Outbound Marketing: O que é e 3 ferramentas para vender mais

por | dez 11, 2020 | Marketing de Conteúdo | 1 Comentário

Se tem uma coisa que qualquer negócio do mundo necessita é de clientes. E existem várias maneiras de atraí-los para o seu negócio. Por isso, hoje vamos falar de Outbound Marketing.

O nome é diferente,  mas tenho certeza que você conhece muito bem essa forma de fazer marketing e provavelmente até já utilizou na sua estratégia de negócio.

Hoje falaremos o que você precisa saber sobre Outbound Marketing.

OUTBOUND MARKETING O QUE É E COMO FUNCIONA?

O Outbound é um modelo de marketing ativo, onde o seu negócio vai até o cliente, seja ele o consumidor final ou uma empresa. É aquele famoso marketing clássico e tradicional, feito há muitos anos.

Também é conhecido como marketing de interrupção, pois funciona quando você recebe uma oferta e não estava procurando pelo produto ou serviço.

Outbound Marketing exemplos:

Embora seja conhecido como uma estratégia mais clássica, engana-se quem acha que o Outbound Marketing está caindo em desuso ou que não funciona mais. Com o surgimento do Inbound Marketing, ele precisou evoluir e se adaptar.

Dessa forma, sempre que você assistir um vídeo no YouTube, por exemplo, e for interrompido por um anúncio, lembre-se que também é uma de campanha de Outbound Marketing.

DIFERENÇA ENTRE INBOUND E OUTBOUND MARKETING

Durante muito tempo, o Outbound Marketing foi a maior e muitas vezes a única opção para uma empresa chegar até o seu cliente, principalmente quando falamos de marcas grandes.

Como dissemos anteriormente, o Outbound Marketing é aquela estratégia que tem como objetivo divulgar o negócio para o maior número de pessoas sem necessariamente focar na persona em específico.

Já o Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo atrair o cliente ideal de forma voluntária para sites ou blogs com conteúdos desenvolvidos para um público-alvo, nutrindo-o com informações.

Aqui no blog, temos um artigo completo explicando o que é Inbound Marketing, por que utilizá-lo e mais algumas ferramentas para ajudar no seu negócio.

Muitos acreditam que eles são opostos, quando na verdade são estratégias válidas e podem se complementar perfeitamente.

VANTAGENS DE FAZER OUTBOUND MARKETING

Sempre falamos que, para saber se algo vai funcionar para o seu negócio, é necessário testar. Isso inclui diversas estratégias, que podem dar certo sozinhas ou em conjuntos com outras.

Então, só saberemos se ela vai dar certo quando testar. Por isso, separamos uma lista das vantagens em fazer Outbound Marketing:

  • Ter um contato com o seu cliente mais direto pode ser fundamental para o fechamento da compra;
  • Se o seu negócio tem recursos para investir, o outbound marketing é mais eficaz;
  • Mais fácil de encontrar profissionais dessas áreas;
  • Em nichos de mercado mais tradicionais, os métodos de outbound são valorizados;
  • As técnicas de propaganda atraem clientes mais rapidamente que no inbound, fazendo com que o retorno sobre o investimento seja breve.

DESVANTAGENS DE FAZER OUTBOUND MARKETING

Embora seja uma forma de divulgar um negócio muito conhecida e difundida, existem desvantagens em investir apenas em Outbound Marketing.

Listamos algumas delas para que você possa analisar:

Custo alto: os canais de divulgação costumam ser caros;

É inconveniente: em certos momentos, como o cliente não está em busca do produto ou serviço, a mensagem se torna irrelevante e muitas vezes incomoda e irrita o cliente;

Difícil de mensurar o resultado: por exemplo, ao entregar panfletos ou fazer propagandas em TV ou revistas, não tem como saber exatamente se a campanha foi eficaz e quantas pessoas você converteu.

Por isso, o ideal é aliar o Outbound Marketing com outras estratégias dentro das possibilidades da sua empresa.

Uma dica é ficar por dentro das principais tendências de marketing do momento e estudar sobre elas.

Além, é claro, de testar! Como já falamos nesse artigo.

FERRAMENTAS DE OUTBOUND MARKETING

Para aplicar essa estratégia, existem algumas ferramentas que podem auxiliar você e sua equipe de vendas:

1. LINKEDIN SALES NAVIGATOR

O LinkedIn é uma rede social focada em negócios. Portanto, uma ótima plataforma para prospectar clientes.

Como se não fosse suficiente, eles ainda possuem uma ferramenta para ajudar quem trabalha com vendas.

O LinkedIn Sales Navigator, um recurso de pesquisa avançada de empresas e leads, fornece recomendações personalizadas de contatos além de outros recursos bem interessantes.

É uma ferramenta paga, mas você pode fazer um teste de 30 dias gratuitos.

outbound marketing

2. RAMPER

É uma plataforma de prospecção digital que ajuda sua empresa a escalar a geração de leads B2B e automatizar a prospecção de ponta a ponta.

Com o Ramper, você poderá construir listas de clientes definindo qual perfil deseja e assim segmentar emails corporativos, a partir de redes sociais e sites de empresas.

Sem perder a personalização, você conseguirá automatizar suas abordagens e escalar sua prospecção, através de sequências enviadas a partir da caixa de email.

Para saber sobre custos, é necessário solicitar uma demonstração da plataforma no próprio site.

3. FIND THAT LEAD

Com o FindThatLead, é fácil e rápido encontrar contatos qualificados para uma equipe de vendas.

Basta informar o nome, sobrenome ou URL do site da empresa em que a pessoa que você quer contratar trabalha e fazer a busca.

A plataforma possui um plano gratuito limitado e planos com diversos recursos.

LIVRO SOBRE OUTBOUND MARKETING

Um livro que pode te ensinar muito sobre Outbound Marketing é o Receita Previsível: Como implantar a metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa.

Nele, os autores, compartilham a metodologia Cold Calling 2.0. Com ela, você será capaz de estruturar as vendas da sua empresa, utilizando apenas método, pessoas e disciplina para obter resultados.

O livro é ilustrativo e explica como você pode criar um processo inteligente de inside sales na sua empresa para aumentar seu ticket médio.

De acordo com os autores, Receita Previsível é um guia para profissionais de marketing e vendas que queiram se familiarizar com a técnica de vendas Outbound.

Saiba Mais: Receita Previsível (Predictable Revenue): Como implantar a metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa

OUTBOUND MARKETING CURSO

Quer se aprofundar mais no assunto? Existem diversos cursos de marketing gratuitos, dentre eles o Outbound Marketing Rock Content.

Nele, você aprenderá como é um processo de Outbound, desde a montagem de listas de prospecção até o fechamento de novas vendas.

Ele passa também pela gestão de todo o processo, como contratar novos vendedores e como treiná-los.

Para se cadastrar, faça o curso de Outbound Marketing grátis.

Agora você já sabe como o Outbound Marketing pode ajudar ainda mais no seu negócio.

Quer saber como gerar leads que podem aumentar a audiência do seu negócio? Confira 18 dicas de onde localizar pessoas interessadas no que você tem a oferecer.

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Entidades: Linkedin | Youtube

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1 Comentário

  1. fernanda

    Conteúdo maravilhoso! Agregou muito nos meus estudos sobre marketing digital, me esclareceu várias dúvidas que eu tinha. Obrigada!

    Responder

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