O que é a plataforma VTEX para e-commerce?

por | ago 3, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Quem trabalha com e-commerce sabe da importância de ter uma boa plataforma online. São várias funcionalidades, a se atentar, por exemplo: a integração de pagamento, o registro de produtos, design da sua loja virtual, entre diversos outros recursos. Dessa forma, um dos pesos pesados desse segmento é o VTEX. Mas você sabe o que é a plataforma VTEX?

Dentre as empresas que prestam esse tipo de serviço, a VTEX é uma das que mais se destacam no mercado, sendo uma das maiores e mais completas plataformas de e-commerce na América Latina.

Se você ainda não conhece essa ferramenta, não se preocupe. Separamos as informações mais importantes que você precisa saber para te deixar por dentro deste assunto.

O que é a plataforma VTEX?

A VTEX é uma empresa brasileira multinacional que cria tecnologias de implantação e de administração de lojas feitas na internet e acordos e-commerce e omnichannel.

Ela foi fundada em 2000 por Mariano Gomide e Geraldo Thomaz, ambos engenheiros mecânicos e CEOs da VTEX.

No mercado há um pouco mais de 20 anos, a empresa já conseguiu atingir altos níveis. Veja uma pequena linha temporal das conquistas:

  • Em 2007 a VTEX se tornou fornecedora de plataforma de e-commerce para o Walmart no Brasil;
  • Em 2010 lançou o serviço VTEX Commerce Suite;
  • Em 2012 houve a expansão global;
  • Em 2020 recebeu o investimento no mercado dos EUA e ainda neste mesmo ano a VTEX ganhou aporte de R$1,25 bilhão;
  • Em 2021 A VTEX torna-se uma empresa listada na NYSE.

Dessa forma, a VTEX se tornou uma grande plataforma de e-commerce, que presta serviço de modelos de negócios no âmbito de Business to Business (B2B), Business to Consumer (B2C) e Business to Employee (B2E).

Assim, vale destacar que a empresa utiliza a tecnologia de e-commerce Software as a Service (SaaS).

Tecnologia usada na plataforma

A tecnologia SaaS tem o objetivo de ajudar os exercícios de administração das lojas virtuais e alavancar as vendas.

Além disso, fica a cargo dela toda a estrutura que permite o registro de produtos, a integração das formas de pagamentos, o Sistema integrado de gestão empresarial, mais conhecido como ERP (sigla para Enterprise Resource Planning), frete, entre outros recursos importantes para a funcionalidade da loja na internet.

“A premissa do modelo SaaS é fazer com que a performance das aplicações ocorra independente da infraestrutura do cliente. A adoção de uma arquitetura de negócios baseada em serviços traz vantagens significativas para a operação do e-commerce, tais como: Redução de custos, Upgrades e segurança, Foco estratégico, Acesso 24×7, Adaptabilidade”, explicou a empresa.

Ainda de acordo com a VTEX, a hospedagem em plataformas SaaS permite que o varejista possa implementar e gerir toda as ações do e-commerce conforme as características do mercado, demandas dos clientes e aproveitamento de oportunidades.

Assim, ela une os meios de vendas, dashboards, histórico de consumo, e outras ferramentas que ajudam a administrar o negócio na qual o contratante atua.

Com esses recursos disponíveis, é possível obter dados e informações que irão auxiliar na tomada de decisões.

Através dessa tecnologia, o varejista consegue visualizar dados concretos, o que pode gerar bons resultados na área onde presta serviço.

Segundo a VTEX, esse modelo de tecnologia faz com que o lojista não precise se preocupar com o desenvolvimento de ferramentas da plataforma online, mas somente com os negócios.

Vantagens de usar a plataforma VTEX

As pessoas que estão querendo montar um e-commerce precisam depositar um bom tempo para pesquisar e selecionar a melhor plataforma online possível, sempre tendo em mente a qualidade de serviço contratado e levando em consideração o custo benefício.

Desta forma, veja algumas vantagens da VTEX:

1. Omnichannel

A VTEX oferece o serviço Omnichannel, mas você o que é isso? De forma resumida, é uma forma de atender os consumidores em diferentes canais, o que pode vir a ser essencial para as lojas virtuais venderem em mais quantidade.

A utilização dessa tecnologia faz com que a loja online reúna em um só ponto todos as vias de comunicação com o cliente, o que facilita bastante para o varejista e para as pessoas que compram.

Vale destacar que essa união de canais integra as mídias online e offline, ou seja, é útil para quem possui lojas presenciais e um alto volume de vendas.

2. SmartCheckout

O SmartCheckout tem o intuito de acelerar o processo de checagem dos dados do cliente ao pedir informações básicas na hora da primeira compra, e somente um e-mail a partir da segunda compra em diante, já que todos os dados vão ser preenchidos de forma automática, fazendo a recompra ser muito mais simples e ágil.

Além disso, vale destacar que todo o processo de compra acontece na mesma página. Veja o exemplo abaixo:

O que é a plataforma Vtex - Foto 1Fonte: Divulgação/VTEX

Sobre a segurança dos dados, de acordo com a VTEX, sempre que o e-mail é reconhecido, todas as informações são preenchidos de uma forma que garante que só o dono do e-mail reconheça os dados.

Além disso, na hora que o cliente finalizar a compra, as informações do cartão de crédito não serão mostradas por completo. Sempre será preciso colocar o código de segurança (os três dígitos que ficam na parte de trás do cartão), “garantindo uma segurança maior da sua loja e do consumidor”, finalizou a empresa.

3. Personalização

Um dos pontos mais fortes da VTEX é a alta proporção de personalização que ela oferece para os lojistas. São centenas de apps que permitem você fazer o seu comércio digital do jeito que quiser.

Assim, abre a possibilidade de criar a própria identidade e ampliando as chances de aumentar a popularidade da sua loja virtual.

Essa grande variação de personalização permite que sua marca crie identificação com seus clientes, o que pode ajudar no aumento das vendas, já que se o consumidor considerar que recebeu um bom atendimento, quando for fazer outra compra certamente vai lembrar do seu site.

Confira todos os aplicativos da VTEX.

4. Integração com Marketplace

Dos aplicativos que a VTEX oferece, um bem legal é o VTEX Channel, que permite que os varejistas escolham produtos que querem deixar com desconto, facilitando as campanhas e os preços mais em conta para os consumidores.

Dessa maneira, ao fazer seu e-commerce utilizando a plataforma da VTEX, é possível integrar seu marketplace de forma fácil e rápida.

Assim, com essa unificação, os varejistas vão poder administrar o site com uma maior praticidade, gerindo todos os recursos de uma loja virtual em uma única plataforma.

5. Crescimento

A VTEX tem conseguido crescer cada vez mais. A plataforma já conta com mais de 2500 lojas online, em 32 países, com 19 locais de operação e mais de 1200 funcionários em todo o mundo.

Além disso tudo, a plataforma possui clientes de peso. Os principais são: Lego, Disney, Whirlpool, Coca Cola, Red Bull, Suvinil, Volvo, Nespresso e Pandora.

É importante lembrar que o aporte de R$1,25 bilhão feito em 2020 favoreceu a expansão da marca. Desta forma, a empresa conseguiu entrar em um grupo restrito, os chamados unicórnios, que são empresas que possuem valor maior que R$1 bilhão.

A pandemia acelerou o processo de crescimento da empresa. Em julho de 2021, a VTEX chegou na Bolsa de Nova York (Nyse) com o valor de US$ 3,75 bilhões.

Além disso, a empresa precificou sua ação em US$19, valor acima da faixa estimada de preço, que era de US$15 a US$17.

Deste modo, a VTEX é uma plataforma de grande valor na América Latina.

Qual é o valor da plataforma VTEX?

É importante salientar que a plataforma VTEX é sugerida para os lojistas que têm o faturamento mensal de pelo menosR$30 mil ou para empresas que possuem a projeção de chegar neste patamar.

Os planos são divididos em quatro categorias com preços mensais: On Demand, Business, Corporate e Enterprise.

Em cada uma das modalidades é necessário entrar em contato com a VTEX para visualizar a consulta de valores. Contudo, ao que se refere ao monitoramento, manutenção e suporte técnico, o serviço custa R$2.750,00 por mês.

Também é importante destacar que a VTEX cobra um percentual por pedido de produto feito. Assim, cada plano recebe um percentual diferente. Confira a páginas dos planos da VTEX.

Saiba Mais: Como um e-commerce de roupas aumentou em 3x suas vendas usando o Facebook

Agora você já sabe o que é a plataforma VTEX. A plataforma se mostra como uma ótima plataforma para você começar uma loja de e-commerce, tendo em mente todas as informações que você leu ao longo do post.

É importante lembrar de sempre pesquisar o máximo possível de ferramentas e softwares para diminuir a margem de erro e aumentar as chances de acertos, também podendo aproveitar as redes sociais e o marketing digital para gerir seu negócio.

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