O que é o formato Action-Optmized nos anúncios do Facebook?

por | maio 20, 2012 | Facebook | 2 Comentários

Há alguns dias, ao criar um anúncio no Facebook, percebi que uma nova forma de cobrança está disponível para os anunciantes. Além das opções de pagamento por clique (CPC) e por mil impressões (CPM), a opção “Ação Otimizada” também está disponível. Ao selecionar a opção, o Facebook exibe a mensagem:

We will try to get as many people to like your page or install your app given your budget, by delivering the ad to those people most likely to take action. You will be charged each time your ad is viewed. Please choose this option only for ads for pages and apps on Facebook.”

O que é o formato Action-Optmized nos anúncios do Facebook?

Ações otimizadas no Facebook

Em tradução livre, a opção define que:

“Nós tentaremos obter o máximo possível de pessoas para curtir sua página ou instalar seu aplicativo de acordo com seu orçamento, entregando o anúncio para as pessoas mais propensas a tomar esta ação. Você será cobrado cada vez que seu anúncio for visualizado. Por favor, escolha esta opção apenas para anúncios de fan pages e aplicativos no Facebook”.

Em linhas gerais, o Facebook tentará melhorar os anúncios e garantir que mais pessoas tomem ações dentro da rede e a favor dos objetivos de conversão dos anunciantes. A medida claramente aponta para uma tentativa do Facebook em entregar melhores resultados aos anunciantes, tendo em vista que várias notícias relacionadas ao baixo desempenho dos Facebook Ads vieram à tona recentemente.

A desistência da GM em anunciar no Facebook e a queda dos acessos ao site e aumento da utilização do mobile, o que diminui o número de exibição de anúncios, são apenas dois exemplos do “terrorismo” em torno da real eficiência dos anúncios no Facebook. O fato curioso das “Ações otimizadas”, no entanto, diz respeito ao controverso sistema de cobrança. A cobrança, segundo a descrição, será por impressões, mas ele visa o aumento das ações dos usuários, o que denotaria uma cobrança por clique.

A confusão, por sua vez, pode ser resultado de anos e anos de domínio do formato CPM e CPC no tipo de pagamento por anúncios online. A partir desse novo formato, vamos nos acostumar a considerar o CPF, Custo Por Fã, ou Custo Por Instalação, CPI. Porém, estas duas siglas já são bem conhecidas de todos, especialmente pelos brasileiros.

Otimizar para objetivos

Segundo o site Social Media Examiner, o Facebook inseriu a opção “Objetivos” na construção dos anúncios. Esta opção ainda não está disponível para mim, mas deve chegar em breve. Ao selecioná-la, é possível escolher se a campanha será otimizada para aquisição de fãs ou direcionada aos usuários com mais chances de clicar no anúncio.

O que é o formato Action-Optmized nos anúncios do Facebook?

Via: Social Media Examiner

Ainda não utilizei as Ações Otimizadas, assim que tiver mais informações, compartilho aqui ou na próxima turma do Curso de Facebook para Empresas.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook

Como desativar o Facebook temporariamente?

Como desativar o Facebook temporariamente?

Está precisando de um tempo longe das redes sociais mas não sabe como desativar o Facebook temporariamente? Fique com a gente até o final desse post e confira o passo a passo para desativar sua conta. O Facebook é uma das maiores redes sociais. Apesar de não estar...

Como excluir o Facebook pelo celular?

Como excluir o Facebook pelo celular?

O Facebook é uma das principais redes sociais do mercado. Mas sabia que tem como excluir o Facebook pelo celular? Caso você queira se desfazer da sua conta por algum motivo, é só seguir nosso tutorial para saber como excluir o Facebook pelo celular.  Além de excluir o...

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

2 Comentários

  1. Rafael Barbolo

    Nós dizemos que o Optimized CPM é otimizado para o Facebook ganhar mais dinheiro. As campanhas CPM da minha empresa têm desempenho muito superior às Optimized CPM. Se alguém tiver resultados diferentes, compartilhe também.

    Responder
  2. Rafael Barbolo

    Nós dizemos que o Optimized CPM é otimizado para o Facebook ganhar mais dinheiro. As campanhas CPM da minha empresa têm desempenho muito superior às Optimized CPM. Se alguém tiver resultados diferentes, compartilhe também.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest