu último emprego?

Neste tipo de pergunta, evite falar sobre os problemas que você teve na outra empresa, também não fale sobre os relacionamentos problemáticos que você possa ter tido com chefe ou colegas de trabalho. Procure uma forma de explicar que você queria crescer profissionalmente e não conseguiria fazer isso no antigo trabalho.

Exemplo de resposta caso tenha sido demitido: O local em que eu trabalhava começou a enfrentar alguns problemas financeiros, precisando fazer corte de pessoal e gastos, com algumas demissões. Infelizmente, eu fui uma das pessoas mandadas embora, mesmo gostando de trabalhar como Y, já que é a função que quero seguir na carreira. 

Exemplo de resposta se tiver pedido demissão: Mesmo gostando de trabalhar bastante na empresa X, senti que não estava crescendo como profissional e precisava de novos desafios na carreira. Visando isso, decidi pedir demissão para poder crescer ainda mais como profissional.

Pergunta 3: Quais experiências você possui nessa área?

O entrevistador, muito provavelmente, quer saber onde você trabalhou e quais experiências você teve nesse tempo, para então conhecer um pouco mais sobre as suas capacidades profissionais.


Exemplo de resposta: Durante X anos, trabalhei na empresa Y como (nome da função). Tive a oportunidade de (listar alguns feitos importantes no seu trabalho antigo), sempre dando o meu melhor e adquirindo cada vez mais experiência. Também trabalhei como Z na empresa H, durante X anos, exercendo funções como (listar as funções que você teve). Por isso, quando vi esta oportunidade de emprego, acreditei que tinha a experiência e o conhecimento necessário para fazer um bom trabalho e assumir a função.

Pergunta 4: Você se considera uma pessoa de sucesso?

Exemplo de resposta: Tendo em vista que, desde que me formei em X, tenho conseguido alcançar todos os meus objetivos profissionais como H, Z e Y, acredito que posso me considerar uma pessoa de sucesso. Me considero uma pessoa que trabalha incansavelmente e me dedico totalmente em tudo que me proponho a fazer. Ainda almejo alcançar mais em meu futuro. Por isso, estou fazendo X e Y e acredito que me juntando a sua empresa conseguirei não só contribuir da melhor forma possível com vocês, mas também alcançar meus objetivos profissionais. 

Pergunta 5: O que seus colegas de trabalho acham sobre você?

Exemplo de resposta: Bem, o Paulo afirma que eu sou a pessoa mais organizada com quem ele já trabalhou, já o André diz que eu sou uma pessoa bastante concentrada, enquanto o João costuma dizer que eu me relaciono muito bem com as pessoas, tendo bons resultados no trabalho em equipe, além de ser um bom ouvinte quando necessário.

Saiba Mais: Como se cadastrar no SINE e conseguir um emprego

Pergunta 6: O que você sabe sobre a empresa?

Essa é uma das perguntas de entrevista de emprego mais feitas, então estude sobre o local, saiba quais são a missão, valores e visão da empresa. Também saiba um pouco sobre a história do lugar, mostre que está interessado na empresa.


Exemplo de resposta: Sei que a empresa possui um plano de expandir para a América do Sul, também sei que ela é a primeira em vendas no Brasil. Vocês também receberam os prêmios X, Y e Z nos últimos anos e realizam trabalhos na comunidade W, o que eu respeito e admiro, por também realizar este tipo de ação.

Pergunta 7: Como você melhorou os seus conhecimentos técnicos recentemente?

As empresas costumam realizar essa pergunta para saber se estão contratando alguém que possui ambições profissionais ou se estão acomodados. Profissionais que possuem objetivos costumam ser mais confiantes, assim tomar atitudes para melhorar o conhecimento pesa bastante na hora da entrevista.

Exemplo de resposta: Nas empresas que trabalhei anteriormente realizei vários cursos, como X, Y e Z, aprimorando as minhas habilidades e me tornando um funcionário mais completo. No último ano também paguei o curso de W, onde tomava aulas todas as noites após o trabalho. Atualmente, estou fazendo o curso K, com ele espero melhorar minhas habilidades nas funções de X, Y e Z.

Pergunta 8: Atualmente, você participa de outras seleções?

Exemplo de resposta: Neste exato momento, só participo da seleção nesta empresa, pois sempre quis trabalhar com vocês, então quando a oportunidade surgiu, fiz dela a prioridade. 

Pergunta 9: Qual a razão do seu interesse em trabalhar conosco?

Exemplo de resposta: Eu sempre acompanhei o máximo possível o trabalho desta empresa, sei que vocês são os primeiros em X. Além disso, os colabores costumam elogiar bastante os valores, a missão e a visão que vocês possuem para o futuro. Também acredito que essa é uma oportunidade de ouro para conseguir desenvolver meus trabalhos nas áreas de Y e Z, enfrentando novos desafios.


Pergunta 10: Como você ficou sabendo sobre esta vaga?

Nesta pergunta, sugerimos que, caso você tenha sido informado da vaga por meio de um profissional da empresa, diga o nome do mesmo para dar os devidos créditos, também se mostre animado com isso. O mesmo vale se você tiver visto o anúncio online ou por outros meios.

Exemplo de resposta: Uma funcionária de vocês, (diga o nome da funcionária) que trabalha como X aqui na empresa, é uma amiga e me informou que vocês estavam buscando um profissional da minha área e com o meu perfil. No mesmo instante, fiquei animado e interessado e me inscrevi para ser uma das opções.

Saiba Mais: Currículo para primeiro emprego: como fazer o seu online?

Pergunta 11: Quais você diria que são os seus maiores defeitos?

Aqui, muito provavelmente, o entrevistador quer saber a imagem que você tem de si mesmo, então seja honesto e diga os seus defeitos, mas procure transformar em algo positivo ao mesmo tempo.

Exemplo de resposta: Eu me dedico bastante a algumas coisas, e isso pode acabar sendo uma perda de tempo, já que poderia delegar a tarefa para uma outra pessoa. Porém, por ser um pouco perfeccionista, quero ter a certeza de que tudo está sendo feito de forma perfeita, evitando assim falhas na atividade em questão. Eu também não me considero uma pessoa muito organizada, porém, tenho trabalho na minha administração de tempo, para conseguir realizar todas as atividades da melhor forma possível e, consequentemente, também tenho me tornado mais organizado, já que isso otimiza mais o trabalho.


Pergunta 12: Qual salário você considera mais justo?

Exemplo de resposta: O salário mais indicado e justo é o que o mercado de trabalho propõem para a carga horária que eu teria nesta função. Além disso, uma prova de que vocês valorizam o trabalhador, além do salário, são os outros benefícios que vocês disponibilizam para seus colaboradores.

Pergunta 13: Você se considera bom no trabalho em equipe?

Neste tipo de pergunta, muito provavelmente o entrevistador quer ter uma ideia de como seria o seu relacionamento com os outros colaboradores da empresa, já que não seria ideal contratar alguém que você já saiba que não se daria bem com o restante da equipe.

Exemplo de resposta: Em todas as empresas que passei, sempre procurei me dar bem com todos os funcionários da empresa, acredito que isso seja essencial para termos o melhor aproveitamento possível. Assim, sempre estou aberto a feedbacks e a oferecer o apoio necessário e possível nas atividades que cada um está desenvolvendo. 

Pergunta 14: Por que deveríamos te contratar?

Aqui, tente trazer o máximo de equilíbrio possível na sua resposta, sendo modesto, mas autoconfiante. Aponte as suas qualidades e o que a empresa teria a ganhar com seus serviços, mas também seja honesto e não prometa o que você não pode entregar.

Exemplo de resposta: Eu sou uma ótima pessoa na resolução de problemas. Assim, caso algo aconteça, começarei a trabalhar imediatamente para resolver o mais rápido possível e da melhor forma. Também vou buscar melhorar as experiências do máximo de pessoas possível, não só dos colaboradores da empresa, mas também dos clientes, oferecendo assim um conteúdo único e agradável, que será um diferencial da empresa.


Pergunta 15: Você não acha que é muito qualificado para esta vaga específica?

Exemplo de resposta: Não sei se seria certo dizer que tenho muitas qualificações, acredito que tenha o necessário para preencher essa função de forma adequada, o que só trará benefícios para a empresa. Possuo total entendimento sobre esta função, o que me permitirá utilizar minhas capacidades ao máximo para os benefícios da empresa. 

Saiba Mais: Como encontrar vagas de emprego no Gupy?

Pergunta 16: Me fale sobre um momento em que você discordou de alguma decisão no trabalho?

Caso você tenha bons argumentos, qualquer profissional pode discordar de uma decisão de seu superior, de forma respeitosa.

Exemplo de resposta: No meu antigo trabalho, eu era a redatora responsável por produzir conteúdos de engajamento para cinco clientes diferentes. Em determinado momento, um dos clientes pediu para que eu desenvolvesse enquetes e outros conteúdos mais pesados para postagem no site. Eu discordei no mesmo momento, pois este tipo de conteúdo deixaria o site consideravelmente mais lento, piorando a experiência do leitor. Assim, trabalhei em algumas opções mais leves e apresentei para o cliente, como o desenvolvimento de áudios e Stories, ele aprovou e conseguimos manter o site mais leve, porém com novidades.

Pergunta 17: Conte sobre alguma situação em que cometeu uma falha

Todos podem falhar em algum momento da vida, assim, seja honesto com o entrevistador e explique o que aconteceu e como você trabalhou para solucionar essa situação. Isso mostrará que você possui total preocupação em não cometer a mesma falha novamente, estando autoconsciente de suas capacidades como profissional.


Exemplo de resposta: Logo no meu início de carreira, um cliente deixou a empresa pois perdi um prazo de entrega. Para que isso não voltasse a acontecer, trabalhei para me tornar uma pessoa mais organizada com meus prazos, evitando pegar mais trabalho do que consigo fazer. Inclusive, quando isso aconteceu, conversei com meu superior e pedi conselhos de como evitar que isso acontecesse novamente. 

Pergunta 18: Por que você está desempregado?

É comum que, mesmo com um excelente currículo, possamos ficar um período considerável desempregado, muito por causa das dificuldades de encontrar vagas no mercado. Então seja honesto e fale exatamente o que aconteceu.

Exemplo de resposta: A minha antiga empresa precisou realizar um corte de gastos, pois perdeu dois clientes importantes. Infelizmente eu fui uma das pessoas mandadas embora, porém, o mercado não apresentou muitas dificuldades, por isso o tempo desempregado. Mas aproveitei este tempo para aprimorar minhas habilidades, fazendo cursos de X, Y e Z.

Pergunta 19: Levando em conta suas experiências até o momento, você mudaria algo em seu passado profissional?

Essa é uma forma indireta que muitos entrevistadores usam para saber os arrependimentos e seus pontos fracos. Assim, tenham cuidado ao responder para não entregar falhas que podem prejudicar a sua candidatura.

Exemplo de respostas: A um tempo atrás, tive a oportunidade de trabalhar em uma excelente empresa em outra cidade. Porém, teria que deixar toda a minha vida para trás e mudar de cidade. Assim, acabei recusando. Atualmente, por ser mais experiente e ter uma noção maior das minhas capacidades e do mundo, eu não deixaria essa oportunidade passar, pois seria uma grande experiência e uma promoção em relação ao trabalho em que eu estava. 


Pergunta 20: Como você agiria ao ter um dia ruim no trabalho?

Até mesmo os melhores profissionais passam por dias ruins, mas o que vai o diferenciar dos outros é a forma que lida com isso. O entrevistador pode estar querendo saber se um dia ruim vai afetar a sua produtividade no trabalho.

Exemplo de resposta: Dias ruins podem acontecer com qualquer, já aconteceram comigo. Para que minha produtividade no trabalho não seja afetada, eu procuro focar na atividade que preciso realizar e, caso seja necessário, também conheço algumas técnicas de respiração que me ajudam a manter a concentração no que eu preciso. Caso eu perceba que não estou conseguindo, é preciso aliviar a mente, assim, um período de 5 a 10 minutos para relaxar a mente e tomar um café pode ser necessário. Após isso, volto 100% para o trabalho.

Saiba Mais: Como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet?

Pergunta 21: Como você lida com situações de estresse e pressão?

Exemplo de resposta: Ao contrário do que muitos pensam, pressão pode não ser algo totalmente negativo no trabalho. Ela pode ser um incentivo perfeito para manter a alta produtividade e motivação de um funcionário. Já o estresse é algo que pode afetar negativamente o trabalho e é preciso saber como lidar com ele. Porém, é preciso lidar com isso fora da empresa para que o trabalho não seja afetado.

Eu gosto de realizar caminhadas, fazer massagens, meditações, assistir um bom filme e outras atividades que ajudam a aliviar e renovar a energia. 


Pergunta 22: Como você se adapta a um novo ambiente?

Existem empresas que passam por trocar de ambientes e novas situações constantemente. Assim, é preciso saber como o possível novo colaborador lida com essas mudanças em uma boa empresa com processo seletivo.

Exemplo de respostas: Eu sempre fui uma pessoa que gosta de experienciar novos desafios e ambientes. Costumo me adaptar rapidamente a novos ambientes e a novas funções, considero isso um dos meus pontos positivos. Quando necessário, tiro as possíveis dúvidas com meus superiores e peço feedback do que poderia melhorar ou de como poderia me adaptar melhor.

Pergunta 23: Me fale um momento em que foi criticado e como você lidou com a situação?

Ao responder essa pergunta, procure se manter confiante e interessado em evoluir cada vez mais, utilizando a crítica para melhorar seus serviços.

Exemplo de resposta: Em um determinado trabalho, precisei criar um infográfico que seria usado por empresas da área de educação. Recebi uma forte crítica do meu chefe, pois o infográfico estava com muitas informações. Essa crítica ajudou bastante a minha carreira, pois fiz um curso de infografia e busquei melhorar as minhas produções. Após isso, precisei fazer um outro infográfico com uma abordagem bastante semelhante, recebi um elogio.

Pergunta 24: O que não está no seu currículo, mas eu preciso saber?

Nem sempre podemos ou conseguimos pôr tudo sobre o nosso perfil no currículo, assim, fale sobre suas experiências profissionais que não estão no currículo ou sobre os traços de personalidades mais interessantes.


Exemplo de resposta: Não coloquei no currículo, mas quando trabalhei na empresa X, fui responsável por liderar uma equipe de Y pessoas. Ao fazer isso, percebi alguns buracos na produção de conteúdo e desenvolvi uma proposta de melhorar a produtividade das equipes e apresentei ao meu chefe. A proposta foi aprovada e me tornei o responsável por aplicar isso na prática na empresa, que utiliza o formato que sugeri até hoje. 

Pergunta 25: Como você demitiria alguém?

Se você está se candidatando para um cargo de superior em uma entrevista, irá passar por situações em que terá que demitir alguém. Demissões nunca são fáceis, pois você precisa seguir a decisão da empresa, assim, é preciso ser firme, mas cordial.

Exemplo de resposta: A primeira coisa é marcar uma reunião com o funcionário em questão, somente nós dois. Depois, a melhor coisa é ir direto ao ponto e não ficar enrolando, ao utilizar uma justificativa para o desligamento, daria a notícia e ressaltaria as contribuições positivas que ele trouxe para a empresa, falaria dos seus pontos fortes e de sua carreira. Depois, de dizer o que você precisa saber, perguntaria se tem alguma pergunta e encerraria a reunião.

Saiba Mais: Como fazer para conseguir um emprego pela internet


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas