O que é DV da conta? Saiba o que é e para que serve

por | out 26, 2021 | Bancos | 0 Comentários


Quanto mais segurança os bancos disponibilizarem para os seus clientes, melhor vai ser para todos, afinal, ninguém quer passar por golpes de fraudes ou até mesmo errar um número na hora de fazer transferências do seu dinheiro.

Para isso, existe um mecanismo que contribui para uma melhor segurança da sua conta bancária. Você sabe o que é DV da conta?

Neste post, você vai conferir a resposta da pergunta acima, saber a importância do DV, como localizar ele, a diferença entre dígito da conta e dígito da agência, e mais algumas informações relevantes.

O que é DV da conta?

O Dígito Verificador (DV) é uma ferramenta de autenticação e segurança.

Nos cartões de créditos é esse dígito que assegura se o número é condizente a uma agência ou conta é de fato verdadeiro.

Por conta disso, o DV também recebe o nome de algoritmo de controle.

Saiba Mais: Gerador de cartão de crédito: como gerar para testes?

No cartão de crédito, o DV da conta é aquele número que fica sozinho, separado por um traço (-) ou apenas por um espaço.

Ele geralmente fica do lado do número da sua conta bancária.

Qual é a importância do DV?

Agora que você já sabe o que é DV da conta, vamos falar sobre a sua importância.


O DV é importante porque é por conta dele que é confirmado se uma conta bancária existe ou não.

Além disso, o Dígito Verificador ajuda a evitar situações que é feito depósitos ou transferências bancárias de forma fraudulenta ou errada.

Por exemplo: se a pessoa tentar fazer uma transferência, mas acaba colocando o número errado da conta de quem vai receber.

É o DV que vai impedir que o dinheiro seja transferido para uma conta de outro cliente ou até mesmo para uma conta que não existe.

Também vale ressaltar que o Dígito Verificador é tão importante que ele não é usado apenas nos cartões e nas contas bancarias.

Os documentos pessoais também usam esse mecanismo de segurança, como é o caso do CPF.

Em suma, o DV é uma medida fundamental para a segurança das pessoas.

Todas as contas possuem DV?

Sim. Por ser um mecanismo de segurança, tanto uma conta poupança quanto uma conta corrente possui o seu próprio DV como uma maneira de provar que o algarismo é legitimo.

Além disso, também vale deixar claro que as contas digitais também possuem esse mecanismo.

Por exemplo, se você fizer alguma compra em um e-commerce e escolher o cartão de débito como forma de pagamento, a loja pode vir a pedir para que coloque o Dígito Verificador da sua conta para realizar a operação com mais segurança.


Dígito da conta e dígito da agência são números diferentes

Atenção! O Dígito Verificador da conta bancária não é igual ao dígito da agência.

Os dois têm a mesma função, até possuem o mesmo formato, pois são algoritmos que ficam isolados dos outros números e a sequência continua após um traço, mas são usados para operações distintas.

Saiba Mais: Ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Saiba como

Nesse caso, a diferença fundamental entre os dois DV é que não são todas as vezes que o dígito da agência vai precisa ser usado pelo cliente.

Dessa maneira, na maioria das situações, ao realizar uma compra em loja online ou fazer uma transferência entre contas, não há necessidade de colocar o DV da agência.

Nessas mesmas operações, o Dígito Verificador da conta é pedido na maior parte das vezes.

Onde encontrar o Dígito Verificador das contas?

De forma geral, o Dígito Verificador de todos os bancos fica no mesmo local. Você só precisa ter o seu cartão de crédito em mãos e seguir os seguintes passos para descobrir onde fica o DV:

  1. Banco Itaú: você verifica o Dígito Verificador da conta desse banco na parte de trás do seu cartão de crédito, logo após a sequência de cinco números da conta, sendo que o sexto número que fica depois do hífen é o DV da conta;
  2. Banco Bradesco: na maior parte das vezes, os clientes desse banco encontram o DV na parte da frente do cartão, logo depois do número da conta;
  3. Caixa Econômica Federal: aqui é mais um banco que usa o DV na parte frontal do cartão Caixa, aparece logo após o número da conta;
  4. Banco do Brasil: no caso do BB, o Dígito Verificador também fica na parte da frente, logo depois da sequência dos números da conta;
  5. Banco Santander: no Santander, existe uma variação de onde está o Dígito Verificador. Em alguns cartões, o DV fica na frente e em outras na parte de trás. Mas, de toda forma, o DV pode ser encontrado logo depois o número da conta (após o hífen).
  6. Banco Inter: segue um dos padrões também nos cartões do Banco Inter, que o DV fica na parte de trás.

Saiba Mais: Como funciona a Aymoré Crédito do Santander?

A categoria dos bancos digitais seguem uma metodologia um pouco diferente dos bancos tradicionais.

Dessa maneira, as fintechs, como a Nubank, esse dígito não vem inserido com os dados da sua conta nos cartões de crédito sem anuidade.


Então, para encontrar o DV, é preciso acessar uma conta digital no seu app e ir na aba “Perfil”. Nessa página, você vai conseguir encontrar as informações do seu Dígito Verificador.

Na parte de baixo dessa mesma aba, você vai ver um QR Code. Por lá também é possível ver o número da sua conta, incluindo o DV logo após o hífen.

O que fazer caso a minha conta tenha dois Dígitos Verificadores?

Além de todas as situações já citadas, algumas instituições financeiras utilizam dois Dígitos Verificadores, como é o caso Citibank e o HSBC.

Com isso, os clientes podem acabar se confundindo na hora de fazer alguma compra em lojas online ou até mesmo na hora que precisar acessar o sistema da Receita Federal, já que no site só é aceito contas com apenas um DV.

Entretanto, está tudo bem, não precisa se preocupar, inclusive, para responder a pergunta desse tópico, a solução é muito mais simples do que você pode imaginar.

Se a sua conta tiver dois Dígitos Verificadores, você considera usar apenas o último número, que está ligado ao número da sua conta pessoa física.

Agora você já sabe o que é DV da conta e pode localizar o seu.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil
Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr