Continua depois da publicidade

O que é logística: 3 aplicativos para gerir a sua

por | out 30, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Com o mercado cada vez mais globalizado, é muito comum consumirmos produtos que vem de outros países. Logo, há um processo todo integrado para que você receba esse produto em seu lar. Estamos falando da logística. Você sabe o que é logística?

A logística é a operação ou setor que trabalha para operar suprimentos e distribuição de produto de maneira eficiente e eficaz. Logo, essa operação atua desde a compra de insumos, matéria-prima até a entrega do produto final ao consumidor.

A organização que consegue racionalizar recursos e atender de maneira satisfatória seu consumidor, tende a ser mais competitiva. Nesse sentido, o estudo da logística busca reduzir custos operacionais e atender as necessidades de seu público.

Mas o que é logística?

Council of Supply Chain Management Professional (CSCMP), maior associação de profissionais de gestão de cadeira de abastecimento, definiu logística como:

Parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados. Bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”. (Carvalho, 2002, p. 31).

Como podemos ver, que a gestão logística de uma organização é algo bem complexo. Por isso, vemos grandes varejistas terceirizando os processos principais da logística.

O que é logística: atividades principais e secundárias

Dentro da logística, encontram-se dois grandes grupos de atividades. Podemos definí-los em principais e secundários.

– Atividades Principais

As atividades principais estão ligadas à realização do pedido de compra, pelo consumidor até a sua entrega. Basicamente consistem em: processamento de pedidos, transporte e gerenciamento de estoque.

Normalmente, essas atividades são terceirizadas pelas empresas varejistas, pois requerem uma estrutura muito robusta. Empresas especializadas em logística são portadoras de meios para agilizar o transporte, como aviões e frota de caminhões.

– Atividades Secundárias

São consideradas atividades secundárias da logística, as que envolvem: compras de matérias prima, armazenagem, manuseio de materiais, gestão de produtos, embalagens e sistema de informação.

Quais os tipos de logística?

Existem diferentes tipos de logística praticados no mercado. A atividade é dividida em quatro áreas de gestão:

– Logística de suprimento;

– Logística de produção;

– Logística de distribuição;

– Logística reversa.

Vamos conhecer como cada uma dessas áreas atuam dentro da gama de atividades que envolvem a logística.

– Logística de suprimento

A área de suprimentos é a responsável por manter a produção de uma empresa atuante. Para isso, ela gerencia os materiais necessários em todo o processo produtivo. Não só na quantidade, mas também no horário e etapa em que ele é necessário.

Irá cuidar da sazonalidade na venda dos insumos e do planejamento de compra para obter melhores preços. Após esse processo, a logística de suprimento zela pela estocagem dos materiais, para que esses mantenham-se na qualidade inicial, até o seu consumo.

É a logística de suprimentos quem distribui e controla o uso desses insumos entre os colaboradores. Ao final do processo produtivo, é ela quem irá dar um destino correto as sobras dos materiais não aproveitados no processo de produção.

– Logística de produção

Depois da atuação da logística de suprimentos, quem entra em ação é a logística de produção. E como o nome entrega, ela é responsável por fabricar a mercadoria e depois disponibilizá-la ao mercado.

A logística de produção irá manter o fluxo dos materiais dentro da operação da fábrica. Irá também, abastecer os postos de trabalho com os insumos necessários. Por fim, ela emitirá a expedição do produto final.

Além dos processos de execução listados acima, a logística de produção tem uma responsabilidade estratégica. Ela irá avaliar a demanda externo do mercado, fazendo uma previsão sobre a necessidade de aumentar ou diminuir a produção.

– Logística de distribuição

A logística de distribuição é a área do ramo logístico mais conhecida. Temos várias empresas grandes que atuam nesse ramo, a exemplo dos Correios, Fedex, DHL, TNT Mercúrio e outras.

Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, o seu objetivo principal não é entregar a mercadoria. Mas sim, ter a quantidade certa de material e mercadorias em estoque, para atender a demanda dos consumidores.

Daí vem o desafio de manter um equilíbrio entre tempo e ponto estratégicos para a distribuição das mercadorias.

A distribuição é um processo complexo e dentro dessa área, existem atividades macros. São elas:

– Conferência de cargas após expedição após pedido;

– Roteirização de entregas;

– Administração dos vários tipos transportes;

– Controle de fretes;

– Monitoramento de cargas.

– Logística reversa

Podemos dizer que a logística reversa é um conceito relativamente novo, em relação as demais áreas. Ela é uma conquista da preocupação da sociedade e empresas com o meio ambiente e com a adoção de métodos mais sustentáveis de produção.

Nas demais áreas da logística, existe um fluxo lógico entre a produção e o consumo, conforme sugere a imagem:

o que é logística

Na logística reversa, como o nome sugere, esse processo acontece de forma contrária:

o que é logística

O objetivo principal da logística reversa, é fazer com que os resíduos pós consumo, sejam inseridos em um novo ciclo produtivo. Esse propósito, contribui com o meio ambiente de duas maneiras:

  • Evitando o desperdício de matéria prima descartadas na natureza e contribuindo com a diminuição do volume de lixos nos aterros sanitários.
  • Evitando a extração de matéria prima da natureza, visto que em boa parte dos resíduos, elementos produtivos podem ser extraídos.

No Brasil, desde 2009, segmentos como embalagens de agrotóxicos, pneus, óleo lubrificante e outros já trabalham com a logística reversa.

O interessante é que dentro desse processo logístico, todos se tornam corresponsáveis pelo retorno do produto. Em 2010, foi sancionada a primeira lei no Brasil, sobre responsabilidade da logística reversa.

A logística do e-commerce

O mercado de vendas online cresce cada dia mais. Além disso, vários sites abriram seus espaços para o marketplace, como é o caso das Lojas Americanas.

Quem vende pela internet, apesar de não ter um espaço físico para atender seus clientes, precisa fazer a gestão de todos os processos logísticos: estocagem, movimentação de produtos, rastreamento de pedidos e etc.

É essencial para todo e-commerce investir em logística. Só assim, será possível expandir a loja virtual e fidelizar a sua clientela.

O desafio para quem vende online é ofertar prazo de entrega e valor de frete atrativo. Isso evita que o consumidor escolha outra loja online para efetuar a sua compra.

Além disso, a disponibilidade dos produtos precisa atender a demanda de venda. Seria um tiro no pé realizar uma venda online e não ter a mercadoria para entregar, não é mesmo?

Para quem está iniciando nas vendas online, é possível fazer a gestão logística das suas vendas. Porém, na medida em que o empreendimento cresce, muitas vezes, terceirizar a logística pode ser uma vantagem para sua empresa.

Saiba Mais: Como criar uma loja virtual: 6 ferramentas para ecommerce

A logística e a tecnologia

Hoje é muito comum encontrarmos aplicativos e sites de gestão empresarial que facilitam muito a vida dos pequenos empresários. Quando se trata de logística e entrega, a realidade não é diferente.

Muitos desses apps buscam trabalhar a logística integrada e visam reduzir custos, otimizar o trabalho e realizar entregas de maneira eficiente.

Esses aplicativos podem ser uma boa alternativa para os pequenos empresários do ramo virtual. Como comentamos anteriormente, é de suma importância a gestão logística para o crescimento do empreendimento.

 3 Aplicativos para gestão logística

Esse aplicativo é gratuito. Ele permite que motoristas de caminhões encontrem fretes próximos aos seus veículos. Ele é uma ótima opção para quem precisa de fretes distantes e com mercadorias de tamanho maiores.

A Loggi é uma opção ótima para entregas de e-commerce. Com uma área de atuação grande, já presente nas principais cidades do país, eles contam com alternativas de entrega que vão desde motoboy a entregas com aviões. Vale a pena conferir.

O Controlog está voltado para a gestão de entregas. Nele, com um aplicativo baixado em seu celular, é possível fazer a gestão dos pedidos que você enviou para entrega.

Logo, ao usar o aplicativo, você pode baixar as entregas realizadas, registrar tentativas de entregas, receber mensagem dos entregadores e emitir relatórios gerenciais.

Se você leu até aqui, independente de quais são os seus desafios logísticos para o seu negócio, certamente está no caminho certo.

Essas dicas são a nossa contribuição para que você conheça a logística empresarial e entenda como ele é crucial no sucesso de uma organização.

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Construir um e-book é uma ótima estratégia para começar uma carreira no empreendedorismo digital. Você já pensou como criar um ebook e ganhar dinheiro? Ele é um dos formatos preferidos porque é mais simples de ser implementado no mercado e não é necessário fazer...

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

A Locaweb e-mail marketing é uma ferramenta que promete facilitar a rotina dos profissionais e empreendedores que trabalham com esse importante canal de comunicação. Ela permite automatizar várias etapas, como envio de e-mails, segmentações, entre outros.  Neste...

O que é POP e como aplicar no seu negócio

O que é POP e como aplicar no seu negócio

Você sabe o que é POP e para o que ele serve? Se não souber, vamos te explicar nesse post. Esse é um documento que possui suas particularidades e funciona para estabelecer uma espécie de roteiro das diversas tarefas que são feitas em uma empresa/organização, uma forma...

ActiveCampaign: O que é e como funciona

ActiveCampaign: O que é e como funciona

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) criada para auxiliar na interação de pequenas e médias empresas com os seus clientes. Fundada em 2003 em Chicago, Illinois, a empresa começou fazendo consultoria...

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Responda rápido: você já pensou em ter uma renda extra sem sair de casa? Já pensou em montar uma loja virtual sem ter um estoque em sua residência? Já pensou em vender os produtos da sua loja física de forma online em uma rede de varejo com mais de milhões de clientes...

O que é follow up e como fazer?

O que é follow up e como fazer?

Todo mundo já passou por um processo de follow up. Imagine que você está querendo contratar um serviço de internet para a sua casa. Você entra em contato com uma empresa. Durante a conversa, ouve atentamente os planos disponíveis, mas ainda não sabe quando tomará a...

Como formalizar um pequeno negócio?

Como formalizar um pequeno negócio?

Você sabe como formalizar um pequeno negócio? Nos últimos anos, o número de pessoas que buscam empreender e atingir a tão sonhada independência financeira vêm aumentando expressivamente. E apesar das dificuldades, o Brasil possui certa de 17 milhões de negócios...

O que vender na internet? 45 ideias para começar

O que vender na internet? 45 ideias para começar

Se você chegou até aqui, está procurando dicas sobre o que vender na internet, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Selecionamos diversas opções para iniciar um negócio de um jeito simples e sem grandes investimentos. Neste artigo, você verá 45 ideias...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest