Continua depois da publicidade

O que é branding e mais 8 dicas de livros sobre o assunto

por | nov 11, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Você sabe o que é branding? Se você tem ou pretende construir uma marca, precisa dar atenção a essa parte da sua empresa, já que impacta diretamente nas suas vendas.

Fazer uma gestão da sua marca da forma correta é uma construção complexa e que pode ser demorada, mas que fará toda a diferença no momento de decisão de compra do seu cliente.

Como essa etapa é muito importante para o seu negócio, vamos te contar o que é branding, dar dicas de como fazer, além de exemplos e opções de livros para você se aprofundar no assunto.

O QUE É MARCA?

Antes de explicarmos o que é branding, é importante você saber o que é marca, para então pontuarmos qual a diferença entre marca e branding.

Ao contrário do que muitos pensam, marca não é somente o nome do seu negócio, a logo ou a identidade visual que você cria. A marca também vai muito além do serviço ou produto que você vende.

Ela é a junção de tudo isso e mais! É a emoção que o público cria ou já tem em relação ao produto, serviço e a empresa como um todo. A experiência que o cliente teve com seu negócio é o principal motivo que determina como ele perceberá a sua marca.

BRANDING SIGNIFICADO

Branding vem do termo em inglês Brand Management, que traduzindo significa Gestão de Marca.

O QUE É BRANDING?

Como o próprio significado da palavra já dá um spoiler, branding é basicamente uma estratégia de gestão de marca. O objetivo é fazer essa marca cada vez mais presente no mercado e lembrada pelos clientes.

O branding não é simplesmente uma campanha de propagandas ou ações de marketing. Ele engloba atuações em diversas áreas do negócio para criar um laço positivo, tanto emocional quanto racional, com o consumidor e aumentar a visibilidade da marca.

Só que um branding bem-sucedido não acontece do dia para a noite. É preciso trabalhar muito, pois ele é muito importante para o seu negócio.

Segundo dados da pesquisa Global Consumer Pulse divulgados no meio desse ano, 76% dos brasileiros afirmaram que suas decisões de compra são influenciadas pelos valores promovidos pelas marcas e pelas ações de seus líderes.

DICAS DE COMO FAZER BRANDING

Agora que você já sabe o que é branding e marca, separamos algumas dicas simples para você aplicar no seu negócio e começar a gestão da sua marca hoje mesmo:

1. Faça uma análise da sua marca

A primeira coisa a se fazer e, a mais importante, é analisar toda a sua marca, mesmo que você não a tenha criado ainda. Para isso, você precisará ter em dia o estudo da sua persona.

Caso ainda não tenha, indicamos baixar nosso Guia de Persona grátis nesse link.

Depois, temos os pontos que devem ser analisados e, se necessário, alterados:

  • Identidade visual: isso envolve desde a logo, as cores utilizadas, estilo e fontes. Dica: crie um manual da marca com todas as informações sobre isso;
  • Posicionamento e personalidade: aqui você precisará decidir quais os valores da sua marca, o “tom de voz” que utilizará, quais os canais de comunicação, a mensagem a ser transmitida e qual a linguagem a ser usada.

2. Crie sua estratégia

Agora que você já construiu a parte visual e a personalidade da sua marca, está na hora de criar estratégias de marketing para divulgá-la. Alguns exemplos de caminhos que você pode seguir dentro do digital:

Não esqueça de trabalhar o marketing dentro da sua equipe também, afinal o branding também envolve o público interno do seu negócio. Então, ter uma estratégia de endomarketing é essencial.

Afinal, se o seu time não se identifica com os valores, linguagem, posicionamento e os demais pontos do primeiro tópico, não conseguirá transmitir a mensagem que você idealizou para a sua marca.

O QUE É BRANDING EM GRANDES MARCAS

Independente do tamanho do seu negócio, é preciso entender como trabalhar o branding. E nada melhor que alguns exemplos para se inspirar, não é mesmo?

Trouxemos aqui alguns exemplos de marcas que investem em branding para, quem sabe, te dar algumas ideias legais do que implementar ou modificar no seu negócio:

COCA-COLA

Você já teve a impressão que a Coca-Cola está em todos os lugares? Em propagandas de televisão, patrocínio de eventos esportivos e causas sociais. Esse é um dos motivos da marca ser um exemplo de o que é branding.

Além disso, a empresa sempre manteve uma identidade visual forte e consistente, com o slogan que transmite o sentimento, emoção e o objetivo da marca para com os clientes: “abra a felicidade”.

Um grande exemplo desse sentimento são as campanhas de Natal que já são tradição e muito esperadas pelos seus fãs. Quem não lembra da Caravana com o Papai Noel e a música: O Natal vem vindo, vem vindo o Natal!

Garanto que quando alguém pedir para você pensar em um refrigerante, o primeiro será Coca-Cola. Isso mostra como a empresa construiu muito bem o seu branding ao longo de todos esses anos.

NETFLIX

Agora um exemplo de o que é branding mais recente: a Netflix é um case de como se relacionar com seus clientes e as tendências do momento podem ser o diferencial da sua marca.

A Netflix simplesmente transformou a maneira de como consumimos conteúdos na televisão, já que antes ficávamos reféns dos canais de tv e sua programação. E ainda por um valor mais acessível.

A empresa está sempre ligada no que acontece no momento, usando isso como forma de promover suas produções e conteúdos disponíveis na plataforma.

Além disso, a forma informal e divertida de como a Netflix interage com seus seguidores no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, reforça a sua marca.

Sem falar em toda a estrutura da empresa, como sua plataforma, identidade visual e no seu suporte de atendimento ao cliente eficiente, que são exemplos de como uma gestão de marca bem planejada e coesa com os seus valores são fundamentais para uma empresa.

LIVROS SOBRE BRANDING

Para te ajudar a se aprofundar ainda mais sobre o que é branding e como a gestão de marca é fundamental para um negócio, fizemos uma lista com alguns livros sobre o tema:

1. MARKETING 4.0

Obviamente não poderíamos começar uma lista de livros sobre o que é branding sem falar de algum livro do “Pai do Marketing Moderno”, Philip Kotler. Nesse livro, ele fala sobre as mudanças importantes da passagem do marketing tradicional para o digital.

Para alcançar o sucesso em um ambiente tão variável, difícil e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização.

Em Marketing 4.0, você encontrará uma análise direta e simples, cheia de exemplos que podem ser aplicados nos mais variados modelos de negócios.

2. BRANDING: GESTÃO DE MARCAS

O livro mostra que branding é muito mais que incorporar um nome a uma oferta. Ele significa prometer aos clientes a entrega de uma boa experiência e de um ótimo desempenho.

O livro traz modelos, listas de verificação e outras ferramentas úteis para dar o suporte aos leitores na criação e gestão de marcas.

3. DIGITAL BRANDING: ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E FERRAMENTAS PARA IMPULSIONAR O SEU NEGÓCIO NA ERA DIGITAL

O livro é praticamente um guia desenvolvido para preparar profissionais de marketing e comunicação a tirarem o que há de melhor das tecnologias digitais, aumentando o impacto e os resultados de suas marcas e empresas.

Em Digital Branding, o autor desvenda os temas mais relevantes do marketing digital, de modo prático, e ainda te prepara para lidar com a complexidade que é a construção e gestão de marcas em um mundo cada vez mais digital.

4. DESIGN DE IDENTIDADE DA MARCA: GUIA ESSENCIAL PARA TODA A EQUIPE DE GESTÃO DE MARCAS

Esse é um livro para quem procura se aprofundar no mundo das marcas, pois conta com 50 estudos de caso que descrevem metas, processos, estratégias, soluções e resultados.

Design de Identidade da Marca mostra um método em cinco etapas para criar e efetuar uma identidade de marca de sucesso.

5. BRANDING: PROCESSOS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE VALOR

Esse livro poderia muito bem ser considerado o manual do branding, pois o define como processo de gestão empresarial, analisando seus fatores da transformação.

Ele também mostra o caminho de construção da marca, detalhando a origem do nome e suas funções mais básicas. Ele ainda explora a história do branding e analisa os benefícios simbólicos da marca e os impactos dela na sociedade.

6. STORYBRAND: CRIE MENSAGENS CLARAS E ATRAIA A ATENÇÃO DOS CLIENTES PARA SUA MARCA

É leitura obrigatória para quem quer ser percebido pelos seus clientes, principalmente nas redes sociais e aprender o que é branding. Pois ele ensina como deve ser uma comunicação clara e específica.

Nele, o autor usa os sete itens universais das histórias poderosas que influenciam todos os seres humanos. Além disso, ensina a real razão que leva os clientes a comprarem, como descomplicar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam.

E também como criar as mensagens mais eficazes para sites, panfletos e mídias sociais.

7. E SE VOCÊ FOSSE UMA MARCA?

Você sabe o que é branding pessoal? Todos nós precisamos construir uma marca confiável reforçando nossas qualidades, já que vivemos em sociedade e nos relacionamos diariamente com pessoas.

Nesse livro, você encontrará dicas valiosas de como construir uma marca pessoal, mesmo para aqueles que não têm uma empresa nem oferecem serviços.

Em E se você fosse uma marca? o leitor aprenderá técnicas de branding pessoal para se posicionar como a escolha preferencial de sua audiência e construir toda uma plataforma de negócios em torno da sua própria marca.

8. PERSONAL BRANDING: CONSTRUINDO SUA MARCA PESSOAL

Nós somos uma marca e, portanto, precisamos administrá-la da mesma forma que uma marca empresarial. Mas não se trata de um livro com uma receita de como gerir sua marca pessoal.

Personal Branding: Construindo sua marca pessoal te leva para uma reflexão sobre sua carreira e da forma como você se posiciona no mercado de trabalho enquanto marca pessoal.

Agora que você já sabe o que é branding, acesse outros artigos do nosso blog sobre marketing de conteúdo clicando aqui.

Continua depois da publicidade

Tags:

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Como criar um ebook e ganhar dinheiro?

Construir um e-book é uma ótima estratégia para começar uma carreira no empreendedorismo digital. Você já pensou como criar um ebook e ganhar dinheiro? Ele é um dos formatos preferidos porque é mais simples de ser implementado no mercado e não é necessário fazer...

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

Locaweb E-mail marketing: vale a pena usar?

A Locaweb e-mail marketing é uma ferramenta que promete facilitar a rotina dos profissionais e empreendedores que trabalham com esse importante canal de comunicação. Ela permite automatizar várias etapas, como envio de e-mails, segmentações, entre outros.  Neste...

O que é POP e como aplicar no seu negócio

O que é POP e como aplicar no seu negócio

Você sabe o que é POP e para o que ele serve? Se não souber, vamos te explicar nesse post. Esse é um documento que possui suas particularidades e funciona para estabelecer uma espécie de roteiro das diversas tarefas que são feitas em uma empresa/organização, uma forma...

ActiveCampaign: O que é e como funciona

ActiveCampaign: O que é e como funciona

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) criada para auxiliar na interação de pequenas e médias empresas com os seus clientes. Fundada em 2003 em Chicago, Illinois, a empresa começou fazendo consultoria...

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Responda rápido: você já pensou em ter uma renda extra sem sair de casa? Já pensou em montar uma loja virtual sem ter um estoque em sua residência? Já pensou em vender os produtos da sua loja física de forma online em uma rede de varejo com mais de milhões de clientes...

O que é follow up e como fazer?

O que é follow up e como fazer?

Todo mundo já passou por um processo de follow up. Imagine que você está querendo contratar um serviço de internet para a sua casa. Você entra em contato com uma empresa. Durante a conversa, ouve atentamente os planos disponíveis, mas ainda não sabe quando tomará a...

Como formalizar um pequeno negócio?

Como formalizar um pequeno negócio?

Você sabe como formalizar um pequeno negócio? Nos últimos anos, o número de pessoas que buscam empreender e atingir a tão sonhada independência financeira vêm aumentando expressivamente. E apesar das dificuldades, o Brasil possui certa de 17 milhões de negócios...

O que vender na internet? 45 ideias para começar

O que vender na internet? 45 ideias para começar

Se você chegou até aqui, está procurando dicas sobre o que vender na internet, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Selecionamos diversas opções para iniciar um negócio de um jeito simples e sem grandes investimentos. Neste artigo, você verá 45 ideias...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest