3 passos simples para evitar crises nas redes sociais

por | jul 14, 2017 | Redes Sociais | 0 Comentários

Desde que começamos a trabalhar com o Facebook, sempre recebemos perguntas de pessoas preocupadas com as críticas ou as crises nas redes sociais. Muita gente fica preocupada com a possibilidade de receber reclamações dentro de uma página do Facebook.

Se você também tem esse medo, ou isso é uma coisa que impede você de entrar com tudo nas mídias sociais, temos uma má notícia:

“As pessoas vão falar mal de você ou do seu negócio, você estando ou não dentro das mídias sociais”.

Olhando para o lado bom, a partir do momento que você está no Facebook, no Twitter ou em qualquer outra mídia, você tem a OPORTUNIDADE de lidar e administrar essas reclamações.

Isso porque, enquanto você não está, as pessoas vão falar e você não vai poder se defender!

Se você tem medo do que vão falar ou se já teve algum problema com relação a reclamações e não está sabendo como lidar, presta atenção nesse texto.

Vamos dar dicas simples para que você possa dormir mais tranquilo e evitar as temidas crises nas redes sociais.

COMO EVITAR CRISES NAS REDES SOCIAIS

1. PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR

Essa é uma frase muito famosa, não é mesmo? Aposto que você já ouviu falar.

Quando pensamos em Gestão de Crises nas mídias sociais, uma das coisas que você pode fazer é: MONITORAR O QUE FALAM SOBRE A SUA EMPRESA.

A partir do momento que você monitora e fica ligado no que falam sobre você ou sobre a sua empresa, fica mais fácil gerenciar qualquer tipo de reclamação ou prevenir possíveis crises.

Você sabe como monitorar o que falam sobre a sua empresa?

Uma ferramenta simples e gratuita que você pode usar é o Google Alertas. Você cadastra palavras-chave do seu negócio e sempre que esses nomes forem mencionados ou encontrados pelo Google, você recebe um e-mail e descobre o que as pessoas estão falando sobre você.

A partir do momento que você monitora a sua marca, é possível coletar menções para separar os conteúdos. É aí que vamos para a segunda dica!

2. SEPARE OS FEEDBACKS

A segunda dica é que você, depois de monitorar o que falam sobre a sua empresa, comece a separar:

  • Os feedbacks construtivos que contém sugestões importantes para o seu negócio melhorar;
  • Os feedbacks extremamente negativos que você pode simplesmente descartar.

Geralmente, trabalhamos com muitos barulhos nas mídias sociais que são as reclamações legítimas e as reclamações “sem noção”.

Ou seja, às vezes, as pessoas fazem alguma reclamação legítima sobre o seu negócio, por exemplo:

  • Um cliente que não recebeu um pedido e ficou insatisfeito;
  • Sua pizza está chegando fria na casa do cliente;
  • Você não entregou o serviço no prazo combinado.

Esse tipo de “barulho” é possível de ser resolvido rapidamente e pode ser encarado como um feedback para que a mesma situação não aconteça novamente.

O conselho é que você responda essas pessoas, solucione o problema delas ou use o feedback para melhorar a operação do seu negócio. Assim, você se torna ainda mais competitivo no seu mercado.

Agora, também existem as reclamações “sem noção”. São pessoas que, muitas vezes, não são o seu perfil de cliente e simplesmente querem emitir suas opiniões sem ter noção de como funciona o seu negócio.

Esse tipo de “barulho” você pode deixar de lado.

Você pode ocultar o comentário da pessoa ou até mesmo se colocar à disposição para tentar entender os motivos dela. Mas, em muitos casos, você pode apenas ignorar.

3. COMECE A RESOLVER O PROBLEMA

Se você quer evitar crises nas redes sociais do seu negócio, você precisa começar a resolver os problemas. Hoje em dia, é impossível dar aquela escondidinha na sujeira embaixo do tapete.

Se alguém fez uma reclamação, você pode:

  • Pedir desculpas;
  • Iniciar o processo de atendimento para entender o problema e resolver.

Uma dica que a gente pode dar para você é: não fique lavando roupa suja nos comentários da sua página. Tudo bem?

Se alguém estiver reclamando na sua fanpage, peça para que ela envie algum meio de contato para você resolver todo o problema em um canal fechado. Você não precisa deixar o seu cliente e também toda a situação exposta.

Além disso, você evita prejudicar a imagem do seu negócio com pessoas que não estão por dentro do contexto da história apresentada pelo cliente.

Se aparecer um problema dentro da sua página, leve essa pessoa para um canal onde você consiga controlar o que vai ser falado. Com certeza será o melhor caminho para o seu negócio.

ASSISTA AO VÍDEO

Essas são as nossas dicas que você pode usar para evitar crises nas redes sociais da sua empresa.

Um ponto importante para você pensar é: encare os feedbacks como uma OPORTUNIDADE para o seu negócio.

Aqui, preferimos um cliente que reclama do que um que não fala nada e vai comprar com a concorrência.

Conte aqui nos comentários: você tem medo de receber críticas?

CONTINUE NO BLOG

Que tal conhecer formatos de conteúdos diferentes que você pode usar para atrair mais clientes?

Nós listamos alguns segredinhos que podem te ajudar a produzir um conteúdo que gera engajamento nas redes sociais. Leia aqui:

6 SEGREDOS PARA CRIAR UM CONTEÚDO DE SUCESSO NAS REDES SOCIAIS

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Google | Youtube

Tags: 3 pilares

Apelido para namorado: os 134 mais carinhosos para usar

Apelido para namorado: os 134 mais carinhosos para usar

Você tem um apelido para namorado ou sua namorada? Se você está em um relacionamento, tem algum crush ou está interessado em alguém, às vezes usar um apelido para demonstrar carinho e afeto pode essa pessoa é super legal. Entretanto, criar um apelido pode não ser a...

Como usar o editor de fotos profissional Lightroom no celular

Como usar o editor de fotos profissional Lightroom no celular

Somos seres que precisam de estímulos visuais para capturar a nossa atenção. E é por isso que o editor de fotos profissional Lightroom é tão importante. Seja você usuário de rede social, influenciador digital ou empresa, somos responsáveis por produzir conteúdo. E ter...

Frases para foto sozinha: 150 ideias para seus posts

Frases para foto sozinha: 150 ideias para seus posts

Você precisa de frases para foto sozinha? Nós te ajudamos! Confira a lista com 150 frases que fizemos para te ajudar e te inspirar na hora de inserir uma legenda nas suas fotos em suas redes sociais. Nem sempre estamos tão inspirados para arrasar nas legendas. Nós...

Legenda para fotos com filho: as mais bonitas para usar

Legenda para fotos com filho: as mais bonitas para usar

Se você tem dificuldades para pensar em uma legenda para fotos com o filho, chegou ao lugar certo. Neste artigo, selecionamos opções de autores renomados, como Augusto Cury e Machado de Assis. Além disso, separamos diversas letras de música que falam sobre a relação...

Fotos para perfil do WhatsApp masculino: os melhores sites

Fotos para perfil do WhatsApp masculino: os melhores sites

Nem todo mundo gosta de usar a própria foto de perfil nas redes sociais. Algumas podem acabar optando em colocar imagens de personagens, frases, paisagens e vários outros tipos. Dessa forma, se você encaixe nessas características, independente do motivo de não usar...

Legenda para fotos: as 154 melhores para seus posts

Legenda para fotos: as 154 melhores para seus posts

Quem nunca tirou uma foto perfeita onde saiu completamente lindo, com um look sensacional, mas nunca achou uma boa legenda para fotos que fizesse jus a imagem tirada e o momento que foi registrado? Esse é um dos maiores problemas de diversas pessoas: legendar suas...

O que é Google Ads: como funcionam os anúncios no Google

O que é Google Ads: como funcionam os anúncios no Google

A internet é um dos melhores lugares para alcançar novos públicos e clientes, além de trabalhar diretamente com divulgações. Você sabe e conhece bem o que é Google Ads? É uma ferramenta bastante útil na hora de realizar essas divulgações online. O Google oferece a...

Como transferir o WhatsApp para outro celular?

Como transferir o WhatsApp para outro celular?

O WhatsApp recebeu um novo recurso que vai beneficiar, inicialmente, as pessoas que possuem aparelhos da Samsung. Com a atualização, agora é permitido transferir conversas e mídias do WhatsApp de um Iphone para um aparelho com um sistema Android. Apesar de ser uma boa...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest