O que é dom, quais os tipos e como identificar o seu

por | jun 28, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Cantar, desenhar, dançar, escrever e até mesmo ter revelações através dos sonhos, muitas pessoas são capazes de produzir grandes ações. Mas ter essas habilidades é um dom inato ou é possível aprender e desenvolver com o tempo? Neste post, você vai conferir o que é dom, as principais modalidades e algumas dicas de como aprimorar essas dádivas.

Muitos acreditam que o dom é uma capacidade dada por Deus. Outros vão pelo caminho de que as habilidades desenvolvidas são talentos.

A seguir, vamos explicar a diferença entre dom e talento.

O que é Dom?

A palavra “dom” é proveniente do latim e significa “donu”, que remete a algo como dádiva ou presente. Ou seja, dom é a habilidade que algumas pessoas têm para desenvolver e executar habilidades específicas de maneira simples e natural.

Por exemplo, quando uma criança faz um desenho ultrarrealista, sem ela ter treinado, para muitos isso é um dom. Um outro caso que pode ser citado e que viralizou alguns anos atrás foi o de um garoto que conseguia responder questões matemáticas em tempo real ao que escutava.

Esportistas que conquistaram grande destaque na história são consideradas pessoas com dom.

Para quem acompanha o futebol, é normal escutar que o Messi nasceu com um dom absurdo, e o Cristiano Ronaldo se moldou através de treinamentos. Vale lembrar que ter dom não significa ser displicente com as próprias habilidades.

Além de atletas, outras figuras históricas também são lembradas pelos dons incríveis que tiveram enquanto estavam vivos, como são os casos de Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Mozart, Einstein, entre incontáveis outros.

É como se essas pessoas nascessem com habilidades sobre-humanas. E de certa forma a capacidade deles não era algo normal.

Porém, essas habilidades impressionantes são raras no mundo inteiro, não é normal vermos gênios a todo instante. Contudo, isso não significa que pessoas normais não possam também desenvolver capacidades incríveis.

Para tentar competir com os diferenciados, é necessário desenvolver os próprios talentos.

Dom x Talento

O talento parece dom, mas as origens dos desenvolvimentos das habilidades são diferentes. Uma pessoa nasce com o dom. Já o talento se aprende e é desenvolvido. O caminho para melhorar o talento pode ser muito mais complicado do que para aqueles que tem o dom.

Sobretudo, existe alguns passos universais que é preciso trilhar para desenvolver o seu talento, independente de qual seja. São esses:

1) Praticar bastante;

2) Ser aplicado (planejar);

3) Ser determinado (buscar com todas as forças o resultado).

O ideal é desenvolver os talentos que você tem afinidade, que vai gostar de exercitar e evoluir. Assim, seus esforços serão bem utilizados para ter atividades produtivas.

Para desenvolver os seus dons ou talentos, constantes estudos vão te ajudar a melhorar seu desempenho. Para isso, ler livros, artigos, fazer cursos, assistir palestras, documentários e depoimentos podem contribuir para a sua evolução. Você precisa descobrir a forma que mais aprende e se incentiva.

Para que possa aproveitar ao máximo o desenvolvimento das suas capacidades, o autoconhecimento é fundamental. Isso vai te ajudar a entender melhor os seus pontos fortes e fracos.

Assim, você vai poder aprimorar as coisas positivas e tratar as negativas. Lembrando que ao enfrentar os pontos fracos não significa necessariamente acabar com eles, mas sim, diminuir ou fazer eles serem controlados. Contudo, se conseguir eliminar tudo que é negativo, melhor ainda.

Até o momento falamos sobre dons e talentos, sejam eles físicos ou comportamentais, mas existe uma outra vertente. Para os mais religiosos, há o dom espiritual, uma dádiva dada por Deus.

A seguir, confira mais sobre esse pensamento.

O que é dom espiritual?

O dom no Novo Testamento se refere as palavras gregas “dorea” e “charisma” e aborda as habilidades que as pessoas recebem de Deus. Porém, o dom espiritual não está relacionado aos cinco sentidos naturais (visão, audição, olfato, paladar e tato).

Os religiosos acreditam que esses dons são um presente de Deus, e essas habilidades devem ser usadas pelas pessoas para ajudar na obra do Reino de Deus.

Contudo, é importante destacar que quem recebe tais dádivas não possuem algum privilégio espiritual. Pelo contrário, é como se recebessem uma responsabilidade e as habilidades devem ser usadas como ferramenta para Deus.

De acordo com a Bíblia, existem nove dons espirituais. São eles:

  1. Palavra de Sabedoria: É a habilidade dado por Deus para que a pessoa possa ser capacitada a oferecer conselhos sábios baseado na palavra de Deus;
  2. Palavra de Conhecimento: é a habilidade disponibilizada por Deus para interpretar de forma certeira uma situação ou pessoas;
  3. Habilidade para Profetizar: é a habilidade de passar mensagens vindas de Deus. É importante destacar que essa dádiva não está ligada com questões de prever o futuro;
  4. : não é a fé comum que os cristãos sentem por Deus. Neste caso, que é o dom da fé. Trata-se de uma habilidade especial dada por Deus para acreditar de forma plena no Espírito Santo em qualquer situação;
  5. Cura: é a habilidade dada por Deus para que a pessoa ore por curas. Lembrando, o indivíduo não recebe o poder de curar, mas de pedir para Deus operar no caso das orações;
  6. Operação de Milagres: é a habilidade dada por Deus para que ele mostre situações que fogem do normal (sobrenaturais);
  7. Discernimento sobre Espíritos: é a habilidade dada por Deus para que a pessoa consiga perceber quando uma mensagem é enviada realmente por Deus ou se alguém quer passar uma mensagem mentirosa;
  8. Variedade de Línguas: é a dádiva da linguagem espiritual. É a habilidade dada para as pessoas buscar a própria edificação;
  9. Interpretação de Línguas: é a habilidade que capacita a pessoa a entender o significado de diferentes línguas. Assim, só é possível entender a variedade de língua quando se tem um intérprete.

Como já explicado, o talento é fruto do aprimoramento de uma habilidade, já os dons espirituais são doados através de Deus.

Além dos dons espirituais, também existe as categorias de talentos. Veja, abaixo, a explicação dos tipos de talentos.

Quais são os tipos de talento?

Assim como os dons, os talentos também são separados em modalidades por especialistas. Só que neste caso, é importante considerar o perfil de comportamento de cada pessoa.

Dessa forma, antes de ir aprimorar os próprios talentos, é preciso saber qual é o seu perfil comportamental, porque só após isso é possível traçar atividades que ajudam a evoluir as habilidades.

Se você já souber qual é o seu perfil comportamental fica mais fácil exercer as atividades na sua área profissional. Por exemplo: imagine que você recebeu uma proposta de uma empresa para ganhar mais do que no atual cargo, só que em uma área diferente do que está acostumado.

Caso já saiba como é o seu perfil comportamental, fica mais fácil decidir se deve trocar de emprego ou não. A famosa dúvida do “não trocar o certo pelo duvidoso” se torna mais simples de resolver.

Ao traçar o seu perfil comportamental, é possível identificar talentos que talvez você nem sabia que tinha. Dessa forma, você abre a possibilidade de aumentar as suas capacidades, potencializar seus pontos fortes profissionais e pessoais.

Para isso, os talentos foram categorizados em 13 tipos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Cada uma das características possuem as próprias essências, capacidades e talentos. Veja cada uma delas a seguir:

Os tipos de talentos

Confira os tipos de talentos e faça um paralelo com seu comportamento e veja as características que mais combinam com sua personalidade. Lembrado: você pode se enquadrar em mais de um perfil abaixo:

Administrador: este talento tem relação com a habilidade de aumentar a capacidade de outras pessoas. Quem possui esse talento geralmente tem uma boa comunicação e sabe trabalhar com metas estabelecidas;

Controlador: este perfil está mais ligado a administração de exercícios. O portador dessa habilidade consegue enfrentar bem rotinas e tende a ser exigente com ele mesmo e com as pessoas que estão em volta, com o objetivo de sempre buscar o melhor resultado possível naquilo que faz;

Comandante: as pessoas com esse talento gostam de criar novos projetos, tem alma de empreendedor e consegue se portar como um bom líder, faz com que os subordinados acatem os pedidos de forma agradável e saudável;

Estrategista: Esse talento pode ser notado nas pessoas que conseguem olhar oportunidades em situações que parecem ser ameaçadoras. Além disso, conseguem criar planos que geralmente se mostram assertivos;

Especialista: os que possuem esse talento são muito atentos aos detalhes, conseguem enxergar as situações de forma minuciosa. Só tenha cuidado para não confundir esse talento com perfeccionismo, já que essa característica não é uma qualidade positiva. Assim, os especialistas tendem a se dar bem em ambientes de trabalho dotados de regras, como em um escritório, por exemplo;

Analista: as pessoas com esse talento se destacam pela versatilidade, ou seja, conseguem realizar diversas tarefas com competência. Por exemplo, transformar informações complicadas em uma linguagem simples e para entendimento da grande massa;

Professoral: o portador desse talento consegue oferecer suporte as pessoas que são próximas e dar bons conselhos;

Diplomata: As pessoas com esse talento conseguem resolver problemas que envolvem conflitos. O mais comum de acontecer é uma mediação com facilidade entre as partes opostas, fazendo que ocorra uma harmonia no grupo ou com os causadores da confusão;

Saiba Mais: Palestra motivacional: 10 vídeos inspiradores para equipes

Atendente: Esse talento é muito baseado na empatia. Os atendentes têm a capacidade de ouvir as pessoas ao redor e prestar ideias de solução para a situação;

Aconselhador: está ligado mais aos interesses sociais em prol do bem coletivo. Assim, quem possui esse talento tem a didática de ensinar. É muito útil, principalmente, no âmbito da educação;

Motivador: Quem possui esse talento consegue incentivar as pessoas que estão ao redor a sair da zona de conforto e encarar novos desafios. Além disso, também tem uma boa oratória e conseguem convencer as pessoas;

Competidor: As pessoas com esse talento conseguem travar batalhas diferentes de forma diária. Os competidores tendem a se desafiar constantemente;

Vendedor: Esse é o talento da comunicação. Quem possui essa habilidade tem um grande senso de convencimento e consegue passar sua mensagem com facilidade;

Em suma, independente de quais são suas capacidades vindas através dos talentos ou dons, o ideal é que consiga identificar, desenvolver as suas habilidades.

Ao fazer isso, irá evoluir em vários aspectos da sua vida e não deixar a acomodação tomar conta do seu espírito.

Continua depois da publicidade

Entidades:

Sistema BPMS: O que é e quais suas vantagens?

Sistema BPMS: O que é e quais suas vantagens?

Você conhece o sistema BPMS e sabe quais são as principais vantagens de utilizá-lo? Focado no aprimoramento e melhoria contínua dos procedimentos de uma organização, o sistema BPMS pode ser uma das melhores opções disponíveis no mercado, caso você saiba escolher...

CAPEX e OPEX: Quais as diferenças?

CAPEX e OPEX: Quais as diferenças?

As siglas CAPEX e OPEX são comuns de serem ouvidas em reuniões, especialmente reuniões corporativas. Mas o que elas poderiam significar e quais são os conceitos e aplicações de ambas? Elas estão envolvidas, basicamente, com maneiras de adquirir produtos, serviços e...

Calculadora de ROI online: confira as melhores opções

Calculadora de ROI online: confira as melhores opções

Uma das siglas mais conhecidas dentro do marketing digital é o ROI. Se você pretende entrar nesse mundo é melhor ir se acostumando com esse termo. Adiantando um pouco o assunto, o ROI é uma métrica que usa uma base de cálculo, mas não se preocupe, você não precisa ser...

Como trabalhar com conserto de celulares?

Como trabalhar com conserto de celulares?

Se você pretende trabalhar com conserto de celulares, chegou ao lugar certo. A partir de agora, vamos mostrar quais são os pontos mais importantes para tirar essa ideia do papel.  O objetivo deste artigo é que, após a leitura do conteúdo, você esteja mais preparado...

Offshore o que é e como funciona?

Offshore o que é e como funciona?

Offshore o que é esse termo e como ele funciona? Bastante conhecido no mundo da política e da economia, muitas pessoas podem não saber o que significa offshore e onshore. Não estranhe se você estiver assistindo ou lendo o jornal, ou apenas se atualizando das notícias...

Como criar um slogan para sua empresa?

Como criar um slogan para sua empresa?

Se você é dono de uma empresa, negócio ou está começando o seu próprio, então uma coisa que você precisa fazer é chamar atenção para a sua marca, e uma das formas de fazer isso é através do slogan. Afinal de contas, é preciso clientes para você se dar bem no mercado,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Planner 2022 para imprimir
Planner 2022 para imprimir
20 modelos para usar o ano todo
Mensagem de Natal para WhatsApp
Mensagem de Natal para WhatsApp
As mais compartilhadas
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais compl
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Pin It on Pinterest

Planner 2022 para imprimir Mensagem de Natal para WhatsApp Como fazer um cartão de crédito do Flamengo? Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app