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Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

Existem várias formas de conseguir o contato de pessoas interessadas no seu negócio. Uma das estratégias mais eficientes para isso são as páginas de captura,
Sumário

Você já parou para pensar no que aconteceria se as redes sociais acabassem hoje? De que forma você divulgaria o seu negócio? Onde seus clientes te encontrariam? Como manteria o relacionamento com o seu público?

É pensando nisso que, por aqui, temos um seguro anti-crise: nossa lista.

Uma lista qualificada é formada com o contato de pessoas que demonstraram interesse pelo seu negócio. A essas pessoas damos o nome de leads.

Quando uma pessoa cede informações de contato dela para você, isso significa que, em alguma medida, ela quer saber mais sobre aquilo que você vende. E vender pra quem já demonstrou interesse é sempre mais fácil do que para quem ainda não nos conhece. Por isso, ter uma lista de leads é tão importante.

Além disso, ter uma lista de leads serve não apenas para que você crie e mantenha um relacionamento com seus potenciais clientes, mas também pode ser usada para segmentar anúncios, por exemplo.

MAS VOCÊ SABE COMO CONSTRUIR SUA LISTA?

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

Existem várias formas de conseguir o contato de pessoas interessadas no seu negócio e construir sua lista. Uma das estratégias mais eficientes para isso, quando o assunto é marketing digital, é a utilização de páginas de captura.

Essas páginas, também chamadas de landing pages, recebem esse nome, pois são criadas com o objetivo de capturar leads. Elas possuem elementos que vão atrair a atenção do usuário para que ele forneça seus dados, geralmente em troca de alguma recompensa.

Na prática funciona assim: imagine que você recebe centenas de visitas em seu site ou em suas redes sociais. Mas, as pessoas simplesmente entram e saem e você não tem como se comunicar novamente elas.

Ao usar páginas de captura, você tem a oportunidade de capturar algum dado desses visitantes para, no futuro, voltar a se comunicar com eles.

Com isso, você garante um meio de mantê-los em seu funil de conteúdo até que sejam convertidos em clientes.

Agora, você pode estar se perguntando: qual a diferença entre um site e uma página de captura?

SITES X PÁGINAS DE CAPTURA

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

A principal diferença entre uma página de captura e um site, é que a landing page é estruturada para guiar o usuário a uma ação que resultará na captura do contato dele. Ou seja, as páginas de captura são criadas para um único objetivo: capturar leads.

Enquanto um site pode conter centenas de informações, blog, galeria de imagens, informações de contato etc., a página de captura é direta e focada. Em um site, o usuário pode realizar diversas ações. Já na página de captura, ele poderá apenas se cadastrar.

O importante é entender que não basta ter uma página de captura para começar a criar a sua lista. Para que essa estratégia funcione, você precisa oferecer algo para seu possível cliente.

FAÇA UMA TROCA

Para conseguir leads qualificados usando sua página de captura, você deve usá-la para oferecer algo em troca das informações de quem a visita.

Dificilmente alguém irá se cadastrar na sua lista se você não oferecer uma recompensa. Por isso, as landing pages servem para capturar leads para as empresas e para os usuários elas são como páginas de download.

Para incluir as páginas de captura na sua estratégia, você deve começar criando algum material gratuito para oferecer ao seu público em troca das informações de contato dele. Chamamos essa recompensa de isca digital, pois com ela atraímos os interessados em nosso negócio.

Essas iscas digitais podem ser e-books, aulas gravadas, tutoriais, check-lists, cupons de desconto etc. O importante é que elas tenham a ver com seu negócio, pois ajudarão a segmentar o público.

No menu, Aulas & Ebooks aqui do nosso site, por exemplo, você encontra várias recompensas que usamos para alimentar a nossa lista.

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

Quem chegar até elas e decidir baixar o conteúdo, será direcionado para a landing page da isca escolhida e lá deverá inserir seus dados para receber o material por e-mail.

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

No exemplo acima, solicitamos apenas o nome e o e-mail do visitante. Mas nem todas as páginas de captura são assim.

COMO UMA PÁGINA DE CAPTURA DEVE SER

Depois de você decidir que tipo de isca vai usar para a captura de leads, o próximo passo é estruturar sua página.

Geralmente, essas páginas são simples. Os elementos básicos de uma página de captura são:

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

O título da página costuma ser o da recompensa que você está oferecendo. É importante dar destaque a ele, para que fique claro qual é o material que a pessoa vai receber.

Uma descrição do que é o conteúdo também é importante. Ela deve ajudar a convencer o usuário de que ele precisa da sua isca digital.

O formulário é uma das partes mais importantes da sua landing page. É por meio dele que as pessoas vão ceder os dados de contato delas para você.

No exemplo acima, nós pedidos apenas o nome e o melhor e-mail do visitante, mas você pode solicitar mais informações. Pode pedir o telefone ou fazer perguntas que te ajudem a selecionar melhor esse lead, como de qual cidade ele é, por exemplo.

É importante que você adapte seu formulário às necessidades do seu negócio. Mas fique atento, um formulário com muitas perguntas pode acabar afastando seus leads.

Por fim, não esqueça de usar uma chamada para ação (call to action). Nas páginas de captura, ela costuma aparecer como o botão em que a pessoa clica para confirmar o cadastro.

Você também pode acrescentar outras informações, como a logo do seu negócio e imagens que representem a recompensa que você está oferecendo. Só não deixe que isso tire a atenção do formulário e da chamada para ação.

EU NÃO TENHO SITE, POSSO TER UMA PÁGINA DE CAPTURA?

SIM! Você pode ter uma página de captura, mesmo sem ter site.

Basta procurar ferramentas para criar essas páginas. Inclusive, existem opções gratuitas no mercado.

Você não precisa ser um expert em programação, nem um designer para criar sua landing page. Muitas ferramentas fornecem layouts prontos para você apenas preencher suas informações e oferecer a sua isca digital.

A ferramenta que usamos e recomendamos é o KlickPages. Com ela, é possível criar páginas de captura em 2 minutos ou menos, mesmo sem ter conhecimento técnico.

Depois de pronta, sua página terá um link próprio e você poderá adicioná-lo ao seu site, como fazemos aqui no menu Aulas & Ebooks, ou usá-lo em seus anúncios, por exemplo.

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

Outro ponto bacana é que você pode utilizar o Pixel do Facebook em suas páginas e usar as informações coletadas por ele para saber mais sobre o seu público e segmentar anúncios.

Se quiser saber mais sobre isso, acesse esse texto e descubra como otimizar e mensurar seus anúncios com o Pixel do Facebook.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DE LANDING PAGES EM ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Para te ajudar a entender melhor como são as páginas de captura e como elas podem ser aplicadas na sua estratégia, trouxemos alguns exemplos de como elas podem ser usadas.

Fique atento à estrutura das páginas. Você vai perceber que, embora os layouts delas sejam diferentes, elas possuem a mesma estruturação.

  • Exemplo de página de captura para e-books

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

  • Exemplo de página de captura para check-list

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

  • Exemplo de página de captura para eventos

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

  • Exemplo de página de captura para cadastros

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

  • Exemplo de página de captura para teste gratuito

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

  • Exemplo de página de captura para lista de espera

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

Note que todas elas levam a pessoas a ceder informações de contato, seja para baixar algum conteúdo, fazer um cadastro, testar um produto ou até mesmo entrar em uma lista de espera.

ACOMPANHE AS MÉTRICAS DAS SUAS PÁGINAS DE CAPTURA

Páginas de Captura: Transforme visitantes em clientes

Um ponto importante é sempre mensurar seus resultados. Não coloque a sua página de captura no ar e esqueça de acompanhar como está sendo o seu desempenho. Analise todas as variáveis e como melhorá-la continuamente. Afinal, ela será a porta de entrada para o seus leads.

Confira algumas métricas e testes que você deve ficar de olho:

  • Número de visitas;
  • Número de cadastros;
  • Número de visitas versus o número de cadastros;
  • Testes A/B para testar o layout e ver quais versões recebem mais cliques.

Agora, você já sabe a importância das páginas de captura e que você pode atrair ainda mais leads para a sua lista.
Conta pra nós nos comentários: você já usa páginas de captura no seu negócio? Como estão os seus resultados?

CONTINUE NO BLOG

Ainda está com dúvidas de como começar a criar a sua lista de e-mail?

No post a seguir, listamos os 6 passos para iniciar a sua lista do zero. No final, você ainda encontra várias formas de aplicar os conhecimentos na prática. Saiba mais:

6 passos para começar a construir uma lista de e-mail de sucesso

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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