Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

O que é open finance e como funciona?

Você sabe o que é open finance? Neste post vamos te explicar o que e como ele funciona.
Sumário

Você sabe o que é open finance e como ele funciona? Essa é uma das grandes novidades de 2021 autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Com ele, o mundo das finanças passará a ser mais digitalizado, com maior transparência e dinâmica, não só para as empresas e outros bancos, mas também para todos.

Diversos recursos e oportunidades serão resultados do open finance e vamos falar sobre isso neste post.

Além de ser traduzido como “sistema financeiro aberto”, o termo pode ser visto como uma espécie de evolução do open banking. Diversas entidades e plataformas que possuem ligação com operações econômicas terão mais liberdade para trabalhar. 

Para esclarecer suas dúvidas sobre o termo, vamos te explicar o que é, as diferenças em comparação com open banking e o que vai mudar com este novo serviço. 

Saiba Mais: ActiveCampaign: O que é e como funciona

O que é?

Para saber o que é open finance, você precisa ter em mente que essa não será só a evolução do open banking. Como dissemos acima, mas o termo vai substituir completamente o outro. 

Segundo informações do próprio Banco Central, o alvo deste novo programa de negócios não são apenas os bancos, mas outros sistemas financeiros. Corretoras, fundos de previdência, companhias de câmbio e muitas outras também devem ser atingidas pelo open finance.

Assim, o objetivo principal do Bacen e deste novo programa é capacitar pequenas empresas e consumidores a alterar, acessar e ter benefícios dos dados que são mantidos sobre eles por outras instituições e governos.

Com isso, eles terão direitos legais para fazer o compartilhamento dos seus dados financeiros com todas as companhias de sua preferência.

Através do open finance, diversas organizações vão ter a capacidade de oferecer produtos financeiros, serviços e experiências inovadoras aos consumidores.

Contudo, para que isso ocorra, eles precisam estar de acordo com as regras preestabelecidas pelo Banco Central.

Saiba Mais: Klickpages: o que é e como funciona

Diferença entre open banking e open finance

Agora que você sabe o que é open finance, pode querer saber as diferenças em relação ao open banking. Essa é uma das principais dúvidas das pessoas e possui bastante fundamento já que um surgiu a partir do outro. 

Em linhas gerais, o open banking está relacionado às mudanças no relacionamento entre bancos e fintechs. Já o open finance amplia essa relação e traz essas mudanças para todo o mercado.

O que é Open Banking?

Também chamado de Sistema Financeiro Aberto, permite que os clientes de serviços e produtos financeiros possam compartilhar seus dados entre fintechs e bancos que sejam autorizados pelo Bacen. 

Esse modelo possui uma grande inspiração especialmente no Reino Unido e na economia europeia. Os dados que podem ser compartilhados pelos clientes são saldo, extrato, dados da sua conta, movimentação e alguns outros.

Segundo o próprio Banco Central, o sistema Open Banking gera maior competição, já que as instituições participantes do programa podem passar a oferecer serviços e produtos com base na concorrência. Assim, adaptações mais vantajosas podem ser feitas para superar o concorrente.

Mas não pára por aí. Com o Open Banking, o consumidor passa a ter um maior controle de sua própria situação financeira. Por exemplo, ele poderá controlar todas suas informações em um único local mesmo que ele abra sua conta bancária em mais de um banco.

O que é Open Finance?

Já que o open finance está diretamente ligado ao open banking, podemos dizer que enquanto o primeiro tem seu uso baseado na modernização e dinamização das operações entre banco e fintechs, o segundo possui ainda mais variedade e diversidade, sendo expandido para todo o país em todos os setores financeiros.

Isso auxilia bastante as instituições financeiras consideradas mais tradicionais, como corretoras de seguros, plataformas de investimento, fundos de pensão e diversas outras. Com o novo sistema, elas também podem passar a desfrutar da capacidade de compartilhamento dos dados de seus consumidores. 

Isso também permite o surgimento de novos serviços para serem ofertados, beneficiando tanto as empresas como os consumidores.

O controle de finanças será ainda maior do que com o open banking e as operações feitas por correntistas e investidores serão ainda mais facilitadas.

Saiba Mais: Perfect Pay: O que é e como funciona?

As vantagens do Open Finance

o que é open finance
Imagem: Banco Central do Brasil

Mas e os benefícios desse novo sistema? Vale deixar registrado que tanto os clientes como as empresas terão suas vantagens. Veja como:

Vantagens para os clientes

O principal básico desse sistema é: os dados dos clientes não pertencem às instituições mas sim ao próprio cliente.

Tradicionalmente, quando se trata do sistema financeiro, as instituições ficam com a custódia e a proteção das informações e com o processamento de dados da sua vida financeira. 

O objetivo principal dessa ação é garantir a própria segurança bancária da instituição e consequentemente do cliente. Embora isso garanta a integridade das finanças do cliente, manter esses dados também oferece uma excelente vantagem na competição com as outras empresas.

Quando um banco tem acessos aos seus dados, ele consegue traçar todo o seu perfil e oferecer serviços que sejam mais condizentes com o seu comportamento. Assim, fica mais fácil para ele aceitar o serviço e dificulta a migração do cliente para alguma outra instituição.

Ao usar o open finance, os consumidores passam a escolher quais instituições podem ou não ter acesso aos dados do seu perfil.

Assim, não só a empresa pode oferecer um serviço que tenha mais a ver com o seu perfil, mas o cliente também pode comparar os serviços recebidos e escolher o que mais lhe agradar, pela competição mais justa entre as instituições.

É aí que entra a maior transparência e maior controle que você poderá ter, já que as instituições também podem saber se você é um bom pagador, se a sua renda é adequada e etc.

E o consumidor poderá encontrar as melhores condições para suas operações comparando as opções.

Vantagens para as empresas

As instituições poderão ter acesso aos seus dados financeiros dos clientes mediante a autorização dos mesmos. Isso vale inclusive se o consumidor já for cliente de empresas concorrentes.

Além do mais, uma plataforma personalizada também estará disponível para as empresas, facilitando o fechamento de parcerias e a busca por potenciais novos consumidores para as instituições.

Talvez um dos maiores benefícios seja a união de forças entre as empresas.

Ao invés de oferecer vários serviços diferentes para tentar manter ou angariar novos clientes, será mais vantajoso para as empresas se especializar e oferecer serviços exclusivos, já que todos os concorrentes terão acesso aos mesmos dados.

Isso aumenta a diversidade do mercado, além da qualidade do produto ou serviço oferecido pelas empresas.

Saiba Mais: Como funciona o Nubank Rewards?

Os impactos do open finance nos serviços bancários e de créditos

Com open finance, as instituições terão que recorrer a novas estratégias, produtos e serviços para atrair e manter os clientes, devido a competição e maior transparência das informações.

À medida com que o consumidor fazer uso deste novo serviço, eles também poderão escolher as melhores condições de serviços e de créditos que mais se adequam a suas necessidades e metas, independente da instituição. 

Além disso, as operações de mercado serão facilitadas não só para as empresas, mas também para os clientes. Como esse sistema possui uma operação mais fácil, tarefas como oferta de preços e tarifas menores serão facilitadas aos consumidores. 

Contudo, esse processo de readaptação do mercado financeiro não será algo instantâneo. Até que o mercado se ajuste ao open finance, pode demorar que ele cumpra todos os benefícios oferecidos.

Saiba Mais: Como funciona o Gupy Software de Recrutamento e Seleção?

Stories
Você também pode gostar ...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família