O Futuro do Varejo

por | ago 18, 2011 | Marketing Digital | 0 Comentários

Ligado em todas as tendências do mercado, da moda à biotecnologia, passando pela comunicação e chegando ao varejo online, a PSFK é uma das principais fontes internacionais de conteúdo. Com um time de primeira na sua linha editorial, a PSFK é parada obrigatória para quem quer ficar por dentro do que há de mais recente e interessante no mercado.

A PSFK é a produtora do relatório anual “O Futuro do Varejo”, uma fonte rica de insights sobre o e-commerce. A edição de 2010 trouxe a evolução do everywhere shopping, ou seja, o uso dos dispositivos móveis para melhorar a experiência de compra em qualquer lugar. Esta tendência se mostrou muito forte e, até aqui no Brasil, onde internet móvel e smartphones ainda estão nas mãos de poucos, os dados se mostram otimistas.

O Futuro do Varejo 2011

A edição do Futuro do Varejo 2011, apresentada no início de agosto, trabalha com uma linha de tendências e, paralelamente, apresenta cases de empresas que estão tirando do papel as ideias e inserindo-as no mercado. O relatório foca em lojas físicas, mas o que chama a atenção é o fato do mundo online estar extremamente conectado com o offline, melhorando assim, a experiência de compra.

Tendências

No campo das tendências, a PSFK apresenta três grandes áreas: expectativas online – experiência offline, consumidor e varejo segmentado.

Expectativas online – Experiências Offline

  • Funcionários com recursos digitais: Com aplicativos e dispositivos móveis em mãos, os atendentes podem realizar uma série de ações, como consultar o estoque ou enviar para a casa do cliente um produto disponível em outra loja, por exemplo.
  • Experiência de compra dentro da loja: aprimorada por recursos digitais, como QR Codes, com a ajuda deste tipo de recurso, os próprios consumidores encontram as informações que precisam.
  • Clientes escaneados: Ainda muito longe de se tornar uma realidade comum, algumas lojas utilizam este tipo de recurso para ajudar o cliente a escolher o melhor produto, de acordo com o seu corpo, no caso das roupas.
  • Navegação por gestos: apostar na navegação por gestos, segundo o relatório, torna a experiência de compra mais emocional, pois se cria uma conexão entre o produto e o cliente ao manuseá-lo digitalmente.

Consumidor conectado

  • Ofertas locais: muitas empresas já estão investindo em aplicativos que oferecem ofertas especiais de acordo com a posição do cliente na cidade. Isso permite a melhoria no fluxo das lojas em horários ociosos.
  • Moeda Social: ferramentas como Pay With a Tweet ajudaram a “monetizar” ações sociais, as quais são desejadas pelas empresas que trocam “shares” por vantagens.
  • Estoque aberto: o estoque das lojas está deixando de ser local e fechado e, com a ajuda de aplicativos, está disponível e aberto para os consumidores que querem saber se o que eles desejam está disponível.

Varejo segmentado

  • Provadores reformulados: segundo o relatório, 67% dos consumidores que experimentam uma roupa, acabam comprando. Apenas 10% dos consumidores fazem uma compra sem experimentar. Por isso, tornar os provadores mais atraentes é fundamental. Aqui, a tecnologia contribui e muito.
  • Lojas dentro de lojas: uma grande tendência observada já por aqui é grandes lojas que separam seus produtos de acordo com as marcas que vende. São lojas dentro de uma loja, como um mini shopping.
  • Provadores instantâneos: utilizar a realidade aumentada para deixar o provador mais divertido e ágil é uma solução que já se mostra viável. Mas esta tecnologia pode ser aproveitada em outros mercados, como o case exibido de um restaurante.

Apesar de trazer muitos exemplos do varejo offline, o relatório da PSFK mostra que estamos de vez no caminho do encontro do online e offline nas compras. Interação entre pessoas e tecnologia está aprimorando ainda mais nossas experiências de compra. Contar com a opinião de outros consumidores ficou mais fácil com ferramentas como o Bloompa, Facebook ou Foursquare, por exemplo.

Confira a seguir a apresentação do Futuro do Varejo:

PSFK Future Of Retail Report 2011 [Preview] [slideshare id=8739213&w=425&h=355&sc=no]

View more presentations from PSFK
Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook

Calculadora de ROI online: confira as melhores opções

Calculadora de ROI online: confira as melhores opções

Uma das siglas mais conhecidas dentro do marketing digital é o ROI. Se você pretende entrar nesse mundo é melhor ir se acostumando com esse termo. Adiantando um pouco o assunto, o ROI é uma métrica que usa uma base de cálculo, mas não se preocupe, você não precisa ser...

Como criar um site de vendas grátis? 5 melhores plataformas

Como criar um site de vendas grátis? 5 melhores plataformas

De acordo com o site Google Trends, a busca por como criar um site de vendas grátis aumentou bastante nos últimos meses. O aumento na busca por esse termo pode ser justificado pela facilidade de iniciar um novo negócio. A missão de vender online pode ser uma ótima...

O que é um template? Descubra como usar no dia a dia

O que é um template? Descubra como usar no dia a dia

Conhecer mais detalhes sobre fazer um template é fundamental para construir uma página na internet para o seu negócio.  A forma como um layout é organizado varia de projeto para projeto. Ou seja: um website e um e-commerce são distribuídos de uma maneira diferente....

O que é Omnichannel?

O que é Omnichannel?

Você sabe o que é Omnichannel? Neste post, vamos te explicar tudo que você precisa saber a respeito deste termo que busca proporcionar uma experiência integrada e única para os clientes de determinado negócio ou empresa. De forma resumida, Omnichannel é a integração...

O que é PLR marketing digital?

O que é PLR marketing digital?

Se você está querendo descobrir o que é PLR marketing digital, chegou ao lugar certo. A partir de agora, oferecemos um conteúdo completo com as principais informações sobre o tema, como: conceito, características, vantagens, desvantagens, entre outros. Este artigo é...

Como fazer um ebook no Canva Online?

Como fazer um ebook no Canva Online?

A tarefa de criar um ebook pode parecer bem complexa, mas não é. Nós vamos te ajudar com algumas dicas para facilitar o seu trabalho e te ensinar como fazer um ebook no Canva Online. É importante que ele ofereça conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, seja atrativo...

Como ser um consultor de Marketing Digital?

Como ser um consultor de Marketing Digital?

Com o aumento da necessidade de uma presença mais forte das empresas na internet, o papel do consultor de marketing digital está se tornando cada vez mais relevante. E isso tem gerado uma grande oportunidade de negócio no mercado digital, pois para se tornar um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Planner 2022 para imprimir
Planner 2022 para imprimir
20 modelos para usar o ano todo
Mensagem de Natal para WhatsApp
Mensagem de Natal para WhatsApp
As mais compartilhadas
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais compl
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Pin It on Pinterest

Planner 2022 para imprimir Mensagem de Natal para WhatsApp Como fazer um cartão de crédito do Flamengo? Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app