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O que é LinkedIn, como funciona e 7 perfis inspiradores

Precisa de um trabalho ou divulgar sua empresa? Existe um lugar que pode te ajudar! Conheça o que é LinkedIn e 7 perfis para seguir e se inspirar
Sumário

Já ouviu falar em rede social que pode trazer uma boa oportunidade para a sua carreira? Pois bem, hoje vamos te mostrar o que é LinkedIn e como ele ajuda tanto profissionais, quanto empreendedores.

Assim como o Instagram, Facebook, YouTube e diversos outros, o LinkedIn é uma rede social com uma particularidade: é focada em relacionamentos profissionais.

Você quer arrumar um emprego? Faça um perfil no LinkedIn! Quer contratar funcionários? Faça um perfil no LinkedIn!

Tem um negócio B2B e não sabe onde achar clientes em potencial? Bom, acho que você já sabe a resposta dessa pergunta!

Segundo uma pesquisa do próprio LinkedIn feita com profissionais de marketing B2B, 80% de seus leads derivam da plataforma.

Por essa e outras vantagens é que hoje falaremos sobre o que é LinkedIn, como ele funciona, suas vantagens, como você pode criar seu perfil e ainda 7 dicas de perfis para começar a seguir.

O QUE É LINKEDIN?

Não é preciso ir muito longe para saber o que é LinkedIn, o próprio site da plataforma diz: “a maior rede profissional do mundo”. Lançado em 2003, o LinkedIn é uma rede social focada em negócios.

O LinkedIn foi criado por Reid Hoffman e atualmente tem mais de 600 milhões de usuários cadastrados, em mais de 200 países. Desses, 35 milhões são só no Brasil.

A empresa possui um modelo de negócios variado. Sua receita deriva de vendas de publicidade, assinaturas e também de soluções de recrutamento.

Em 2016, o LinkedIn foi vendido para a Microsoft por US$ 26,2 bilhões.

O QUE É LINKEDIN E COMO FUNCIONA?

Agora que você já sabe o que é LinkedIn, explicaremos como ele funciona.

Se você é uma pessoa à procura de trabalho, o LinkedIn funciona como um currículo online. Você pode preencher seus dados pessoais, acadêmicos e profissionais.

Alguns exemplos do que você pode fazer no LinkedIn: procurar emprego, fazer networking, ter contatos profissionais, formar parcerias, divulgar seu portfólio e fechar jobs como freelancer.

Para as empresas, é um ótimo local para encontrar aquele talento que você precisa. Além disso, é uma ótima ferramenta de marketing digital para divulgar seus produtos e serviços.

Saiba Mais: Nocaute: como contar sua história no disputado ringue das redes sociais

A plataforma é em português e é gratuita, mas também possui uma versão paga chamada Premium.

O LinkedIn Premium atende tanto quem busca ser contratado, quanto empresas em processo de contratação ou que querem utilizar essa rede social para fazer negócios.

Ele ainda tem alguns recursos muito interessantes que podem ser bem aproveitados, como:

1. GRUPOS

O grupo é o local onde os usuários se reúnem para interagir com outras pessoas que possuem um interesse em comum. Nele você vai trocar ideias, fazer o famoso networking e ter acesso à oportunidades de emprego.

2. FEED

Igual ao o que acontece no Facebook, o Feed do LinkedIn é a primeira coisa que você verá ao fazer o login na plataforma.

Você poderá postar atualizações, seus artigos, trabalhos. Também verá as de outros usuários e empresas da sua rede, podendo curtir e comentar também.

3. CONEXÕES

Basicamente, as conexões são os amigos da sua rede de contatos. Só que no LinkedIn, elas são separadas por categorias:

  • Usuários: quem não está conectado em nenhum tipo de grau com você;
  • Conexões de 1º grau: usuários que tem conexão direto com seu perfil;
  • Conexões de 2º grau: usuários conectados com as suas conexões de 1º grau;
  • Conexões de 3º grau: usuários conectados com os perfis de conexões de 2º grau.

O grau de conexão que você tem com aquele perfil é o que define a forma e se você poderá entrar em contato com aquela pessoa.

Para verificar qual o seu nível de conexão com o perfil, haverá um ícone de 1°, 2º ou 3º grau ao lado dos nomes.

COMO FAZER UM LINKEDIN?

Assim como ocorre em outras redes sociais, no LinkedIn você pode criar um perfil pessoal e também uma página para o seu negócio, chamada de Company Page.

Para criar uma página comercial, você precisa ter o seu perfil profissional na rede social. Por esse motivo, mostraremos como você poderá criar os dois.

COMO CRIAR UM PERFIL NO LINKEDIN:

Passo 1. Acessar a página de cadastro do LinkedIn;

Passo 2. É possível fazer o cadastro utilizando uma conta Google ou com um email. Se a opção escolhida for a segunda, digite o seu email e uma senha nos campos indicados;

Passo 3. Clique em Aceite e cadastre-se;

Passo 4. Preencha o Nome e Sobrenome e clique em Continuar;

Passo 5. Aparecerá um pop-up para fazer uma verificação de segurança. Siga as instruções da plataforma;

Passo 6. Informe o seu país e cidade. Clique em Avançar;

Passo 7. Preencha as informações sobre seu emprego mais recente. Se você for estudante, escolha a opção Sou estudante. Depois clique em Continuar;

Passo 8. Será necessário confirmar o endereço de email cadastrado. Para isso, o LinkedIn enviará um código número. Copie, cole e confirme;

Passo 9. Nas páginas seguintes, serão dadas várias opções para preencher seu perfil e se conectar com outros usuários, preencha as opções. Também é possível Pular e fazer isso depois.

COMO CRIAR UMA PÁGINA DE EMPRESA NO LINKEDIN:

Passo 1. No menu superior, ao lado da sua foto de perfil, clique em Soluções. Uma outra opção é acessar esse link;

Passo 2. Clique em Crie uma LinkedIn Page;

Passo 3. Selecione um tipo de página;

Passo 4. Preencha as informações e detalhes do seu negócio, além de carregar uma imagem. Ao lado, você verá uma prévia de como ficará a página no LinkedIn;

Passo 5. Marque a caixa de verificação para confirmar que você tem o direito de criar a página em nome da empresa ou instituição de ensino;

Passo 6. Clique em Criar página;

Passo 7. Por último, clique em Comece a criar sua página.

Caso você tenha criado seu perfil no LinkedIn há pouco tempo, é possível que apareça uma mensagem de erro ao tentar criar uma página.

Se isso ocorrer, continue preenchendo seu perfil e utilizando a plataforma ou tente criar a página no LinkedIn novamente em alguns dias.

QUAL A VANTAGEM DE TER UM LINKEDIN?

Se você é uma pessoa que quer entrar ou voltar para o mercado de trabalho, o LinkedIn é uma ótima forma de mostrar o seu currículo, já que muitas empresas nacionais e internacionais estão lá.

Ao compartilhar e consumir conteúdos nessa rede, você agregará diversos aprendizados, além de oportunidade de conversar e interagir com outros profissionais.

Se você tem um negócio, além de divulgar suas vagas para recrutar candidatos, o LinkedIn é um ótimo lugar para divulgar seus conteúdos, materiais, produtos e serviços.

É possível também fazer anúncios e gerar leads com a plataforma. Falamos com mais detalhes sobre isso nesse post aqui do site sobre LinkedIn Ads.

7 PERFIS PARA SEGUIR NO LINKEDIN

Agora que você sabe o que é LinkedIn e as oportunidades que ele traz, separamos algumas páginas de empresas e perfis de pessoas para você seguir.

1. LUIZA HELENA TRAJANO

Luiza Helena Trajano é criadora e atual presidente do Magazine Luiza, uma das empreendedoras mais conhecidas e influentes do LinkedIn.

2. CAMILA FARANI

Camila Farani é presidente da G2 Capital e mais conhecida como jurada do Shark Tank Brasil, do canal Sony, onde é investidota em pequenas empresas brasileiras.

3. BIA GRANJA

Bia Granja é uma das fundadoras do YOUPIX e é uma das maiores especialistas em influência digital do país.

4. TAIS TARGA

Tais Targa é diretora da empresa Ttarga Carreira e Recolocação e é especialista no assunto carreira e recolocação.

5. GUSTAVO CAETANO

Gustavo Caetano é considerado um dos empreendedores mais promissores do país. CEO da Samba Tech e escritor do livro Pense Simples.

6. GUILHERME BENCHIMOL

Guilherme Benchimol é economista e um dos fundadores e atual CEO da XP Inc., empresa de investimentos.

7. MARIO SERGIO CORTELLA

Mario Sergio Cortella é um filósofo, educador, palestrante e professor universitário. Também é autor de diversos livros de empreendedorismo.

Nesse artigo você descobriu o que é LinkedIn, como funciona e como essa rede social voltada para negócios pode te ajudar.

Está precisando de uma motivação para sua equipe ou você mesmo? Separamos 10 palestras motivacionais para te inspirar.

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