O que é NFT e como funciona?

por | mar 19, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

NFT, uma simples sigla que vem tomando conta das notícias sobre investimentos nos últimos meses. Tudo isso devido aos valores astronômicos que o mercado de venda de peças digitais vem arrecadando com ele. Mas afinal, o que é NFT?

Esse é ainda um tema um pouco abstrato e novo para a grande maioria. Sem falar que também não é muito fácil explicar o motivo de tanto hype em cima desse assunto. Por isso, fizemos esse artigo para explicar todos os detalhes. Aqui você aprenderá tudo sobre o que é NFT e como funciona.

Conheça também os casos mais famosos atualmente envolvendo o que é NFT. Além de abordarmos as várias polêmicas sobre esse assunto.

O que é NFT?

NFT vem do termo em inglês Non-Fungible Token, que traduzido significa Token Não Fungível. Agora vamos por partes, para facilitar. Token provavelmente você já deve ter ouvido falar. Principalmente se você acessa o seu banco pela internet.

Para quem não sabe, é um dispositivo que gera senhas. Tem o objetivo de trazer segurança em transações e é utilizado para evitar fraudes. Já o termo Não Fungível, significa que algo não pode ser substituído por outra coisa de mesma espécie, qualidade, quantidade e valor. É algo insubstituível.

Continua depois da publicidade

Portanto, o NFT é um registro criptografado de um bem, só que em formato digital. Funciona como um selo de autenticidade eletrônico para artefatos digitais. E isso os torna únicos e não podem ser substituídos.

Alguns exemplos de arquivos NFT comercializados atualmente:

  • Imagens;
  • Gifs;
  • Ilustrações;
  • Memes;
  • Vídeos;
  • Músicas;
  • Jogos.

O que é NFT: como funciona?

O mercado de NFT, também conhecido como crypto art, vem crescendo desde meados de 2020. Mas foi em 2021 que ele fez sucesso, fazendo o termo “NFT” explodir nas buscas do Google. Mas antes de abordarmos isso, vamos entender o que é NFT e como ele funciona.

Quando um artista produz uma arte no ambiente digital, teoricamente, qualquer pessoa pode baixá-la e até replicá-la. Sim, isso envolve questões de direitos autorais, mas hoje ainda é muito difícil de rastrear. Dependendo do produto, fica até difícil identificar quem é o autor original. E é aí que O NFT entra.

Ao aplicar o NFT em qualquer peça de arte digital, ele a torna única. E acaba sendo uma validação da sua autenticidade e origem. Esse certificado fica armazenado em um banco de dados permanente, independente e criptografado, chamado de blockchain.

Como já explicamos no artigo sobre o que é bitcoins, blockchain é como se fosse um livro de contabilidade. Ela registra e armazena todos os dados de transações em um bloco. Esse conjunto forma uma “cadeia de blocos”, que é a tradução literal de blockchain. A forte criptografia torna uma blockchain muito difícil de ser hackeada ou apagada. Mas qualquer pessoa pode acessar e consultar as informações contidas nos blocos.

A blockchain da plataforma Ethereum é a mais usada para as transações de NFTs atualmente. Ela possui sua própria criptomoeda, a Ether (ETH). Mas em uma grande parcela das vendas de NFT são aceitas outras criptomoedas. Com o crescimento do mercado, sites como o Nifty Gateway também aceitam as formas mais tradicionais de pagamento, como dinheiro e cartão de crédito.

Saiba mais: Como investir em Bitcoin: Por onde começar sua carteira de investimentos?

E afinal, quem determina quanto vale um NFT? Isso é muito complexo, pois envolve o desejo da pessoa de ter um artefato único. Mas então você nos pergunta: “se eu posso baixar qualquer gif ou imagem, até imprimi-la e enquadrá-la, por qual razão pagaria por um NFT?”

Porque mesmo qualquer pessoa conseguindo usar uma ilustração, por exemplo, o original seria apenas seu. Então, além de questões de mercado, como oferta e demanda do produto, o quanto você gosta da peça, o artista que o fez, a escassez do artefato, tudo isso pode influenciar no valor do NFT.

Para muitos é difícil entender visto que estamos falando de algo digital, que não pode ser “tocado”. Mas se fizermos um paralelo com o segmento de obras de arte físicas, pode facilitar. Você pode ter uma imagem emoldurada e extremamente fiel ao quadro da Mona Lisa pendurado em sua casa. Mas existe apenas um quadro original pintado por Leonardo Da Vinci, lá no Museu do Louvre em Paris.

O que é NFT: exemplos de crypto arts já vendidas

Como mencionamos no início do texto, um NFT pode ser qualquer demonstração artística digital. Qualquer uma mesmo! Por isso, muitas pessoas de diversos segmentos estão aproveitando essa nova onda do mercado. Separamos alguns exemplos:

 Desenhos, imagens e ilustrações digitais

O que começou à chamar a atenção de milhares de pessoas para essa oportunidade foi o feito de Mike Winkelmann. Ele é um dos pioneiros do mercado das artes digitais. O designer, mais conhecido como Beeple, vendeu um lote de suas artes por 3,5 milhões de dólares.

Isso chamou a atenção de uma famosa e renomada casa de leilões de obras de arte, a Christie’s. Em parceria com Beeple, foi colocada em leilão a obra Everydays: The First 5,000 Days. Ela é uma colagem de animações e desenhos criados pelo designer durante 5.000 dias consecutivos, desde 2007.

O que é NFT - beeple

Foto: Divulgação/Beeple

Continua depois da publicidade

A peça de NFT crypto art foi arrematada por 69,3 milhões de dólares, levando o recorde do maior valor pago por uma obra de arte digital.

NFT NBA

Nos Estados Unidos, há muitas décadas é muito comum os fãs colecionarem cartões físicos de times e atletas, dos mais variados tipos de esporte. O que para nós, brasileiros, seria o equivalente ao álbum de figurinhas da Copa do Mundo. De olho nisso, a NBA, liga nacional de basquete profissional, lançou a plataforma Top Shot. Nela são vendidos cards e outros artefatos colecionáveis comuns, mas também outros muito raros de achar.

Agora, eles também vendem NFTs de trechos de videos com as melhores jogadas de alguns jogadores da Liga. Um vídeo de 10 segundos de uma jogada de LeBrown James, por exemplo, chegou a ser vendido por 208 mil dólares. Até o momento, a NBA já embolsou mais de 200 milhões de dólares, só com a sua plataforma.

NFT de um tweet

Ah, mas não é qualquer um, é simplesmente o primeiro post da história do Twitter. Ele foi escrito por Jack Dorsey, cofundador e CEO da empresa, que o colocou para leilão. O NFT art foi vendido por 2,5 milhões de dólares, e esse valor foi doado para uma instituição de caridade.

o que é NFT primeiro Tweet

Fonte: Reprodução/Twitter

Artistas da música

Diversos músicos também aderiram ao mercado. A banda americana Kings of Leon foi a primeira do mundo a fazer um CD e registrá-lo em NFT. Além das músicas, a versão VIP do arquivo possui artes exclusivas e entradas vitalícias para os shows. Com isso, arrecadaram mais de 2 milhões de dólares.

Alguns músicos decidiram usar sua fama para divulgar também outros tipos de arte. Mike Shinoda, da banda Linkin Park, se uniu com o designer Cain Caser. Eles colocaram à venda trechos animados da nova música de Shinoda, chamada Happy Endings. Foram 10 unidades numeradas, e todas foram vendidas.

Já a cantora Grimes, esposa de Elon Musk, conseguiu arrecadar 6 milhões de dólares com um conjunto de obras de arte digitais feitas em pequenos videos.

NFT de Gifs

Talvez você nunca tenha ouvido falar de um gif chamado Nyan Cat, mas provavelmente já deve tê-lo visto. Principalmente se você está há mais tempo navegando por aqui. Afinal, esse gif foi lançado há 10 anos, mesma idade do Instagram, para se ter uma noção.

O que é NFT nyan cat

Imagem: Reprodução

Continua depois da publicidade

Muito popular na época, hoje se tornou um clássico. Mas o que isso tem a ver com o que é NFT? Como dissemos antes, qualquer peça digital pode receber esse certificado de autenticidade. Chris Torres, criador do gif, fez uma versão remasterizada dele que foi vendida em um leilão por mais de 450 mil dólares.

Saiba mais: Como fazer GIFs?

Para se ter uma noção de como ainda não há regras de o que é NFT, temos o caso de um quadro do famoso artista Banksy. O Injective Protocol, um grupo de investidores de criptoativos, comprou a pintura física e original chamada Morons, que valia cerca de 95 mil dólares.

Eles digitalizaram o quadro, organizaram uma transmissão ao vivo e queimaram a pintura. Em seguida, registraram o vídeo como um NFT e o colocaram à venda. Foi comprado por uma pessoa que pagou mais de 382 mil dólares. Ou seja, o grupo ganhou 4 vezes mais que o valor da obra original.

Veja abaixo o video que foi vendido:

O QUE É NFT: POLÊMICAS

Apesar de muito promissor, o mercado de NFT crypto arts também tem seus problemas. Os valores pagos por muitos NFTs chamam a atenção e fazem brilhar os olhos de diversos artistas digitais. Mas é preciso alertar que, para uma pessoa desconhecida, os custos para transformar sua obra em NFT e vendê-la em sites e plataformas, podem não valer tanto a pena.

Além disso, o artista RJ Palmer fez uma série de posts no Twitter com alertas sobre o que é NFT. Ele relata que pessoas já estão se aproveitando para roubar ilustrações, desenhos e até tweets. Os “ladrões” os transformam em NFT e vendem como se fossem suas peças.

Uma outra questão levantada por ele, foi o fato de que qualquer coisa pode ser transformada em NFT. Isso abre margem para que qualquer tipo de imagem possa ser vendido. “Uma pessoa pode simplesmente vender uma foto do seu corpo sem permissão. O que faremos sobre isso?”, alerta e questiona Palmer.

Mas uma outra polêmica preocupa mais o mercado de NFT atualmente. Ela está relacionada ao seu impacto ambiental. Isso porque qualquer transação feita com blockchain gasta uma quantidade absurda de energia elétrica.

Uma pesquisa feita recentemente pela Memo Akten revelou que apenas um NFT, de edição única, é responsável pela emissão de uma grande quantidade de gás carbono. Seria o equivalente a dirigir mais de 1000 quilômetros em um carro à gasolina.

Para se ter uma noção melhor do gasto, em uma casa de uma família norte-americana de médio porte, equivale ao gasto de um dia inteiro de energia elétrica.

Ainda é cedo para afirmar como será o futuro do NFT, afinal todos os dias novidades e notícias surgem sobre o mercado. E, como toda nova tecnologia, tem seus prós e contras. O fato é que precisamos ficar por dentro e atentos à todas as novas oportunidades de negócios.

Continue no blog

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Conteúdo Relacionado

Como exportar contatos do iPhone?

Como exportar contatos do iPhone?

Não muito tempo atrás, nós sabíamos de cabeça os números de telefone dos nossos conhecidos. Hoje em dia, te desafio à tentar lembrar os contatos das 5 pessoas com quem você mais conversa. Difícil, né? Exatamente por esse motivo, é importante saber como exportar...

Como fazer transferência pelo Pix PagSeguro?

Como fazer transferência pelo Pix PagSeguro?

O Pix chegou para tornar os pagamentos cada vez mais fáceis e rápidos, e agora você vai descobrir como fazer transferência pelo Pix PagSeguro de forma, simples, rápida e segura. Se a sua conta PagSeguro (ou conta PagBank, novo nome) tem a funcionalidades de conta...

Como cadastrar minha empresa no iFood?

Como cadastrar minha empresa no iFood?

A indústria de alimentação precisou se adaptar à pandemia da Covid-19. Por ser um dos serviços essenciais e não serem obrigados a fechar como outros negócios, receber os clientes em seu restaurante ou lanchonete, por exemplo, se tornou algo bastante complicado....

Mensagem para o dia das mães: Os melhores apps de frases

Mensagem para o dia das mães: Os melhores apps de frases

Falta um pouco mais de um mês para a chegada do dia das mães, que será em 09 de maio. Contudo, assim como no ano de 2020, em 2021 essa data pode ser um pouco diferente do que estamos acostumados. Devido a pandemia da Covid-19, diversas famílias estão distantes, sem...

Como funciona o Microsoft Teams?

Como funciona o Microsoft Teams?

A pandemia da covid-19 fez com que as pessoas se adaptassem a uma nova realidade: o trabalho em home office. As aulas e o trabalho em casa se tornaram algo rotineiro. Assim, plataformas de reuniões online ganharam mais popularidade, como é o caso do Microsoft Teams....

Como fazer transferência pelo Pix Itaú?

Como fazer transferência pelo Pix Itaú?

Na medida em que a tecnologia avança, mais facilidades a população ganha. Um recurso que chegou recentemente no mercado foi o Pix. Contudo, algumas dúvidas podem surgir para os usuários. Neste post serão respondidas algumas questões sobre essa ferramenta e como fazer...

Como espelhar celular na TV?

Como espelhar celular na TV?

Conectar seu dispositivo com sua smart TV pode ser mais fácil do que pensava. Saiba como espelhar celular na TV em poucos passos. Com o avanço tecnológico, os aparelhos eletrônicos passaram a cada vez mais se conectarem entre si. Isso possibilitou até mesmo que um...

Freemake Video Downloader: Como usar

Freemake Video Downloader: Como usar

O Freemake Video Downloader é um programa gratuito que permite você fazer o download de vídeos de diversos formatos disponíveis em mais de 10.000 sites incluindo Youtube, Vimeo e até o Facebook. Ele é uma excelente ferramenta para você que gosta de ter os vídeos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest