O que é CNH digital e como baixar no celular

por | jun 22, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) online pode ser considerada um facilitador de vida. Mas você sabe direito o que é CNH digital? É sobre isso que vamos falar nesse post.

Ao invés do motorista precisar andar sempre com a versão física, ele pode acessar a CNH através de um aplicativo. Vale destacar que o documento terá a mesma validade jurídica de sua versão impressa. 

Contudo, não é só baixar o aplicativo e começar a usar, é preciso seguir alguns passos e cadastros para ter acesso a CNH-e.

Para ter total acesso ao app desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), pode ser um processo um pouco burocrático, ou ao menos que exija um pouco mais de sua paciência e tempo.

Abaixo, você confere com detalhes sobre o que é CNH digital e como você pode ter acesso a esse documento online direto no seu smartphone.


Saiba Mais: Como renovar CNH pela internet?

O que é CNH Digital?

A CNH digital é a versão online da Carteira Nacional de Habilitação. Desde seu lançamento em 2018, a CNH-e tem sua emissão digital obrigatória em todos os Estados. Contudo, o condutor não é obrigado a aderir ao documento digital, já que a versão impressa também continua tendo a mesma validade. Mas existem algumas vantagens em usar a versão online ao invés da física. 

Caso você esteja com seu telefone celular, poderá acessar o documento com facilidade, já que a internet não será necessária. O aplicativo usa o sistema de QR Code (códigos de barras escaneados), ou seja, é mais prático de se ter acesso e de dar acesso às devidas autoridades.

Então, mesmo que você esqueça sua carteira ou o documento físico em casa ou caso tenha perdido, poderá continuar dirigindo sem problemas com a carteira digital.

Vale destacar que o aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação também disponibiliza o documento do carro que esteja no nome do portador da CNH. Ou seja, são dois documentos em um único app. O aplicativo também permite que o usuário compartilhe os documentos digitais do veículo com outras pessoas que possam utilizá-lo. 


Assim, a CNH-e é uma ótima alternativa para evitar multas, por exemplo. O único porém é que seu telefone celular precisará estar carregado, senão será a mesma coisa que dirigir sem documentação.

Você pode conferir mais informações e tirar demais dúvidas no site do Governo do Brasil.

Saiba Mais: Como imprimir o documento CRLV?

Quem pode tirar a CNH Digital?

Para conseguir ter a sua CNH digital, você precisa ter a sua CNH impressa após o ano de 2017, já que essas novas versões também vêm com o QR Code impresso no documento, código esse que será necessário na hora de tirar a sua CNH-e.

Caso a sua carteira de motorista seja de antes do ano de 2017, você precisa solicitar uma segunda via mais recente ou fazer a renovação do documento. Somente após isso, você poderá solicitar a versão digital.


Faça seu cadastro no Denatran

Agora que você sabe o que é CNH digital e também está com a nova versão da Carteira de Habilitação Nacional impressa e com o QR Code em mãos, você precisará realizar o seu cadastro no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para fazer isso, basta seguir os passos descritos abaixo:

Passo 1. Acesso o Portal de Serviços do Denatran através do site para fazer login caso você já esteja cadastrado. Caso você ainda não tenha, deverá realizar o cadastramento;

Passo 2. Na página de login, clique em “Crie sua conta gov.br” e selecione o tipo de cadastro que quer fazer. Depois, preencha o formulário com as informações solicitadas;

O que é CNH Digital

Passo 3. Após finalizar o cadastro, um mail de confirmação deverá ser enviado para você. Basta acessar seu e-mail e ativar a sua conta. 

Saiba Mais: Como pagar o IPVA pela internet?


CNH Digital: Confirmação no Detran

Depois do cadastro e da ativação da sua conta no Denatran, será a vez de fazer a validação dos seus dados presencialmente no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que você emitiu a sua carteira de motorista impressa.

Você possui duas opções: realizar essa etapa presencialmente ou fazer tudo online com certificado digital, contudo, essa última opção poderá ser paga. A escolha de cobrar ou não pela alternativa de emissão da CNH digital online vai depender de cada Detran. Para conferir se essa opção será paga para você, solicite informações no Detran de seu Estado. 

CNH Digital: Código para ativação

Depois de validar seus dados no Detran do seu Estado, de forma online ou presencial, você deverá retornar ao Portal de Serviços do Denatran para receber o seu código de ativação. Você pode fazer isso seguindo os seguintes passos:

Passo 1. No menu localizado à esquerda do Portal de Serviços, vá até a opção de “Código de Ativação”;

Passo 2.  Vá até a alternativa de “Gerar Código de Ativação” e clique nela;


Passo 3. O sistema automaticamente irá gerar um código através da sua solicitação e enviará ao seu e-mail. Memorize ou anote o código, pois ele será usado na hora de instalar o aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação no seu smartphone.

Saiba Mais: Prova de vida INSS pelo celular: como fazer?

CNH Digital – Instalação

Depois de saber o que é CNH digital e de seguir os passos descritos acima, você está pronto para instalar o aplicativo da CNH digital em seu smartphone.

Confira como fazer isso em aparelhos Android e iOS.

Como instalar no Android

O que é CNH Digital

Caso seu telefone seja Android, você poderá baixar o aplicativo seguindo os passos:


Passo 1. Pesquise “Carteira Digital de Trânsito” ou “CNH Digital Serpro” na Play Store;

Passo 2. Após abrir o aplicativo, clique no botão “Instalar”.

Passo 3. Com isso, o aplicativo já estará disponível para ser acessado no seu smartphone. Ele deverá estar disponível no menu de aplicativos ou até pode ter sido disponibilizado automaticamente na página inicial do seu telefone.

Como instalar no iOS

O que é CNH Digital

Caso você utilize um aparelho com sistema iOS, poderá baixar o aplicativo seguindo os passos abaixo:

Passo 1.  Acesse a App Store, a loja de aplicativos digitais da Apple, e busque por “Carteira Digital de Trânsito” ou “CNH Digital Serpro”;


Passo 2.  Após abrir o aplicativo, clique no botão “Obter” para que a instalação comece;

Passo 3. Utilize a sua digital ou senha da App Store para confirmar a instalação;

Passo 4. Depois que o download estiver concluído, basta ir no menu de aplicativo do seu telefone e o app estará pronto para uso.

Saiba Mais: Como fazer uma assinatura digital?

Ativação da CNH Digital após a instalação

Depois de instalar o aplicativo no seu smartphone, você precisa ativar a sua CNH-e para poder começar a utilizá-la. Você deve seguir os passos descritos abaixo. Lembrando que eles serão os mesmos tantos para aparelhos Android como iOS:


Passo 1. Ao abrir o aplicativo, você deverá ler todas as informações descritas para estar ciente de tudo, depois clique em “Continuar”;

Passo 2. Você precisará inserir seu CPF para confirmar sua identidade e clicar em “Avançar”;

Passo 3. Lembra do código de ativação que você solicitou no portal do Denatran? Você irá utilizá-lo agora, inserindo, sem erro, o código completo e clicando em “Continuar”;

Passo 4. Para finalizar, será preciso escolher uma senha PIN de até 4 números. Depois, repita o PIN e vá até a opção de “Salvar”. 

Com isso, a sua CNH-e já poderá ser acessada pelo aplicativo no seu smartphone.


Sempre que precisar ter acesso, basta abrir o aplicativo e digitar a senha PIN. Agora que você já sabe o que é CNH digital e como ter acesso através do aplicativo, a sua vida no trânsito poderá ser bem mais prática. 

Saiba Mais: Como fazer símbolos no teclado do notebook?


Entidades: Android | Apple

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas