O que é telemetria? Saiba tudo aqui

por | mar 10, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Você conhece o conceito de telemetria e os benefícios que podem vir com ele? A cada dia que passa, o volume de informações e dados disponíveis no mundo aumentam e se tornam ainda mais valiosos para a grande maioria das empresas. Isso porque é cada vez mais importante realizar medições e processos de coletas.

Assim, a telemetria foi conquistando seu espaço em diversos segmentos no mercado. O assunto é ainda mais abordado e estudado por profissionais e especialistas em coletas em tempo real e monitoração de dados. Caso você tenha interesse e queira aprender mais sobre a telemetria, neste texto vamos explicar o que ela é, onde você pode usar e quais os benefícios que ela oferece.

Saiba mais: Cartão CNPJ MEI: o que é e como gerar o seu?

O que é Telemetria? 

De forma literal, o termo telemetria significa “a arte de medir as coisas”, mas quando levamos essa palavra para dentro da indústria, ela terá um significado um pouco diferente. Ela passa a ser uma tecnologia que possibilita a comunicação de informação entre os sistemas e também permite a medição remota dos mesmos. Tudo isso é feito através de dispositivos tecnológicos sem fio, que funcionam com sinais de satélite ou ondas de rádio.

Telemetria normalmente faz referência ao sistema de comunicação sem fio, onde um sistema de monitoração funciona realizando o armazenamento e a coleta de dados. Um ponto bem interessante é que a telemetria pode realizar comandos remotos por desenvolvedores ou operadores de sistemas. Além disso, também pode realizar atividades mais simples, como a leitura dos dados captados.


Não estranhe caso você encontre alguém utilizando o termo de telemetria para se referir ao sistema tecnológico de monitoração em si, já que isso é muito comum. Esse sistema também é muito utilizado para medir, rastrear ou comandar dispositivos a distância. 

Se você precisar medir pontos móveis geograficamente, esse sistema também possui a capacidade de fazer isso, como carros, motos, ônibus, aviões e outros, ideal para fazer um controle logístico. Um exemplo muito bom é a Fórmula 1, já que a Telemetria é utilizada para que todos os componentes do veículo na corrida sejam monitorados, evitando maiores problemas.

Outro conceito que está relacionado a telemetria é a telemática, que pode ser explicado de forma bem simples. Ela é a comunicação à distância de vários, ou somente um, serviço de informática fornecido por meio de uma rede de telecomunicação.

Saiba mais: Game Turbo: o que é e como usar?

Onde você pode usar a Telemetria?

Você pode aplicar a telemetria de diversas formas diferentes, para facilitar o seu entendimento, a seguir listamos os principais meios onde você pode usar.


IOT – Internet das Coisas

Podemos dizer que a Internet das Coisas tem como base justamente a telemetria, o controle remoto, que já citamos acima, pode ser feito em termostatos inteligentes, máquinas autônomas de produção industrial, iluminação automatizada e diversos outros. O sistema de Internet das Coisas tem crescido bastante, justamente devido ao baixo custo dos sensores que conectam os dispositivos. 

Sistema de informação e infraestrutura 

A área de tecnologia da informação costuma utilizar bastante a monitoração de dispositivos e sistemas que é oferecida pela telemetria. Especialmente a área de infraestrutura que utiliza esse sistema bastante para acompanhar e medir os estados de equipamentos que sustentam os processos do negócio.

Logística

Um outro setor que utiliza bastante a telemetria é o de logística, especialmente no controle de frotas veiculares, com a telemetria veicular. Todos os dados e informações que envolvem a condução do veículo acabam sendo enviados para o sistema de monitoramento em tempo real. Dados como combustível dos veículos, quantidade de veículos na sua frota e até mesmo a localização podem ser acompanhados de forma remota pelo gestor e sua operação.

Assim, é feito um controle com os hábitos dos motoristas, acompanhamento de situações de riscos e interações em tempo real com o cliente. Um exemplo simples é o acompanhamento do seu pedido, quando você consegue saber a localização e previsão de entrega através do código de rastreio.

Saiba mais: O que é moodboard e como usar nos seus projetos


Agricultura

Um dos principais destaques do território nacional é a agricultura, muito disso se deve ao desenvolvimento tecnológico que é aplicado nessa área. A telemetria é utilizada especialmente no rastreio de gado através dos sensores. Drones automatizados também são utilizados para que haja um mapeamento de todas as áreas agrícolas que servem para identificação de alterações climáticas e identificação de pestes. Tudo isso é feito através do uso da telemetria.

Indústria do Petróleo

A telemetria também é bastante utilizada na indústria do petróleo, mais especificamente na transmissão de informações importantes referentes a parte mecânica de um poço de perfuração, tudo isso sendo feito em tempo real. Dessa forma, erros e problemas são evitados e o trabalho na indústria é otimizado consideravelmente. 

Monitoramento de Energia

Quando falamos de consumo de energia em casas, edifícios e fábricas, ele acaba sendo monitorado através de um sistema conectado em vários locais, com a telemetria. Assim, informações relacionadas à energia são enviadas para a central que possibilita um uso cada vez mais eficiente de energia. A manutenção de geradores de energia e outros equipamentos elétricos também são feitos através desse sistema. 

Saiba mais: O que é CBO: tudo sobre a Classificação Brasileira de Ocupações

Os benefícios da Telemetria

telemetria

Imagem: Superchip


Como você pode perceber, o conceito e a tecnologia da telemetria não é exatamente algo novo. Para deixar seu funcionamento ainda mais claro, separamos os principais benefícios que são resultados da telemetria:

  • Os custos são reduzidos consideravelmente: ao utilizar os dados precisos que a telemetria disponibiliza, é possível aprender e entender as etapas dos processos em que está acontecendo um desperdício ou falha, trabalhando em cima disso para corrigir. Também é possível perceber “gaps” que servem para otimizar todo o processo e aumentar a eficácia gastando menos;
  • A produção passa por uma otimização: além das reduções dos custos e maior segurança, os processos, consequentemente, passam por uma otimização que elevam ainda mais os lucros obtidos para a sua empresa/negócio;
  • Gera mais segurança para os envolvidos: se antes muitos trabalhos eram baseados nos “achismos”, os dados precisos da telemetria eliminam isso. Com informações confiáveis, as tomadas de decisões podem ser feitas de formas precisas e assertivas, aumentando a segurança dos colaboradores e da empresa de forma geral. 

Saiba mais: Kick Off: o que é e 4 dicas para uma reunião de sucesso


Entidades: Microsoft | Petrobrás

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.