Paciência Spider: os 5 melhores sites para jogar

por | set 2, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Se você é da geração Z (1995 – 2015) é muito provável que tenha jogado o Paciência Spider no seu computador ou na escola que frequentou. Infelizmente, para alguns jovens o Paciência Spider pode ser considerado um jogo “cringe”, mas não sabem a diversão que pode ser esse game. Neste post você vai conhecer as regras do Paciência Spider, indicações de sites e aplicativos para você aproveitar o jogo, algumas estratégias para vencer a partida, benefícios de se aventurar nesse game de cartas e algumas curiosidades bacanas.

Antes de começar a sua jogatina, é importante entender as regras do game, que aliás, são bem simples. Então, a seguir, veja como jogar Paciência Spider.

Regras do Paciência Spider

O Paciência Spider é praticado com dois baralhos, com total de 104 cartas, não se joga com os coringas. Os jogadores têm o objetivo de juntar todos os quatro naipes organizados do Rei (K) até ao Ás (A), quando a sequência é completada ela é retirada da mesa e enviada para a fundação. Sendo assim, o jogo termina quando todas as cartas saem da mesa.

Saiba mais: Os 14 melhores jogos para WhatsApp

Sobre a estrutura do jogo, a mesa é composta por três áreas, são elas: cartas reservas ou baralho, as fundações e as pilhas (também conhecidas como colunas).

Então, no começo da partida, as cartas estão distribuídas em 10 pilhas na mesa, sendo que da esquerda para direita, as primeiras quatro pilhas possuem seis cartas em cada uma e as pilhas restantes possuem cinco, o que dá o total de 54 cartas. Lembrando que todas as cartas precisam ficar viradas para baixo, com exceção das últimas de cada uma das pilhas, ou seja, estas ficam visíveis para o jogador.

No baralho de reservas, ficam todas as 50 cartas que não são colocadas nas colunas. Então, com as cartas que estão na mesa não for possível fazer sequências, o jogador pode pedir cartas no baralho, assim será adicionado 10 cartas na mesa, sendo uma em cada coluna. Uma dica inicial é ter cuidado ao pedir novas cartas, já que elas podem bloquear às sequências que já se encontravam nas colunas. Você vai poder conferir algumas estratégias mais para frente.

As fundações são os espaços que iniciam vazios para que o jogador mande as sequências concluídas para lá. Quando a partida começa, os jogadores só podem mexer nas cartas visíveis de cada coluna. Para acessar as cartas que estão viradas para baixo, é preciso mover as cartas visíveis criando sequências nas colunas.

Saiba mais: Como achar jogos escondidos do Google?

As sequências só podem ser feitas em uma ordem descente (do Rei ao ÁS). Isso quer dizer que você pode colocar um 2 sobre o 3, mas não é permitido o contrário. Também é permitido deslocar as sequências entre as pilhas, por exemplo, digamos que você já tenha a sequência do 2 e 3 então ambas as cartas podem ser movidas para serem colocadas sobre um 4.  Após completar todas as sequências utilizando as cartas das pilhas e do baralho, a partida termina.

Vale ressaltar que a estrutura da mesa é sempre igual, independentemente da modalidade de jogo que a pessoa está jogando. Sendo assim, é possível jogar o Paciência Spider com cartas de um, dois e com quatro naipes. Tenha em mente que quanto mais naipes colocar em jogo, mais difícil será a partida, já que para deslocar as cartas entre as pilhas é mais complicado e possuem certos bloqueios.

Então, em partidas que contêm cartas com mais de um naipe, os jogadores precisam continuar fazendo sequências descendentes, mas neste caso, essas sequências podem ter mais de um naipe. Entretanto, não é permitido deslocar sequências mistas, sejam elas completas ou ainda em construção.

Para exemplificar, o jogador pode deslocar uma sequência de 6, 5 e 4 de copas, mas se a sequência for um 6 de copas, 5 de paus e 4 de copas não é permitido mover a sequência.

Em suma, com a prática você vai pegando o jeito, entender as regras é muito fácil, o desafio é montar as sequências. Então, caso queira começar a jogar ou voltar a se divertir com o Paciência Spider, confira os melhores sites e aplicativos para você brincar com esse game.

Saiba mais: Como jogar truco online: 10 opções

Os melhores aplicativos para jogar Paciência Spider

Os aplicativos Paciência Spider são muito parecidos um com o outro, basicamente as únicas mudanças são os visuais das cartas e do fundo da mesa, e também da trilha sonora. Sendo assim, para você aproveitar o game, a sua escolha de aplicativo vai depender por qual plataforma você deseja jogar, seja por um site, no Windows ou em seu celular . Dito isso, confira os melhores apps para jogar Paciência Spider grátis

Paciência Spider (PC)

A lista é aberta com o Paciência Spider mais clássico de todos, a versão para Computador, que é igual que vinha para Windows antes dele deixar de ser nativo do sistema. Para aproveitar esse aplicativo é preciso baixar ele para o seu desktop na loja da Microsoft Store. O app é leve, pesa um pouco mais de 200 MB e roda praticamente em qualquer PC.

Após baixar e instalar o aplicativo, os jogadores vão poder escolher as modalidades de jogo com um, dois ou quatro naipes. Além disso, também é possível acompanhar as estatísticas das partidas e o recorde. Também vale ressaltar o visual bonito das cartas e a trilha sonora.

Paciência Spider - Foto 1

Foto: divulgação/Random Salad Games LLC

Paciência.eu

Agora, se você não quer baixar nada, não ficar escolhendo o tipo de jogo, só deseja sentar e jogar, o site Paciência.eu possui essas características. Dessa forma, assim que você abre o site, a partida já começa automaticamente.

Apesar da praticidade, você ainda pode acompanhar algumas estatísticas, e clicando em “opções” pode escolher se quer jogar no nível iniciante, intermediário ou avançado. Uma dica: se quiser voltar alguma jogada que fez, basta dar o comando CTRL + Z no seu teclado. Além disso, o site possui outros jogos gratuitos, como o FreeCell, Mahjong e o Campo Minado.

Spider Solitaire 365

Outra opção online do jogo Paciência Spider é no site Solitarie 365. O visual da página é bem bonito, os acabamentos das cartas também são interessantes e, o mais importante, a página é leve, não exige muito do seu navegador, assim garantindo segurança da sua partida.

Aqui você também pode escolher a dificuldade das partidas, os designs das cartas, tanto a frente quanto o verso, sendo que a dezenas de combinações. Outro ponto positivo é que além do Spider, você pode jogar a versão do jogo com as regras clássicas (Solitário) e o modo Tripeaks. Caso não saiba jogar essas modalidades, basta descer a tela que aparecerá as regras.

Paciência Spider - Foto 5

Paciência Aranha (Magma)

Saindo dos desktops, você também pode jogar o Paciência Spider em seu aparelho celular. O aplicativo da Magma é muito simples, o que atraí atenção do jogador iniciante até ao mais experiente. Além disso, o app é leve, pesa menos de 6M e roda em todos os aparelhos móveis (a partir do Android 2.1).

Vale ressaltar que o aplicativo já conta com mais de 10 milhões de downloads na Google Play Store, e recebe a nota de 4,7 em mais de 314 mil avaliações. O app está disponível para Android e IOS.

Paciência Spider - Foto 2

Foto: divulgação/Magma Mobile

Paciência Spider

E para fechar a lista, a recomendação é de mais um aplicativo para celulares móveis, mas este só está disponível para Android. De toda forma, esse app também está muito bem avaliado na loja de aplicativos e já conta com mais de 10 milhões de download. Uma vantagem é que ele ainda continua sendo atualizado, diferente do aplicativo da Magma, que não recebe novidades desde 2018.

Paciência Spider - Foto 3

Foto: divulgação/Spider Solitaire Card Games

Independente da escolha que você fizer, o importante é se divertir e se desafiar, ainda mais se for uma pessoa competitiva e não gosta de perder. Pensando nisso, veja algumas estratégias que vão te ajudar a conquistar as partidas.

Estratégias para se dar bem no Paciência Spider

Não existe uma receita que vai te entregar de bandeja vitórias fáceis, até mesmo porque se tivesse isso o jogo perderia a graça, não é mesmo? Mas existem alguns “truques” que podem te auxiliar durante sua jogatina. Sendo assim, veja algumas dicas que vão tornar seu caminho para a vitória menos complicada.

O primeiro passo para se dar bem é começar o jogo no iniciante, não tente se aventurar de cara no nível intermediário, ainda menos no avançado. Dessa forma, só quando você estiver bem ambientado com o game, ganhando com certa facilidade, aí sim chegou o momento de dar o próximo passo de dificuldade indo para o nível intermediário (com dois naipes)

Já dentro da partida, inicialmente, para você fazer suas sequências logo no começo do jogo, uma boa estratégia do Paciência Spider é fazer o máximo possível as sequências com um naipe de cada vez. Entretanto, não deixe de lado a estrutura geral da mesa e a forma que ela vai se desenhando.

No Paciência Spider é preciso bancar de Doutor Estranho tentando ver o futuro, mas calma, não é preciso bagunçar a realidade para ganhar uma partida de Paciência. Isso quer dizer que é importante pensar nas jogadas futuras e não apenas só na mesa presente, já que um movimento pode até parecer errado no momento, mas isso pode trazer maiores quantidades de possibilidades de jogo com as cartas que virão do baralho ou das pilhas. Ou seja, pense também pense nas jogadas que estão por vir, não só as que estão acontecendo na hora.

Em algumas circunstâncias, embaralhar os naipes pode ser uma saída para liberar cartas relevantes que vão possibilitar fazer ou acrescentar outras sequências e evoluir na partida. Para isso, uma boa alternativa é apostar nas cartas que estão nas pilhas, principalmente as que você já sabe os naipes.

E outro ponto importantíssimo é liberar o quanto antes uma coluna, deixá-la fazia para poder usar esse espaço como suporte durante a partida. Lembrando, quanto mais colunas liberar, melhor vai ser, já que estes lugares podem ser ocupados por qualquer carta, o que o torna uma ótima alternativa para organizar suas sequências.

Leia mais: Como jogar Poker Online?

A estratégia citada é boa, mas também é preciso saber usar esses espaços vazios com sabedoria, só utilize esse lugar de forma rápida, a meta é sempre deixar o espaço vazio livre, e só usar quando for realmente necessário, se tornando uma espécie de suporte. Sendo assim, se deixar uma carta nesse lugar que não vai usar nos próximos 2 ou 3 movimentos, você estará fechando o espaço e não aproveitando a vantagem.

O jogo não leva o nome de Paciência à toa, é muito ruim quando você precisa de uma carta para terminar uma sequência ou abrir mais possibilidades de jogo, e ela não aparece de jeito nenhum. Uma forma de driblar essa situação é valorizando os Reis. Isso porque essas certas são as mais complexas no Paciência Spider.

Essas foram apenas algumas estratégias básicas, com o tempo você vai desenvolver as próprias maneiras de se dar bem e vencer as partidas mais rápidas possíveis. Além do divertimento, você sabia que jogar Paciência também traz alguns benefícios para a vida dos jogadores? Confira algumas vantagens de praticar esse game.

Por que jogar Paciência?

Se nenhum de seus amigos, conhecidos, familiares ou qualquer outra pessoa nesse sentido não tiver com tempo de conversar, interagir com você, os praticantes de Paciência conseguem se divertir sozinhos. As regras simples do jogo, mais o alto desafio cria um cenário onde o jogador pode se desligar temporariamente  das questões mundanas e focar apenas em fazer sequências de cartas. É sério, o jogo realmente te faz concentrar apenas nele.

Além disso, com o Paciência é possível melhorar a memória, apesar de não ser uma exigência ter uma boa memória para vencer as partidas. A questão do aprimoramento de memória acontece devido os jogadores conseguirem memorizar inconscientemente as cores, os naipes e os números das cartas e até mesmo as sequências que estão no baralho depois de pedir para usar uma vez.

O nível psicológico dos jogadores também aumenta, já que é preciso fazer análises das cartas que estão na mesa e de ter que considerar alguns aspectos como os naipes e os números. Sendo assim, a análise e observação faz com que seja possível identificar as cartas que estão nas pilhas e no baralho.

Quando se repete todo esse processo várias vezes, o jogador vai estar melhorando as suas habilidades mentais e cada vez mais a operação de análise e observação vão se tornando naturais, aumentando a velocidade que se conclui as partidas.

E apesar do game ser praticado individualmente, existe muita competitividade do próprio jogador terminar as partidas, e quando terminar, vai querer concluir mais rápido e com a menor quantidade de movimentos.

Então, ver a evolução no tempo e nos movimentos usados para concluir as partidas vai ser algo bom e motivador para te fazer melhorar o máximo que consegui. Entendidas as vantagens de praticar esse jogo bacana, agora veja, a seguir, algumas curiosidades legais sobre o Paciência Spider.

Curiosidades

Você sabia que o Paciência Spider é apenas uma modalidade derivada de um grupo maior de games chamados de Paciência? Esse é o modo de jogo mais famoso do Paciência, mas também vale a pena dar uma conferida nos outros jogos. Dito isso, veja algumas curiosidades desse grande game de cartas:

  • Os historiadores não sabem dizer com exatidão qual é a origem do Paciência, mas eles afirmam que esse jogo começou a ser praticado com o povo da região germânica ou com os escandinavos, na Europa. Apesar disso, a popularidade do jogo ocorreu mesmo foi na França, no século XIX.
  • Já o Paciência Spider apareceu pela primeira vez em 1947, mas esse modo de jogo só ganhou maior notoriedade apenas em 1998, quando foi incluído nos games nativos do sistema operacional Windows.
  • A partir do Windows 8 o jogo deixou de vir instalado automaticamente no sistema.
  • O Napoleão Bonaparte jogava constantemente o jogo Paciência. Por conta disso, existe uma versão do game em homenagem a ele.

Agora que você está por dentro do Paciência Spider, tire um tempo para poder praticar e se divertir, em poucas partidas vai ficar imerso no game e sempre vai querer bater os próprios recordes. E se você for fã de jogos de cartas, também pode dar uma olhada neste post que falamos sobre o poker online, quem sabe você se interesse por outros games de baralhos. Logo adianto, se você não sabe jogar, não se preocupe, é mais fácil do que pode  imaginar.

E, por fim, caso você comece a gostar do game ou tenha voltado a jogar, indique para um amigo, tente desafiar ele para ver quem completa as partidas de forma mais rápido e com menos movimentos usados. Se fizer isso, vai aumentar o nível de competitividade, a diversão e a vida útil usando esse game.

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Como calcular 13° salário grátis? As melhores calculadoras

Como calcular 13° salário grátis? As melhores calculadoras

Muitos trabalhadores podem ter dúvidas de como calcular 13º salário. Mas existem algumas formas de fazer isso gratuitamente. Neste post, separamos algumas opções de calculadoras disponíveis online e de fácil acesso para facilitar a sua vida na hora do cálculo.  Para...

Como fazer um cartão de visitas: 10 ferramentas gratuitas

Como fazer um cartão de visitas: 10 ferramentas gratuitas

Se você quer se apresentar de uma forma excelente e ainda deixar a sua marca registrada para um cliente ou possível cliente, não existe forma melhor do que utilizar um cartão de visitas. O seu cartão de visitas deve conter informações precisas e claras sobre você, com...

TIM fora do ar? Confira o status dos serviços aqui

TIM fora do ar? Confira o status dos serviços aqui

TIM fora do ar – se você for um cliente dessa empresa, é provável que já tenha feito essa pesquisa no Google, certo? Ficar sem rede da operadora telefônica é uma situação bem incômoda, ainda mais quando é necessário fazer uma ligação importante ou está esperando uma....

Cuponomia é confiável? Confira nossa opinião sincera

Cuponomia é confiável? Confira nossa opinião sincera

Você conhece o Cuponomia e sabe se ele é confiável? Todos gostam de realizar as suas compras com descontos, certo? Afinal, qualquer oportunidade de pagar menos em um bom produto é quase sempre bem vinda. Uma ótima forma de conseguir esses descontos é com uso de...

Os 16 melhores apps para fazer lista de compras

Os 16 melhores apps para fazer lista de compras

Na hora de sair de casa para ir ao mercado ou à feira, é muito importante ter uma lista de compras completa em mãos para te ajudar a não esquecer nada e também para ter um controle sobre seu orçamento. Segundo especialistas de economia, fazer uma lista de compras faz...

Gerador de cartão de crédito: como gerar para testes?

Gerador de cartão de crédito: como gerar para testes?

Podemos definir um gerador de cartão de crédito como um sistema computacional que tem um funcionamento padrão e simples. Em fração de segundos, essa ferramenta cria uma sequência numérica equivalente às disponíveis em cartões de crédito, inclusive com o código CVV de...

Jogo Paciência: 20 sites e aplicativos para jogar online

Jogo Paciência: 20 sites e aplicativos para jogar online

Quem nunca passou o tempo com o Jogo Paciência? Ele ficou muito famoso entre os anos 90 e 2000, pois estava presente no sistema operacional Windows. Mas desde o Windows 8, o jogo não vem mais instalado. Apesar de ter virado febre, o jogo de cartas, também conhecido...

Hospedar imagens: 10 melhores sites gratuitos

Hospedar imagens: 10 melhores sites gratuitos

Uma ótima forma para você economizar espaço no seu celular ou computador é usando sites online para hospedar imagens. Dessa forma você não precisa deixar suas imagens ou uma foto ocupando espaço na sua máquina ou aparelho móvel. Embora essa seja uma ótima ideia, ela é...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest