Perfis digigráficos: uma nova classificação do consumidor no ambiente digital

por | fev 7, 2012 | Marketing Digital | 0 Comentários

Entender como as pessoas compram, se comportam ou encaram as mudanças provocadas pela tecnologia é muito interessante. A agência DM9DDB realizou uma pesquisa profunda para identificar vários perfis de consumidores no ambiente digital.

A diferença neste estudo, no entanto, é que a classificação dos perfis não se dá de forma demográfica.  Em outras palavras, perfis delimitados pela DM9DDB não se baseiam em idade, sexo ou local que a pessoa vive, mas sim, em três novos critérios:

1)      Quanto e como as pessoas utilizam os recursos de tecnologia em sua vida;

2)      Quais são as intenções que elas têm ao consumir diversos produtos digitais?

3)      Quanto os recursos digitais servem para moldar sua própria identidade.

A intenção ao se estabelecer estes critérios, segundo a agência, se deu porque para eles as quatro principais esferas da nossa existência foram redimensionadas pelo ambiente digital. São elas:

1)      Esfera do indivíduo;

2)      Esfera dos outros;

3)      Esfera das instituições;

4)      Esfera do mundo.

Para entender melhor a metodologia da pesquisa e um resumo de cada perfil, recomendo que assista a este vídeo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=BIvkAtr1k2U

Para conhecer mais detalhadamente cada um dos perfis, assista aos vídeos correspondentes a seguir.

5 perfis digigráficos

A partir desta nova forma de categorização, cinco perfis foram estabelecidos de acordo com as categorias de análise. Assim, formaram-se perfis, não grupos de pessoas definidos de acordo com dados generalizados, como idade, sexo, escolaridade ou onde vive, como as gerações X,Y ou Z, por exemplo. Com isso, os cinco perfis se classificam como:

Imersos

Os imersos tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia.

httpv://www.youtube.com/watch?v=mfgkhgLiEno

Ferramentados

Recorrem à tecnologia para realizar as tarefas, mas não a idolatram

httpv://www.youtube.com/watch?v=rfYDJWfvvQw

Fascinados

Querem parecer modernos e conectados

httpv://www.youtube.com/watch?v=W8t-2V7i3Wg

Emparelhados

A tecnologia é fundamental para por em prática os projetos da vida

httpv://www.youtube.com/watch?v=sZY2-Fd2eaY

Evoluídos

O universo das máquinas é seu habitat

httpv://www.youtube.com/watch?v=fpE-K8rvj-I

Vale a pena conhecer estes perfis para identificar novas demandas e comportamentos no mundo online.

Fonte: DM9DDB

Continua depois da publicidade

Entidades: Youtube

Tags:

O que é PLR marketing digital?

O que é PLR marketing digital?

Se você está querendo descobrir o que é PLR marketing digital, chegou ao lugar certo. A partir de agora, oferecemos um conteúdo completo com as principais informações sobre o tema, como: conceito, características, vantagens, desvantagens, entre outros. Este artigo é...

Como fazer um ebook no Canva Online?

Como fazer um ebook no Canva Online?

A tarefa de criar um ebook pode parecer bem complexa, mas não é. Nós vamos te ajudar com algumas dicas para facilitar o seu trabalho e te ensinar como fazer um ebook no Canva Online. É importante que ele ofereça conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, seja atrativo...

Como ser um consultor de Marketing Digital?

Como ser um consultor de Marketing Digital?

Com o aumento da necessidade de uma presença mais forte das empresas na internet, o papel do consultor de marketing digital está se tornando cada vez mais relevante. E isso tem gerado uma grande oportunidade de negócio no mercado digital, pois para se tornar um...

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Construir um e-book é uma ótima estratégia para começar uma carreira no empreendedorismo digital. Você já pensou como criar um ebook e ganhar dinheiro? Ele é um dos formatos preferidos porque é mais simples de ser implementado no mercado e não é necessário fazer...

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

A Locaweb e-mail marketing é uma ferramenta que promete facilitar a rotina dos profissionais e empreendedores que trabalham com esse importante canal de comunicação. Ela permite automatizar várias etapas, como envio de e-mails, segmentações, entre outros.  Neste...

ActiveCampaign: O que é e como funciona

ActiveCampaign: O que é e como funciona

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) criada para auxiliar na interação de pequenas e médias empresas com os seus clientes. Fundada em 2003 em Chicago, Illinois, a empresa começou fazendo consultoria...

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

Como começar no Marketing Digital?

Como começar no Marketing Digital?

Qualquer profissão ou carreira relacionada à internet, tem um enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Por isso, como começar no marketing digital é uma das buscas mais comuns para quem deseja iniciar um novo negócio ou carreira profissional. Comecei no...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest