O Nuvemshop é bom? Confira nossa análise

por | jul 28, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Você sabe se o Nuvemshop é bom ou conhece a plataforma de alguma forma? Antes de explicarmos mais a respeito, precisamos falar um pouco sobre o mercado de e-commerce, que cresce cada vez mais e atrai não só vendedores e empresas, mas também vários clientes e consumidores. 

Se você busca entrar de vez neste mercado como empresa, ou apenas é uma pessoa curiosa que quer saber mais sobre a área, pode acabar se deparando com o Nuvemshop. E questões a respeito da qualidade do serviço, especialmente dúvidas como “O Nuvemshop é bom?” surgem.

Por isso, vamos te explicar o que é essa plataforma, como você pode abrir uma loja nela e os prós e contras da plataforma. 

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O que é o Nuvemshop?

Presente no mercado desde 2017, o Nuvemshop é uma empresa brasileira de e-commerce que recebeu diversos prêmios de melhor plataforma de ecommerce do mercado brasileiro em 2017, 2019 e 2020.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) é responsável pela premiação das empresas concorrentes. 

nuvemshop é bom

A plataforma é bastante indicada para as empresas que buscam aumentar a sua receita diversificando os canais de vendas, além do posicionamento na internet.

Apesar de ser uma plataforma voltada para o mercado de vendas digitais, algumas lojas físicas também estão disponíveis para os clientes.

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Como abrir uma loja no Nuvemshop?

nuvemshop é bom

Antes de criar uma conta para a sua loja no Nuvemshop, você vai precisar ter um e-mail e já saber o nome de sua marca. Após isso, a criação da senha será necessária. Vale ressaltar que a plataforma pode ser utilizada tanto por pessoa jurídica como por pessoa física. 

De forma opcional, você também poderá informar seu nome, perfil no Facebook e Instagram e contato via WhatsApp com DDD. O serviço Nuvemshop não é pago no começo, e pode ser testado por 30 dias gratuitos, antes de você começar a pagar o seu plano.

Para o período de testes, não é necessário informar cartão de crédito e nem outras formas de pagamento. 

O domínio da sua loja online será compartilhado. Assim, o final do endereço será “lojavirtualnuvem.com.br”. Contudo, também é possível ter um domínio próprio e separado. Mas para isso, você terá que adquirir de forma separada para depois vincular com sua loja no Nuvemshop.

Depois disso, você terá que escolher um template base para continuar com o cadastro da sua loja online. As opções não são muitas, mas todas estão em português e com designs bastante profissionais e modernos.

Além do mais, eles são pensados para funcionar perfeitamente não apenas no computador, mas também em aparelhos móveis, como smartphones e tablets. 

Após escolher um, você também pode personalizar da forma que achar melhor. A plataforma também permite edições diretamente no código do template, caso você seja web designer ou conheça algum freelancer que possa fazer isso. 

Contudo, modificações simples também podem ser feitas diretamente na plataforma, já que o menu layout é disponibilizado aos usuários. Alterar cores, inserir uma logo, escolher uma fonte e a aparência do menu inicial e do cabeçalho, como carrinho de compras, também é possível. 

Saiba Mais: Como criar uma loja virtual: 6 ferramentas para ecommerce

O Nuvemshop é bom? Recursos do e-commerce

1. Não há limite de lojas e visitantes

O próximo passo será retornar até o menu principal para cadastrar os produtos que você irá vender na sua loja do Nuvemshop. Cada produto permite que você adicione até 4 fotos, mais descrição e nome. As variáveis como cor e tamanho também podem ser acrescentadas.

Uma outra opção é dividir os produtos em categorias. 

Não há um limite de produtos que você pode adicionar, nem de visitas ou vendas que você pode realizar na loja virtual. Isso acontece independente do plano que você escolha. Dessa forma, não é preciso pagar valores extras para adicionar mais produtos.

2. Possui opção de frete grátis

Depois, você irá definir as formas de pagamento que podem ser cartões de crédito, débito, boleto e vários outros, dependendo da ferramenta. Na hora de escolher a forma de entrega do produto vendido, você também irá definir o valor do frete, que também pode ser grátis.

Essa alternativa pode ser ótima na hora de anunciar promoções ou cupons de desconto, por exemplo. Com isso, você atrai diversos clientes e pode convencê-los a comprar com a vantagem do frete grátis.

3. Vários serviços estão disponíveis

Diversas outras opções também podem ser incluídas nas configurações de sua loja, como: cadastro do cliente com dados básicos; descontos com cupons e promoções; integração com outros canais de vendas e redes sociais como Facebook e Facebook Shop; Instagram e Instagram Shop; Mercado Livre, Google Shopping e outros, sendo perfeitos para a divulgação de sua loja.

Além desses, também podem ser adicionados: comunicação, com e-mails para clientes em caso de carrinho abandonado, confirmação de pagamento e compra e muito mais; pedidos manuais com links criados e compartilhados do carrinho de compras, além de diversos idiomas e moedas para compras e vendas fora do país.

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O Nuvemshop é bom? Desvantagens do e-commerce

Para respondermos a pergunta “O Nuvemshop é bom?”, primeiro vamos listar as vantagens e desvantagens da plataforma para te ajudar a tomar a sua decisão. Vamos começar com os contras:

1. Não há plano gratuito

Embora o usuário tenha 30 dias para testar a ferramenta, você precisará pagar um plano, seja o mais básico ou o mais avançado, já que a plataforma não disponibiliza uma opção gratuita de uso. Além disso, você ainda precisa pagar uma comissão por cada venda que efetuar utilizando o Nuvemshop.

O plano mais barato que está disponível é o básico, que custa R$14 por mês mais R$2 por cada venda concluída. Contudo, não será possível customizar o layout da sua loja online, e nem conseguir um domínio próprio. Ferramentas relacionadas a criação de promoção e integração com o Mercado Livre também não estarão disponíveis. 

Os outros planos disponibilizados pelo Nuvemshop são:

  • Plano Impulso: disponibiliza todas as ferramentas essenciais e custa R$49,90 por mês e R$1,99 por venda feita.
  • Plano Influência: oferece acesso ao código do site e mais formas de integração e custa R$99,90 por mês e R$0,99 por venda feita.
  • Plano Escala: oferece maior suporte e possibilidade de venda internacional, e custa R$199,90 por mês e R$0,49 por venda feita.

Independente de qual plano você vai escolher, a taxa sobre as vendas que você realizar não será cobrada nos primeiros 90 dias. Caso você decida pagar 3 meses adiantado, ainda terá 10% de desconto no valor do plano. Se você pagar doze meses adiantados no cartão de crédito, você recebe 20% de desconto no valor.

Existe um outro plano chamado de Empresarial. Contudo, os detalhes só podem ser conferidos caso você entre em contato diretamente com a plataforma para realizar uma consulta.

2. O suporte é limitado

O Nuvemshop talvez não seja a melhor opção se você está em busca de amplo atendimento, já que ele ocorre apenas por e-mail. Contudo, caso você assine do plano Escala ou superior, o atendimento pode englobar também o WhatsApp em horário comercial.

nuvemshop é bom

Apesar disso, a avaliação da empresa no Reclame Aqui chega a ser invejável. O Nuvemshop se destaca por ter uma avaliação de 8,7/10, além de responder 100% das reclamações postadas.

O índice de solução de problemas da empresa é de 92,3% e 82,7% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócios com a empresa. Vale ressaltar que estes dados são de janeiro de 2021 até junho de 2021.

Saiba Mais: Como abrir um negócio de assistência técnica de informática?

O Nuvemshop é bom? Vantagens do e-commerce

Agora que você já conhece os contras do Nuvemshop, vamos dar uma boa olhada nos prós, que também se destacam bastante:

1. Mais de 30 layouts de página

Embora a compra online seja comum e os consumidores não tenham mais tanto receio quanto antes, ter uma loja virtual visualmente atrativa é fundamental. Por isso, o Nuvemshop disponibiliza mais de 30 opções de layouts que você pode personalizar da forma que achar melhor.

Além disso, a plataforma também disponibiliza filtros que servem para facilitar a navegação dos clientes nas lojas digitais. Mas não pára por aí. Uma ferramenta para calcular o frete também pode ser inserida em seu commerce digital. 

2. Quais são as formas de pagamentos disponíveis?

O Nuvemshop possui parcerias com as principais intermediadoras de pagamento do mercado online, como Moip, Mercado Pago, PagSeguro e PayPal. Assim, você pode escolher as principais formas de pagamento que são melhores para você e que mais combinam com o seu negócio e integrá-las a sua loja ecommerce. 

Vale ressaltar que, como dito antes, cartões de crédito, débito online e boleto também são alternativas que você pode recorrer. Você também pode personalizar outras formas de pagamento, ou seja, permitir o pagamento no momento da entrega do produto ou transferência bancária para sua conta.

Dessa forma, independente da forma que pagamento que você disponibilizar, a sua segurança e a do seu cliente estarão garantidas.

3. Convênios para frete

Muitas lojas virtuais ficam na dúvida de escolher entre os correios ou transportadoras privadas para realizar as entregas dos produtos. Contudo, você pode ter ambas as opções no Nuvemshop.

A plataforma possui convênios com diversas ferramentas de envio, como Mercados Envios, Envio Fácil, Correios, JadLog, Loggi e várias outras alternativas. 

É importante deixar registrado que os convênios para envios cobrem desde produtos grandes, como móveis, até produtos pequenos, como acessórios de moda, enfeites, quadros e outros.

Você pode oferecer para seus clientes as opções de frete personalizado, além de retirada na loja física ou em lockers, os famosos pontos de retiradas. 

3. Atendimento diverso

Além do atendimento por e-mail e o atendimento por WhatsApp para usuários a partir do plano Escala, o Nuvemshop possui tutoriais sobre diferentes tópicos para te ajudar a aperfeiçoar sua loja virtual na plataforma.

A Central de Atendimento na Nuvem (CAN) oferece materiais sobre meios de pagamento, frete, produtos, layout, domínios do site, canais de venda, marketing, parceiros comerciais e muito mais. 

4. Quais são os canais de venda?

Entre os canais que é possível vender no Nuvemshop, estão as lojas virtuais, lojas físicas, Facebook, WhatsApp, Instagram e Marketplaces. Para as vendas nas redes sociais, o catálogo de produtos pode ser sincronizado para você converter posts e publicações em vendas, podendo fazer o mesmo até nos Stories do Instagram.

Para isso, basta criar a loja virtual Nuvemshop e integrar com as redes sociais de forma bem simples. 

Já para as vendas no WhatsApp Business, basta subir os produtos vendidos para o painel administrativo de sua loja virtual, permitindo que os mesmos sejam compartilhados no bate-papo de seus clientes no app de mensagens. 

Caso você queira realizar as vendas em marketplaces, o Nuvemshop facilita a integração com os maiores disponíveis no Brasil, como Submarino, Amazon, Americanas, Zoom, Saraiva e diversos outros. 

5. Possui relatórios de acompanhamento

Você pode acompanhar todos os dados referente a sua loja virtual no Nuvemshop, seja através de ferramentas como o Google Analytics ou dos próprios relatórios que são disponibilizados pela plataforma.

Dessa forma, você pode ficar por dentro das principais métricas de ecommerce, conferir os mais vistos, mais vendidos e detalhes de faturamento. Mas você também pode até inserir 5 membros da sua equipe com diferentes níveis de acesso para administrar a sua loja junto com você. 

Saiba Mais: O que é plano de negócios e como montar um do zero?

6. Facilidade para iniciantes no e-commerce

A plataforma Nuvemshop também disponibiliza a Universidade do E-commerce, focada justamente para iniciantes na área ou pessoas que querem aprimorar o seu conhecimento no mercado de vendas online.

Com a Universidade, você aprende estratégias avançadas de vendas, conceitos básicos e muito mais.

Entre os materiais disponibilizados de forma gratuita estão e-books, artigos, vídeos, podcasts e cursos sobre o assunto. Os temas abordados, além do e-commerce, são vendas, gestão e marketing.

Você também pode conferir histórias de pessoas que tiveram sucesso utilizando o Nuvemshop para vendas. 

7. Você terá uma loja de apps mobile

A loja de aplicativos do Nuvemshop é perfeita caso o seu negócio precise de mais ferramentas. Você consegue encontrar diversos softwares terceirizados e integrá-los à sua loja com poucos cliques no telefone. Vale ressaltar que eles são compatíveis tanto com aparelhos Android como iOS.

Você terá acesso a apps para enviar seus produtos como:

  • Frenet;
  • Kangu;
  • Melhor Envio;
  • Manda Bem e etc.

Apps para gerenciar melhor a sua loja, entre eles:

  • Bling;
  • Tiny ERP;
  • Conta Azul e mais.

Apps focados para melhorar as suas vendas, como:

  • Recuperador de Carrinhos;
  • Compre Junto;
  • PluggTo e etc.

Com este último, você consegue até mesmo fazer a integração de seu negócio a outros marketplaces, como a Americanas. 

8. Especialistas disponíveis

Caso você queira melhorar ainda mais a sua loja, o Nuvemshop oferece outro caminho além dos aplicativos para aprimorar a sua estratégia de marketing. A plataforma disponibiliza um catálogo com diferentes agências e especialistas sobre o mercado e sobre marketing digital que você pode avaliar e contratar para aprimorar seus resultados e serviços. 

Se você escolher entrar em contato e contratar um dos especialistas, eles irão prestar auxílio sobre como configurar o seu e-commerce, melhorar a divulgação dos negócios e personalizar as vendas e a sua loja online. 

9. Capacidade da plataforma

O Nuvemshop também se destaca bastante pela estabilidade de seus servidores. Os servidores Amazon que são utilizados pela plataforma são adaptáveis ao volume de tráfego do momento e o tempo de atividade dos mesmos é de 99,9% durante o ano, ou seja, praticamente o ano todo.

Uma equipe de monitoramento 24 horas, durante 7 dias por semana, também está sempre a postos para evitar ou solucionar qualquer problema que possa aparecer.

A plataforma possui um certificado de segurança SSL, que serve para proteger as informações dos usuários e clientes em sites.

Saiba Mais: Como criar um cartão de visita online?

O Nuvemshop é bom?

Agora que já conhecemos completamente a plataforma, precisamos responder a pergunta “Nuvemshop é bom?” Avaliando o número de prós e o número de contras que a plataforma possui, essa pergunta pode se responder por si só, não é mesmo?

Então sim, o Nuvemshop é bom, e se você planeja começar uma loja virtual, a plataforma é uma excelente escolha para você.

Essa é uma opção melhor ainda caso você tenha pouco conhecimento técnico para manter e administrar a loja, já que você precisa saber apenas o mínimo pelos recursos oferecidos pela ferramenta. 

Saiba Mais: Customer Success: Tudo o que você precisa saber

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