O que é Bitcoin? Conheça tudo sobre a moeda digital

por | mar 17, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Recentemente uma nova forma de moeda tomou conta do mercado. Apesar de muitas pessoas conhecerem a sua existência, a maioria não sabe ao certo o que é Bitcoin. 

Entender o que é Bitcoin pode não ser uma tarefa fácil. Isso porque, a moeda é fruto do desenvolvimento de tecnologias que a maioria da população, apesar de utilizar, não conhece seu funcionamento. Estamos falando da criptografia e do blockchain. A combinação dessas tecnologias garantem a segurança da criptomoeda.

Porém, hoje vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre a operação dessa moeda no mercado virtual. Ao final desse texto, você finalmente entenderá o que é Bitcoin. 

Saiba mais: Qual o melhor site para comprar e vender Bitcoin?

O que é Bitcoin e seu conceito

Bitcoin é uma moeda, assim como o nosso conhecido e usual Real. A diferença é que o real possui uma moeda física, já o Bitcoin é uma moeda digital, só existente no ambiente virtual. 

Outra diferença marcante, é que o Bitcoin não é emitido por nenhum país ou atribuído a um governo. Seu valor é estimado livremente por quem opera nesse mercado. Além disso, usuários de todos os países fazem uso da criptomoeda entre si, sem precisar de um intermediário de liquidação de moeda estrangeira, como por exemplo, o Banco Central que temos no Brasil. 

Ou seja, o Bitcoin é uma moda emitida de forma descentralizada, virtual e com ela é possível realizar compras e vendas pela internet. Apesar de ser uma moeda exclusivamente eletrônica, algumas lojas físicas aceitam o pagamento em bitcoins, feito por um meio eletrônico, claro. 

O surgimento do Bitcoin

No mercado virtual, existem várias criptomoedas em ação. O Bitcoin, foi a primeira moeda a circular. Ela foi criada em 2007 e, desde 2009, opera em transações financeiras online. 

Acredite, seu inventor até hoje não teve a sua identidade revelada. Um pseudônimo japonês, conhecido como Satoshi Nakamoto, criou o primeiro protocolo da moeda. Não se sabe nem ao menos se esse pseudônimo representa uma pessoa ou um grupo de criadores. 

Saiba mais: O que é Pix, como funciona e 5 vantagens em usar hoje mesmo

O que é Blockchain?

Como mencionamos anteriormente, o Bitcoin é uma moeda livre, utilizada no meio digital, sem qualquer regulamentação ou associação à qualquer instituição financeira. 

Mas sendo assim, como funciona o Bitcoin? As transações com criptomoedas acontecem por meio da tecnologia blockchain, que é um banco de dados que mantém a contabilidade (livro razão) das operações. 

Esse banco de dados registra o saldo e todas as operações realizadas com a criptomoeda, mantendo assim os participantes da rede informados de forma transparente. As informações ali registradas são imutáveis e acessadas por todos de forma igual, ao mesmo tempo. Isso é muito importante para a tomada de decisão nas negociações com criptomoedas. 

O blockchain constitui uma rede de blocos encadeados que carregam uma informação. No caso dos Bitcoins, essa informação é uma transação financeira. Cada transação gera um bloco, que além de conter o histórico das transações anteriores, adiciona a si, os dados da transação atual. 

Ou seja, toda alteração feita dentro de um bloco no ambiente da rede, gera um novo apontamento nos registros. É isso que torna as operações seguras, sustentando ao blockchain o título de protocolo de segurança. 

Por ser essa tecnologia segura e transparente, ela não é utilizada única e exclusivamente dentro do mercado de criptomoedas. Qualquer mercado que deseja operar com valores, pode fazer uso da mesma tecnologia. 

O que é Bitcoin e por que investir na criptomoeda?

Quando surgiu, muitas pessoas duvidaram do potencial dessa nova moeda. Porém, com o passar dos anos, as transações com moedas digitais foram se concretizando e ganhando a confiança do mercado. 

O Bitcoin é comparado ao ouro. Isso porque, os dois são ativos independentes, não regulamentados, negociados livremente. Enquanto um é um ativo físico, o outro é um ativo virtual. 

O que é bitcoin?

Outro ponto é que o Bitcoin é um ativo deflacionário, pois sua produção é limitada. Ao ser fundada, foi estipulado por seu criador, que essa moeda digital teria um número de 21 milhões de exemplares no mercado Bitcoin. Para outras moedas virtuais, no entanto, esse limite pode ser superior ou inferior. 

Ademais, se você investe seu dinheiro no mercado financeiro tradicional, essas novas moedas podem ser uma forma de diversificar suas aplicações e ter uma carteira alheia às influências das demais. 

Quais os riscos de investir na criptomoeda?

Qualquer investimento que fazemos na vida carrega riscos. Investir na moeda Bitcoin não seria diferente. Por isso, antes de sair comprando moedas digitais, é necessário conhecer os riscos envolvidos. 

O primeiro deles é o risco de sistema. Como os bitcoins são moedas totalmente virtuais, ou seja, operadas apenas via tecnologia em uma rede de dados, as transações com elas dependem do funcionamento desses aparelhos. 

O risco de bugs no sistema, vulnerabilidade ou ataques podem inclusive interferir no valor do Bitcoin. Outro risco do sistema, é a possibilidade de um investidor perder suas moedas. 

Outro risco está associado à falta de regulamentação da moeda. Ser uma forma de moeda livre facilita muito nas regras de negociação entre seus detentores. Por outro lado, a falta de leis que regulamentem o uso do Bitcoin levam a especulações de que a modalidade não passa de uma bolha. 

Há também o risco da volatilidade intensa da moeda. Sua utilização e quantidade limitada podem contribuir para uma mudança brusca de valores. Nesse quesito, a moeda de Bitcoin apresenta um risco muito parecido com ações da bolsa de valores, de mercados instáveis. 

Onde comprar Bitcoin? 

Agora você entendeu o que são bitcoins e quais os riscos inerentes à moeda. Vamos falar sobre como comprar Bitcoin. 

Tanto para comprar, como para vender bitcoins, você precisa ter uma conta em uma corretora de criptomoedas. 

Saiba mais: Qual o melhor site para comprar e vender Bitcoin?

Após criar sua conta, você precisará fazer uma transferência de valores (em reais) para essa nova conta. Com esse saldo transferido, através da corretora, é possível comprar bitcoins. Por meio dessa conta, você pode também comprar outros tipos de criptomoedas. 

Geralmente, cada corretora tem acesso à diversas moedas. Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Monero, são algumas das mais populares atualmente.

Quanto vale o Bitcoin?

Atualmente, o valor de 1 Bitcoin, corresponde à R$ 309.386,59 reais, de acordo com dados de câmbio disponibilizados pela Morningstar e a corretora de criptomoeda Coinbase. Porém essa cotação pode alterar em qualquer momento, assim como a cotação do dólar. 

Desde dezembro de 2020, o Bitcoin vem valorizando em números elevados. Após a criptomoeda ter atraído grandes investidores, como por exemplo, a empresa Tesla, fechou o acumulado de 2020 com rendimento de 415,32%.


 O que é bitcoin? conclusão 

Para quem tem um perfil mais conservador quando o assunto é finanças, fica até difícil assimilar tanta informação sobre os criptoativos. Porém, é fato que essa nova moeda está cada vez mais conhecida por todo mundo. 

Assim como qualquer outro investimento financeiro, diversificar seus investimentos com Bitcoin requer análise, conhecimento e assumir riscos. Investir ou não na moeda vai depender de vários fatores individuais de cada investidor. 

Mesmo com o rendimento elevado do ano passado, corretores do Brasil estimam que ela valorizará ainda mais nos próximos anos. Isso devido a popularidade alcançada pela moeda, sua quantidade limitada de emissão e a credibilidade que a moeda vem conquistando no mercado. 

Continue no blog

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Animes de romance: os 11 melhores para assistir a dois

Animes de romance: os 11 melhores para assistir a dois

Tem certos momentos que só queremos sentar e assistir algum entretenimento leve para esquecer da rotina, certo? Então, pensando nisso, uma boa alternativa é assistir aquele anime bacana, que envolve comédia romântica e cenas fofas. Neste post, você vai poder conhecer...

InterCel: Como funciona a operadora de celular do banco Inter?

InterCel: Como funciona a operadora de celular do banco Inter?

Se você sempre usou as empresas tradicionais de operadoras de telefone, mas não está satisfeito com o serviço recebido, pode ser uma boa alternativa testar novas possibilidades de atividades que também prestam trabalhos de telecomunicações. E um caminho que pode ser...

Brincadeiras de Halloween: As 26 melhores para divertir as crianças

Brincadeiras de Halloween: As 26 melhores para divertir as crianças

O halloween é uma data que pode ser aproveitada tanto pelos adultos, quanto pelas crianças e adolescentes. Pensando nisso, separamos as melhores brincadeiras de halloween para se divertir com as crianças. Neste post você vai ver 26 brincadeiras de halloween que podem...

Amazon Prime Video Channels: vale a pena? Saiba tudo aqui

Amazon Prime Video Channels: vale a pena? Saiba tudo aqui

Os serviços de streaming estão cada vez mais dominando o mercado do entretenimento audiovisual, e um dos principais no mundo é o Amazon Prime Video Channels, o serviço de streaming da Amazon, como o próprio nome sugere. Junto de nomes como Netflix, Disney+, Star+, HBO...

Músicas para Halloween: 6 playlists para embalar sua festa

Músicas para Halloween: 6 playlists para embalar sua festa

Nada melhor do que ouvir música para animar uma festa, não é mesmo? Pensando nisso, selecionamos algumas músicas para Halloween de vários estilos diferentes para você montar as suas playlists e arrasar na sua festa do Dia das Bruxas. Veja a seguir as músicas que vão...

Mercado online: 10 melhores apps para comprar sem sair de casa

Mercado online: 10 melhores apps para comprar sem sair de casa

Com o desenvolvimento e expansão do delivery, sair de casa para realizar compras não é mais necessário. Antes, isso era mais indicado para refeições como almoço e jantar, porém, agora temos diversas opções de mercado online. Realizar as compras do mês é algo que...

As 16 melhores brincadeiras picantes de WhatsApp

As 16 melhores brincadeiras picantes de WhatsApp

Se você quer esquentar sua relação com seu marido, namorado ou ficante, ou dar aquela indireta bem direta para alguém que você gosta, então as brincadeiras picantes podem acabar sendo um ótimo caminho para você. Fazendo isso, a outra pessoa pode ficar louca de desejo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest