Continua depois da publicidade

O que é fake News? 5 fact-checking para notícias falsas

por | nov 30, 2020 | Notícias | 0 Comentários

Você sabe o que é fake news? Traduzido para o português é notícia falsa. Apesar do termo ter ganho mais atenção no contexto da política, ele é relativamente antigo.

A expressão é usada desde o final do século XIX e apesar de ser em inglês, foi adotada por diversos países, inclusive o Brasil.

Normalmente, as fakes news carregam consigo uma história de fonte duvidosa e/ou nenhuma citação da origem daquela informação.

Muito difundida nas redes sociais, a verdade é que as notícias falsas ganharam o seu espaço. E pior! A maioria das pessoas que compartilha essa informação nem mesmo sabe o que é fake news.

A verdade é que notícias falsas sempre existiram. Mas com o acesso a internet ampliado e a chegada das redes sociais, hoje elas são muito comuns e, com certeza, você terá acesso à uma informação falsa no dia de hoje.

O termo fake news ganhou grande destaque nas eleições dos Estados Unidos em 2016, quando o presidente eleito Donald Trump foi acusado de financiar o compartilhamento informações falsas contra sua adversária democrata Hillary Clinton.

O QUE É FAKE NEWS: FINALIDADE

Mas, você deve estar se perguntando: qual o objetivo de compartilhar uma inverdade ou uma mentira em uma rede social?

Algumas pessoas publicam uma informação absurda, daquelas que você normalmente clica para saber se é verdade. E o objetivo é bem esse! Levar tráfego para um determinado site, ganhar curtidas e compartilhamentos.

Normalmente, o número elevado de tráfego em um determinado site é convertido em ganho com anúncios. Cria-se uma mentira com finalidade comercial.

Outras vezes, as fakes news são criadas e difundidas única e exclusivamente para prejudicar alguém ou uma ideia. Nesse caso, o objetivo é que o leitor tenha uma informação distorcida sobre uma personalidade, um movimento ou até mesmo uma organização.

COMO SÃO CRIADAS AS FAKE NEWS?

Normalmente, grupos criadores de fake news atuam na deep web. Isso contribui para a impunidade de quem cria e espalha uma informação falsa, já que não é possível rastrear a origem daquele conteúdo.

Para que uma notícia falsa seja espalhada ao maior público possível, um robô é criado e programado para compartilhar o link nas redes. O curioso nessa questão, é que a máquina consegue propagar a uma fake news em velocidade humanamente impossível.

Isso acaba fazendo que um conteúdo falso seja tão rapidamente disseminado que muitas pessoas acreditam ser verdade. Elas não só tomam aquilo como verdade, como também compartilham esse tipo de material.

É por isso que, além das máquinas, pessoas reais operam esse esquema e ajudam outras pessoas más intencionadas a propagar o conteúdo.

Por isso, a importância de se saber o que é fake news e quais as suas consequências.

PERIGOS DA FAKE NEWS

Vamos aos fatos! Toda informação falsa é perigosa, já vamos dizer o porquê. Das mentirinhas mais inocentes, até as mais elaboradas, elas sempre irão induzir alguém ao erro.

Por exemplo: sabe aquelas receitas caseiras que curam tudo?

Muitas vezes uma receita caseira para tratar ou curar alguma doença é inocentemente compartilhada por alguém. É possível que isso induza pessoas a não procurar um médico, um profissional e, com isso, ter seu quadro de saúde agravado.

Isso é tão comum, que o Instituto Nacional do Câncer achou necessário criar um canal de atendimento, via Whatsapp, para combater as fake news. Isso porque notícias falsas são fatores que levam os acometidos por doenças a vulnerabilidade, colocando em risco a própria vida.

Já quando as notícias falsas são criadas sobre uma determinada empresa, produto ou marca, as consequências econômicas podem ser desastrosas, pelo fato de que muitas pessoas e famílias necessitam das vendas daquele empreendimento para o seu sustento.

Logo, quando uma fake news é criada e compartilhada a ponto de comprometer a reputação de uma organização, é possível que vagas de empregos, arrecadação de impostos e a economia sejam prejudicadas.

Pensando nisso, a Coca-Cola, que sofre há anos com os boatos criados sobre a marca, criou um canal em seu site para combater as fake news.

Outro objetivo cruel das fake news está no objetivo de atacar uma pessoa específica. Já ocorreram vários boatos de notícias que compartilhavam fotos e rostos de pessoas à uma notícia falsa.

Isso já desencadeou uma série de ondas de violência, inclusive mortes de inocentes que tiveram sua imagem associada a uma história criminosa e fantasiosa, sem nunca terem praticado um crime.

Por isso, antes de compartilhar uma informação, devemos ter o cuidado e a consciência de como aquela informação poderá afetar a sociedade em geral.

COMO PODEMOS COMBATER AS FAKE NEWS

A primeira ação que podemos tomar para encerrar o ciclo de propagação de uma mensagem falsa é não completar o ciclo dela, ou seja, não compartilhar.

Ainda que a mensagem seja engraçada, bizarra, a ponto de você achar que todos entenderiam que se trata de algo fantasioso, uma brincadeirinha!

Acontece que nem todas as pessoas têm o mesmo nível de acesso à informação, educação e discernimento. O que pode ser claro para você pode colocar uma outra pessoa em dúvida. Então, o melhor é mesmo não compartilhar.

Outra dica bacana é que, com o crescimento das notícias falsas nos últimos anos, alguns sites surgiram com o objetivo de verificar se uma informação é verdadeira ou falsa.

Normalmente, esses sites funcionam assim: você pesquisa algo que achou duvidoso e eles retornam explicando se aquilo está de acordo (ou não) com a verdade. Algumas vezes, eles fornecem a explicação de como aquele boato surgiu.

A seguir, vamos compartilhar uma lista com esses sites para que você nunca mais compartilhe ou acredite em uma fake news.

SITES DE COMBATE A FAKE NEWS

Agência Lupa: o site se denomina a primeira agência fact-checking do Brasil.

Criada em 2015 para combater a disseminação de informações falsas na internet, a agência pertence ao grupo UOL.

Boatos. Org.: Esse site talvez seja um dos mais conhecidos. Inclusive, ele organiza os resultados de conferência por categorias, que vão desde a política até religião.

Aos Fatos: o site categoriza suas investigações em: verdadeiro, impreciso, exagerado, distorcido, contraditório, insustentável e falso. Como vocês podem ver, uma análise bem profunda além do verdadeiro ou falso.

UOL Confere: mais uma iniciativa do grupo UOL para combater a propagação das fake news.

E-farsas: esse pode ser um dos sites mais antigos em atuação. Criado em 2002, quando o termo fake news ainda nem circulava em nosso vocabulário.

O QUE É FAKE NEWS: NÃO LEVE ISSO ADIANTE!

Agora você já sabe o que é fake news, como elas são criadas e propagadas e, principalmente, o objetivo maldoso por trás desse movimento.

Na maioria das vezes, vale a pena comentar que é muito mais fácil do que você imagina cair em uma história mentirosa.

Isso acontece porque nem sempre a notícia falsa é completamente falsa. Muito pelo contrário! Na maioria das vezes, somente uma parte do conteúdo é alterado.

Seja por vídeo, texto ou falas. Qualquer tipo de conteúdo pode ser editado ou alterado. Isso induz as pessoas a acreditarem na confiabilidade da fonte que compartilhou aquele conteúdo.

Saiba Mais: Deep fake: saiba o que é e se você está sendo enganado

Portanto, leia e assista tudo com bastante atenção. Principalmente, quando o assunto for um tema polêmico. Se algo não tem sentido ou levantar aquele pingo de desconfiança, lembre-se do que é fake news e use a lista de sites que compartilhamos aqui para tirar a dúvida.

Todos nós somos responsáveis pelo conteúdo que compartilhamos na internet.

Continua depois da publicidade

Entidades: WhatsApp

Tags:

Grupo de Pix: o que é e como funciona

Grupo de Pix: o que é e como funciona

Desde seu lançamento, o Pix tem sido uma ferramenta essencial na vida dos brasileiros, facilitando o fluxo de dinheiro e, inclusive, afetando a economia do país. Mas você conhece o conceito de Grupo de Pix? Se não, vamos te explicar mais para frente neste post, mas...

Quanto a ex-BBB Juliette cobra por post no Instagram?

Quanto a ex-BBB Juliette cobra por post no Instagram?

Você sabe quanto a ex-BBB Juliette cobra por post no Instagram? Os ex-participantes do reality show Big Brother Brasil BBB da TV Globo costumam fazer sucesso após saírem do programa, especialmente se forem ganhadores. Foi o caso de Juliette Freire, 31 anos, a advogada...

Feirão Digital da Casa Própria da CAIXA: como participar?

Feirão Digital da Casa Própria da CAIXA: como participar?

Comprar uma casa é o sonho de milhões de brasileiros e o Feirão Digital da Casa Própria, evento realizado pela CAIXA Econômica Federal possibilita tornar realidade esse sonho. De acordo com o banco, as pessoas poderão comprar imóveis com até 100% de financiamento, sem...

Audiência do Instagram já supera o Facebook

Audiência do Instagram já supera o Facebook

Você sabia que a audiência do Instagram já supera o Facebook em números? As redes sociais diariamente ajudam as pessoas a manterem contato com os outros e ainda permitem que elas se informem a respeito de praticamente tudo que acontece ao redor do mundo. Em uma época...

Como imprimir o documento CRLV?

Como imprimir o documento CRLV?

Devido a praticidade de disponibilizar documentos digitalmente, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não está enviando mais o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) do seu veículo para a sua residência. Mas está enviando o documento online para o...

Conexão Escola: como baixar e usar o aplicativo

Conexão Escola: como baixar e usar o aplicativo

Possibilitando que os alunos estudem com mais facilmente de forma online e que os professores também possam ensinar suas disciplinas de forma digital, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou em 2021 o Conexão Escola 2.0 para o ano letivo....

Pix Agendado: como usar para fazer pagamentos?

Pix Agendado: como usar para fazer pagamentos?

O PIX, novo método de pagamento e transferência instantânea do Banco Central está com uma novidade. Em breve os usuários poderão agendar seus pagamentos com o PIX agendado. A função já existia desde o lançamento do PIX em novembro de 2020, mas de forma facultativa nas...

Gary Vaynerchuk lança suas NFTs

Gary Vaynerchuk lança suas NFTs

Um dos especialistas de marketing digital mais conhecidos do mundo, Gary Vaynerchuk lança suas NFTs. Com os Token não Fungíveis, seus admiradores têm chances de adquirir itens exclusivos com a sua marca e outros benefícios, que variam de acordo com a raridade e...

Time da NFL contrata o primeiro diretor de criação

Time da NFL contrata o primeiro diretor de criação

Time da NFL contrata o primeiro diretor de criação! Um fato que pode mudar o marketing dos clubes da competição. O responsável por esse acontecimento é o Washington Football Team (WFT). O anúncio aconteceu na terça-feira (11/04/20), e quem assume o cargo é Will...

Quando vou ser vacinado? Estime sua data de vacina no site

Quando vou ser vacinado? Estime sua data de vacina no site

"Quando vou ser vacinado?" é uma dúvida constante após a pandemia do Coronavírus. Com a divulgação de informações diárias, uma das esperanças da população é a vacinação contra COVID para que a vida possa retornar ao seu estado normal, ainda que gradativamente. Nas...

Cartola FC Brasil: O que é e como participar

Cartola FC Brasil: O que é e como participar

O Brasileirão 2021 começa este mês! A partir do dia 29 de maio, a bola rola para a principal competição nacional. Além de zoar seus amigos por causa dos resultados, também é possível rivalizar fora das quatro linhas com o Cartola FC Brasil, famoso fantasy game em que...

Como encontrar vagas de emprego no Gupy?

Como encontrar vagas de emprego no Gupy?

Encontrar emprego está cada vez mais difícil, não é mesmo? Conseguir dinheiro para se sustentar pode ser um desafio constante. Não são todos os que possuem a sorte de conseguir um trabalho com facilidade. Mas apesar de tudo, existem algumas plataformas e ferramentas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest