3 novas regras de engajamento no Facebook para aplicar em sua página

por | jul 20, 2017 | Facebook | 24 Comentários

Se tem uma coisa que muda toda hora são as regras para gerar engajamento no Facebook. Em linhas gerais, elas são regras bastante simples de entender. Mas, existem sempre alguns detalhes e formas de fazer diferente que podem aumentar o seu engajamento.

Quando falamos em engajamento no Facebook, estamos nos referindo às curtidas, aos comentários e aos compartilhamentos. E quando falamos sobre isso na perspectiva dos negócios, pensamos nisso como algo que vai muito além do que vaidade.

Quando a sua audiência engaja com seu conteúdo, ela ajuda a distribuí-lo em sua rede de contatos.

COMO FUNCIONA O ALGORITMO DO FACEBOOK

No Facebook existe um algoritmo chamado Edgerank. Ele é o responsável por acompanhar cada uma das interações dos usuários.

Na medida que o algoritmo acompanha as interações, ele entende que tipo de conteúdo interessa mais para cada usuário e passa a entregar aquilo que acredita ter mais relevância para ele.

Por isso, quando um usuário interage com nosso conteúdo, é como se ele dissesse ao Edgerank que tem interesse no que nós produzimos. Então, cada vez mais ele vai receber de forma orgânica aquilo que publicamos.

Nós separamos três dicas que vão te ajudar a manter seu público engajado e, consequentemente, farão seu conteúdo chegar a mais pessoas.

3 REGRAS DE ENGAJAMENTO NO FACEBOOK

1. FOQUE NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

3 novas regras de engajamento no Facebook para aplicar em sua página

Uma coisa que temos modificado no nosso negócio é o jeito que realizamos as nossas postagens.

Durante muito tempo, nós estávamos usando a nossa página do Facebook para levar pessoas para nosso blog. Por que fazemos isso? O nosso blog é um canal importante para nossa estratégia de negócio. Por ser um canal estratégico, nós usamos o Facebook para essa geração de tráfego: dos fãs da página para nosso site.
Porém, nós percebemos que, quando levamos a pessoa para fora do Facebook, temos um engajamento e alcance menores. O fato de fazer com que o usuário saia do Facebook influencia nisso.

Então, qual foi a primeira mudança?

Essa foi uma das primeiras regras que nós entendemos: focar na experiência do usuário e não no consumo.

Se você perceber em nossos posts no Facebook, muitos deles são focados na interação.

Como empreendedores ou como profissionais de marketing digital, nós precisamos fazer com que as pessoas tenham uma experiência com nosso conteúdo, para que curtam, comentem e compartilhem.

Pensando nisso, o que nós fizemos: investimos na produção de posts focados na experiência de consumo, oferecendo conteúdo relevante, como vídeos e dicas sobre marketing digital e empreendedorismo. Além disso, apostamos nas perguntas como uma forma de fazer nosso público interagir mais com as postagens.

2. CONTEÚDO NATIVO É REI

3 novas regras de engajamento no Facebook para aplicar em sua página

Como regra número 2, entendemos que o conteúdo nativo é poderoso!

Diferente de um post no blog, no qual a pessoa precisa sair do Facebook para consumir, no nosso negócio, nós temos investido bastante nos conteúdos que o usuário consome dentro do próprio Facebook.

Vídeos publicados direto na rede social, transmissões ao vivo, GIFs, enquetes, perguntas e imagens: nós sempre tentamos mesclar conteúdo nativo com o conteúdo que leva para fora do Facebook.

Como o blog é importante na nossa estratégia, esse tipo de postagem ainda continua sendo feito em nossa fanpage, mas com uma frequência muito menor.
Ao gerarmos bastante conteúdo com foco em experiência e consumo dentro do próprio Facebook, ao postar um link que redireciona o fã para fora da rede social, esse conteúdo externo tende a ter um alcance melhor. Ele tende a ser bem recebido pelo algoritmo — por conta do bom engajamento gerado anteriormente.

Por isso, se você está com problemas de engajamento, observe quanto conteúdo nativo você está gerando e quanto conteúdo externo é publicado. Pode ser um dos itens que você está quebrando quando falamos dessas “novas regras de engajamento no Facebook”.

3. O POST PRECISA BOMBAR NOS PRIMEIROS MINUTOS

3 novas regras de engajamento no Facebook para aplicar em sua página

Outra coisa importante também é você buscar formas de fazer com que sua audiência interaja com seu conteúdo já nos primeiros minutos depois de postá-lo.

Quando você publica em sua fanpage, o Facebook tende a distribuir primeiro para as pessoas que mais demonstram interesse em seus conteúdos. Essas pessoas vão ser as responsáveis por fazer o seu conteúdo viralizar.

Se você publicar e nos primeiros minutos não conseguir engajar os seus principais seguidores, o Facebook vai entender que esse conteúdo não é tão interessante.
Para resolver isso, nós sempre trabalhamos com perguntas. Assim, nossos fãs interagem mais facilmente nos respondendo.

Resumindo: priorizar a experiência e não só no consumo, gerar conteúdo nativo no Facebook e focar no engajamento já nos primeiros minutos são, para nós, as principais regras de engajamento no Facebook que você pode (e deveria) utilizar no seu negócio.

Engajamento não é só uma métrica de vaidade. Empresas precisam disso para que o seu conteúdo seja levado adiante.

CONTINUE NO BLOG

Um dos tipos de conteúdo que gera muito engajamento no Facebook são os vídeos.

Criar conteúdos visuais na rede social atrai a atenção dos seus fãs. Que tal começar a criar hoje mesmo vídeos estilosos para sua página?

Confira boas opções que, inclusive, usamos aqui na nossa empresa:

EDITORES DE VÍDEO PARA REDES SOCIAIS: OS MELHORES PROGRAMAS E APLICATIVOS

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

 

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24 Comentários

  1. Regina

    Dicas fantásticas Camila Porto.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Eeeeee! Obrigada Regina 🙂

      #equipecamilaporto

      Responder
  2. Regina

    Dicas fantásticas Camila Porto.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Eeeeee! Obrigada Regina 🙂

      #equipecamilaporto

      Responder
    • Camile Woinarski

      Ownnnnn obrigada Damiana!

      Nós também te amamos 🙂

      Continue por aqui, ok?

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

      Responder
    • Camile Woinarski

      Ownnnnn obrigada Damiana!

      Nós também te amamos 🙂

      Continue por aqui, ok?

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

      Responder
  3. Maria wania pereira de oliveira Oliveira

    Olá!!! Sou muito grata a equipe Camila porto, sou aluna do Facebook essencial,ainda não terminei o curso por falta de tempo, mas mesmo assim já estou tendo retorno financeiro. Agradeço desde já…ainda não sou um case de sucesso, mas a prática leva a perfeição.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Maria.

      Obrigada pelo carinho.
      Com certeza logo logo você será um case de sucesso 🙂

      Esperamos por você!

      #equipecamilaporto

      Responder
  4. Maria wania pereira de oliveira Oliveira

    Olá!!! Sou muito grata a equipe Camila porto, sou aluna do Facebook essencial,ainda não terminei o curso por falta de tempo, mas mesmo assim já estou tendo retorno financeiro. Agradeço desde já…ainda não sou um case de sucesso, mas a prática leva a perfeição.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Maria.

      Obrigada pelo carinho.
      Com certeza logo logo você será um case de sucesso 🙂

      Esperamos por você!

      #equipecamilaporto

      Responder
  5. Paulo Clayton Novais

    Modifiquei completamente a página do meu irmão “Marcão Assistência”, no Facebook e Instagram. Melhorei as imagens, criei um avatar para criar simpatia, passamos a usar a regra do 80/20 que as vezes virá até um 90/10. Tudo para gerar tráfego. É uma página de um negócio local, pois ele tem loja física. O alcance subiu muito, em vista do que era e visualmente está muito melhor, contudo, não temos conseguido gerar leads e esse maior alcance não tem retornado em engajamento. O que posso estar fazendo de errado?

    Responder
  6. Paulo Clayton Novais

    Modifiquei completamente a página do meu irmão “Marcão Assistência”, no Facebook e Instagram. Melhorei as imagens, criei um avatar para criar simpatia, passamos a usar a regra do 80/20 que as vezes virá até um 90/10. Tudo para gerar tráfego. É uma página de um negócio local, pois ele tem loja física. O alcance subiu muito, em vista do que era e visualmente está muito melhor, contudo, não temos conseguido gerar leads e esse maior alcance não tem retornado em engajamento. O que posso estar fazendo de errado?

    Responder
  7. Fernanda Dutra de Almeida

    Dicas fantásticas.
    E vamos pensar: o mundo muda numa velocidade absurda, sobre todos aspectos.
    Não seria diferente com o Facebook e a maneira de lidar com nosso público.
    Baita conteúdo. Parabéns!

    (BAH, adorei a Camila falando como Gaúcha, mas nosso sotaque não é tããão carregado quanto parece, GURIA!!!!)

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Fernanda!

      hahahaha o sotaque ficou show mesmo 🙂

      Que ótimo saber que você gostou do post. Volte sempre!

      #equipecamilaporto

      Responder
  8. Fernanda Dutra de Almeida

    Dicas fantásticas.
    E vamos pensar: o mundo muda numa velocidade absurda, sobre todos aspectos.
    Não seria diferente com o Facebook e a maneira de lidar com nosso público.
    Baita conteúdo. Parabéns!

    (BAH, adorei a Camila falando como Gaúcha, mas nosso sotaque não é tããão carregado quanto parece, GURIA!!!!)

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Fernanda!

      hahahaha o sotaque ficou show mesmo 🙂

      Que ótimo saber que você gostou do post. Volte sempre!

      #equipecamilaporto

      Responder
  9. Claudia

    Gostei muito Camila vou ficar mais atenta.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Claudia.

      É isso aí 🙂
      Fique atenta sim!

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

      Responder
  10. Claudia

    Gostei muito Camila vou ficar mais atenta.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Claudia.

      É isso aí 🙂
      Fique atenta sim!

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

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