Nova CNH 2022: Como emitir e tudo o que você precisa saber

por | jan 10, 2022 | Notícias | 0 Comentários

Atenção! Os motoristas e proprietários de veículos precisam ficar atentos com algumas mudanças que os atingem de forma direta: a quitação da taxa dos danos pessoais por veículos automotores terrestres (Seguro DPVAT); o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) e a nova CNH 2022.

A Nova CNH 2022

Em dezembro de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução que determina a adesão da nova Carteira Nacional de Habilitação a partir de 1° de junho de 2022.

A mudança para o novo padrão é obrigatória e começará a valer somente para os motoristas que fizeram a renovação da CNH ou para os novos habilitados a partir desta data.

A CNH muda de visual com a meta de nivelar este documento brasileiro com o modelo padrão internacional, além de adicionar recursos de segurança contra falsificações. Para isso, será usado uma tinta especial que é fluorescente e brilha no escuro. Assim como caracteres que só ficam visíveis usando luz ultravioleta e holograma na parte debaixo do documento.

Na versão atual é usado cores em verde. O novo modelo vai mostrar uma combinação de verde e amarelo. Na parte de cima do documento, uma das mudanças mais visíveis é a adição da assinatura logo abaixo da foto. No modelo atual, a assinatura fica após a dobra.

Mas é a parte inferior que vai reunir as grandes mudanças. Será adicionado um quadro com imagens dos veículos, seguidos da letra da categoria da CNH, ou seja, vai ter uma marcação nesse quadro que indicam as categorias nas quais cada condutor está autorizado conduzir.

Em baixo da tabela de categorias há o espaço de observações para indicar possíveis restrições médicas, por exemplo, o uso obrigatório de óculos (restrição A), além de informar se o motorista desempenha atividade remunerada.

A nova CNH 2022 vai ser expandida para os condutores com permissão para dirigir, que é a aprovação temporária atribuída a principiantes, caracterizada pela letra “P” que fica do lado direito superior do documento. Lembrando que a CNH definitiva é caracterizada com a letra “D”.

Nova CNH 2022 - foto 1Foto: Divulgação/Contran

Sendo assim, todas essas mudanças vão contribuir para deixar a CNH com maior segurança, o que ajuda a evitar possíveis fraudes em relação a este documento.

E lembrando que a nova CNH 2022 também continuará com o modelo digital, através do app da Carteira Digital de Trânsito, que está disponível para celulares com o sistema Android ou iOS.

Dessa forma, o motorista pode escolher se vai utilizar o modelo físico ou digital da CNH toda vez que for necessário usar o documento.

Saiba Mais: Como renovar CNH pela internet?

As mudanças da nova CNH 2022 para os motociclistas

É importante deixar claro que as mudanças na nova CNH 2022 vai atingir os condutores de carros e também os de motos.

No caso dos motociclistas, foi adicionado duas novas categorias. A primeira é a ACC, na qual a pessoa que tiver esta categoria poderá pilotar ciclomotores. Hoje em dia é preciso de uma autorização a parte para guiar modelos de até 50cc e 50 km/h.

A outra categoria adicionada é a A1. Neste caso, o condutor pode pilotar motos de até 125cc. Contudo, é importante deixar claro que há restrições de potência e velocidade.

De acordo com o Contran, outro ponto relevante é que as modalidades ACC e A vão ser excludentes. Ou seja, o motorista não pode ter a autorização de dirigir nestas duas categorias ao mesmo tempo.

Prazo de validade da nova CNH 2022

A nova CNH 2022 não mudou os prazos de renovação, até mesmo porque já houve modificações recentemente. Sendo assim, veja abaixo os intervalos de validade da carteira de motorista:

  • Dez anos para motoristas com menos de cinquenta anos;
  • Cinco anos para as pessoas com idade entre cinquenta e 69 anos;
  • Três anos para condutores a partir de setenta anos.

E lembrando que há pouco tempo a pontuação na carteira de motorista subiu de vinte pontos para quarenta pontos. Caso atinja esse o limite, o motorista pode ter a CNH suspensa.

IPVA 2022 subiu de valor

A nova CNH 2022 não foi a única mudança que aconteceu em relação aos motoristas e os proprietários de veículos, pois neste ano ocorreu um aumento no valor do IPVA.

Com isso, é importante esclarecer que a diferença não será na alíquota cobrada por cada estado, que continuará a mesma, mas no custo venal dos automóveis, que passou por grande valorização em 2021.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os automóveis usados ficaram 31,8% mais caros no ano. Já os 0km passaram por um aumento de 19,3%.

Saiba Mais: Como pagar o IPVA pela internet?

No estado de São Paulo, o aumento médio no tributo vai ser de 30%. Em Brasília, o custo será em média 10% mais alto. Então, verifique no seu estado quais são os requisitos de descontos para quitação à vista ou a prestação máxima de parcelamento.

Isenção na taxa do seguro DPVAT

Em contrapartida ao IPVA, os proprietários de veículos vão ter isenção do seguro obrigatório, o DPVAT. Essa medida também aconteceu em 2021, e foi aprovada pelo Conselho Nacional dos Seguros Privados (CSP), órgão com ligação ao Ministério da Economia.

Segundo a CSP, a isenção do DPVAT foi mantida porque há um valor excedente de recursos no FDPVAT, Fundo da Caixa Econômica Federal que gerencia os recursos do DPVAT, para resguardar os prejuízos com acidentes de trânsito.

A FDPVAT é mantida por um consórcio de seguradoras e ganhou R$4,3 bilhões desde que foi concebido em 2021.

Continua depois da publicidade

Entidades: Detran

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil

Pin It on Pinterest

Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr