O que é open finance e como funciona?

por | jul 18, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Você sabe o que é open finance e como ele funciona? Essa é uma das grandes novidades de 2021 autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Com ele, o mundo das finanças passará a ser mais digitalizado, com maior transparência e dinâmica, não só para as empresas e outros bancos, mas também para todos.

Diversos recursos e oportunidades serão resultados do open finance e vamos falar sobre isso neste post.

Além de ser traduzido como “sistema financeiro aberto”, o termo pode ser visto como uma espécie de evolução do open banking. Diversas entidades e plataformas que possuem ligação com operações econômicas terão mais liberdade para trabalhar. 

Para esclarecer suas dúvidas sobre o termo, vamos te explicar o que é open finance, as diferenças em comparação com open banking e o que vai mudar com este novo serviço. 

Saiba Mais: ActiveCampaign: O que é e como funciona

O que é open finance?

Para saber o que é open finance, você precisa ter em mente que essa não será só a evolução do open banking. Como dissemos acima, mas o termo vai substituir completamente o outro. 

Segundo informações do próprio Banco Central, o alvo deste novo programa de negócios não são apenas os bancos, mas outros sistemas financeiros. Corretoras, fundos de previdência, companhias de câmbio e muitas outras também devem ser atingidas pelo open finance.

Assim, o objetivo principal do Bacen e deste novo programa é capacitar pequenas empresas e consumidores a alterar, acessar e ter benefícios dos dados que são mantidos sobre eles por outras instituições e governos.

Com isso, eles terão direitos legais para fazer o compartilhamento dos seus dados financeiros com todas as companhias de sua preferência.

Através do open finance, diversas organizações vão ter a capacidade de oferecer produtos financeiros, serviços e experiências inovadoras aos consumidores.

Contudo, para que isso ocorra, eles precisam estar de acordo com as regras preestabelecidas pelo Banco Central.

Saiba Mais: Klickpages: o que é e como funciona

Diferença entre open banking e open finance

Agora que você sabe o que é open finance, pode querer saber as diferenças em relação ao open banking. Essa é uma das principais dúvidas das pessoas e possui bastante fundamento já que um surgiu a partir do outro. 

Em linhas gerais, o open banking está relacionado às mudanças no relacionamento entre bancos e fintechs. Já o open finance amplia essa relação e traz essas mudanças para todo o mercado.

O que é Open Banking?

Também chamado de Sistema Financeiro Aberto, permite que os clientes de serviços e produtos financeiros possam compartilhar seus dados entre fintechs e bancos que sejam autorizados pelo Bacen. 

Esse modelo possui uma grande inspiração especialmente no Reino Unido e na economia europeia. Os dados que podem ser compartilhados pelos clientes são saldo, extrato, dados da sua conta, movimentação e alguns outros.

Segundo o próprio Banco Central, o sistema Open Banking gera maior competição, já que as instituições participantes do programa podem passar a oferecer serviços e produtos com base na concorrência. Assim, adaptações mais vantajosas podem ser feitas para superar o concorrente.

Mas não pára por aí. Com o Open Banking. o consumidor passa a ter um maior controle de sua própria situação financeira. Por exemplo, ele poderá controlar todas suas informações em um único local mesmo que ele abra sua conta bancária em mais de um banco.

O que é Open Finance?

Já que o open finance está diretamente ligado ao open banking, podemos dizer que enquanto o primeiro tem seu uso baseado na modernização e dinamização das operações entre banco e fintechs, o segundo possui ainda mais variedade e diversidade, sendo expandido para todo o país em todos os setores financeiros.

Isso auxilia bastante as instituições financeiras consideradas mais tradicionais, como corretoras de seguros, plataformas de investimento, fundos de pensão e diversas outras. Com o novo sistema, elas também podem passar a desfrutar da capacidade de compartilhamento dos dados de seus consumidores. 

Isso também permite o surgimento de novos serviços para serem ofertados, beneficiando tanto as empresas como os consumidores.

O controle de finanças será ainda maior do que com o open banking e as operações feitas por correntistas e investidores serão ainda mais facilitadas.

Saiba Mais: Perfect Pay: O que é e como funciona?

As vantagens do Open Finance

o que é open finance

Imagem: Banco Central do Brasil

Agora, você já sabe o que é open finance e a diferença para o open banking. Mas e os benefícios desse novo sistema? Vale deixar registrado que tanto os clientes como as empresas terão suas vantagens. Veja como:

Vantagens para os clientes

O principal básico desse sistema é: os dados dos clientes não pertencem às instituições mas sim ao próprio cliente.

Tradicionalmente, quando se trata do sistema financeiro, as instituições ficam com a custódia e a proteção das informações e com o processamento de dados da sua vida financeira. 

O objetivo principal dessa ação é garantir a própria segurança bancária da instituição e consequentemente do cliente. Embora isso garanta a integridade das finanças do cliente, manter esses dados também oferece uma excelente vantagem na competição com as outras empresas.

Quando um banco tem acessos aos seus dados, ele consegue traçar todo o seu perfil e oferecer serviços que sejam mais condizentes com o seu comportamento. Assim, fica mais fácil para ele aceitar o serviço e dificulta a migração do cliente para alguma outra instituição.

Ao usar o open finance, os consumidores passam a escolher quais instituições podem ou não ter acesso aos dados do seu perfil.

Assim, não só a empresa pode oferecer um serviço que tenha mais a ver com o seu perfil, mas o cliente também pode comparar os serviços recebidos e escolher o que mais lhe agradar, pela competição mais justa entre as instituições.

É aí que entra a maior transparência e maior controle que você poderá ter, já que as instituições também podem saber se você é um bom pagador, se a sua renda é adequada e etc.

E o consumidor poderá encontrar as melhores condições para suas operações comparando as opções.

Vantagens para as empresas

As instituições poderão ter acesso aos seus dados financeiros dos clientes mediante a autorização dos mesmos. Isso vale inclusive se o consumidor já for cliente de empresas concorrentes.

Além do mais, uma plataforma personalizada também estará disponível para as empresas, facilitando o fechamento de parcerias e a busca por potenciais novos consumidores para as instituições.

Talvez um dos maiores benefícios seja a união de forças entre as empresas.

Ao invés de oferecer vários serviços diferentes para tentar manter ou angariar novos clientes, será mais vantajoso para as empresas se especializar e oferecer serviços exclusivos, já que todos os concorrentes terão acesso aos mesmos dados.

Isso aumenta a diversidade do mercado, além da qualidade do produto ou serviço oferecido pelas empresas.

Saiba Mais: Como funciona o Nubank Rewards?

Os impactos do open finance nos serviços bancários e de créditos

Com open finance, as instituições terão que recorrer a novas estratégias, produtos e serviços para atrair e manter os clientes, devido a competição e maior transparência das informações.

À medida com que o consumidor fazer uso deste novo serviço, eles também poderão escolher as melhores condições de serviços e de créditos que mais se adequam a suas necessidades e metas, independente da instituição. 

Além disso, as operações de mercado serão facilitadas não só para as empresas, mas também para os clientes. Como esse sistema possui uma operação mais fácil, tarefas como oferta de preços e tarifas menores serão facilitadas aos consumidores. 

Contudo, esse processo de readaptação do mercado financeiro não será algo instantâneo. Até que o mercado se ajuste ao open finance, pode demorar que ele cumpra todos os benefícios oferecidos.

Saiba Mais: Como funciona o Gupy Software de Recrutamento e Seleção?

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Como aumentar o Score Serasa: 5 dicas infalíveis

Como aumentar o Score Serasa: 5 dicas infalíveis

Você sabe como aumentar o Score Serasa através de atitudes simples, que podem ser implementadas em seu cotidiano a partir de hoje? Continue conosco para conferir as nossas dicas. Score vem da palavra inglesa e quer dizer pontuação. O Score Serasa é uma pontuação que o...

Como assistir a Fazenda ao vivo e online?

Como assistir a Fazenda ao vivo e online?

A 13º edição de A Fazenda começará em breve! Descubra nesse post como assistir a Fazenda ao vivo e online. O reality show está no ar desde 2009 e tem ganhado muita repercussão desde sua última edição, pela diversão que tem proporcionado. A Fazenda é um reality show de...

O que é a plataforma VTEX para e-commerce?

O que é a plataforma VTEX para e-commerce?

Quem trabalha com e-commerce sabe da importância de ter uma boa plataforma online. São várias funcionalidades, a se atentar, por exemplo: a integração de pagamento, o registro de produtos, design da sua loja virtual, entre diversos outros recursos. Dessa forma, um dos...

Mensagens Dia dos Pais: como fazer a sua online?

Mensagens Dia dos Pais: como fazer a sua online?

O Dia dos Pais é comemorado em 8 de agosto, uma data tão especial que abre oportunidades de criar boas lembranças com aquele que é o nosso primeiro amigo. Por esse motivo, não deixe de presentear o seu pai, de enviar as tradicionais mensagens Dia dos Pais e de curtir...

Como abrir reclamação na Anatel? 4 formas

Como abrir reclamação na Anatel? 4 formas

As dores de cabeça causadas por conta das operadoras de telecomunicação são mais comuns do que deveriam. Assim, geralmente tentamos resolver o problema direto com as empresas. Mas em alguns casos fazer dessa forma se torna inviável ou a paciência se esgota. Quando...

Como pagar boletos com cartão de crédito?

Como pagar boletos com cartão de crédito?

Você sabia que tem como pagar boletos com cartão de crédito? Isso mesmo que você leu! Embora não seja muito conhecida e utilizada, essa alternativa pode acabar sendo excelente alternativa. Além do mais, dependendo da situação, pode ser mais aconselhável saber como...

Comprar na Olist é confiável? Saiba tudo aqui

Comprar na Olist é confiável? Saiba tudo aqui

A pergunta "Olist é confiável" é uma das mais comuns quando envolve essa empresa. A indecisão é justificável, especialmente porque a companhia é uma das mais comentadas do segmento eletrônico.  Para ajudá-lo a responder essa dúvida, vamos mostrar quais são os...

Como vender pelo Magalu Marketplace?

Como vender pelo Magalu Marketplace?

Você conhece o Magalu Marketplace e como ele funciona? Neste post, vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre a plataforma. O Magalu Marketplace é uma plataforma de venda na internet do Magazine Luiza, uma rede de varejistas. Os marketplaces têm se tornado...

Loja Tray: como montar sua loja virtual na plataforma

Loja Tray: como montar sua loja virtual na plataforma

Investir no ecommerce, como na Loja Tray, vem sendo um caminho bastante visado por donos de lojas ou pessoas que querem começar seu próprio negócio. Existem diversas plataformas que permitem a criação de uma loja virtual, como a Shopee, Aliexpress, Nuvemshop e...

Como tirar print screen no Mac?

Como tirar print screen no Mac?

Se você mudou de sistema operacional e ainda não sabe como fazer print da tela no mac, você está no lugar certo. Com certeza, você já precisou tirar print de algo, seja no celular ou no computador e talvez ainda não saiba como tirar print screen no Mac. Existe uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest