O que é plano de negócios e como montar um do zero?

por | jun 29, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Você sabe como o plano de negócios pode te ajudar? Para praticamente tudo que você faz na sua vida, fazer um planejamento é importante, seja uma festa, viagem e etc. Existem diversas formas de fazer um planejamento. Então, se até para as coisas simples é preciso planejar com antecedência, logicamente o mesmo acontece na hora de criar uma empresa.

Esse será um dos primeiros passos antes de você realmente abrir um negócio. Antes de ter uma ferramenta para guiar o seu trabalho, você precisa ter tudo definido para aumentar as chances do projeto dar certo. E você não pode fazer isso sem antes saber o que é plano de negócios. Vamos conferir e ver como você pode criar um.

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O que é plano de negócios?

O conceito de o que é plano de negócios pode ser definido de forma simples, já que ele é basicamente o projeto que mostrará como sua ideia de empresa vai funcionar. Ele irá conter dados que vão desde a área de marketing até o investimento financeiro, ou seja, além dos propósitos e objetivos futuros da empresa.

Você recorrerá a este documento na hora de tomada de decisões e possíveis investimentos.

É o plano de negócios que vai indicar quem é e qual será o futuro da sua empresa, ajudando a definir quais áreas irão ter os melhores resultados de investimentos e que deverão ser priorizadas. Perguntas de como, quando, com quem e porquê fazer negócios também serão respondidas com mais facilidade com a ajuda deste documento. 

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Agora que você sabe o que é plano de negócios, você também precisa aprender a como fazer um. Existem alguns tópicos que são praticamente obrigatórios neste documento, você confere abaixo:

Como fazer um bom plano de negócios?

Tenha um resumo/sumário executivo

Nessa parte, é onde você fará todo o resumo do plano de negócios. Você irá resumir, de forma sucinta todo o conteúdo do documento. Então, essa parte deverá ser feita somente após o plano de negócios estar finalizado.

Vale ressaltar que o resumo executivo também pode ser independente do documento original. Dessa forma, fica mais fácil de divulgar para o público, se você quiser e até mandar para seus funcionários. 

Defina a missão e visão da empresa

Se você já tiver a trajetória que quer que sua empresa siga, então você também já tem a visão, o futuro do seu negócio, que será essencial ter em mente para montar o plano de negócios.

Já a missão é um pouco diferente, mas ainda ligada a visão. Ela irá definir o ponto onde a empresa deverá chegar no futuro, além de orientar os seus objetivos. Resumindo: a missão será o impacto que a sua empresa terá no mundo.

Essa fase também vai servir para guiar os funcionários em questões sociais e financeiras da empresa.

Faça a descrição geral da empresa

A descrição geral vai dizer o que é a empresa de forma objetiva. Caso seja um negócio presente no mercado a mais tempo, então você também vai precisar inserir os dados de crescimento e o faturamento de cada ano de existência da empresa.

Caso o plano de negócios esteja sendo feito para abrir uma empresa, então você deverá colocar tudo o que espera dela. 

Faça a análise estratégica

Se você quiser identificar as ameaças, os pontos fortes, os principais pontos de fraquezas e oportunidades do seu novo negócio, então você vai precisar fazer uma análise estratégica. Uma das mais indicadas é a Análise SWOT.

Agora, caso você queira definir o que vai precisar fazer, qual caminho a empresa vai seguir, quando e como fazer determinadas coisas e os custos, é mais indicado que você utilize a Análise 5W2H.

Tenha um plano de marketing e venda 

Para ter uma estratégia e formas de divulgação e venda definidas, é aconselhável que um Plano de Marketing seja feito.

Com isso, você também poderá definir os preços dos serviços e/ou produtos e já deixar as informações a respeito deles prontas.

Desenvolva um plano financeiro

O plano financeiro precisa ter, em números, todos os dados relacionados ao setor financeiro da sua empresa, independente de estar começando ou não no mercado.

Caso ela já esteja no mercado a algum tempo, você irá incluir os dados de faturamento e crescimento. Se for uma empresa que ainda não está em funcionamento, você irá inserir o que espera obter financeiramente da criação dessa empresa. 

Você precisa colocar tudo detalhadamente: informações como quanto espera faturar de forma racional e calculada, quanto espera gastar em investimento e quais fontes de financiamentos estão a disposição. Tudo precisa ser feito de forma calculada. 

Defina o ramo de atividade

É basicamente definir a área de atuação da sua empresa: em qual ramo e segmento do mercado ela se encaixa.

Faça uma análise do mercado consumidor

A análise de mercado precisa ser feita antes mesmo de montar o planejamento para abrir a empresa. Ao fazer isso, você vai avaliar se a sua empresa vai conseguir suprir toda a demanda da área na qual você pretende se estabelecer, inclusive manter uma concorrência com as outras empresas próximas que oferecem os mesmos produtos/serviços.

Afinal de contas, o que adianta você ter um bom produto, capital, um planejamento perfeito e o lugar ideal se o seu público-alvo não precisa do produto/serviço que você está oferecendo?

Você pode fazer esse tipo de análise do mercado de forma primária e secundária. A primária consiste em buscar informações diretamente com os potenciais clientes. Já a secundária consiste em buscar informações em locais que já possuem esses dados, como SEBRAE, IBGE e outras associações de apoio ao empreendedor.

Com base nos resultados, você vai adaptar todo o seu plano de negócios para se encaixar no mercado.

Faça uma análise do mercado fornecedor

Você também precisa conhecer o seu futuro mercado fornecedor. Independente da sua área de atuação, será preciso fornecedores para que seu produto ou negócio dê certo.

Então, é preciso ter a garantia de que você terá esses fornecedores ao seu lado.

Estude a concorrência

A análise da concorrência é essencial para você saber com o que vai lidar no mercado.

Ao fazer isso, você estará se preparando para diversas tomadas de decisões, como: escolher o local para se estabelecer, quais produtos e inovações você pode investir e diversos outros assuntos. 

Defina os produtos e serviços da empresa

Antes do lançamento da empresa, você precisa definir quais serão os serviços e produtos que você vai vender de forma clara.

Ao fazer isso, você também terá um controle de materiais, produtos e outras ferramentas que poderá precisar, além de não “deixar o seu cliente na mão”.

Monte o processo operacional da empresa

Talvez é a parte que mais precisa ser considerada e, definitivamente, é uma das mais importantes. Esse será o roteiro de como as coisas irão funcionar e serão feitas na sua empresa.

O Processo Operacional é nada mais que a descrição de tudo que precisa ser posto em prática para completar uma determinada atividade.

Como escrever no plano de negócios?

O mais indicado é que você não utilize jargões, gírias e siglas no seu plano de negócios, porque você precisa apresentar uma linguagem coerente e profissional, mesmo se for um projeto iniciante que ainda está em desenvolvimento.

A linguagem simples, com frases curtas e diretas é mais indicada por facilitar o entendimento. Dessa forma, você diminuirá os riscos de falhas de comunicação.

Saiba Mais: Balanced Scorecard: o que é e como fazer?

Para que serve um plano de negócios?

Agora você já sabe o que é plano de negócios e como criar um. Mas você entende perfeitamente para que ele serve e qual a sua importância? Vamos conferir mais detalhadamente:

  • A visualização do seu negócio vai melhorar: esse documento contém todos os dados da sua empresa. Então será possível ter acesso a todas as informações necessárias para futuros cortes de gastos e investimentos;
  • O plano de negócios também serve como um indicador: o plano de negócios também pode ajudar na hora de identificar os caminhos que a empresa está seguindo, saber se está indo na direção correta, se algo está ou não funcionando, se mudanças no planejamento inicial serão necessárias e etc;
  • Investimentos externos são atraídos mais facilmente: ao definir e estruturar a empresa (inclusive a localização da mesma), os investimentos irão ocorrer mais facilmente. As conversas com os possíveis investidores serão mais fáceis, pois você conseguirá explicar detalhadamente quais são os objetivos e caminhos que a empresa está seguindo, além de ajudá-lo a entender quais são as necessidades atuais e futuras da empresa;
  • O plano garante maior segurança: um plano de negócios vai mostrar que você se preocupa com a gestão e o futuro da empresa. A falta de um plano de negócios pode passar uma imagem de desinteresse para quem está vendo de fora.

Os principais desafios de um plano de negócios

Não tenha em mente que só porque você sabe o que é plano de negócios será fácil desenvolver um. Na verdade, esse processo vem com diversos desafios e dificuldades como:

Assuma suposições

No início de um projeto, o empreendedor não terá todas as informações a sua disposição. Então será necessário assumir suposições. No caso, serão as hipóteses levantadas sobre quanto será o custo, os lucros, como será o comportamento do consumidor e coisas relacionadas.

Essas hipóteses irão mostrar as necessidades de adaptação da empresa e de seu modelo de negócio. Elas também podem ajudar na hora de prevenir possíveis problemas. Assim, o conselho é planejar e imaginar o mínimo de hipóteses possível antes de abrir a sua empresa.

Vale deixar registrado que você deve gastar o mínimo de capital possível nessas hipóteses. O dinheiro de verdade só deve ser investido quando você tiver uma confirmação da hipótese no futuro.

Veja isso como um plano de segurança, e não um plano que será posto em prática imediatamente. 

Preencha o plano de forma linear 

A linearidade pode ser complicada em um plano de negócios justamente por ser um documento longo e complexo. Então, montar uma sequência com começo, meio e fim pode ser um grande desafio. Algumas vezes pode ser até impossível, pois você pode não ter algumas informações necessárias no momento em que for preencher o plano.

O indicado é que você preencha o plano baseado nas informações que você possui ao longo de suas ideias.

Então, sempre que uma pequena variável mudar na prática, todo o plano de negócios deverá ser revisado e, dependendo das mudanças, até reescrito.

Conheça outras disciplinas

É importante levar em conta e analisar outras áreas de conhecimento e atuação, não somente a qual você irá se especializar.

Por exemplo: você precisa saber e ter um conhecimento da área de contabilidade, pois cálculos serão necessários para saber se o plano de negócios terá ou não um sucesso econômico. Ao fazer isso, você desenvolve um plano mais próximo da realidade e aumenta suas chances de sucesso.

Saiba Mais: Love Brand: Como tornar seu negócio amado pelos clientes

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