O que é Close Friends no Instagram?

por | jun 21, 2021 | Instagram | 0 Comentários

Você trabalha com redes sociais e quer saber mais formas de alcançar o seu público? Existe uma ferramenta que pode te ajudar na rede social. Você sabe o que é Close Friends no Instagram? Vamos te explicar.

Todos possuem um grupinho de amigos mais próximos, certo? Obviamente, alguns amigos são mais próximos do que outros. Pensando nisso, a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos desenvolveu a ferramenta Close Friends – amigos próximos, em tradução livre, para os Stories da plataforma.

Embora o recurso tenha sido lançado visando perfis mais pessoais, o Close Friends também pode ser usado por marcas e empresas.

Isso pode aumentar o seu engajamento e possibilita o contato mais próximo com o público. Para isso, você precisa saber o básico de o que é Close Friends.

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O que é Close Friends? 

Para resumir o que é Close Friends, podemos dizer que é um recurso criado pelo Instagram em que o usuário pode selecionar alguns seguidores de sua escolha para criar uma lista de compartilhamento exclusiva nos Stories da plataforma.

Ao fazer isso, toda vez que o usuário for compartilhar um Story, ele terá três opções:

  • Deixar o Story disponível apenas para uma determinada pessoa.
  • Deixar os Stories visível apenas para os “Close Friends”, a lista exclusiva.
  • Compartilhar o Story para todos os amigos do Instagram.

Essa ferramenta pode ser bastante útil para pessoas que possuem uma grande quantidade de seguidores e não querem que todos vejam seus Stories.

Sempre que você publicar um Story apenas para os Close Friends, o círculo de Stories ficará com um contorno verde e apenas os seguidores dessa lista exclusiva irão receber esse conteúdo. Também não tem como alguém saber quando você adicionar ou remover algum dos amigos próximos.

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Como usar na sua estratégia de marketing?

Agora você sabe o que é Close Friends, você sabe que tem como empresas, influencers e outras marcas também fazerem uso dela em estratégias de marketing digital?

Através dos amigos próximos pode ser possível ter uma relação mais íntima com seu público e clientes, além de poder encaminhar seu conteúdo mais facilmente para o público que corresponde ao seu nicho.

O que é close friends

Embora essa ferramenta possa ser utilizada para essas estratégias, fica a questão de como fazer isso. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo:

1. Produza conteúdo exclusivo

O engajamento nas redes sociais não vêm de todos os seguidores, já que números de seguidores não significam um grande engajamento.

Alguns possuem mais peso do que outros, alguns usuários geram mais engajamento do que outros, curtindo, comentando e compartilhando suas publicações.

Então fica o questionamento: por quê não dar um prêmio para esses seguidores?

Ao criar um Close Friends somente para esses seguidores mais fiéis a você e sua marca, você pode oferecer também postagens exclusivas, realizar campanhas e diversas outras atividades. Isso fará com que o seu engajamento aumente cada vez mais e aquele seguidor que acompanha e interage com o seu trabalho também receberá um prêmio a altura.

2. Ofereça recompensas

Uma outra forma de usar o Close Friends é para diferenciar seguidores. Os seguidores mais ativos poderão ganhar algumas recompensas extras, além dos conteúdos exclusivos, como citado acima.

Caso você tenha alguma loja virtual, uma boa forma de beneficiar não só o seu negócio e vender pelo Instagram, mas também presentear os seguidores que geram mais engajamento, é com cupons exclusivos de descontos. 

Você pode vender pela internet e compartilhar os cupons nos Stories do Close Friends. Assim, apenas esses seguidores selecionados terão acesso. Isso poderá incentivar para que eles interajam cada vez mais, e pode até fazer com que os seguidores menos engajados se sintam motivados a interagir e acabem entrando no seu Close Friends também. 

3. Crie ofertas especiais

Além de vídeos curtos, os Stories também permitem que o usuário insira links externos. Essa é uma boa forma de sugerir algumas ofertas para seus seguidores do Close Friends, como webinars, cursos, consultorias, palestras e coisas do tipo.

Essa alternativa pode ser mais importante ainda se você tiver parcerias com outros perfis que oferecem esse tipo de conteúdo. 

E outra, por quê não fechar essas parcerias e conseguir descontos nos cursos, consultorias e outras coisas para seus seguidores dos amigos próximos? Isso fará com que seus apoiadores se sintam ainda mais privilegiados, além de aumentar a sensação de importância do seu perfil, garantindo ainda mais fidelidade desses usuários com a sua conta.

4. Promova aproximação com cliente

Talvez, o fato de poder ter uma maior aproximação e interação com seu público seja o principal ponto positivo do Close Friends. Especialmente se o seu número de seguidores for crescendo cada vez mais e você não conseguir dar mais atenção para todos.

O grupo de Close Friends poderá ter os usuários que possuem maior potencial de adquirir seu produto, serviço ou te render mais uma monetização nas redes sociais.

Além disso, você também pode realizar convites para esses seus clientes exclusivos testar produtos e serviços com antecedência, enviar alguns “mimos” para alegrá-los e coletar opiniões sobre coisas que você pode melhorar no seu perfil, produtos e serviços.

5. Ofereça um atendimento exclusivo

Uma outra funcionalidade dos amigos próximos pode ser o suporte ao seu público. Caso você venda algum produto ou serviço, como cursos para seus seguidores, você pode utilizar essa ferramenta para tirar dúvidas, ensinar como funciona, dar dicas, solucionar algum problema e outros tipos de dúvidas frequentes.

Mas lembre-se: ofereça isso somente para os Close Friends, afinal, é impossível você disponibilizar esse suporte de qualidade para milhares de pessoas.

Saiba Mais: Capa para stories do Instagram: 13 sites para encontrar as melhores

Como monetizar o Close Friends?

Caso você realize um planejamento detalhado, a lista de amigos próximos pode acabar te rendendo uma boa monetização. Contudo, você precisa saber com detalhes sobre o que é Close Friends e como ele funciona.

Caso você tenha uma loja de algum nicho específico, como por exemplo, maquiagem, enfeites e coisas do tipo, você pode adicionar uma lista exclusiva para falar sobre e dar dicas de alguns produtos pontuais.

Isso irá incentivar os seguidores a comprar os produtos/serviços e assim terem direito ao acesso no Close Friends, para acompanhar o que você irá falar nos Stories.

Caso isso der certo, será uma mão na roda e você também pode usar esse grupo como uma forma de divulgação de outros produtos ou até para que eles convençam outras pessoas a também comprarem de você.

É nessa fase que você fará uma divulgação oferecendo as famosas “Últimas vagas”, com um anúncio do tipo “Compre agora e receba conteúdos exclusivos”. 

Saiba Mais: Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

Como criar um Close Friends?

Você já sabe como usar na estratégia de marketing e o que é Close Friends no Instagram. Agora você vai conferir o passo-a-passo de como criar um Close Friends no Instagram:

Passo 1. Toque nos três traços localizados na parte superior direita do aplicativo;

Passo 2. Clique na opção de “Amigos Próximos”, antigamente conhecida como Melhores Amigos pela plataforma;

Passo 3. Na próxima fase, você irá apenas clicar em “Adicionar” nos contatos da sua lista para receber os conteúdos exclusivos;

Passo 4. Caso você queira remover algum, é só clicar em “Remover”. 

O que é close friends

Vale ressaltar que o Instagram não envia mais notificações para os contatos quando você adiciona ou remove da lista. Eles só saberão ao receberem seus Stories do Close Friends. 

Saiba Mais: O que postar no stories do Instagram? 15 ideias para copiar

Como compartilhar Stories com o Close Friends?

Para compartilhar os Stories somente para seus contatos do Close Friends, o processo não será muito diferente de compartilhar um Story normalmente. Basta seguir os passos abaixo:

Passo 1. No canto superior esquerdo da tela, clique no símbolo de câmera;

Passo 2. Crie ou selecione uma imagem ou vídeo para o Story normalmente;

Passo 3. A diferença está na hora de enviar os Stories para deixá-lo disponível. Ao invés de clicar em “Seus Amigos”, como você deve fazer normalmente, você vai clicar no ícone verde escrito “Amigos Próximos”. Pronto, com isso somente seus Close Friends irão receber o conteúdo que você selecionou.

Saiba Mais: O que são impressões no Instagram?

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