O que é chip da beleza? Quais os benefícios e riscos?

por | dez 13, 2021 | Notícias | 0 Comentários


Você tem familiaridade e sabe o que é chip da beleza? Este é um implante hormonal, que tem como principal objetivo ajudar o usuário no ganho de massa muscular e na perda de gordura.

O chip é feito, especialmente, de hormônio gestrinona que, no corpo humano, é justamente o responsável pela perda e ganho de gordura.

Apesar de parecer um sonho, você precisa saber mais detalhes sobre o que é o chip da beleza, já que ele poderá causar alguns efeitos colaterais.

Vale ressaltar que o mesmo não foi criado apenas para fins estéticos e abaixo vamos falar mais sobre o que é chip da beleza.

Saiba Mais: Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora


O que é chip da beleza e como funciona?

o que é chip da beleza

Imagem: Revista Saúde

Agora que você sabe o que é o chip da beleza, é preciso saber como ele funciona. Com cerca de 3 cm, o chip é feito de silicone e é colocado por baixo da pele do glúteo ou abdômen da pessoa, através de uma anestesia local para evitar dor.

O chip libera a mesma quantidade de combinação de hormônios diariamente na corrente sanguínea. 

Essa combinação auxilia a pessoa que está utilizando na perda de gordura, ganho de massa muscular e eliminação de celulite. Mas é preciso que a pessoa também tenha uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável e equilibrada.

Embora não seja o foco do chip da beleza, a combinação hormonal liberada também traz outros benefícios, como:


  • Tem efeitos contraceptivos;
  • Causa um aumento da libido;
  • Alivia os sintomas da TPM;
  • Interrompe a menstruação;
  • Regula os níveis hormonais na pós menopausa.

Além de todas essas vantagens, o chip também é bastante indicado nos casos e no tratamento de endometriose, onde ele é mais utilizado.

Saiba Mais: Como ter uma alimentação saudável? 25 fontes de inspiração

Por que o chip da beleza foi criado?

Como dito acima, o chip da beleza é mais utilizado nos casos de endometriose, isso porque ele foi criado justamente para auxiliar no tratamento.

Ele possui a capacidade de interromper o ciclo menstrual e aliviar os sintomas com o tratamento. O hormônio gestrinona já era bastante utilizado por médicos no tratamento desta e de outras doenças, como adenomiose e miomas. Porém, o hormônio era ingerido de forma oral. 

Este hormônio acaba atuando como um inibidor de estrogênio, estimulando a produção de testosterona ao mesmo tempo que limita a atuação do estrogênio.


O uso do hormônio via oral foi diminuindo cada vez mais, já que outros medicamentos com o mesmo efeito foram descobertos com o tempo. Mas com a adaptação do uso do hormônio no formato de chip, alguns médicos ainda utilizam a gestrinona para tratar a endometriose e por outros motivos.

Por que ele possui esse nome?

Saber o que é chip da beleza também significa entender que ele não possui a função de melhorar a aparência de ninguém.

Este apelido se popularizou justamente pelos benefícios de ganho de massa muscular, aumento da libido e da disposição de quem o utiliza, que não os focos principais dos hormônios utilizados. 

Mas é preciso ter em mente que não são todas as mulheres que usam o chip que terão esse sintomas. Alguns estudos mostram que eles são mais prováveis de acontecer quando os pacientes são mulheres jovens, magras e praticantes de atividades físicas.

Saiba Mais: Como emagrecer naturalmente? Essas 16 dicas vão te ajudar


Existe uma recomendação médica para o chip?

o que é chip da beleza

Imagem: Jornal Opção

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) afirma que não há nenhuma recomendação médica no uso do chip da beleza, justamente devido à falta de evidências científicas.

Independente do chip ser usado para terapia hormonal ou como anticoncepcional, não existem dados suficientes que mostram a segurança do uso, especialmente em casos de longo prazo, inclusive para as doenças que citamos acima.

O problema de segurança está ligado à falta de exatidão na quantidade de hormônio que é absorvido nas doses liberadas diariamente pelo chip. Isso tudo fica ainda mais em alta quando vemos que o último estudo foi realizado no ano de 2008 e a maioria dos testes foram feitos em animais.

Quando o chip da beleza não é indicado?

Pessoas que tenham algum tipo de doença cardíaca, colesterol alto, diabetes, alterações nos fígados e rins ou obesidade não devem usar o chip da beleza, justamente pelo fato do chip ser um implante hormonal.


Esses hormônios quando liberados na corrente sanguínea do usuário podem causar danos na saúde devido a quantidade excessiva de hormônios para uma pessoa.

Vale ressaltar que mulheres lactantes ou grávidas não devem usar o chip da beleza.

Saiba Mais: Como ser uma pessoa melhor? Confira essa lista de inspirações

O chip da beleza tem efeitos colaterais?

Caso a pessoa não tem uma indicação para o uso do chip da beleza, será mais provável que os efeitos adversos aconteçam em seu corpo, justamente devido ao desbalanço nos níveis hormonais.

Entre os efeitos negativos, os principais que podemos citar são:


  • Aumento de pelos no corpo e rosto;
  • Queda de cabelo;
  • Maior oleosidade da pele, o que causa o aumento da acne;
  • Aumento do clitóris,
  • Alteração na voz;
  • Aumento dos níveis de colesterol;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Resistência à insulina, uma vez que também são usados como contraceptivos.

Os homens também não ficam de fora. Ao usar o chip da beleza, podem ter efeitos colaterais irreversíveis e reversíveis, que passam após remover o implante.

Entre os reversíveis do hormônio masculino, podemos destacar a queda de cabelo, aumento dos pelos corporais e de acne e inchaço. Entre os efeitos irreversíveis, temos o possível engrossamento da voz.

Quanto tempo o chip da beleza dura no corpo?

Antes de responder essa pergunta, é preciso saber que existem dois tipos diferentes de chip da beleza, os não absorvíveis e os absorvíveis.

O primeiro tipo dura cerca de um ano, já que são feitos de silicone e ficam alojados no corpo. Após esse período dos implantes, eles precisam ser removidos ou substituídos para continuar seu uso.

Já os absorvíveis duram cerca de quatro a seis meses.


Saiba Mais: Como declarar ações no Imposto de Renda 2021? 5 aplicativos que ajudam na tarefa

Onde conseguir comprar o chip da beleza?

Você não encontrará nenhum implante hormonal a pronta venda nas farmácias comuns.

Para conseguir o seu chip da beleza de hormônios gestrinona, será preciso adquirir em farmácias próprias de manipulação.

Quanto custa este implante?

Podemos garantir que os implantes hormonais do chip da beleza não são baratos e os preços podem variar bastante.

Não podemos afirmar um valor, já que o próprio cliente terá que bancar os custos para a manipulação do chip da beleza e também a inserção do mesmo no corpo, além de custear a anestesia e o serviço do médico.


O uso do chip da beleza é proibido?

O chip da beleza não é proibido. Somente não é recomendado por falta de informações científicas que garantem a segurança.

Saiba Mais: Produtividade: 9 ferramentas e 7 dicas de livros para te ajudar a ser mais produtivo


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores