Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

O que é Bitcoin? Conheça tudo sobre a moeda digital

Sumário

Recentemente uma nova forma de moeda tomou conta do mercado. Apesar de muitas pessoas conhecerem a sua existência, a maioria não sabe ao certo o que é Bitcoin. 

Entender o que é Bitcoin pode não ser uma tarefa fácil. Isso porque, a moeda é fruto do desenvolvimento de tecnologias que a maioria da população, apesar de utilizar, não conhece seu funcionamento. Estamos falando da criptografia e do blockchain. A combinação dessas tecnologias garantem a segurança da criptomoeda.

Porém, hoje vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre a operação dessa moeda no mercado virtual. Ao final desse texto, você finalmente entenderá o que é Bitcoin. 

Saiba mais: Qual o melhor site para comprar e vender Bitcoin?

O que é Bitcoin e seu conceito

Bitcoin é uma moeda, assim como o nosso conhecido e usual Real. A diferença é que o real possui uma moeda física, já o Bitcoin é uma moeda digital, só existente no ambiente virtual. 

Outra diferença marcante, é que o Bitcoin não é emitido por nenhum país ou atribuído a um governo. Seu valor é estimado livremente por quem opera nesse mercado. Além disso, usuários de todos os países fazem uso da criptomoeda entre si, sem precisar de um intermediário de liquidação de moeda estrangeira, como por exemplo, o Banco Central que temos no Brasil. 

Ou seja, o Bitcoin é uma moda emitida de forma descentralizada, virtual e com ela é possível realizar compras e vendas pela internet. Apesar de ser uma moeda exclusivamente eletrônica, algumas lojas físicas aceitam o pagamento em bitcoins, feito por um meio eletrônico, claro. 

O surgimento do Bitcoin

No mercado virtual, existem várias criptomoedas em ação. O Bitcoin, foi a primeira moeda a circular. Ela foi criada em 2007 e, desde 2009, opera em transações financeiras online. 

Acredite, seu inventor até hoje não teve a sua identidade revelada. Um pseudônimo japonês, conhecido como Satoshi Nakamoto, criou o primeiro protocolo da moeda. Não se sabe nem ao menos se esse pseudônimo representa uma pessoa ou um grupo de criadores. 

Saiba mais: O que é Pix, como funciona e 5 vantagens em usar hoje mesmo

O que é Blockchain?

Como mencionamos anteriormente, o Bitcoin é uma moeda livre, utilizada no meio digital, sem qualquer regulamentação ou associação à qualquer instituição financeira. 

Mas sendo assim, como funciona o Bitcoin? As transações com criptomoedas acontecem por meio da tecnologia blockchain, que é um banco de dados que mantém a contabilidade (livro razão) das operações. 

Esse banco de dados registra o saldo e todas as operações realizadas com a criptomoeda, mantendo assim os participantes da rede informados de forma transparente. As informações ali registradas são imutáveis e acessadas por todos de forma igual, ao mesmo tempo. Isso é muito importante para a tomada de decisão nas negociações com criptomoedas. 

O blockchain constitui uma rede de blocos encadeados que carregam uma informação. No caso dos Bitcoins, essa informação é uma transação financeira. Cada transação gera um bloco, que além de conter o histórico das transações anteriores, adiciona a si, os dados da transação atual. 

Ou seja, toda alteração feita dentro de um bloco no ambiente da rede, gera um novo apontamento nos registros. É isso que torna as operações seguras, sustentando ao blockchain o título de protocolo de segurança. 

Por ser essa tecnologia segura e transparente, ela não é utilizada única e exclusivamente dentro do mercado de criptomoedas. Qualquer mercado que deseja operar com valores, pode fazer uso da mesma tecnologia. 

O que é Bitcoin e por que investir na criptomoeda?

Quando surgiu, muitas pessoas duvidaram do potencial dessa nova moeda. Porém, com o passar dos anos, as transações com moedas digitais foram se concretizando e ganhando a confiança do mercado. 

O Bitcoin é comparado ao ouro. Isso porque, os dois são ativos independentes, não regulamentados, negociados livremente. Enquanto um é um ativo físico, o outro é um ativo virtual. 

O que é bitcoin?

Outro ponto é que o Bitcoin é um ativo deflacionário, pois sua produção é limitada. Ao ser fundada, foi estipulado por seu criador, que essa moeda digital teria um número de 21 milhões de exemplares no mercado Bitcoin. Para outras moedas virtuais, no entanto, esse limite pode ser superior ou inferior. 

Ademais, se você investe seu dinheiro no mercado financeiro tradicional, essas novas moedas podem ser uma forma de diversificar suas aplicações e ter uma carteira alheia às influências das demais. 

Quais os riscos de investir na criptomoeda?

Qualquer investimento que fazemos na vida carrega riscos. Investir na moeda Bitcoin não seria diferente. Por isso, antes de sair comprando moedas digitais, é necessário conhecer os riscos envolvidos. 

O primeiro deles é o risco de sistema. Como os bitcoins são moedas totalmente virtuais, ou seja, operadas apenas via tecnologia em uma rede de dados, as transações com elas dependem do funcionamento desses aparelhos. 

O risco de bugs no sistema, vulnerabilidade ou ataques podem inclusive interferir no valor do Bitcoin. Outro risco do sistema, é a possibilidade de um investidor perder suas moedas. 

Outro risco está associado à falta de regulamentação da moeda. Ser uma forma de moeda livre facilita muito nas regras de negociação entre seus detentores. Por outro lado, a falta de leis que regulamentem o uso do Bitcoin levam a especulações de que a modalidade não passa de uma bolha. 

Há também o risco da volatilidade intensa da moeda. Sua utilização e quantidade limitada podem contribuir para uma mudança brusca de valores. Nesse quesito, a moeda de Bitcoin apresenta um risco muito parecido com ações da bolsa de valores, de mercados instáveis. 

Onde comprar Bitcoin? 

Agora você entendeu o que são bitcoins e quais os riscos inerentes à moeda. Vamos falar sobre como comprar Bitcoin. 

Tanto para comprar, como para vender bitcoins, você precisa ter uma conta em uma corretora de criptomoedas. 

Saiba mais: Qual o melhor site para comprar e vender Bitcoin?

Após criar sua conta, você precisará fazer uma transferência de valores (em reais) para essa nova conta. Com esse saldo transferido, através da corretora, é possível comprar bitcoins. Por meio dessa conta, você pode também comprar outros tipos de criptomoedas. 

Geralmente, cada corretora tem acesso à diversas moedas. Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Monero, são algumas das mais populares atualmente.

Quanto vale o Bitcoin?

Atualmente, o valor de 1 Bitcoin, corresponde à R$ 309.386,59 reais, de acordo com dados de câmbio disponibilizados pela Morningstar e a corretora de criptomoeda Coinbase. Porém essa cotação pode alterar em qualquer momento, assim como a cotação do dólar. 

Desde dezembro de 2020, o Bitcoin vem valorizando em números elevados. Após a criptomoeda ter atraído grandes investidores, como por exemplo, a empresa Tesla, fechou o acumulado de 2020 com rendimento de 415,32%.


 O que é bitcoin? conclusão 

Para quem tem um perfil mais conservador quando o assunto é finanças, fica até difícil assimilar tanta informação sobre os criptoativos. Porém, é fato que essa nova moeda está cada vez mais conhecida por todo mundo. 

Assim como qualquer outro investimento financeiro, diversificar seus investimentos com Bitcoin requer análise, conhecimento e assumir riscos. Investir ou não na moeda vai depender de vários fatores individuais de cada investidor. 

Mesmo com o rendimento elevado do ano passado, corretores do Brasil estimam que ela valorizará ainda mais nos próximos anos. Isso devido a popularidade alcançada pela moeda, sua quantidade limitada de emissão e a credibilidade que a moeda vem conquistando no mercado. 

Continue no blog

Stories
Você também pode gostar ...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família