O que postar no stories do Instagram? 15 ideias para copiar

por | maio 28, 2021 | Instagram | 0 Comentários

O Stories do Instagram é uma ótima ferramenta para interagir com seus seguidores e trazer mais dinâmica para o seu perfil. Além do mais, ele pode acabar atraindo mais pessoas para te seguir e gerar mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas você sabe o que postar no Stories do Instagram? Se estiver com um bloqueio criativo para criar Stories, separamos algumas dicas que podem ajudar.

Mas antes, é preciso saber que o algoritmo da rede social não será uma grande aliada nas suas postagens. Para se sair bem com este algoritmo, será preciso ter uma quantidade razoável de engajamento. Quanto mais seu público interagir com curtidas, comentários e reposts dos Stories, melhor será para seu crescimento na rede social e alcance obtido.

Para isso, será preciso postar frequentemente nos seus Stories. Então, vamos conferir o que postar no Stories do Instagram:

Saiba Mais: As 105 melhores frases para Stories do Instagram

O que postar no Stories do Instagram?

1. Templates

Os templates são uma ótima forma de conseguir uma interação maior com o público e aumentar o engajamento, e você provavelmente já deve ter compartilhado ou respondido algum. Eles são layouts onde o seguidor consegue interagir respondendo ou marcando alguma alternativa que tenha ligação com o assunto do template.

Você pode criar um template relacionado a sua área de atuação. Assim, os seguidores podem tirar print e responder ao template no próprio Stories. 

Os templates oferecem uma grande variedade de possibilidades. Você só não pode esquecer de colocar o seu usuário no template para receber os devidos créditos caso ele se torne viral ou as pessoas queiram conhecer o perfil de quem criou.

O que postar no stories do Instagram

Imagens: Instagram/Reprodução

2. Toque para Editar

Nessa altura do campeonato, você já deve saber que para passar um Story é preciso tocar na tela, certo? Então, por que não utilizar isso para criar uma interação e publicações interativas nos seus Stories? Você pode postar uma sequência de fotos que, ao clicar para passar nos Stories, acabam se editando e mostrando uma transformação ou acontecimento, como uma espécie de publicação interativa.

Além do mais, isso fará com que os seus seguidores abram os Stories várias vezes e façam o famoso “Vai e Vem” para acompanhar todo o processo de edição. Isso irá aumentar as impressões, uma das principais métricas da rede social. 

3. Enquetes

Se você está em busca de uma maneira prática e que gera resultados para pesquisas, opiniões e dados, então as enquetes do Instagram podem ser exatamente o que você precisa, além de também ser uma ótima maneira de engajar sua conta.

Com as perguntas em formatos de enquete, você pode dar voz ao seu público e saber a opinião deles sobre determinado assunto, tipo de conteúdo que gostariam de ver e diversas outras coisas. E o melhor é que essa ferramenta é gratuita na rede social. 

Existem diversos formatos de enquetes, como as mais utilizadas com apenas duas opções, por exemplo de “sim” ou “não” ou o famoso controle de emojis, onde a pessoa pode deslizar o emoji para expressar seu nível de satisfação ou concordância. Além do mais, esse recurso também pode ser uma ótima forma de diversão.

Mas lembre-se: é importante deixar as enquetes sempre no meio da tela para facilitar a interação e a visualização por parte do seu seguidor.

Saiba Mais: Copie e Cole essas 27 dicas de enquete para Instagram

4. Caixa de Perguntas

Uma das melhores maneiras para aumentar o engajamento e conversar com seus seguidores é a caixa de perguntas. Além do mais, o algoritmo do Instagram adora esse tipo de conteúdo por gerar uma grande alimentação de conteúdo. Você pode usar essa ferramenta para contar uma história, saber a opinião dos usuários, tirar dúvidas, pedir indicações e etc.

Mas não serve só para isso. Você pode ter uma interação mais descontraída com seus seguidores perguntando como foi o dia deles, pedindo sugestão de músicas, séries, filmes e diversas outras perguntas.

5. Correntes

Você já deve ter esbarrado com diversas correntes enquanto navegava pelo Instagram, algumas como “Responda esse story com um coraçãozinho e eu vou postar uma foto do seu feed que eu goste nos Stories”. Pode ser algo mais simples, mas isso gera uma grande interação e volume de directs e conversas com seus seguidores, podendo ajudar bastante seu perfil com algoritmo do Instagram.

O lado negativo é que provavelmente você terá uma grande quantidade de Stories para postar, o que pode ser bem trabalhoso e demorado para atender toda a demanda. O lado positivo é que se for bem feito pode valer muito a pena.

6. Vídeos

A própria gerente de conteúdos do Instagram, Silvia Ramazotti, diz que os vídeos são responsáveis por incríveis 40% dos Stories mais vistos na plataforma, sendo que a cada 5 Stories, 1 gera interação no direct. Essa opção de conteúdo pode ser uma forma de mostrar a realidade e transparência do seu dia-a-dia para seus seguidores.

Procure sempre estar de frente para a câmera enquanto estiver em um vídeo e as legendas podem ser uma ótima adição.

Saiba Mais: As melhores dicas de conteúdo para Instagram

O que postar no stories do Instagram

7. TBT

Você já deve ter visto o famoso #tbt no Instagram, certo? Isso significa “Throwback Thursday”, ou em tradução livre “Quinta-Feira para relembrar”, e com isso às quintas-feiras se tornaram o dia oficial do TBT. O objetivo é basicamente lembrar de algum momento especial, divertido e marcante da sua vida.

Mas com a ferramenta de arquivar lembranças do Instagram, nada te impede de também fazer isso em outros dias da semana. Tudo que você precisa fazer é ir no canto superior esquerdo do seu Instagram, no símbolo do relógio, e compartilhar as melhores lembranças. Isso pode ser divertido tanto você como para seus seguidores que terão uma ligação maior com você.

8. Reposte Stories

Você também pode pedir que os seus seguidores marquem seu perfil quando forem publicar algo relacionado ao seu conteúdo ou ao seu perfil no Instagram com o seu @. Depois, você pode postar essa publicação em seu próprio Story.

Lembre-se, sempre que alguém te marca nos Stories, você recebe uma notificação com a opção “adicione ao seu Story”. Isso irá gerar uma maior autoridade, interação e credibilidade com seus seguidores. Além do mais, aumentará o reconhecimento de sua marca. E, como dito antes, esse tipo de interação pode ser ótimo para o algoritmo do Instagram priorizar o seu perfil. 

Saiba Mais: 4 melhores apps para fazer repost no Instagram

9. Tutoriais

Se você possui algum conhecimento interessante ou que pode facilitar a vida dos seus seguidores, é sempre bom compartilhar isso com ele em uma espécie de mini-tutorial. Não precisa ser algo completamente relacionado ao tipo de conteúdo do seu perfil.

Pode ser algo mais simples como um truque na cozinha, dicas para dormir melhor, como usar algum aplicativo, como fazer alguma sobremesa e coisas do tipo. Isso dará um motivo para os seus seguidores continuarem te seguindo, ou começarem a seguir, além de aumentar a sua credibilidade com eles. Além do mais, é sempre bom compartilhar.

10. Bastidores

É sempre bom mostrar para seus seguidores um pouco da sua vida fora das redes sociais, os bastidores do seu trabalho, as dificuldades enfrentadas, o tempo para preparar o conteúdo, o processo de criação e, se for possível, até mesmo um pouco da sua rotina de trabalho.

Isso criará uma ligação mais profunda entre você e seus seguidores e também mostrará que você é humano igual a eles, fazendo com que eles se sintam mais à vontade no seu perfil. 

11. Depoimentos

Um outro tipo de conteúdo que você pode utilizar nos Stories são os depoimentos. Você pode dar o seu próprio depoimento sobre algum assunto popular no mundo que tenha a ver (ou não) com o seu conteúdo, o que aumenta o interesse do público em seu perfil.

Ou, o que seria ainda melhor, você pode trazer depoimentos de terceiros sobre o tipo de conteúdo que você disponibiliza ou sobre o seu produto ou serviço. Se você trabalha vendendo algo ou disponibilizando um serviço, você pode trazer a opinião de algum cliente, por exemplo.

Se você trabalha somente com postagens no feed, então por que não inovar e trazer a opinião de algum seguidor sobre o tipo de conteúdo que você posta no feed ou nos Stories? Além do mais, os depoimentos não precisam ser em vídeos. Você pode compartilhar algum post em que falaram sobre seu perfil, algum e-mail ou mensagem nas redes sociais em formato de texto que você recebeu.

12. Lives

Além de aumentar a sua interação e engajamento com o público, o que pode ser ótimo para aprimorar sua imagem e melhorar sua relação com o algoritmo do Instagram, as lives também podem permitir uma maior liberdade para você. Além do mais, mesmo que os Stories não permitam um conteúdo bastante extenso, você pode trazer algo novo e exclusivo para seus seguidores, algo que não ficaria registrado por mais de 24h. 

O leque de assuntos é extenso, novidades mais recentes, alguma polêmica, conteúdo, trabalho, produto e etc, ou apenas bater um papo com seus seguidores, falando sobre seu dia-a-dia. Além disso, nada vai te impedir de trazer convidados para suas lives e começar um bate-papo sobre algum assunto. A possibilidade de inovar nas lives irá depender de sua criatividade, pois as possibilidades são infinitas. 

Saiba Mais: Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

13. Resenhas

Se você possui uma parceria com marcas ou recebe produtos e serviços constantemente, você pode trazer as famosas resenhas no Instagram Stories com o produto. Você pode falar se vale a pena contratar o serviço ou comprar o produto, dar sua opinião sincera sobre os mesmo e etc.

Mas é preciso ter cuidado: lembre-se que a sua opinião poderá ser decisiva para que alguns seguidores decidam ou não gastar o seu dinheiro com determinado serviço/produto. Então existe um nível de responsabilidade no que você vai falar. 

14. Use os destaques

Os destaques podem servir como um facilitador para seus seguidores encontrarem conteúdos no seu perfil, ou até mesmo uma forma de apresentação para os novos usuários. A bio, muito provavelmente, será a primeira impressão que os novos seguidores terão de você e do seu conteúdo. Então quanto mais você caprichar nela, melhor.

Além das informações escritas que você terá, você pode usar os destaques para eternizar alguns Stories, falar sobre si mesmo e seu trabalho, deixar sua opinião sobre algo e etc. E vale destacar que os destaques permitem que você nomeie cada um como uma espécie de pasta, então seu perfil ficará bastante organizado. Você pode criar destaques como “Quem sou eu?”, “Meu trabalho”, “O que eu acho de determinada coisa” e etc.

O que postar no stories do Instagram

Saiba Mais: O que colocar na biografia do Instagram?

15. Serviços e produtos

Nada te impede de mostrar e divulgar seus serviços e produtos nos Stories do Instagram para também divulgar o seu negócio. Mas é importante saber que mostrar somente isso não irá agradar seus seguidores, então é preciso saber balancear o conteúdo.

O Instagram também possui seu lado de entretenimento e muitos estão em busca disso na rede social. Poste alguns vídeos e fotos sobre o tipo de produto que você vende ou serviço que você presta, mostre como são feitos, a rotina de trabalho e etc. Saiba deixar a divulgação interessante. Além do mais, os Stories duram apenas 24h se não forem colocados como destaque, então use essa ferramenta em seu favor e aproveite para realizar promoções limitadas. 

Saiba Mais: Como postar Stories do Instagram pelo computador?

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