Continua depois da publicidade

O que significa hashtag e 5 dicas para utilizar as melhores

por | ago 27, 2020 | Redes Sociais | 8 Comentários

Você já deve ter visto em suas redes sociais o símbolo do “jogo da velha” seguido de uma palavra. Esse caractere é conhecido nas redes sociais como hashtag. Nesse texto, vamos entender o que significa hashtag.

O que significa hashtag?

A palavra hashtag significa cerquilha + etiqueta. Isso mesmo, hash, em inglês, dá o nome ao símbolo, que aqui no Brasil é nomeado como cerquilha. Já o tag significa etiqueta, em tradução.

Não existe uma tradução literal para a palavra, o que importa mesmo é sua função. Logo a pergunta que temos que nos fazer é: para que usar hashtag? E não: o que significa hashtag?

O que significa hashtag e para que serve?

Hashtag, em seu significado usual, é uma espécie de etiqueta que serve para organizar conteúdos em uma rede social. Quando usada, ela serve para facilitar a busca por aquele conteúdo.

Inicialmente, as palavras marcadas pelo símbolo cerquilha, ganharam popularidade no Twitter, berço da sua criação. Ela foi criada há mais de 10 anos pelo engenheiro Chris Messina.

Depois do Twitter, a palavra ganhou o mundo das demais redes sociais, especialmente no Instagram e no Facebook, onde são usadas diariamente.

Existem hashtags das mais variadas possíveis e você pode também transformar qualquer palavra em uma hashtag. Quando utilizadas, elas colocam aquele assunto no campo de pesquisa dos demais usuários.

Por exemplo: você pode publicar, nas mídias sociais, uma foto sobre cerveja, e utilizar a #cerveja. Feito isso, qualquer usuário que clicar em uma hashtag igual a sua, ou pesquisar sobre cerveja, poderá ter acesso ao seu conteúdo.

As hashtags são palavras poderosas para atrair público para suas mídias sociais. Por isso, você não pode deixar de usá-las e também é importante saber usá-las corretamente.

Como utilizar as hashtags e atrair público para o seu negócio?

Como falamos anteriormente, mais importante que saber o que significa hashtag é saber utilizá-las de forma eficaz.

Se você não usa uma conta comercial para o seu negócio, parece básico, mas é importante lembrar: o perfil do seu empreendimento nas redes, primeiramente, precisa estar em modo público. Só assim usuários diversos terão acesso à sua página.

Use hashtags relacionadas à sua publicação, tanto em legendas, como nos Stories, por exemplo. Elas serão um indexador do seu conteúdo àquele tema.

1. Crie hashtags para sua empresa ou para seus eventos. Tal como um sorteio no Instagram, você pode agitar seu sorteio solicitando que os participantes digitem uma hashtag.

2. Não exagere no número. Apesar de elas atraírem o público, o excesso dificultará a leitura do seu post. Dificultando a leitura, o leitor ao invés de se interessar pelo conteúdo, poderá perder o interesse.

Existe um limite máximo que você pode colocar em uma publicação. O total permitido pelo Instagram é de 30 hashtags.

3. Aposte nas hashtags específicas. Anteriormente eu usei como exemplo a #cerveja, ela certamente é bem ampla. Além das palavras amplas, você pode utilizar algumas opções mais específicas: #cerveja #cervejaartesanal #cervejariacuritiba.

4. As hashtags de localização, como demostrei anteriormente, são ótimas para mostrar onde sua empresa está. Facilite a vida do seu cliente utilizando-as: #cervejariacuritiba #cervejacentro

5. Você também pode verificar quais hashtags sua concorrência está usando. Observe quais posts com # tem mais curtidas, comentários e compartilhamentos.

Como encontrar as melhores hashtags para o seu negócio

A hashtag mais usada no momento é a #TBT. Muitas pessoas nem sabem o que significa TBT, porém utilizam essa hashtag para fotos com frequência. Ela nos permite perceber como uma palavra pode engajar um público.

Logo, em seu ramo de atividade, você pode pesquisar quais as hashtags mais usadas. Ao fazer uma publicação no Instagram, quando você começa a digitar sua hashtag, ele mostra o número de utilização daquela palavra.

Outra maneira mais efetiva ainda para localizar a melhor hashtag para seu negócio, é utilizando ferramentas de monitoramento. Elas funcionam como uma espécie de gerador de hashtag.

As ferramentas de monitoramento mostram quais são as melhores hashtags para utilizar de acordo com seu nicho de mercado. Além disso, mostram quais as mais usadas no momento e quais tem relação com o conteúdo que você está publicando. Legal, né?

Agora você aprendeu o que significa hashtag, como funcionam dentro das redes sociais e quando elas devem ser utilizadas.

Esperamos que com as demais dicas que demos aqui, consiga encontrar a melhor forma de atingir seu público alvo.

Se você gostou desse conteúdo, deixe sua #gostei aqui nos comentários para sabermos que você leu até aqui.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram

Tags:

As 18 melhores ideias de vídeo para o Instagram

As 18 melhores ideias de vídeo para o Instagram

Uma das principais coisas que você pode fazer no Instagram é postar e produzir vídeos. Para isso existem diversas formas de postar esse tipo de conteúdo na plataforma, como em Stories, IGTV, Feed e Reels. Por isso, separamos 18 ideias de vídeo para o Instagram. Mas...

O que é Close Friends no Instagram?

O que é Close Friends no Instagram?

Você trabalha com redes sociais e quer saber mais formas de alcançar o seu público? Existe uma ferramenta que pode te ajudar na rede social. Você sabe o que é Close Friends no Instagram? Vamos te explicar. Todos possuem um grupinho de amigos mais próximos, certo?...

As 22 melhores ideias de vídeo para o Tik Tok

As 22 melhores ideias de vídeo para o Tik Tok

Você quer ter um grande público nas redes sociais? Veja a seguir algumas ideias de vídeo para o Tik Tok. Essa é uma das principais redes sociais de compartilhamento de vídeos disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. O leque de categorias de conteúdos...

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Quer fazer seus Stories durarem mais de 24 horas no seu perfil? Aprenda como colocar fotos no destaque do Instagram. Deste modo, as pessoas poderão acompanham suas postagens à qualquer hora e momento. Lançado em 2018, os destaques do Instagram foram criados para...

Como fazer filtro no Instagram?

Como fazer filtro no Instagram?

Os filtros são um grande sucesso no Instagram, pois disponibiliza diversas opções para auxiliar os seus usuários na hora de publicar conteúdos, seja fotos, vídeos ou Instagram Stories. Neste post, vamos te ensinar como fazer filtro no Instagram. Antes, essa função só...

Live Commerce: o que é e porque está bombando?

Live Commerce: o que é e porque está bombando?

Se você está com dificuldades em aumentar o faturamento do seu negócio nos últimos meses, conheça a Live Commerce. Esse formato de vendas tem conquistado empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas.  Funciona assim: com uma transmissão ao vivo, você pode...

Como monetizar as publicações nas redes sociais?

Como monetizar as publicações nas redes sociais?

As redes sociais podem ser ótimas aliadas para te ajudar a ganhar dinheiro na internet. Mas para isso, você também precisa saber como monetizar as publicações nas redes sociais. Para começar, vamos te explicar direito o que isso realmente significa. Monetizar pode ser...

Como sacar dinheiro do TikTok?

Como sacar dinheiro do TikTok?

O Tik Tok é uma rede social onde os usuários podem criar, assistir e compartilhar vídeos dentro da plataforma. Contudo, essa ferramenta também oferece algumas formas para os donos dos perfis ganharem dinheiro assistindo vídeos e realizando outras atividades na rede...

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Mesmo quem gosta bastante de tatuagem muitas vezes não tem coragem de tatuar o próprio rosto. A novidade é que há um filtro bem realista no Instagram que te ajuda muito a "matar" essa curiosidade. Neste post verá como usar o filtro tatuagem. Se você for uma pessoa que...

Como viralizar no Tik Tok?

Como viralizar no Tik Tok?

Se você tem como objetivo se tornar um criador de conteúdo na internet, então o Tik Tok pode ser uma ótima porta de entrada e uma rede social perfeita para você montar a sua base de seguidores. Nessa plataforma, você consegue fazer vídeos curtos de diferentes estilos,...

O que significa fyp no Tik Tok?

O que significa fyp no Tik Tok?

Você sabe o que significa fyp no Tik Tok? Para os que não conhecem, o Tik Tok é uma rede social que permite que os usuários publiquem vídeos curtos para que outros perfis possam visualizar. Existem diversos tipos de vídeos e diversas hashtags que uma conta pode...

YouTube Clips: O que é e como usar?

YouTube Clips: O que é e como usar?

Você já ouviu falar no YouTube Clips? Desde de sua criação em meados de 2005, o YouTube passou por várias mudanças tanto em seus termos de serviço, como também em suas funcionalidades. Inicialmente a plataforma de vídeos só tinha suporte para conteúdo mais curtos. Já...

8 Comentários

  1. HELDER GASPARINO

    #gostei, show Camila gratidão pela dica, você é demais.

    Responder
  2. HELDER GASPARINO

    #gostei, show Camila gratidão pela dica, você é demais.

    Responder
  3. djonata

    #gostei!!!

    Responder
  4. julio martins

    #gostei Muito bom!!!

    Responder
  5. julio martins

    #gostei Muito bom!!!

    Responder
  6. Cristina

    #gostei

    Responder
  7. Dayane Pimentel

    #gostei
    Muito bom!

    Responder
  8. Márcia

    #gostei tbt

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest