O que é spam e 7 dicas de como ficar longe ou se livrar dele

por | dez 18, 2020 | Marketing de Conteúdo | 0 Comentários

Já recebeu uma mensagem no email ou em alguma rede social que você não solicitou? Todo mundo já passou por isso em algum momento. Por isso, vamos te contar tudo sobre o que é spam.

Esse tipo de prática é muito comum e vem evoluindo cada vez mais, sempre com o objetivo de impactar um cliente de forma excessiva, enganar ou tirar proveito.

Existem diversos tipos: dos mais inocentes até os criminosos. Por isso, é preciso tomar cuidado e saber identificar o que é spam e o que não é.

E se você envia mensagens não solicitadas para os seus clientes ou público em potencial, leia esse post também para descobrir se você não é um dos praticantes de spam, o spammer!

O QUE É SPAM E PARA QUE SERVE?

Basicamente, spam são mensagens enviadas em massa que você recebe em qualquer meio de comunicação eletrônico e que não foram solicitadas.

Eles são mais conhecidos por aqueles e-mails que você recebe na sua caixa de entrada, mas sequer autorizou ou se inscreveu para recebê-los.

Mas spam também pode ser enviado por outros meios, como:

  • Redes sociais;
  • SMS;
  • Comentários em blogs;
  • Fóruns e grupos da internet.

Existem muitas versões sobre a origem e significado da palavra spam. Ele pode ser, por exemplo, a sigla em inglês do termo “Sending and Posting Advertisement in Mass”, que traduzido para o português é “Enviar e Postar Publicidade em Massa”.

Porém, a versão mais popular e também a aceita pela RFC 2635 (conjunto de normas e regras que descrevem os padrões de uso da internet) não tem nada a ver com tecnologia, internet ou email.

O termo veio da marca americana SPAM uma carne suína enlatada e que talvez você até já tenha visto em algum mercado. Mas, o que isso tem a ver com o envio de mensagens indesejadas?

Na década de 1970, um programa britânico de humor chamado Monty Python, fez um quadro em um café, onde a atendente descreveu os itens do menu e todos tinham SPAM entre os ingredientes.

A repetição constante do nome da carne enlatada irritou a cliente, pois ela não queria comer um prato com SPAM. Então, os demais consumidores do café, que eram vikings, começaram a cantar.

Acredito que assistir a cena fará mais sentido para entender o motivo da associação de uma marca de carne enlatada com mensagens em massa que não foram pedidas:

Iniciaram-se diversas discussões sobre esse “mal comportamento” e alguns membros desses fóruns lembraram dessa cena de Monty Python e foi aí que o termo spam se popularizou na internet.

O QUE É SPAM: TIPOS

Engana-se quem acha que apenas os e-mails de promoção e propaganda são considerados spam. Bom se fosse, pois existem vários tipos. Por isso, fique sempre atento e conheça-os abaixo:

PROPAGANDAS

Esse é o tipo de spam mais comum e mais antigo também. São aqueles e-mails com oferta de algum produto ou serviço para o qual você não se cadastrou para receber.

Geralmente, esse tipo de spam pode trazer uma propaganda excessiva, de produtos milagrosos, oportunidades boas demais para serem verdade e até coisas ilegais.

CORRENTES

Ah, só quem viveu os primórdios da internet sabe o que é receber aquela corrente por email da sua tia e que, se você não passasse para 10 pessoas em até 24 horas, algo de ruim aconteceria.

E “ai” de você se não compartilhasse, pois quebraria a corrente.

Sim, isso também é considerado spam. Hoje em dia, são mais comuns em redes sociais, como o WhatsApp, por exemplo.

BOATOS

Sim, boatos espalhados pela internet também são spam. Esse tipo de mensagem costuma ser apelativa e alarmante para que seu compartilhamento seja imediato.

O tipo mais conhecido atualmente são as fake news, constantemente compartilhadas no WhatsApp e Facebook.

OFENSIVOS

Esse tipo de spam visa propagar conteúdos violentos e agressivos.

São mensagens de racismo, que fazem apologia à violência contra minorias, xenofobia, denúncias sem fundamento e contra pessoas específicas e que defendem ideologias extremistas.

GOLPES

Os golpes surgem de várias formas. Normalmente são spams que prometem curas ou oportunidades de ganho milagrosas, facilidade nos empréstimos, chance de ganhar dinheiro fácil e sem sair de casa.

Tem também aquelas mensagens enviadas por estrangeiros, comumente com erros de português, que prometem transferir um valor alto em dinheiro, desde que o recebedor pague uma taxa.

O mesmo ocorre com golpes de empregos que exigem um pagamento de taxa ou de um curso em troca de uma vaga garantida.

ESTELIONATO

Mais comum do que se imagina, os spams de estelionato são mensagens que induzem você a entrar em algum site e digitar dados importantes.

São aqueles e-mails ou SMS enviados, supostamente, pelo banco que pede para você entrar em um link para atualizar o token, ou algum dado confidencial.

Ou até mesmo mensagens enviadas via direct prometendo o selo de verificação do Instagram ou Facebook, mas que servem para roubar uma conta.

VÍRUS

Funcionam de forma parecido com o de estelionato, porém o objetivo é instalar um programa no seu computador ou celular para roubar, corromper ou apagar seus dados e arquivos.

O QUE É SPAM: DICAS DE SEGURANÇA

Agora você sabe o que é spam e provavelmente quer saber como evitá-lo. Precisamos dizer que infelizmente não tem como se livrar dele para sempre.

Mas a notícia boa é que existem maneiras de diminuir os prejuízos que eles podem causar. Por isso, separamos algumas dicas de segurança:

  • Desconfie de todas as mensagens eletrônicas que você receber contendo informações encaminhadas, links ou ofertas imperdíveis;
  • Não repasse ou compartilhe publicações com informações com procedência duvidosa, sempre pesquise antes e busque mais dados da veracidade;
  • Todas as redes sociais possuem configurações de privacidade para você ocultar informações, como o seu e-mail e telefone. Verifique isso e habilite;
  • Não responda spam, mesmo se for para xingar quem enviou. Ao fazer isso, você confirmará que seu endereço de email ou telefone está ativo;
  • A maioria dos servidores de correio eletrônico possuem uma pasta de spam ou lixo eletrônico, marque a mensagem como spam, para que você não receba esse tipo de email mais na caixa de entrada;
  • O mesmo ocorre com as redes sociais. Todas tem um recurso de reportar spam e você também pode bloquear o remetente;
  • Mantenha seu dispositivo sempre protegido com um bom antivírus;
  • Ao se cadastrar em sites, leia o Termo de Privacidade, geralmente localizado no rodapé. Sabemos que grande parte das pessoas não fazem isso, mas é ali que informa o que eles podem ou não fazer com seus dados.

Saiba Mais: Inbound Marketing – Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI

O QUE É SPAM: QUAL A DIFERENÇA PARA O E-MAIL MARKETING?

Muita gente confunde o que é spam com o email marketing. Sim, os dois tem como objetivo fazer uma divulgação para muitas pessoas.

A diferença é que no e-mail marketing há a autorização do destinatário. Um exemplo disso é o campo de cadastro que temos aqui no blog para que você e-mails com as novidades.

Outra diferença é que, segundo as boas práticas do envio de mail marketing, a mensagem precisa ter um link ou instrução de como se descadastrar.

Para saber mais sobre email marketing, clique e leia o nosso artigo.

O QUE É SPAM: COMO EVITAR?

Se você tem um negócio, é importante pensar na possibilidade de usar o e-mail como uma das estratégias de marketing digital.

Para isso, você precisa de algumas dicas essenciais para evitar essa prática e não ser considerado um dos spammers pelos usuários:

1. Não faça propagandas enganosas ou falsas promessas;

2. Não compre listas de e-mails ou telefones;

3. Em e-mails e posts, não use títulos chamativos e que criam uma falsa expectativa, os chamados “click baits” (algo como caça-cliques);

4. Forneça conteúdos de valor e úteis para quem se cadastrar na sua lista de email, WhatsApp ou seguir o seu perfil;

5. De tempos em tempos, faça uma limpeza nas suas listas de envio de mensagens;

6. Não envie mensagens em qualquer meio de comunicação para pessoas que não solicitaram ou autorizaram o recebimento. Na dúvida, pergunte se ela deseja receber;

7. Sempre forneça uma opção de descadastro.

Bom, agora que você já sabe o que é spam e que, além disso, não deve enviar uma mensagem não solicitada por meios eletrônicos, separamos algumas dicas de como criar uma lista de email de sucesso.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram | WhatsApp

Tags:

Como tirar fundo de imagem no Canva?

Como tirar fundo de imagem no Canva?

Quantas vezes você já não deve ter se deparado com a seguinte dúvida: como tirar fundo de imagem no Canva? Essa pergunta intriga muitos produtores de conteúdo e esse pode ser o seu caso. Criar uma arte personalizada pode parecer uma tarefa complexa, pois pensamos em...

Ubersuggest: o que é e como usar?

Ubersuggest: o que é e como usar?

O Ubersuggest é uma das melhores ferramentas para os profissionais que desejam colocar os seus conteúdos nas primeiras posições dos maiores buscadores do mundo, como o Google. Isso porque ela apresenta dados que ajudam a entender quais são as melhores estratégias para...

O que faz e como ser um Copywriter profissional?

O que faz e como ser um Copywriter profissional?

Sabe quando um anúncio é lançado e ele não sai da sua cabeça? Pode ter certeza que tem um Copywriter por trás disso. Pode ser em formato de jingle, pequenos textos, grandes histórias, vídeos para YouTube ou o que a criatividade permitir. Ele é o profissional...

Como criar quizzes?

Como criar quizzes?

A interatividade que a internet proporciona aproxima as pessoas, independentemente da distância em que elas estejam. Um dos recursos mais legais para testar seus conhecimentos são os quizzes online. Com eles, você pode até criar o meu quiz, que é bem famoso nas redes...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest